Medicina da Adolescência Flashcards
Júlia, de 15 anos, chegou ao consultório acompanhada pela mãe, que está muito preocupada com a filha. Disse que ela está “rebelde” e só quer saber dos amigos. Observa que ela está mais nervosa e que, com frequência, passa do sorriso ao choro com facilidade. Relata alimentação irregular e ingestão habitual de grande quantidade de salgados e refrigerantes. Quando pequena, era obesa e é uma luta para que não engorde novamente. Quando Júlia foi ouvida sem a presença da mãe, disse que come para se acalmar. Mas, quando vê que passou da conta, sente muito mal consigo mesma, por não conseguir se controlar. Sente vergonha do próprio corpo, pois queria ser magra como algumas colegas. Já sofreu muito na escola, pois era mais gordinha quando criança e era isolada e ridicularizada pelos colegas. Disse que, por isso, provoca vômitos, umas quatro vezes por semana. Sua mãe não sabe disso. Não quer que ela saiba, pois vai brigar com ela. Diz que a mãe “implica” muito com ela e que não aguenta ficar em casa. Só alguns amigos a entendem.
Nessa situação, deve-se quebrar ou não sigilo ?
A crise normal da adolescência e transtorno alimentar, provavelmente secundário ao bullying sofrido na infância, que precisa de intervenções multiprofissionais, justificando a quebra do sigilo médico.
Analise as assertivas abaixo em relação a vacinas:
I. A vacina da varicela é contraindicada para gestantes adolescentes e a vacina da febre amarela é contraindicada para jovens que estão amamentando bebês menores de seis meses.
II. O protocolo de abordagem do adolescente cuja sigla é HEADSSSS preconiza a avaliação dos seguintes aspectos: habitação, escola, alimentação, doenças prévias, socialização, sexualidade, sono e segurança.
III. As vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização para os adolescentes, que não foram vacinados na infância ou seu esquema vacinal, é desconhecido ou incompleto, são: tríplice viral, hepatite B, hepatite A, HPV e febre amarela.
Apenas I
O protocolo de abordagem do adolescente cuja sigla é HEEADSSS preconiza:
Habitação
Educação
Eat disorders (Distúrbios Alimentares)
Atividades
Drogas lícitas e ilícitas
Sexualidade
Segurança
Suicídio
Com base nas determinações da Sociedade Brasileira de Imunização, assinale a alternativa correta sobre a vacinação de adolescentes com esquema vacinal desconhecido ou não realizado.
A) Vacina contra HPV: menores de 15 anos recebem 3 doses com intervalo de 6 meses. Com 15 anos ou mais, recebem 2 doses.
B) No caso da vacina tríplice bacteriana, as adolescentes gestantes e puérperas devem receber somente a dT (Tétano e Difteria adulto).
C) Jovens não vacinados na infância com meningocócica C conjugada devem receber uma dose da vacina.
D) Adolescentes com esquema vacinal completo na infância não necessitam receber reforço da Tríplice viral.
E) A vacina combinada contra Hepatite A e B deve ser dada em 3 doses para menores de 16 anos e em 3 doses para os maiores de 16 anos.
D) Adolescentes com esquema vacinal completo na infância não necessitam receber reforço da Tríplice viral.
Relacione o estágio de Tanner referido na Coluna 1 com os eventos puberais listados na Coluna 2.
Coluna 1
1. Tanner II.
2. Tanner III.
3. Tanner IV.
4. Tanner V.
Coluna 2
( ) O pico de estirão de crescimento estatural masculino.
( ) Início do estirão de crescimento estatural feminino.
( ) Semenarca.
( ) A parada do crescimento estatural feminino.
( ) Menarca.
3 – 1 – 2 – 4 – 3
Coluna 1
1. Depressoras.
2. Estimulantes.
3. Perturbadoras.
Coluna 2
( ) Cocaína.
( ) LSD.
( ) Álcool.
( ) Ecstasy.
( ) Maconha.
( ) Inalantes.
( ) Anfetaminas.
2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 1 – 2.
O estatuto da criança e do adolescente compreende a adolescência um período compreendido entre __________________, já a OMS define entre ___________________ .
ECA ::: 12-18 anos
OMS ::: 10-20 anos
Classificação da cronologia da adolescência:
Adolescência inicial —> 10-13 anos
Adolescência média —> 14-16 anos
Adolescência tardia —> 17-20 anos
Assinale a alternativa em que os eventos citados estão organizados na forma cronológica correta.
A) Gonadarca – Adrenarca – início do estirão de crescimento – semenarca – pico do estirão – Tanner GV – parada do crescimento estatural.
B ) Broto mamário – início do estirão de crescimento – pico do estirão – redução da velocidade de crescimento – menarca – parada do crescimento.
C ) Adrenarca – Gonadarca - início do estirão de crescimento – pico do estirão – semenarca – Tanner GV – parada do crescimento estatural.
D ) Broto mamário – mamas em Tanner III – início do estirão de crescimento – pico do estirão – redução da velocidade de crescimento – menarca – parada do crescimento.
E ) Broto mamário – início do estirão de crescimento – pico do estirão – redução da velocidade de crescimento – parada do crescimento – menarca.
B ) Broto mamário – início do estirão de crescimento – pico do estirão – redução da velocidade de crescimento – menarca – parada do crescimento.
Quais as características da Síndrome da Adolescência normal segundo Maurício Knobel ?
MNEMÔNICO
Busca e Tende a Pensar no Deus do Tempo e Amor na Sociedade, Mas se Separa e Flutua
- Busca de Identidade
- Tendência grupal
- Necessidade de fantasiar e intelectualizar
- Crises religiosas
- Deslocamento temporal
- Evolução sexual
- Atitude social reinvidicatória
- Contradições sucessivas nas condutas
- Separação progressiva dos pais
- Constantes flutuações do humor e ânimo
A osteocondrose mais comum na adolescência acomete a tuberosidade anterior da tíbia e é mais frequente nos meninos, causando um prejuízo na prática dos esportes. Essa doença também é conhecida como:
Doença Osgood Schlatter.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde na população adulta tem impacto importante se mudarmos três comportamentos na fase da adolescência:
Alimentação saudável, combate ao sedentarismo com a prática de exercícios e abstinência ao cigarro e ao álcool.
Qual a bactéria relacionada à Acne ?
propionibacterium acnes
Qual o risco em relação ao tempo gestacional de gravidez na adolescência ?
Parto pré-termo
Um adolescente de 17 anos procura a Unidade de Saúde da Família buscando um atestado de saúde para realização de prática esportiva. Com finalidade de identificar condições que poderiam levar à morte súbita durante a prática esportiva, a avaliação médica deve incluir a obtenção de uma história pessoal e familiar para a ocorrência de cardiopatias e um exame físico detalhado, com ênfase na identificação de sopros e outras alterações cardíacas. Em relação a realização de exames subsidiários:
A) Deve ser solicitado um teste de esforço.
B) Deve ser solicitado um ecocardiograma.
C) Não devem ser solicitados exames subsidiários.
D) Deve ser solicitado um eletrocardiograma de 12 derivações.
C) Não devem ser solicitados exames subsidiários.
Em relação ao eletrocardiograma convencional, realizado com 12 derivações, o guideline americano se posiciona de forma contrária à realização do exame em pacientes jovens hígidos. Por outro lado, a sociedade europeia se posiciona a favor.
Já a sociedade brasileira não inclui em suas recomendações a realização do exame em atletas jovens e hígidos - recomenda de rotina apenas para atletas com mais de 35 anos, devido a prevalência de doença arterial coronariana nessa idade. Portanto, conforme o guideline brasileiro, alternativa D - incorreta.