Mercantilismo Pombalino Flashcards
1
Q
Quem foi Marquês de Pombal?
A
Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal, foi o convidado para o governo de D. José I.
Este tinha sido diplomata em Londres e Viena e tinha conhecimento das tendências políticas, económicas e culturais que viviam na Europa.
2
Q
Quais foram os fatores que levaram a uma crise na económica em Portugal?
A
- Descoberta de jazidas de ouro no Brasil, possibilitou que chegassem, a Portugal, grandes remessas de ouro até meados do séc. XVIII, vindo estas a diminuir a partir de então.
- A fraca capacidade de produção das manufacturas portuguesas, prejuízo; Tratado de Methuen (1703) pode ter provocado nas manufacturas. Este tratado favoreceu a entrada de lanifício ingleses em Portugal, de melhor qualidade e a baixo custo.
3
Q
Quais foram as medidas mercantilistas pombalinas que Marquês de Pombal implementou?
A
- Criou a Companhia do Comércio da Ásia Portuguesa, para o comércio com o Oriente.
- Criou a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral do Comércio de Pernambuco e Paraíba, para o comércio com o Brasil.
- Fundou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, para controlar a produção e o comércio do vinho do Porto.
- Fundou a Companhia Geral das Reais Pescarias do Reino do Algarve, para controlar as pescas no sul do país.
- Para dinamizar as manufacturas, reorganizou algumas como a Real Fábrica das Sedas que passou a produzir chapéus e criou outras, como a dos têxteis de algodão e a de objetos de vidro, como a Fábrica de Vidros da Marinha Grande.
- Para dinamizar alguns setores da indústria portuguesa, facilitou o acesso às matérias- primas e contratou técnicos especializados.