Medidas de frequencia, indicadores e medidas de associação Flashcards
Objetivo da epidemiologia
Quantificar ou medir a frequência com que os problemas de saúde ocorrem em uma população
Defina incidência
É a frequência de casos novos, trata-se de uma medida dinâmica em que o individuo deve ser observado no mínimo em duas ocasiões.
Defina risco
É a probabilidade de um indivíduo adoecer durante um intervalo de tempo
Defina pessoa-tempo
Período durante o qual um individuo ficou exposto a risco de adoecimento
Defina sobrevida
Estimativa da probabilidade do individuo não morrer ou não apresentar o desfecho
Defina chance de incidência
É a razão entre a incidência e a sobrevida
Defina prevalência
É a frequência de casos existentes de uma determinada doença. Trata-se de uma medida estática, os indivíduos serão observados uma única vez.
Quais fatores determinam a prevalência de uma doença?
Incidência, duração e movimentos migratórios.
O que são indicadores de saúde?
São medidas quantitativas que expressam o nível de saúde de uma população, ajudam na identificação de problemas e na elaboração de políticas de saúde.
O que o indicador de saúde precisa apresentar?
Possuir boa representatividade ou cobertura, ser confiável, construção simples e fácil interpretação, sinteticidade e poder discriminatório. Desse modo deve ter alta sensibilidade e especificidade.
Defina indicador e índice
Indicador inclui apenas um aspecto relativo ao que se deseja medir, já o índice engloba em uma única medida diferentes dimensões do atributo de interesse.
Defina proporção e coeficiente/ taxa
Proporção é o quociente entre duas frequências de mesma unidade, coeficiente é o quociente entre dois valores numéricos.
Defina coeficiente geral ou taxa bruta de mortalidade
Expressa o risco de morte, calculado pelo quociente entre o total de óbitos e a população (no meio do período) de uma área em um determinado período, geralmente multiplicado por mil. Não é aconselhável usar para comparar populações com faixas etárias distintas.
Defina mortalidade proporcional segundo a causa de morte
Mede a proporção de óbitos por uma causa ou um grupo de causas, em relação ao total de óbitos. Pode ser usada no delineamento de prioridades na área da saúde.
Defina taxa de mortalidade por causa de óbito
Expressão da estimativa do risco de morte por uma causa especifica ou grupo de causas. É calculada pelo quociente entre o número de óbitos pela causa e a população no meio do período.
Defina mortalidade materna
Morte da mulher durante a gravidez ou até 42 dias após o seu termino, independe da localização ou duração da gravidez. Calculado pelo quociente entre o número de mortes maternas e o número de nascidos vivos
Defina mortalidade infantil
Refere-se aos óbitos ocorridos ao longo do primeiro ano de vida. Calculada pelo quociente entre o número de óbitos nessa faixa e o número de nascidos vivos, geralmente multiplica por cem mil
O que caracteriza uma medida relativa?
Avalia quantas vezes a ocorrência da doença é maior nos expostos que nos não expostos utilizando a razão. Se for igual a 1 não existe associação, se for maior é fator de risco e menor é fator de proteção.
O que caracteriza uma medida absoluta?
Avalia quanto a frequência de uma doença no grupo dos expostos excede a dos não expostos utilizando a diferença.
Defina risco relativo ou razão de risco
Usada para responder quantas vezes é maior o risco de desenvolver a doença nos expostos que nos não expostos.
Defina razão de chances ou Odds Ratio
Tem como objetivo responder se a chance de desenvolver a doença é maior nos expostos que nos não expostos.
Defina risco atribuível
Quantifica o risco da doença no grupo exposto que pode ser atribuído ao fator de exposição. Calculada pela incidência acumulada nos expostos menos a nos não expostos.
Defina risco atribuível proporcional
Informa a proporção de doença entre os expostos que poderia ter sido prevenida se a exposição fosse eliminada. É calculada quando o risco relativo é maior que um.