MedLAB em GO, Neonato e Oncohemato (M7 - M8) Flashcards

1
Q

Paciente de 70 anos, sexo feminino, apresentando palidez cutâneo mucosa, astenia, cansaço, fadiga, anorexia e falta de ar aos esforços. Considerando a clínica, o hemograma, em especial a série vermelha e utilizando classificação pelo VCM e RDW, que exame você deve solicitar na pesquisa da causa provável desta anemia?

A

Ferritina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Paciente de 67 anos, sexo masculino, procura uma UBS de Goiânia, com febre alta (39°C), apatia e dor no corpo, principalmente no peito, que acentua quando tosse, com escarro, que no momento é amarelado, fétido. Refere fraqueza, dor no corpo. Após exame clínico, conclui-se que o paciente esta em estado regular, estável e solicita-se alguns exames. Analise o hemograma e, com base na série branca, auxiliado pelo quadro clínico, explicite a provável causa destas alterações.

A

A série branca apresenta leucocitose, com neutrofilia, desvio a esquerda, até mielócito, granulações tóxicas e aneoeosinofilia, que
associado ao quadro clínico, sugere mais a possibilidade de uma doença bacteriana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em relação ao uso da dosagem de beta HCG na prática clínica, analise as afirmações abaixo e indique quais estão corretas:

I. O uso do beta HCG para diagnóstico de gravidez apresenta elevada sensibilidade e
especificidade;

II. A dosagem do beta hcg pode ser útil na avaliação do aborto e da gravidez ectópica, quando, em gravidez tópica e desenvolvimento normal, dobra seu quantitativo a cada 72 horas (aumenta 1,6 x seu valor em 48 horas);

III. A dosagem do beta HCG é útil na avaliação das neoplasias trofoblásticas, como na mola hidatiforme ou no coriocarcinoma, quando seus valores apresentam-se bastante elevados, muito acima do esperado para a idade gestacional;

IV. A dosagem do beta hcg também é usado como marcador tumoral, como nos tumores germinativos não seminoma.

A

II, III e IV

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Você atende um paciente de 6 anos de idade, de origem asiática, bem nutrido, para consulta de rotina (sic). Ao examiná-lo, você nota palidez cutâneo mucosa e a mãe relata que há outros casos na família. Considerando a clínica, o hemograma, em especial a série vermelha, e utilizando a classificação pelo VCM e RDW, que enfermidade abaixo, mais frequentemente, apresenta este tipo de anemia?

A

Talassemia menor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na pediatria, atendendo uma criança com quadro de palidez cutâneo-mucosa, fraqueza, astenia, icterícia e esplenomegalia. Diante deste quadro e do hemograma, se fizermos uma contagem de reticulócitos deste paciente, como a contagem de reticulócitos deve apresentar? Cite de qual tipo de anemia trata-se.

A

Aumentada, com valores acima dos de referência, como esperamos em uma anemia regenerativa (do tipo hemolíticas, por exemplo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Uma paciente de 19 anos, que chega a unidade de saúde para a primeira consulta de pré natal. Sobre o laboratório no rastreamento e diagnóstico da sifilis, temos:
a) para o rastreamento, que exame laboratorial deve ser solicitado?
b) caso este exame dê positivo, que(ais) exame(s) deve(m) ser solicitado(s) como confirmatório(s)?

A

a) VDRL;
b) ELISA p/ sífilis, quimioluminescência, MHTP e FTA ABS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Uma paciente do sexo feminino de 32 anos de idade, nascida em Goiânia, mora no Setor Universitário, apresentando febre, dor de cabeça e dor de garganta (sic) há cinco dias. Exame físico: Febre (39°C), adenomegalia cervical e axilar, hepatomegalia (figado há 2cm do rebordo costal direito). História obstétrica: G2P2A0. Refere-se que está amamentando (3 meses). Analise o hemograma e, com base na série branca, auxiliado pelo quadro clínico, explicite a provável causa destas alterações.

A

A série branca presenta leucocitose, com linfocitose relativa e absoluta, monocitose relativa e absoluta, plasmocitose relativa e absoluta e significativa linfocitose atípica, que associada ao quadro clínico, sugere mais a possibilidade de uma doença viral (tipo mononucleose ou mononucleose “like”).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Na pediatria, atendendo uma criança com quadro de palidez cutâneo mucosa, fraqueza, astenia, icterícia e esplenomegalia. considerando a clínica, o hemograma, em especial a série vermelha, utilizando a classificação pelo VCM e RDW e a poiquilocitose apresentada na lâmina, que enfermidade, mais frequentemente, apresenta este tipo de anemia?

A

Esferocitose hereditária

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Uma paciente de 19 anos, que chega a unidade de saúde para a primeira consulta de pré natal segundo o Programa Nacional (“Assistência Pré-natal: Manual técnico / Equipe de elaboração:
Janine Schirmer et al - 3ª edição -Brasília: Secretaria de Politicas de Saúde”). Sobre o exame de urina tipo I (também denominado EAS), que pistas para infecções do trato urinário (ITU: baixa ou alta) que são frequentes em mulheres, principalmente grávidas e podem levar a complicações, inclusive com aborto ou mesmo morte maternar e para a eclâmpsia? (segundo o manual, gerando o encaminhamento para o pré natal de alto risco)?

A

Proteinúria, hematúria, cilindrúria e piúria/bacteriúria/nitrito positivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em relação ao chamado EXAME DO PEZINHO (rastreamento de erros inatos do metabolismo), responda: qual(is) exame(s) e resultado(s) caracterizam a mucoviscidose (doença do beijo salgado)?

A

Dosagem da tripsina imunorreativa (IRT) aumentada e dosagem de cloro no suor maior ou igual a 60mEq/L.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em relação ao chamado EXAME DO PEZINHO (rastreamento de erros inatos do metabolismo), responda: qual(is) exame(s) e resultado(s) caracterizam a hipotireoidismo congênito?

A

Dosagem de TSH aumentada e dosagem de T4 livre diminuída.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em relação ao chamado EXAME DO PEZINHO (rastreamento de erros inatos do metabolismo), responda: qual erro do metabolismo está associado a apresentar na forma clássica (deficiência de GALT) sinais e sintomas clínicos como alterações digestivas (diarréia e/ou vômitos), hepáticas (icterícia), oculares (catarata), complicações neurológicas, renais, hematológicas e hormonais?

A

Galactosemia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Em relação ao chamado EXAME DO PEZINHO (rastreamento de erros inatos do metabolismo), responda: qual enfermidade está associada a uma condição autossômica recessiva, caracterizada pela deficiência de uma enzima mitocondrial essencial para a oxidação dos ácidos graxos, sendo que cerca de 90% dos pacientes apresentam a mutação g985a?

A

Deficiência da MCAD

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em relação ao chamado EXAME DO PEZINHO (rastreamento de erros inatos do metabolismo), responda: qual erro do metabolismo está associado a deficiência múltipla das carboxilases?

A

Deficiência de Biotinidase

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em relação ao chamado EXAME DO PEZINHO (rastreamento de erros inatos do metabolismo), responda: qual erro do metabolismo está associado a anemia e icterícia associada a ingesta de alguns medicamentos e alimentos (favismo) possuindo herança ligada ao X?

A

Deficiência de G6PD

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em relação ao chamado EXAME DO PEZINHO (rastreamento de erros inatos do metabolismo), responda: qual enfermidade está associada a uma mutação no gene localizado no braço longo do cromosoma 13, chamado de CONEXINA 26 e a 35DELG éaprincipal mutação presente neste gene?

A

Surdez congênita

17
Q

RCZ, 3 anos de idade, sexo masculino, com história de equimoses desde que começou a andar (sic), que ele sangra “mais” quando machuca (sic). Não sabe informar se tem parentes com doença hemorrágica. TS-9.30° (V.IR: até 8:00° MetIVY) CP. 210 GIGAS/L (VR: 150 a 400 GIGAS/L) TP. 14° (RATIO - 1.18 RNI - 12. AP- 79 %. (VR: Ratio ≤ 1.30 Metodologia: Quick modificado) TIPa - 75° (RATIO - 2.9 VR: Ratio ≤ 1.30 Metodologia Cefalina ativada). TESTE DE MISTURA: Houve correção do TTPa. Qual é a hipótese diagnóstica correta para esta situação?

A

Doença de von Willebrand

18
Q

PACIENTE DO SEXO MASCULINO, 9 ANOS, COM A MÃE RELATANDO QUE DESDE O NASCIMENTO APRESENTA EPISTAXES, EQUIMOSES, SANGRAMENTO NASAL E GENGIVAL. PRINCIPAMENTE
QUANDO ESCOVA OS DENTES OU REALIZA PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS. FOI SOLICITADO O COAGULOGRAMA QUE APRESENTOU OS SEGUINTES RESULTADOS: TS-9:00° (VIR até 8.00° MetIVY) CP- 280 GIGAS/L (VR: 150 a 400 GIGAS/L) TP-
13” (RATIO_- 1.10 RNI - 12. AP- 85 %. (VR. Ratio s 1.30.Metodologia: Quick modificado) TIPa - 30 (RATIO - 1.1. VR. Ratio s 1.30. Metodologia Cefalina ativada). Qual é a hipótese diagnóstica correta para esta situação?

A

Púrpura plaquetária tromboastênica

19
Q

Paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, referindo febre e dor no corpo, sem outros sintomas. Considerando a clínica e o hemograma, qual é a hipótese diagnóstica correta?

A

Leucemia linfoide crônica

20
Q

5 anos de idade, muito enjoadinho (sic), dormido muito, perdeu o apetite nos últimos dias vem apresentando febre, palidez cutâneo mucosa e petéquias, presença de adenomegalia cervical.
a) Qual é a hipótese diagnóstica correta para esta situação?
b) Quais exames são necessários para confirmar essa hipótese diagnóstica com segurança?

A

a) Leucemia linfoide aguda;
b) Mielograma e imunofenotipagem por citometria de fluxo.