MIX Flashcards
De acordo com a IN nº 30, para obter a habilitação, o médico veterinário deverá possuir qual material para o diagnóstico de tuberculose?
Pelo menos duas seringas multidose próprias para tuberculinização de bovídeos, calibradas para 0,1 mL e equipadas com agulhas apropriadas para inoculação intradérmica;
Cutímetro com mola específico para teste de tuberculinização de bovídeos com escala em décimos de milímetro; aparelho para tricotomia; ferro para marcação de animais reagentes positivos; formulários para emissão de atestados;
De acordo com a IN nº 30 para obter a habilitação, o médico veterinário deverá para o diagnóstico de brucelose:
Ambiente climatizado a quantos graus?
micropipetador automático de quantos µL?
E para os médicos veterinários que irão executar o teste do anel em leite, qual o tamanho dos tubos, e as pipetas?
O banho-maria deve ser de quantos graus?
Ambiente climatizado (temperatura de 22ºC ± 4ºC aferida por termômetro) com ponto de água; geladeira com freezer, ou geladeira e freezer; micropipetador automático de 30 µL ou volumes variados; fonte de iluminação indireta; cronômetro; placa de vidro para soroaglutinação; material para colheita de sangue; ferros para marcação de animais reagentes positivos e formulários para emissão de atestados;
Para os médicos veterinários que irão executar o teste do anel em leite, há ainda a necessidade de possuir os seguintes materiais: tubos de 10mm X 75mm ou 10mm X 100mm; grade para tubos; pipetas de 1mL; estufa ou banho-maria a 37ºC (trinta e sete graus Celsius);
De acordo com a IN nº 30, o médico veterinário habilitado deverá notificar os resultados positivos em quanto tempo à Unidade Local do serviço oficial de defesa sanitária animal?
1 dia útil
De acordo com a IN nº 30, o médico veterinário habilitado deverá apresentar relatório de utilização de antígenos e tuberculinas, com periodicidade mensal, até qual dia do mês subseqüente, ao serviço oficial de defesa sanitária animal?
5º (quinto) dia
De acordo com a IN nº 30, o médico veterinário habilitado deverá fornecer informações relacionadas com esse Programa e apresentar uma via dos atestados de realização de testes de brucelose e tuberculose à Unidade Local do serviço oficial de defesa sanitária animal do Município onde se encontra a propriedade atendida, com periodicidade mensal, até qual dia do mês subseqüente?
5º (quinto) dia
De acordo com a IN nº 30, a critério do serviço oficial de defesa sanitária animal poderá ser determinada a colheita de sangue com acompanhamento oficial, em quantas amostras?
Em duplicidade de amostras, para que uma delas seja destinada a laboratório oficial credenciado, bem como, o acompanhamento oficial da inoculação e da leitura de testes para tuberculose, para isso, o órgão de defesa poderá exigir a comunicação prévia das datas de visitas dos médicos veterinários habilitados às propriedades.
De acordo com a IS Nº 19 /02, médicos veterinários
cadastrados, assim como os Responsáveis Técnicos de laboratórios credenciados ou de laboratórios oficiais credenciados, ficam obrigados a apresentar relatório de utilização dos antígenos e tuberculinas, com qual periodicidade?
Mensal e no local do serviço de defesa oficial onde os mesmos foram adquiridos
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, Para estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte registrados no Serviço Veterinário Estadual (SVE), as amostras a serem coletadas por galpão selecionado do núcleo, conforme o art. 7º desta Instrução Normativa, obedecerão ao seguinte: 1- Quantos suabes de arrasto/propés? 2 - Quantos pools? 3- Quantas amostras de fezes? 4 - Quantos ensaios bacteriológicos?
I - dois suabes de arrasto ou propés, agrupados em um pool, umedecidos com meio de conservação, sendo que cada suabe ou propé deverá perfazer cinquenta por cento da superfície do galpão;
II - trezentas amostras de fezes de aproximadamente um grama cada, preferencialmente cecais, serão coletadas em diferentes pontos distribuídos ao longo do galpão, reunidas em um único pool.
Será realizado um ensaio bacteriológico por galpão selecionado para a amostragem do núcleo.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, Para estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte não registrados no Serviço Veterinário Estadual (SVE), as amostras a serem coletadas por galpão selecionado do núcleo, conforme o art. 7º desta Instrução Normativa, obedecerão ao seguinte: 1- Quantos suabes de arrasto/propés? 2 - Quantos pools? 3- Quantas amostras de fezes? 4 - Quantos ensaios laboratoriais?
suabes ou propés deverá perfazer cinquenta por cento da superfície do galpão;
II - trezentas amostras de fezes de aproximadamente um grama cada, preferencialmente cecais, serão coletadas em diferentes pontos distribuídos ao longo do galpão, divididas em dois pools de cento e cinquenta gramas em cada.
Serão realizados dois ensaios bacteriológicos por galpão selecionado para a amostragem do núcleo.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, para núcleos com aves que apresentem sinais clínicos compatíveis com Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum, o que será coletado imediatamente e qual a quantidade?
1- Órgãos
2- Quantidade
3 - Temperatura de armazenamento
Fragmentos de aproximadamente um centímetro cúbico de órgãos de dez aves doentes, sendo um pool de dez fígados, um pool de dez corações, um pool de dez baços, um pool de dez cecos com tonsilas cecais por galpão.
Deve-se manter a umidade e a temperatura entre 2 graus centígrados e 8 graus centígrados, aceitando uma variação de 1 grau centígrado a mais ou a menos.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, para diagnóstico de salmonelas, poderão ser utilizadas as seguintes técnicas laboratoriais:
I - detecção do agente por isolamento em meio de cultura;
II - detecção do agente por métodos moleculares;
III - identificação antigênica do agente; e
IV - identificação do agente por métodos moleculares.
V ou F
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, os estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte registrados no SVE poderão escolher o laboratório onde serão realizados os ensaios laboratoriais para salmonelas e, ao menos uma vez a cada seis meses, os ensaios serão realizados em laboratórios credenciados da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
VERDADEIRO
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, Para estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte não registrados, onde os ensaios laboratoriais para salmonelas serão obrigatoriamente realizados?
Em laboratórios credenciados da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do SUASA.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, os estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte manterão os relatórios de ensaios laboratoriais e demais documentos auditáveis que comprovem os procedimentos de monitoramento e ações sanitárias. Tais documentos devem ficar disponíveis por quanto tempo para auditorias do Serviço Veterinário Oficial - SVO?
Cinco anos
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, os estabelecimentos avícolas comerciais de corte passarão por uma avaliação clínica, epidemiológica e zootécnica de seus lotes, realizada por um médico veterinário.
Qual o tempo mínimo entre as avaliações para estabelecimentos registrados e não registrados no SVE?
I - para estabelecimentos registrados no SVE, será realizada, no mínimo, uma avaliação a cada seis meses; e
II - para estabelecimentos não registrados no SVE, serão realizadas, no mínimo, uma avaliação a cada três meses.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, os diagnósticos positivos para Salmonella Enteritidis, Salmonella Typhimurium, Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum em estabelecimentos comerciais de frangos e
perus de corte serão encaminhados em quanto tempo pelo laboratório ao SVE onde se localiza o estabelecimento?
Imediatamente
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, para os núcleos dos estabelecimentos avícolas de frangos e perus de corte positivos para Salmonella Enteritidis, Salmonella Typhimurium, Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum serão adotadas as seguintes ações sanitárias sob responsabilidade do médico veterinário que realiza o controle sanitário do estabelecimento:
I -FERMENTAÇÃO das camas de TODOS os aviários do núcleo ou outro tratamento aprovado pelo Departamento de Saúde Animal - DSA/SDA/MAPA, capaz de inativar as salmonelas;
II - REMOÇÃO E DESCARTE de TODA a cama e do ESTERCO do núcleo após o tratamento sendo proibida a reutilização no alojamento de aves;
III - LIMPEZA E DESINFECÇÃO das instalações e equipamentos após a remoção de toda a cama e esterco do aviário;
IV - adoção de VAZIO SANITÁRIO de, no mínimo, de 15 dias depois de concluídos os procedimentos de limpeza e desinfecção dos galpões; e
V - INVESTIGAÇÃO para IDENTIFICAR a FONTE DE INFECÇÃO e as vias de transmissão para as aves, bem como ADOÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO para prevenção de novas infecções.
V ou F
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, para determinação dos ciclos de amostragem será utilizada a classificação dos estabelecimentos de acordo com o volume de abate:
I - estabelecimentos pequenos (P) com um abate diário inferior a 50.000 frangos e galinhas ou 16.000 perus;
II - estabelecimentos médios (M) com um abate diário de 50.001 e um a 100.000 frangos e galinhas ou superior a 16.000 e um perus;
III - estabelecimentos grandes (G) com um abate diário de 100.001 a 200.000 frangos e galinhas; e
IV - estabelecimentos muito grandes (GG) com um abate diário superior a 200.001 frangos e galinhas.
VERDADEIRO
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, a coleta de amostra atenderá os seguintes requisitos:
1- Quantidade de amostra de frango?
2- Quantidade de amostra de peru?
3 - No caso de carcaças não submetidas ao processo de préresfriamento por imersão, como a coleta será realizada?
4 - Temperatura de armazenamento?
4.1 - Qual é a exceção?
I - a amostra de frango será composta por uma carcaça inteira coletada de forma aleatória imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária;
II - a amostra de peru será composta por, no mínimo, quinhentos gramas de partes de pele e músculo da região pericloacal, do pescoço e das asas, coletadas de uma carcaça selecionada de forma aleatória, imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária; e
III - no caso de carcaças não submetidas ao processo de préresfriamento por imersão, a coleta será realizada após o resfriamento e antes da embalagem primária.
Após serem coletadas, as amostras serão acondicionadas e enviadas o mais breve possível ao laboratório, mantendo a temperatura entre 0 grau centígrado e 8 graus centígrados, aceitando uma variação de 1 grau centígrado a mais ou a menos.
Caso a logística de envio da amostra não permita que a mesma chegue resfriada, EXCEPCIONALMENTE poderá ser enviada uma amostra congelada no estado sólido, desde que devidamente justificado.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, como será realizado o abate de lotes de frangos e perus de corte e de galinhas e perus de reprodução positivos para Salmonella spp., exceto Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium?
Será realizado em separado dos demais lotes, seguido de imediata higienização das instalações e equipamentos.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, para o abate de lotes de frangos e perus de corte e de galinhas e perus de reprodução positivos para Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis, serão adotadas as seguintes ações:
I - abate em separado dos demais lotes, seguido de imediata higienização das instalações e equipamentos;
II - sequestro e destinação da produção para tratamento térmico que garanta a eliminação desses patógenos ou fabricação de carne mecanicamente separada.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, quando ocorrer a violação de um ciclo oficial, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate deve:
Quando ocorrer a violação de dois ciclos oficiais consecutivos, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate, além de atender ao disposto acima, deve:
I - realizar investigação para identificar a causa da violação, bem como adotar plano de ação para prevenção de novas violações;
II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente; e
III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação.
Deve solicitar de seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, quando ocorrer violação de três ciclos oficiais consecutivos, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate além de atender ao disposto acima, também deve:
As medidas de controle descritas serão adotadas até que se obtenha o resultado de um ciclo oficial.
I - expedir o produto final APÓS ENSAIO laboratorial de pesquisa de Salmonella spp. em laboratórios Credenciados da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do SUASA;
II - TIPIFICAR AS CULTURAS para identificação do sorovar, em caso de ser detectada a presença de Salmonella spp.;
III - sequestrar e dar destino a produção para tratamento térmico que garanta a eliminação desses patógenos, fabricação de carne mecanicamente separada ou outro processo
previamente aprovado pelo MAPA.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, quando o estabelecimento for notificado pelo SIF que durante a execução do ciclo oficial foram identificados os sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis deve:
I - realizar investigação para identificar a causa, bem como adoção de um plano de ação para prevenção;
II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente;
III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação; e
IV - solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, quando o estabelecimento de abate considerar que o controle de salmonela tenha se restabelecido poderá solicitar ao SIF que as amostras do ciclo oficial sejam coletadas em
um intervalo de tempo menor, desde que autorizado pelo DIPOA. O intervalo não poderá ser inferior a quanto?
Uma amostra semanal
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, após o término do ciclo oficial, o SIF preencherá a planilha eletrônica e a enviará ao Serviço de Inspeção da SFA no Estado correspondente, que por sua vez consolidará os dados estaduais e os encaminhará com qual frequência ao DIPOA por sistema de informações gerenciais?
Anualmente
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, o preparo da amostra de carcaça de frango para a detecção de Salmonella spp. será realizado colhendo-se o que?
1- Órgãos
2- Quantidade
25g de pele e músculo, das regiões pericloacal, asa e pescoço de cada carcaça.
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, o preparo da amostra de peru para a detecção de Salmonella spp. será realizado colhendo-se quantos gramas do material encaminhado?
25 gramas
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, as culturas positivas de Salmonella spp. isoladas de amostras oficiais serão encaminhadas até qual dia de cada mês para o laboratório responsável pela identificação do sorovar de acordo com instruções específicas estabelecidas pela CGAL?
o dia cinco de cada mês
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, para a identificação e caracterização das culturas positivas, o laboratório responsável deve encaminhar o relatório dos resultados da identificação dos sorovares até qual dia de cada mês aos Serviços de Inspeção das SFA nos Estados, à CGAL e ao DIPOA via eletrônica ou por sistema de informações gerenciais?
o dia dez de cada mês
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20, qual a amostragem de autocontrole para o abate de frangos de acordo com a classificação dos estabelecimentos P e M?
P 8 2 6 1 amostra/semana
M 26 6 4 2 amostras/semana
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20 DE 21/10/2016, qual a amostragem de autocontrole para o abate de frangos de acordo com a classificação dos estabelecimentos G e GG?
G 51 12 5 5 amostras/semana
GG 51 12 10 10 amostras/semana
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20 DE 21/10/2016, qual a amostragem de autocontrole para o abate de perus de acordo com a classificação dos estabelecimentos P e M?
P 8 2 6 1 amostra/semana
M 51 12 5 5 amostras/semana
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20 DE 21/10/2016, qual a amostragem oficial para o abate de frangos de acordo com a classificação dos estabelecimentos P e M?
P 8 2 2 1 amostra/3 semanas
M 8 2 2 1 amostra/3 semanas
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20 DE 21/10/2016, qual a amostragem oficial para o abate de frangos de acordo com a classificação dos estabelecimentos G e GG?
G 8 2 3 1 amostra/2 semanas
GG 8 2 3 1 amostra/2 semanas
De acordo com a Instrução Normativa SDA Nº 20 DE 21/10/2016, qual a amostragem oficial para o abate de perus de acordo com a classificação dos estabelecimentos P e M?
P 8 2 2 1 amostra/3 semanas
M 8 2 3 1 amostra/2 semanas
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10, que define o programa de gestão de risco diferenciado, os estabelecimentos avícolas que enviam aves para locais com aglomerações de aves, como feiras, exposições, leilões, entre outros e os que enviam aves e ovos férteis para estabelecimentos de venda de aves vivas. devem ser submetidos à vigilância epidemiológica dos seus plantéis avícolas para Salmonella Enteritidis, Salmonella Typhimurium, Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum, com colheitas de amostras para a realização de testes laboratoriais, e devem manter
alojadas somente aves vacinadas para qual doença?
Newcastle
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), os estabelecimentos avícolas de corte e de postura comercial não adequados aos procedimentos de registro, os estabelecimentos avícolas de postura comercial com galpões do tipo californiano, clássico ou modificado, sem telas, os de recria de aves de postura não adequados aos procedimentos de registro, de acordo com a legislação vigente, que fazem alojamento das aves para sua própria utilização, podendo a fase de produção ser realizada na mesma propriedade ou em outra, porém do mesmo proprietário e que as aves não sofram trânsito interestadual e os estabelecimentos avícolas de criação de outras aves, à exceção de ratitas, não adequados aos procedimentos de registro, de
acordo com a legislação vigente, destinados à produção de carne e ovos para consumo ou destinados à produção de ovos férteis
e aves vivas desta categoria DEVEM SER
submetidos à vigilância epidemiológica dos seus plantéis avícolas para quais Salmonelas, com colheitas de amostras para a realização de testes laboratoriais?
Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), o número de núcleos e de galpões a serem amostrados deve ser definido de acordo com os seguintes critérios:
Não devem ser amostradas aves que tenham recebido vacinas vivas para Salmonella Enteritidis nos últimos _____ dias.
60 (sessenta) dias
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), após serem colhidas, as amostras devem ser acondicionadas e enviadas o mais breve possível ao laboratório, mantendo a umidade e temperatura entre:
Temperatura entre 2ºC (dois graus Celsius) e 8ºC (oito graus Celsius), aceitando uma variação de um 1ºC (um grau Celsius) a mais ou a menos.
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), para estabelecimentos avícolas de corte, os testes laboratoriais devem ser realizados o mais próximo possível da data do abate, de modo que seus resultados sejam conhecidos antes das aves serem
enviadas para o abate. As amostras a serem colhidas por galpão do núcleo obedecerão ao seguinte:
1- Quantas amostras de fezes? Quantos pools?
2 - Quantos suabes de arrasto ou propés?
3- Quantos ensaios bacteriológicos?
I – 300 (trezentas) amostras de fezes de aproximadamente um grama cada, preferencialmente cecais, colhidas em diferentes pontos distribuídos ao longo do galpão, divididas em 2 (dois) pools de 150 (cento e cinquenta) gramas em cada; ou
II – 4 (quatro) suabes de arrasto ou propés, divididos em 2 (dois) pools, contendo 2 (dois) suabes de arrasto ou propés em cada, umedecidos com meio de conservação, sendo que cada 2 (dois) suabes de arrasto ou propés deve perfazer 50% (cinquenta por
cento) da superfície do galpão.
Devem ser realizados 2 (dois) testes de detecção e identificação de salmonela por galpão incluído na amostragem do núcleo.
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), para os estabelecimentos avícolas que encaminham aves frequentemente aos locais com aglomerações de aves ou estabelecimentos de venda de aves vivas, a colheita de material para diagnóstico laboratorial poderá ser realizada no núcleo a cada quantos meses?
4 (quatro) meses
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), Para núcleos com aves que apresentem sinais clínicos compatíveis com Salmonella Gallinarum e Salmonella
Pullorum, devem ser colhidos imediatamente órgãos de:
5 (cinco) aves doentes, sendo: 1 pool de 5 (cinco) fígados e 5 (baços), 1 (um) pool de 5 cecos com tonsilas cecais e 1 (um) pool de ovários (quando houver) por galpão onde houver aves doentes.
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), para a interpretação dos resultados dos testes laboratoriais para pesquisa de Salmonella spp., um núcleo é considerado positivo para os agentes etiológicos quando pelo menos quantos testes apresentarem diagnóstico positivo para esses agentes?
1 (um) teste
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), nos núcleos de aves com idades múltiplas, a serem investigados, a fim de verificar se o resultado positivo pode se restringir a um ou mais galpões do núcleo, devem ser adotados os seguintes procedimentos:
I – O galpão que apresentou resultado positivo permanece como positivo até obtenção de _____ testes com resultados negativos, com intervalo mínimo de _____ dias entre as colheitas de amostras;
II – Os demais galpões do núcleo serão considerados como positivo até a obtenção de _____ teste com resultado negativo, devendo ser realizado outro teste com intervalo mínimo de _____ dias entre as colheitas de amostras para confirmação do resultado negativo;
III – As amostras laboratoriais para os testes previstos nos incisos I e II deste artigo devem ser obtidas com colheita oficial;
IV – O serviço veterinário oficial deve definir a metodologia das colheitas de amostras dos testes previstos nos incisos I e II deste artigo;
V – As colheitas de amostras de todos os galpões dos núcleos devem ser realizadas mensalmente até o abate sanitário ou destruição das aves alojadas nos galpões que apresentaram resultado positivo, seguido dos procedimentos de limpeza e desinfecção;
DOIS TESTES
OITO DIAS
UM
OITO
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), para os núcleos que apresentaram positividade no lote de aves alojadas para Salmonella Enteritidis, Salmonella Typhimurium, Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum serão adotadas as seguintes ações sanitárias, dentre outras, sob responsabilidade do médico veterinário que realiza o controle sanitário do estabelecimento:
IV – adoção de vazio sanitário de, no mínimo, ______ dias depois de concluídos os procedimentos de limpeza e desinfecção dos galpões; e
15 DIAS
I – fermentação das camas e esterco de todos os galpões do núcleo, ou adoção de outro tratamento aprovado pelo DSA, capaz de inativar as salmonelas;
II – remoção e descarte da cama e do esterco após o tratamento previsto no inciso anterior, sendo proibida a reutilização da cama no alojamento de aves;
III – limpeza e desinfecção das instalações e equipamentos após a remoção de toda a cama e esterco do galpão;
V – investigação para identificar a fonte de infecção e as vias de transmissão para as aves, bem como adoção de um plano de ação para prevenção de novas infecções.
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), o trânsito das aves provenientes de núcleos positivos deve atender às seguintes condições:
I – emissão da GTA exclusivamente com a finalidade de abate sanitário ou destruição, imediatamente ou ao final do ciclo produtivo das aves, com exceção das aves de recria de postura provenientes dos estabelecimentos avícolas descritos nos incisos
III, V e VI, do art. 1º desta Instrução Normativa, desde que obtenham _____ testes com resultados negativos, com intervalo mínimo de ______ dias entre as colheitas de amostras;
II – emissão de GTA pelo serviço veterinário estadual; III – emissão de prévia autorização para o recebimento das aves pelo serviço veterinário estadual da UF de destino, no caso de
trânsito interestadual.
DOIS
OITO
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), a fim de evitar a disseminação da salmonela, o serviço veterinário oficial pode determinar a realização das seguintes medidas adicionais de controle:
I – investigação dos núcleos de reprodução, de recria e incubatórios de origem das aves;
II – interdição do núcleo;
III – bloqueio na emissão da GTA; e
IV – medidas adicionais de controle sanitário.
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), os seguintes procedimentos devem ser adotados nos abatedouros para o abate das aves provenientes de núcleos positivos:
I - abate mediato ao final do dia, sendo o último lote a ser abatido antes do processo de higienização;
II - desinfecção da linha de abate e equipamentos após o abate das aves;
III - restrição de comercialização dos produtos oriundos do abate das aves, de acordo com exigências de mercado;
IV - diminuição da velocidade de abate para melhor avaliação das carcaças, a critério do serviço de inspeção oficial; e
V - adoção de demais exigências previstas pelo serviço de inspeção oficial e normas vigentes de inspeção de produtos de origem animal.
De acordo com a Instrução Normativa Nº 10 (aves), o realojamento com aves nos estabelecimentos somente deve ser permitido após um período de intervalo entre lotes de no mínimo ________ dias, no local onde as aves serão alojadas.
VINTE DIAS
De acordo com o Decreto-Lei 467, a licença que habilitará a comercialização dos produtos de uso veterinário elaborados no País ou importados,
total ou parcialmente, será válida por ____ anos.
10 (dez) anos
De acordo com o Decreto-Lei 467, decorridos _____ dias da entrada do pedido de registro ou da renovação da licença do produto no Órgão Central competente, quando este não houver se manifestado, será imediatamente emitida licença provisória
válida por _____, salvo os casos especiais.
45 (quarenta e cinco) dias
1 (um) ano
De acordo com o Decreto-Lei 467, as infrações ao presente Decreto-Lei e respectiva regulamentação ficam sujeitas a penas de advertência ou multas correspondentes ao valor de ____ a ____ vezes o maior salário-mínimo vigente no País, dobrados sucessivamente nas reincidências até ____ vezes, sem prejuízo, quando for o caso, do cancelamento do registro do produto ou da cassação do registro do estabelecimento, além das sanções penais cabíveis.
1 (um) a 3 (três) vezes
3 (três) vezes
De acordo com o Decreto-Lei 467, Das multas e demais penalidades, aplicadas pelo órgão incumbido da execução deste Decreto-Lei, caberá pedido de reconsideração ao Diretor-Geral do Departamento de Defesa e Inspeção Agropecuária, dentro do prazo de _____ dias e recurso dentro de igual período, subseqüente, ao Senhor Ministro da Agricultura, ressalvado o recurso ao Poder Judiciário, se cabível.
30 (trinta) dias
De acordo com o Decreto 5.053, a licença para funcionamento dos estabelecimentos será renovada anualmente, devendo a firma proprietária requerer a renovação até _______ dias antes do seu vencimento.
A renovação da licença deverá ser concedida até _______ dias após a data do requerimento.
sessenta dias
sessenta dias
De acordo com o Decreto 5.053, O estabelecimento fabricante ou importador, que não fabricou ou não importou produtos no período de _____ anos, terá sua licença de funcionamento automaticamente cancelada.
dois anos
De acordo com o Decreto 5.053, o estabelecimento fabricante ou importador, que não fabricou ou não importou produtos no período de dois anos, terá sua licença de funcionamento automaticamente cancelada, não se aplicando ao estabelecimento que, por iniciativa motivada de seu proprietário, comunique a interrupção de suas atividades ao MAPA.
A interrupção não poderá ser superior a _____ anos, sob pena de cancelamento do registro.
A retomada das atividades interrompidas deverá ser previamente autorizada pelo MAPA.
Cancelada a licença de funcionamento do fabricante ou do importador, as licenças dos produtos
ficam automaticamente canceladas.
cinco anos
De acordo com o Decreto 5.053, as alterações relacionadas à localização ou às instalações do estabelecimento deverão ser previamente comunicadas ao MAPA. Caso as alterações afetem as atividades específicas do estabelecimento, a empresa deverá comunicar a suspensão das atividades e o período de paralização no ato de comunicação. Concluídas as alterações de que trata o caput, o interessado deverá comunicar ao MAPA, para fins de inspeção ou autorização de funcionamento.
O prazo para inspeção ou autorização de funcionamento não deverá exceder ______ dias a partir da data da comunicação
sessenta dias
De acordo com o Decreto 5.053, A transferência de propriedade ou alteração de razão social dos estabelecimentos deverão ser informadas ao MAPA, para efeito de legalização, no prazo máximo de _______dias. A legalização deverá ser efetivada no prazo máximo de ______ dias após a solicitação.
quinze dias
sessenta dias
V ou F
De acordo com o Decreto 5.053, o estabelecimento que fabrique ou manipule produtos farmacêuticos injetáveis, ou que exijam condições assépticas de produção e de envase, deverá dispor de áreas destinadas especificamente para essas finalidades, e que atendam aos seguintes requisitos: o suprimento de ar filtrado deverá dispor de filtros absolutos, com eficiência de noventa e nove vírgula noventa e sete por cento no insuflamento, e manter pressão positiva com relação às áreas vizinhas, sob todas as condições operacionais, devendo ser preservada a ventilação efetiva da área;
VERDADEIRO
V ou F
De acordo com o Decreto 5.053, o estabelecimento fabricante de produto biológico deverá possuir prédios e instalações construídos ou adaptados para tais objetivos, e que preencham os seguintes requisitos: o suprimento de ar filtrado deverá dispor de filtros absolutos, com eficiência de noventa e nove
vírgula noventa e sete por cento, no sistema de insuflamento e na exaustão, e manter pressão positiva ou negativa, com gradiente de pressão em relação às áreas vizinhas sob todas as condições operacionais, devendo ser preservada a ventilação efetiva da área
VERDADEIRO
De acordo com o Decreto 5.053, a rescisão, a denúncia, o término, a suspensão temporária e qualquer alteração do contrato deverão ser comunicados pelo contratante ao MAPA, no prazo de ______ dias úteis, após a sua formalização entre as partes contratantes.
sete dias úteis
De acordo com o Decreto 5.053, decorridos _____ dias da protocolização do pedido de registro do produto no MAPA, quando este não houver se manifestado, será imediatamente emitida licença provisória válida por um ano.
quarenta e cinco dias
De acordo com o Decreto 5.053, havendo necessidade de maiores informações, o interessado terá o prazo de ______ dias para prestá-las, a contar da data de sua ciência.
O prazo para emissão do registro reinicia-se a partir do cumprimento de todos os itens da exigência.
quarenta e cinco dias
De acordo com o Decreto 5.053, a licença que habilitará a comercialização do produto de uso veterinário elaborado no País ou importado terá validade por _____anos, renovável, por períodos sucessivos de igual duração, a pedido do
interessado.
dez
De acordo com o Decreto 5.053, quando ficar comprovado conflito por semelhança ou identidade de nome ou marca de produto já registrado, a empresa, que obteve o registro com nome ou marca colidente ou semelhante, deverá efetuar a
modificação no prazo de _____ dias contados da data do recebimento da notificação do órgão fiscalizador.
trinta dias
De acordo com o Decreto 5.053, tratando-se de produto biológico, é considerado idêntico o produto que apresentar o mesmo…
…tipo de antígeno, cepa ou amostra, com número idêntico de passagens e adjuvantes, independentemente dos demais componentes da fórmula.
De acordo com o Decreto 5.053, a contraprova deverá ser requerida ao órgão fiscalizador de sua jurisdição, no prazo máximo de _____dias, contados da data do recebimento do resultado, mediante justificativa técnica.
dez dias
De acordo com o Decreto 5.053, não será concedida, sob qualquer hipótese, análise de contraprova a produto condenado:
em teste de esterilidade ou inocuidade, ou pesquisa de agentes estranhos à formulação do produto;
De acordo com o Decreto 5.053, qualquer produto que for reprovado em testes oficiais, em _____ partidas consecutivas, pelo mesmo motivo técnico, ou em ______ partidas alternadas, por qualquer motivo técnico, terá a sua produção imediatamente suspensa, para realização de auditorias técnicas pelo MAPA.
três partidas consecutivas
seis partidas alternadas
De acordo com o Decreto 5.053, a defesa deverá ser apresentada, por escrito, no prazo de _____ dias, contado da data do recebimento do auto de infração.
dez dias
De acordo com o Decreto 5.053, O recurso independe de caução, e será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de _____ dias, o encaminhará à autoridade superior, para, no prazo máximo de trinta dias, proceder ao julgamento em segunda instância
cinco dias
De acordo com o Decreto 5.053, o prazo para interposição de recurso administrativo é de dez dias, contados a partir da ciência da decisão recorrida.
dez dias
De acordo com o Decreto 5.053, a utilização de sistema de transmissão de dados e imagens não prejudica o cumprimento dos prazos, devendo os originais ser entregues, necessariamente, até ______ dias da data do término do prazo.
cinco dias
De acordo com o Decreto 5.053, a multa deverá ser recolhida no prazo de _____ dias, a contar do recebimento da notificação, conforme instrução a ser baixada pelo MAPA.
dez dias
De acordo com o Decreto 5.053, Cancelada a licença do produto, deverá o estabelecimento proprietário, no prazo de _____ dias da notificação de cancelamento da licença, fornecer ao MAPA os seguintes dados referentes às últimas partidas elaboradas ou importadas:
I - número da partida;
II - data da fabricação e do vencimento; e
III - estoque do produto e modelos de rotulagem existentes no estabelecimento.
dez dias
De acordo com o Decreto 5.053, a solicitação de autorização de produção será requerida pelo estabelecimento fabricante exportador
e deverá estar acompanhada de relatório técnico sumário do produto e deverá ser concedida no prazo de até _____ dias a contar da data da sua solicitação.
vinte dias
De acordo com o Decreto 5.053, A isenção prevista para os produtos: uso veterinário importado que se destine exclusivamente à entidade oficial ou particular
para fins de pesquisas e experimentações científicas, sob controle de médico veterinário e programas sanitários oficiais somente terá validade pelo
prazo máximo de ____ anos, findo o qual o produto ficará sujeito a registro na forma deste Regulamento.
três anos
De acordo com o Decreto 5.053, a documentação do controle de qualidade referente ao registro de uma partida deve ser mantida por _______após a expiração do prazo de validade da partida, ou por _______, para os produtos que não tenham o prazo de validade especificado.
um ano
cinco anos
De acordo com o Decreto 5.053, o estabelecimento fabricante ou importador deverá manter os certificados de análise e um mínimo de ______ amostras representativas de cada partida do produto fabricado ou importado, na embalagem original, por no mínimo ______ após a data do vencimento de sua validade.
três amostras
um ano
De acordo com o Decreto 5.053, no caso de embalagem comercial maior que um quilograma, ou um litro, as amostras representativas serão de, no mínimo,____ gramas ou _____ mililitros, respectivamente, e deverão conter todos
os dados e indicações da rotulagem, e reproduzir no envase as características da embalagem comercial.
cem
cem
De acordo com o Decreto 5.053, verifica-se a reincidência quando o infrator, dentro do prazo de ________, cometer outra infração, depois do trânsito em julgado da decisão administrativa que o tenha condenado pela infração anterior, podendo ser genérica ou específica.
cinco anos
De acordo com o Decreto 5.053, prescrevem em _____ anos as infrações previstas neste Regulamento.
cinco anos
De acordo com o Decreto 5.053, o Termo de Apreensão será lavrado em quantas vias?
duas vias
De acordo com o Decreto 5.053, O Termo de Condenação e o Termo de Inutilização serão lavrados em quantas vias?
duas vias
De acordo com o Decreto 5.053, o Auto de Multa será lavrado em quantas vias?
três vias
De acordo com o Decreto 5.053, sem prejuízo da responsabilidade penal cabível, a infração a este Regulamento acarretará, isolada ou cumulativamente, as seguintes penalidades:
multa no valor de R$ _____ a R$_________dobrados sucessivamente nas reincidências, até _____ vezes, sem prejuízo, quando for o caso, do cancelamento do registro do produto ou da cassação do registro do estabelecimento
R$880,00 a R$ 2.640,00
três vezes
V ou F
De acordo com a IN 35/2009, os relatórios semestrais devem ser enviados até o dia 31 de julho do ano de referência e dia 31 de janeiro do ano subsequente ao ano de referência.
VERDADEIRO
De acordo com a IN 35/2009, a notificação de receita veterinária deve ser impressa em papel branco e numerada sequencialmente, sendo quantas vias para cada número?
três vias
De acordo com a IN 35/2009, a notificação de receita veterinária deve ser impressa em papel branco e numerada sequencialmente, sendo três vias para cada número. Qual é a via do proprietário, do estabelecimento e do veterinário prescritor?
A primeira destinada ao proprietário do animal, a segunda destinada ao estabelecimento comercial responsável pela vendado produto, e a terceira destinada ao Médico Veterinário que prescreveu o produto
De acordo com a IN 35/2009, a notificação de receita veterinária e os formulários de prescrição de preparação magistral veterinária deverão conter, no máximo, a quantidade de produto suficiente para quantos dias de tratamento?
30 dias
De acordo com a IN 35/2009, a notificação de receita veterinária e os formulários de prescrição de preparação magistral veterinária deverão conter, no máximo, a quantidade de produto suficiente para _______ dias de tratamento. Não se aplica aos produtos veterinários de uso contínuo, cuja notificação de receita veterinária ou formulário de prescrição de preparação magistral veterinária deverá ser acrescido da expressão “uso contínuo” e poderá conter a quantidade de produto suficiente ______ para dias de tratamento.
30 (trinta)
180 (cento e oitenta)
De acordo com a IN 35/2009, a notificação de aquisição por Médico Veterinário deve ser impressa em papel de cor branca e numerada sequencialmente, sendo quantas vias para cada número?
Para quem são destinadas?
duas
uma destinada ao Médico Veterinário que
pretende adquirir o produto e a outra destinada ao estabelecimento comercial que irá vender o produto.
De acordo com a IN 35/2009, a notificação de aquisição por Médico Veterinário terá validade de quantos dias após a data da emissão?
trinta dias