Medidas de frequência I - Morbidade Flashcards
1 - Prevalência x Incidência
estarei sabendo sobre a morbidade.
2 - Incidência - o que é? Porque é uma medida dinâmica? Qual melhor medida de se estabelecer o risco?
Número de casos novos que ocorreram durante determinado período, em uma população sob risco de desenvolver a enfermidade. *Medida dinâmica –> indivíduo é visto no início e no fim do período. Incidência = numero de novos casos em um local e periodo/pop do mesmo local e periodo x 100. Risco = melhor avaliar a incidência. *taxa de incidência pode variar durante os anos.
3 -O que é a incidência pessoa-tempo ou densidade de incidência?
número de pessoas que adoeceram no período/pessoas-tempo em risco Pessoas-tempo –> cálculo das pessoas-ano.
4- O que é a taxa de ataque? Usada para investigar surto de doença em uma população bem definida em um curto período de tempo.
TA = número de casos em um local e periodo/população exposta.
5- Prevalência - falar sobre
revela quantos indivíduos estão doentes - casos antigos e novos. P = casos novos + casos antigos/população
6- Quais dois tipos de prevalência?
Prevalência ponto - calculada no final de determinado período. Prevalência-periodo –> número total dos casos já existentes + os novos que ocorreram no período.
7 - Quais fatores aumentam a prevalência?
Maior incidência, maior duração da doença no individuo, aumento da sobrevida, imigração dos casos, emigração de pessoas sadias, imigração de pessoas susceptíveis, melhora dos recursos diagnósticos(aumento do número de individuos doentes).
8 - Quais fatores reduzem a prevalência? O que mede?
Duração curta da doença, maior letalidade da doenlça, redução da incidência(menor número de casos novos), imigração de pessoas sadias e aumento da taxa de cura da doença. Vai medir a magnitude da doença na população - principalmente doenças crônicas.
QUADRO RESUMO