Medula Flashcards

1
Q

tratos

A

Trato – fibras nervosas com a mesma função, origem e destino. Nome do trato já mostra com as palavras a origem, destino e posição. EX: trato corticoespinhal lateral -> significa que tem como origem a região do córtex cerebral e destino a medula espinhal e está localizado no funículo lateral da medula.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Fascículo

A

um trato mais compacto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Lemnisco

A

Lemnisco – feixe de fibra sensitiva que levam impulso nervoso para o tálamo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Nervos e tratos

A

Os nervos são conjuntos de fibras mielínicas fora do SNC e tratos correspondem ao conjunto de fibras mielínicas dentro do SNC. Os funículos, que compõem a substância branca da medula espinhal, são formados por tratos sensitivos e motores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Funções dos sulcos laterais da medula anteriores e posteriores

A

Os sulcos laterais anteriores e posteriores tem duas finalidades da medula espinhal: separar os funículos anteriores, laterais e posteriores e, além disso, são nesses sulcos que ocorrem a conexão dos nervos espinhais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sulco lateral posterior ou dorsal : motora ou sensitiva

A

Sensitiva

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sulco lateral anterior: motora ou sensitiva

A

Motora

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Gânglio definição e localização na medula

A

O acúmulo de corpos de neurônios sensitivos, pseudounipolares, fora do SNC forma o gânglio espinhal ou gânglio sensitivo, exclusivo da raíz posterior (a raíz anterior é motora, então não tem gânglio).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Nervos espinhais: categorização

A

Motora e sensitiva, misto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

s neurônios radiculares

A

Os neurônios radiculares originam as radículas anteriores do nervo espinhal e, por isso, seu corpo celular se localiza na coluna anterior ou na coluna lateral. Os axônios que saem dessas colunas formam a raiz anterior do nervo espinhal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

neuronios radiculares na coluna anterior: classificação

A

Quando os corpos dos neurônios radiculares estão na coluna anterior, são classificados como somáticos, e seus axônios formam a radícula do nervo espinhal anterior somático, que termina no músculo estriado esquelético.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

neuronios radiculares de axonio longos: classificação

A

Quando os corpos dos neurônios de axônio longo estão na coluna lateral são chamados de radiculares viscerais porque chegam no músculo liso, músculo estriado cardíaco ou glândula

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Diferença entre radicular somatico e radicular visceral

A

está na localização de neuronio: somatico coluna anterior , visceral coluna lateral (presente na porção toracolombar)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

neuronios cordonais

A

Os neurônios cordonais têm corpo localizado dentro da substância cinzenta intermédia. Seu axônio, ao sair da substância cinzenta, chega à substância branca e forma fibras ascendentes e descentes, que constituem os funículos (cordões).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Neuronio cordonal de projeção

A

O neurônio cordonal é de projeção quando o corpo celular está na substância cinzenta intermédia e seu axônio vai para a
substância branca, onde tem trajeto ascendente, ligando a medula à estruturas mais altas do sistema nervoso, como o tronco
encefálico ou o diencéfalo (neurônios saem da medula). As fibras que saem dos neurônios cordonais de projeção e alcançam a
substancia branca constituirão, portanto, as fibras ascendentes dos funículos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

neuronios cordonais de associação

A

Os neurônios cordonais de associação, por sua vez, também estão localizados na substância cinzenta intermédia, alcançam a substância branca e se dividem em ramos ascendentes e descendentes, que são mais curtos e ficam próximos à substância cinzenta, sendo importantes para conectar diferentes segmentos medulares (não saem, portanto, da medula). A medula tem 31 segmentos, que são ligados pelos neurônios cordonais de associação, que conduzem o estímulo. Assim, esses neurônios são importantes para os reflexos intersegmentares

17
Q

O neurônio de axônio curto é o internuncial, ou neurônio de associação

A

Raramente seu neurônio sai da substância cinzenta e, geralmente, não alcançam a substância branca e, por isso, não vão ajudar na formação dos funículos. Esse neurônio faz a conexão entre neurônios motores, localizados nas colunas anterior e lateral da medula, e neurônios sensitivos, localizados na coluna posterior da medula. Existe neurônio de associação muito importante na medula espinhal porque controla a intensidade dos movimentos do nosso corpo, conhecido como neurônio de Renshawn

18
Q

coluna anterior: predominio de neuronios ______ são multipolares ou pseudopolares?

A

Na coluna anterior há predomínio de neurônios radiculares somáticos, que são multipolares e têm alguns pequenos prolongamentos e um longo, que é o axônio, que sai pelo sulco lateral anterior e forma a raiz anterior do nervo espinhal. Esse axônio origina ramos colaterais dentro da substância cinzenta. Na coluna anterior, o interneurônio de Renshawn faz sinapse com um desses ramos colaterais. A célula de Renshawn volta a fazer sinapse com os dendritos desse neurônio, formando um circuito inibitório do movimento. Isso acontece porque a célula de Renshawn secreta o neurotransmissor glicina, que é inibitória, diminuindo a intensidade do movimento.

19
Q

grupo medial

A

está mais próximo da fissura mediana anterior. Os neurônios que constituem o grupo medial da coluna anterior inervam a musculatura somática do corpo localizada no esqueleto axial: do pescoço e da coluna vertebral. Esse grupo existe em toda a extensão da medula espinhal (cervical, torácica, lombar e sacral)

20
Q

grupo lateral

A

Grupo lateral: é maior e está mais afastado da fissura mediana anterior. Esse grupo representa a maior parte da coluna anterior. Se divide em dois subgrupos:
* Parte mais medial do grupo lateral. Também é formada por neurônios radiculares somáticos, que, nesse caso, vão inervar a musculatura proximal dos membros superiores e inferiores.
* Parte mais lateral do grupo lateral. Também é formada por neurônios radiculares somáticos, que serão responsáveis por inervar a musculatura distal dos membros superiores e inferiores.

21
Q

grupo medial e lateral estão presentes em toda extenção da medula?

A

o grupo medial existe em toda a extensão da medula, enquanto o grupo lateral é mais desenvolvido apenas nas regiões cervical e lombossacral.

22
Q

porque a coluna lateral não está em toda extenção da medula?

A
23
Q

coluna posterior: Substância gelatinosa

A

a coluna posterior tem uma base, localizada próxima à substância cinzenta intermédia, colo e ápice, onde há um tecido nervoso com grande quantidade de células da glia, que é um núcleo, que recebe o nome de substância gelatinosa. Essa substância tem, então, corpos de neurônio e muitas células da glia. Todas as fibras posteriores, que compõem a raíz posterior do nervo espinhal, chegam no ápice da coluna posterior, onde está a substância gelatinosa, que está relacionada à permissão (ou não) da entrada de estímulos dolorosos para o sistema nervoso. Essa substância é, então, o portal da dor.

24
Q

coluna posterior: Núcleo torácico ou dorsa

A
  • Localização: Transição da base da coluna posterior para a substância cinzenta intermediária
  • Região específica: Tóraco-lombar alta, entre L1 e L2
  • Função principal: Conectar a medula espinhal ao cerebelo
  • Tipo de informação transmitida: Propriocepção (capacidade de determinar posição e movimento do corpo)
  • Informação transmitida inconscientemente
  • Controle da atividade de contração e relaxamento muscular
  • Importância dos fusos neuromusculares: Detectam o grau de contração muscular
  • Fusos controlam grau de contração muscular independentemente da vontade
  • Sensação de propriocepção inconsciente
  • Papel do cerebelo: Controla inconscientemente a posição do corpo
25
Q
A