Modelo COBIT 4.1. Flashcards
O que é COBIT?
A sigla de Control Objectives for Information and Related Technology. Em português, o termo pode ser traduzido para Objetivos de Controle para Informação e Tecnologia Relacionada. Estamos falando de um conjunto de boas práticas e recomendações de governança de TI que contribui para a segurança e qualidade das operações da área.
Como funciona o COBIT?
É um modelo de gestão de governança de TI que funciona a partir da aplicação de um framework (um método) baseado em 4 fundamentos e 5 princípios. Ele é capaz de proporcionar uma visão holística do negócio, facilitando a gestão eficiente de TI de maneira que o setor possa contribuir para o crescimento de toda a organização.
Possui uma certificação que comprova os conhecimentos.
O que é Governança de TI?
É um conjunto de processos e práticas que visam garantir que a tecnologia da informação (TI) esteja alinhada com os objetivos estratégicos de uma organização. Ela é um desdobramento da governança corporativa e atua como um mecanismo de controle.
Qual o objetivo da Governança de TI?
Otimizar o uso dos recursos de TI, Promover a conformidade regulatória, Melhorar o desempenho dos serviços de TI, Promover a transformação digital na empresa, Elevar a satisfação dos usuários.
A Governança de TI é responsável por:
administrar informações,
controlar os serviços de TI,
garantir que a tecnologia seja uma aliada para os colaboradores,
garantir a segurança das informações,
administrar os dados,
gerenciar problemas,
fazer a gestão de TI.
Cobit + ITIL
COBIT pode ser integrado a outros frameworks, exemplo: ITIL.
Juntos, facilitam a gestão de TI tornando o setor um ponto de apoio estratégico e indispensável para alcançar os objetivos das demais áreas do negócio.
Enquanto a ITIL oferece orientações de boas práticas para gestão e execução de serviços de TI em busca da geração de valor para o negócio, o COBIT orienta a implementação de planos de ação que otimizam os processos e etapas relacionadas à governança de TI de uma empresa.
Quais as 4 funcionalidades do COBIT 5?
Planejar e organizar;
Adquirir e implementar;
Entregar e suportar;
Monitorar e avaliar.
Quais os 5 princípios do COBIT?
Satisfazer as partes interessadas;
Cobrir a organização de ponta a ponta;
Aplicar um framework integrado e único;
Possibilitar uma visão holística;
Separar governança e gerenciamento.
Princípio “Satisfazer as partes interessadas”:
O objetivo é contribuir para a geração de valor por meio do uso da TI, o primeiro princípio é garantir que a TI esteja alinhada às demais áreas da empresa, contribuindo para a governança dos objetivos estratégicos de cada setor e processo.
Princípio “Cobrir a organização de ponta a ponta”:
Este princípio considera todos os processos da empresa, não apenas na função de TI, mas observando toda a informação e tecnologias relacionadas como ativos organizacionais estratégicos.
Princípio “Aplicar um framework integrado e único”:
Ao invés do uso isolado de diferentes métodos de gestão e frameworks, é proposta a integração de todos esses modelos ao COBIT.
Princípio “Possibilitar uma visão holística”:
Este quarto princípio nos apresenta a ideia de visão global, integral e totalizante, da organização para a aplicação das ferramentas e processos de TI.
Princípio “Separar governança e gerenciamento”:
O último dos princípios define e estabelece a diferenciação da governança de TI e o gerenciamento de TI.
Os processos de gerenciamento de TI asseguram que os objetivos da empresa sejam atingidos por meio do uso estratégico das informações a partir da aplicação da tecnologia.
A governança de TI funciona a partir do controle da tecnologia, geralmente realizado pela diretoria e/ou gestores das empresas.
Quais os benefícios do COBIT?
A vantagem mais óbvia da implementação do framework é que ele alinha as metas de TI e de negócios. Com as constantes demandas, as empresas devem ser capazes de gerenciar seus recursos de TI de forma eficaz para impulsionar a estratégia da empresa.
Eficiência e produtividade do time de TI;
Ajuda o time de TI alcançar os objetivos de negócio;
Alinhamento ao compliance padrão.
Certificação COBIT:
O exame para a certificação COBIT é aplicado pela ISACA, que também é a responsável por organizar o framework em questão. Entretanto, também existem outras organizações que aplicam a prova, como a APMG International.
De maneira geral é possível se “graduar” em três níveis de certificação:
COBIT 5 Foundation;
COBIT 5 Implementation;
COBIT 5 Assessor.