Microeconomia Flashcards
O fato de a redução substancial dos preços dos computadores elevar a demanda por CDs/DVDs atesta que as curvas de indiferença entre esses bens caracterizam-se por apresentar taxas marginais de substituição decrescentes.
ERRADO.
A relação é de complementariedade. É possível observar uma Taxa Marginal de Substituição infinita, em que as curvas de indiferença entre esses bens têm o formato de um L.
A inclinação negativa da curva de demanda requer que o efeito renda reforce o efeito substituição e, portanto, ambos devem ser negativos.
ERRADO
Essa afirmativa é correta para BENS INFERIORES. Porém, a questão não diz nada sobre o bem. Nesse caso, considera-se BEM NORMAL e a resposta é essa dada anteriormente pelo nosso colega.
Os efeitos negativos sobre a oferta de crédito, decorrente da imposição de limites sobre as taxas de juros cobradas pelo cartão de crédito, serão tanto maiores quanto mais elástica em relação à taxa de juros for a oferta de crédito disponível no âmbito desses cartões.
CERTO
Resumindo = Haverá um efeito negativo sobre a oferta de crédito se houver a imposição de limites sobre as taxas de juros cobradas (1). E, pra piorar, a oferta de crédito é elástica em relação à variação da taxa (2). Nesse cenário, os efeitos negativos sobre a oferta de crédito serão tanto maiores quanto mais elástica em relação à taxa de juros for a oferta de crédito.
O crescimento simultâneo da automação, dos salários e do emprego, em uma determinada indústria, colide com a existência de uma curva de demanda de trabalho negativamente inclinada.
ERRADO
A curva de demanda negativamente inclinada significa que, quanto maiores os salários, menos os empregadores demandarão trabalho (ou seja, contratarão menos).
O erro da questão, no meu entendimento, está em dizer que há incompatibilidade entre os elementos apresentados. A alteração da produtividade proporcionada pelo aumento da automação pode fazer com que a indústria contrate mais por salários mais altos.
Na indústria automobilística, o fato de que somente as grandes empresas conseguem utilizar de forma eficiente os robôs e equipamentos exigidos para a produção de veículos contribui para a oligopolização desse setor.
CERTO
Porque o setor automobilístico é um setor que não é fácil para novos players entrarem, o que explicaria a existência do oligopólio. Um dos motivos que que dificulta o surgimento desses players pode ser justamente a utilização dos equipamentos. Mercado parecido com a da indústria da aviação civil.
A lei dos rendimentos decrescentes é incompatível com o fato de, agregando-se trabalhadores adicionais ao processo produtivo, a produtividade marginal da mão-de-obra crescer a taxas crescentes.
ERRADO
O fato da produtividade marginal de trabalhadores adicionais ser crescente não é incompatível com a lei dos rendimentos decrescentes, pois, esta versa que em níveis baixos de mão de obra, trabalhadores adicionais aumentam a produtividade marginal do trabalho.
Supondo-se que, em uma indústria competitiva, os preços dos insumos não se alterem quando essa indústria expande sua produção, é correto afirmar que a curva de oferta de longo prazo dessa indústria é perfeitamente elástica.
CERTO
Industria competitiva = concorrencia perfeita
Neste mercado tanto a firma quanto o consumidor não exercem efeito sobre o preço do produto
sendo assim qualquer alteração do preço tanto absorve toda a produção como pode não absorver nada.
O fato de as companhias aéreas cobrarem mais barato pelas passagens reservadas com antecedência exemplifica a hipótese de discriminação de preço, já que é razoável supor que, nesse mercado, a demanda é mais preço-elástica, quando comparada com a daqueles que precisam viajar em cima da hora.
CERTO
Neste caso a demanda é preço-elastica, pois o cliente que está disposto comprar em cima da hora, não se importa com o valor, mas aquele que está comprando com atecedencia está justamente atrás do valor, o que faz com que o preço cause variações nesta demanda.
A adoção de estratégias de liderança de custos como forma de obter vantagens competitivas é particularmente apropriada nos mercados em que os compradores possuem poder de mercado e poucas possibilidades de diferenciação de produtos.
ERRADO
Quando os compradores possuem poder de barganha significa que existem muitos vendedores, no caso de o produto ser homogêneo (pouca diferenciação). A diferenciação gera uma diminuição da sensibilidade ao preço, provoca também uma redução do poder dos compradores, por estes não encontrarem outro produto com as mesmas características.
Em mercados nos quais as empresas têm poder de mercado, os preços e os lucros serão tanto maiores quanto maior for o grau de coordenação entre essas empresas, obtido mediante acordos tácitos, liderança de preços ou cartelização do mercado.
CERTO
A liderança de preços, nesse caso, se refere a uma empresa ditando os preços e as outras tendo que seguir.
A tarifação pelo custo do serviço, também conhecida como regulação da taxa interna de retorno — utilizada para a regulação tarifária dos setores de monopólio natural —, requer que os preços remunerem os custos totais e contenham uma margem que proporcione uma taxa interna de retorno atrativa ao investidor.
CERTO
Os monopólios naturais são empresas que possuem um alto custo, onde só é possível ver o retorno a longo prazo, pois os custos caem a medida que a produção aumenta. A justificativa para que seja um monopólio é que se fosse dividido o mesmo serviço para 2 empresas os custos seriam ainda mais elevados e as tarifas cobradas pelos serviços seriam ainda maiores do que se cobradas por apenas um empresa, ou seja, um único produtor consegue produzir a custos menor do que se houve-se dois produtores. Exemplos são empresas que fornecem energia, agua e gáz, por isso o natural.
A gravidade da situação no Iraque aumenta a incerteza no que concerne à produção mundial de petróleo, provoca um deslocamento ao longo da curva de oferta de gasolina no Brasil, acarretando assim, a elevação do preço desse produto.
ERRADO
Mudanças de expectativas entre os agentes econômicos causam um deslocamento da própria curva de oferta ou de demanda. Somente uma alteração de preços causaria um deslocamento ao longo da curva de oferta.
Na curva de possibilidades de produção, a lei dos custos de oportunidades crescentes significa que os recursos econômicos não são perfeitamente substituíveis em usos alternativos.
CERTO
Nesta curva os custos de oportunidade são CRESCENTES, pois quando se aumenta a produção de um bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos tornam-se cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais difícil e onerosa e o grau de sacrifício vai aumentando. Isso significa que os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos. (CPP côncava).
- Se os custos de oportunidade fossem constantes a CPP seria uma reta;
- Se fossem decrescentes a CPP seria convexa em relação à origem.
Políticas de controle de preços, aplicadas a um determinado mercado, procuram determinar o preço de transação desse mercado, porém não alteram a quantidade transacionada no equilíbrio competitivo.
ERRADO
Políticas de controle de preços ao determinar um preço mínimo ou máximo, por exemplo, alteram a quantidade de bens transacionada no mercado competitivo. As demandas dos consumidores serão alteradas.
Caso um setor estratégico da economia que produz um bem comercializável encontre-se dominado por um produtor monopolista, a abertura internacional desse mercado poderá trazer grandes ganhos de produtividade e, conseqüentemente, maior eficiência alocativa para o conjunto da economia.
CERTO
Existe a pressão concorrencial que força o monopolista a buscar melhores alternativas de produção.
Quando os custos de oportunidade para os recursos produtivos são crescentes — a curva de possibilidades de produção é uma linha reta — um aumento dos gastos públicos não conduz à redução das despesas dos agentes privados.
ERRADO
- Se custos de oportunidade são CRESCENTES, poisos fatores não são completamente adaptáveis a outros usos a CPP é CÔNCOVA.
- Se os custos de oportunidade fossem constantes a CPP seria uma reta;
- Se fossem decrescentes a CPP seria convexa em relação à origem.
A função redistributiva do governo está associada à provisão de bens e serviços que, em virtude da existência de falhas de mercado, não são ofertados adequadamente pelos mercados privados.
ERRADO
função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas), etc.;
função distributiva: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.
função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.
Pelo fato de o critério de eficiência de Pareto não levar em consideração questões distributivas, ele não permite uma ordenação inequívoca das alocações que se encontram na fronteira de possibilidades de utilidade.
CERTO
A afirmação está correta uma vez que sob o ponto de vista conceitual o critério de eficiência de Pareto é uma concepção individualista (cada indivíduo é o melhor juiz da sua própria utilidade) e não inclui elementos redistributivos por conta dessa eficiência.
A minimização dos efeitos distorcivos da tributação da renda, com o intuito de reduzir o gravame excessivo do sistema tributário, requer a ampliação das bases e a redução das alíquotas tributárias.
CERTO
A afirmação está correta porque distorções da tributação da renda existem em função da existência de uma alíquota muito elevada para base mínima de contribuintes. Por exemplo, no caso da tributação do imposto de renda na fonte, tem-se apenas três alíquotas cujos efeitos são por demais amplos. A redução das distorções passa, necessariamente, por uma ampliação da base tributária implicando, por conseqüência, redistribuição do ônus tributário com redução das alíquotas.
Políticas de fixação de preço máximo, como o controle de aluguéis, que tenham o objetivo de controlar inflação e melhorar o poder aquisitivo da renda das famílias carentes, contribuem para a redução das disparidades de renda e conduzem a níveis mais elevados de eficiência produtiva da economia.
ERRADO
Estes preços máximos se forem menores do que os praticados pelo mercado, ira gerar escassez de produto. Se for maior do que os praticados pelo mercado, nao irá influenciá-los.
Sob condições de oferta keynesiana, caracterizadas por preços fixos, uma expansão dos gastos públicos conduz a um aumento da produção de equilíbrio.
Modelo keynesiano simplificado: o investimento é totalmente inelástico à taxa de juros e a curva IS é 100% vertical. (somente a política fiscal é eficaz)
Esquemas regulatórios que obrigam um monopolista perfeitamente discriminador a cobrar um único preço pelo seu produto podem conduzir a reduções do nível de eficiência na economia
CERTO
O monopolista é quem decide preços e quantidades que serão demandadas pelo mercado. Portanto, quaisquer ações regulatórias no sentido de alteração do preço que maximizaria o lucro do monopolista reduzirá as quantidades que ele estaria disposto a disponibilizar e, portanto, diminuiria ainda mais a eficiência econômica.
Quando o governo vende títulos ao setor privado para financiar deficits orçamentários, ocorre um processo de monetização da dívida pública.
ERRADO
Monetização da dívida pública: situação em que o governo emite moeda para resgatar parcelas siginificativas da dívida pública (Bovespa)
Na ausência de indexação das receitas públicas, taxas mais elevadas de inflação aumentam o deficit orçamentário pelo fato de reduzirem o valor real da arrecadação.
CORRETO: O efeito Tanzi é um conceito de economia desenvolvido pelo italiano Vito Tanzi (1994). O Efeito Tanzi analisa a relação entre arrecadação fiscal e taxas de inflação no decorrer do tempo, estabelecendo o valor da influência da inflação sobre o valor das receitas fiscais. Vito Tanzi, identifica uma defasagem (vacatio) entre o fato gerador do tributo (momento tipificado em lei no qual o tributo deve ser cobrado) e o momento que ele é efetivamente arrecadado pelo Estado; e afirma que, considerando-se a desvalorização da moeda com qual os tributos são pagos, quanto maior for a inflação nesse período menor será a arrecadação real do governo.
O resultado primário inclui as despesas com o componente real dos juros; não inclui, porém, a correção monetária e cambial da dívida pública.
ERRADO
Resultado Primário: Exceto Juros
Resultado Nominal: Inclui Juros
Resultado Operacional: Resultado Nominal - Inflação
A elasticidade se refere à curva de demanda como um todo, de modo que é correto afirmar que a demanda é elástica ou inelástica.
ERRADO
fórmula da elasticidade preço da demanda: (P/Q) x (dQ/dP), em que P é o preço, Q é a quantidade, e dQ/dP é a derivada de Q em função de P. A existência do termo P/Q implica claramente que teremos diferentes elasticidades dependendo dos valores de P e Q adotados.
Como o sinal da elasticidade-renda da demanda depende do tipo de bem, na avaliação de um bem normal, a elasticidade será negativa.
ERRADO
A primeira parte da questão está correta. Como foi dito, o sinal depende de o bem ser normal ou inferior. Entretanto, no caso de um bem normal, a elasticidade será POSITIVA, uma vez que o aumento na renda gera AUMENTO no consumo do bem. Portanto, questão errada.
A demanda por um bem é influenciada por uma série de variáveis, como renda e preferências, por exemplo, portanto, considerando-se constante o preço do bem, as mudanças nessas variáveis implicam o deslocamento da curva de demanda para a direita ou para a esquerda, segundo o tipo de efeito observado.
CERTO
Alterações do preço do bem = ALTERAÇÕES NA CURVA.
Alterações em quaisquer outros fatores (exceto preço do bem) = ALTERAÇÕES DA CURVA.
Como no enunciado ele nos diz que o preço do bem é constante, então logo entendemos que algum “outro fator” irá variar e irá alterar A CURVA (alterações da curva para direita ou esquerda, conforme o caso).
A relação entre preço e quantidade demandada é direta, logo o valor da elasticidade-preço da demanda será sempre negativo.
ERRADO
A relação entre preço e quantidade demandada é INVERSA. Isso significa que, quanto maior for o preço, menos pessoas estarão dispostas a adquirir o bem. Isso se traduz na própria curva de demanda, que tem inclinação negativa:
Considerando-se os custos de produção, verifica-se que, na análise da curva de oferta, um preço maior não implica necessariamente maior produção, visto que não se pode garantir que o custo unitário do produto (ou custo médio) se mantenha constante.
CERTO
A análise da curva de oferta mostra que Coeteris paribus (ou seja, com tudo o mais constante) se há um aumento no preço o produtor tende a ofertar mais produto no mercado. Contudo, aumentos de custos tendem a diminuir a oferta, e sendo acompanhados de aumento de preços, há que se ver qual efeito predomina, pois se os preços maiores não cobrirem os custos, a tendência é que se oferte menos, devido à redução do lucro por unidade produzida.
Suponha que um profissional recém-formado em economia pretenda pedir demissão da firma em que trabalha para atuar como autônomo em um escritório de consultoria, e, para isso, calcule os custos que envolverão o funcionamento do escritório e os custos de deixar de receber o salário do emprego atual. Nessa situação, as despesas efetuadas com sua formação, como livros e mensalidade escolar, devem ser ponderadas, pois representam custos de oportunidade.
ERRADO
Pode se dizer que as despesas efetuadas com sua formação são custos afundados. Possuem custo de oportunidade próximo a zero e, portanto, não devem ser consideradas no cálculo previsto na questão. Independentemente de sua opção - largar o emprego ou não - eles já foram incorridos.
“Em economia, custos irrecuperáveis, também chamados de custos afundados (sunk costs, em inglês), são recursos empregados na construção de ativos que, uma vez realizados, não podem ser recuperados em qualquer grau significante. Ou seja, o custo de oportunidade desses recursos, uma vez empregados, é próximo de zero”.
Ao contrário da curva de demanda, a curva de oferta mostra uma relação entre os preços e o desejo de produzir bens e serviços. Nesse caso, mantendo-se outras variáveis constantes, o aumento no preço de mercado do bem tende a elevar o lucro das empresas.
CERTO
Quando se utiliza a hipótese de “ceteris paribus”, ou seja, mantendo-se outras variáveis constantes, entendemos que mantêm-se constantes a quantidade demandada, os custos, a concorrência, as elasticidades, etc. Todos os fatores que poderiam minar a lucratividade da empresa por causa do aumento do preço NÃO VARIAM. Assim, o aumento no preço é traduzido em lucro adicional sem que haja quaisquer obstáculos para auferi-lo.
A expectativa de elevação futura do preço de certo bem ou serviço pode implicar a redução da oferta desse bem no presente e, assim, deslocar a curva de oferta.
CERTO
É certo que as empresas ofertam mais conforme os preços são maiores. Pois bem, se há uma expectativa de elevação futura do preço de certo bem, é certo que as empresas irão reduzir a oferta de bens no presente, considerando que no futuro elas ofertarão mais bens quando o preço se elevar. Pontanto, no momento presente a oferta é reduzida e a curva deslocada para esquerda. No futuro a oferta será aumentada, o que deslocará a curva para direita.