Medicamentos Flashcards
Timidez quando aparece em público (2)
Silicea, Plumbum
Transtornos por antecipação (4)
Gelsemium, Argentum nitricum, Carcinosinum, Lycopodium.
Plumbum - sintomas físicos principais
Hiperestesia que evolui para destruição dos nervos com perda de força e anestesia dos membros
Plumbum - mental
todos conspiram contra ele, ansiedade e sonhos assustadores. Se vê como um rei/governador e teme uma execução, vê palácios e castelos, timidez em público, transtornos por antecipação.
Plumbum - qual miasma?
Sífilis - Veneno que causa destruição de todos os tecidos.
Cólica de Plumbum - inclina-se para… (igual a quem?) (qual o oposto?)
trás = Dioscorea
(Colocynthis inclina-se para frente).
Remédio - agravação causada por ar frio e seco?
Aconitum
Cólica com constipação, retenção de fezes e urina - qual remédio?
Plumbum.
Plumbum - contração neuromuscular - qual outro remédio tambem tem?
Cuprum.
Plumbum - relacione mecanismos e sintomas (esclerose, palidez, espasmos)
- Vasoconstricção → isquemia tecidos → paresia, paralisia, atrofia, lentidão física e mental, amaurose, tremores
- Sangue → reduz glóbulos vermelhos → pálido e friorento, magro
- Constricção músculos → dores espasmódicas, retenção, constipação
- Hiperestesia cutânea → alteração de sensibilidade devido a isquemia.
Plumbum - Qual a linha da tabela e tema?
Sexta linha - Responsabilidade.
Plumbum - Coluna da tabela periódica?
Coluna 14 - perda da estrutura e não pode fazer nada, destruição.
Mais friorentos da matéria médica?
Psorinum e Heloderma.
Psorinum é o … (remédio) (característica)
Sulphur friorento.
Psorinum - suores noturnos - qual outro remédio?
Mercurius solubilis - sifilítico - agrava a noite.
Bebês Psorinum inquietos e não dormem a noite - Qual outro remédio?
Carcinosinum.
Psorinum - excelente para febre do feno (M. Tyler) - quais outros remédios(4)?
Sabadila, Arundo Mauritanica, Allium Cepa, Ambrosia
Psorinum - Odor de ovo podre - qual outro remédio?
Kreosotum
Psorinum - ideia central?
Toxinas de doenças infecciosas (sarna, TB) impregnam o SNC ⮕ fraqueza mental, emocional e de todos os órgãos ⮕ em defesa, eliminações recorrentes de toxinas.
Psorinum - 5Fs?
FRAQUEZA, Falta de reação, Frialdade, Fome, Fetidez.
Miasma Psora - qual o tema?
Problema é solucionável, mas desiste facilmente. Há uma luta contínua, mas ele não consegue se recuperar totalmente.
Psorinum X Sulphur?
Psorinum é mais frio, desesperado e com eliminações fétidas. Sulphur é mais quente, expansivo e com prurido que piora com o calor.
Psorinum - Mental?
Poverty consciousness → espera pobreza e desapontamento, aceita um trabalho ruim e vive em condições humildes. Medo, ansiedade em relação a saúde, futuro e prosperidade. Pessimismo, desespero, pensamentos suicidas. Doenças agudas frequentes.
O medicamento homeopático que tem tropismo por útero e mialgia, a dor vai de uma coxa para a outra, as dores são proporcionais ao sangramento, quanto mais sangra, mais dor, possui o sintoma de transtorno por indignação, raiva secreta, ira, dor com sensação de que o útero vai sair pela vagina, facilita o trabalho e parto, tem uma sensação como se uma nuvem espessa, pesada e negra, estivesse sobre ela envolvendo sua cabeça é:
Actea racemosa
O medicamento homeopático que apresenta plenitude hemorroidária, tem tropismo por veia, apresenta ingurgitamento das veias com pouca dor, fadiga desproporcional ao sangramento, sensação de peso, plenitude pulsação e fraqueza na região sacroiliaca, dores picantes em mucosas, dores como cheio de pequenas lascas ou agulhas com calor, rubor, peso, secura, plenitude e prurido é:
Aesculus hipocastanum
O medicamento homeopático que possui ansiedade, angústia e agitação com medo da morte, pressente e prediz a morte, processo inflamatório agudo febril de instalação abrupta, o vento frio é causalidade de adoecimento, possui sensação que simula quadro de angina pectoris, faz parte do trio de agitação de NASH (assim como Arsenicum album e Rhus tox) é
Aconitum napellus
O medicamento homeopático que apresenta o alcalóide muscarina, rubor ardente e pruriginoso dos tegumentos, alcoolista com incoordenação motora, espasmos musculares, TICs, nistagmos, apresenta transtorno por estudos prolongados, aversão que o toquem, atividade muscular involuntária, movimentos coreicos, útil para pacientes idosos com tremores e déficits intelectuais é:
Agaricus muscarius
O medicamento homeopático que apresenta Inquietude, irritabilidade, súbitos gritos agudos e lancinantes, dor em queimação, em ferroada, como ferida, dor com edema e piora com calor (melhora com aplicações frias), piora pelo toque (é sensível ao menor contato), estado torporoso que é interrompido por grito súbito (grito cefálico), sem sede é:
Apis mellifica
O medicamento homeopático que apresenta constante tendência ao suicídio, pensa constantemente em se matar, profundo estado melancólico, tristeza e depressão, sentimento de culpa como se tivesse descuidado de suas obrigações, a causa desta tristeza geralmente tem origem emocional, podendo ser um luto, uma frustração, um amor não correspondido, tem afinidade pelo tecido ósseo (cáries), dores noturnas nos ossos, podendo apresentar palpitações e hipertensão arterial é:
Aurum metallicum
O medicamento homeopático que apresenta grande prostração com declínio das forças vitais, melancolia, ansiedade, medo, mentalmente inquieto, faz parte do trio da agitação de Nash, possui medo ansioso da morte, é consciencioso, friorento, possui secreções mucosas escoriantes se ardentes, folego curto, dificuldade respiratória, dispneia e sufocação, principalmente de noite na cama quando deitado é:
Arsenicum album
O medicamento homeopático que apresenta memória deficiente, desatenção, memória deficiente, não se consegue ensinar a criança pois ela não é capaz de aprender ou se lembrar de nada, crianças fracas física e mentalmente, medicamento indicado na infância e velhice, crianças que resfriam com facilidade e tem as amigdalas aumentadas, com tendencia a amigdalite de repetição, moléstias em idosos com tendencias degenerativas, pacientes muitos sensíveis ao frio é:
Baryta carbonica
O medicamento homeopático que apresenta grande quantidade de muco nos brônquios, estertoração com pouca expectoração, com respiração rápida, curta e difícil, parece que vai sufocar, tem que sentar na cama, grande prostração e sonolência, se enferma por se expor ao frio úmido é:
Antimonium tartaricum
O medicamento homeopático que tem o quadro mental de ser cordial e fazer amizade fácil, adora viajar. Tem uma de suas principais indicações para ossos fraturados, paciente com dentição tardia. Nas crianças, apresentam vômitos fáceis e aversão ao leite materno é:
Calcarea phosphorica
Paciente de 52 anos, F, relata que em tudo na vida busca por estabilidade e segurança, não gosta de aventuras, sente-se insegura, e apresenta muitos medos: medo do escuro, medo de doenças, medo da morte. Sempre foi muito sensível a crueldade e a histórias horríveis. Ao ser questionada sobre alimentação, ela refere que gosta muito de ovos, e que as vezes tem desejo estranho de comer terra e outras coisas indigeríveis, além disso, tem um apetite muito voraz. Refere que tem uma intensa transpiração na cabeça em quanto dorme. Ao exame físico paciente apresenta obesidade e flacidez. O medicamento homeopático mais indicado pra esta paciente seria:
Calcarea carbonica
Paciente 23 anos, M, vem a consulta com queixa de Furunculo em nadegas. Mentalmente o paciente apresenta o sintoma de ficar constantemente tentando fazer coisas que vão lhe dar reconhecimento. Há um sentimento constante de não ser apreciado (considerado) ou valorizado, de ser menosprezado e subjugado. É tímido, tem medo do escuro, e lamenta constantemente de que não é apreciado. Uma característica importante notada durante a consulta é que o paciente tem um ódio pelas pessoas que não concordam com ele. O melhor medicamento homeopático para este paciente é:
Calcarea sulphurica
Paciente 53 anos, M, vem ao consultório com quadro de frouxidão ligamentar e luxações fáceis. Apresenta medos infundados de ruína financeira, avareza e com tendencia a dar demasiado valor ao dinheiro. Ao exame físico apresenta glândulas duras, empedradas, os dentes frouxos nos seus alvéolos, esmalte dentário deficiente, áspero e cáries dentárias. O medicamento homeopático que este paciente necessita é:
Calcarea fluorica
Você esta atendendo um empresário de 36 anos, com características marcantes de medo de pobreza, fala muito sobre negócios e investimentos financeiros durante a consulta, esta sempre ocupado, chega a sonhar com negócios, e apresenta avareza. Apresenta queixa de cefaleia de forte intensidade que surge e piora por qualquer movimento, de manhã, na cama ao acordar, com o primeiro movimento, quando acaba de abrir os olhos, melhora pelo repouso e pela pressão local. As cefaleias são concomitantes com náuseas, vômitos e vontade de se deitar. Geralmente o paciente apresenta sede de grandes quantidades por vez. O medicamento a ser prescrito é:
Bryonia
Paciente 46 anos, masculino, vem ao consultório com queixa de sentir o coração como se engaiolado. Ao pedir para o paciente explicar melhor o sintoma ele diz ‘Tenho a sensação de uma mão de ferro apertando e soltando rapidamente o meu coração; como se o coração estivesse amarrado, sem espaço para bater’. O medicamento que melhor cobre esse sintoma é:
Cactus grandiflorus
Você é medico paliativista, esta avaliando um paciente de 84 anos, M, em visita domiciliar. Paciente apresenta superfície do corpo fria, mas não suporta ser coberto, atira fora todas as cobertas. O corpo inteiro é dolorosamente sensível ao mais leve toque. Grande sensação de frio na superficie, com súbita e completa prostração da força vital. Pulso fraco, pequeno externamente, dificilmente perceptível, débil. Face hipocrática. Paciente apresenta embotamento dos sentidos. O melhor medicamento homeopático para ser prescrito a este paciente é:
Camphora
O medicamento homeopático que age sobre todas as partes do sistema nervoso, produzindo congestão ativa, excitação furiosa, sentidos especiais pervertidos, repuxamentos, convulsões, dor e, no plano mental, apresenta delírio violento, raivoso e fúria violenta. Além das características peculiares de desejo de limão e medo de cachorro é:
Belladonna
O medicamento homeopático que é um extraordinário agente curativo para aplicação local, útil em feridas abertas, partes que não cicatrizam, úlceras, etc., promove boa granulação e rápida cicatrização por primeira intenção, considerado o verdadeiro anti-séptico homeopático, é:
Calendula officinalis
Paciente pediátrico, 2 anos, masculino, chega ao consultório apresentando afta com as seguintes características: aftas muito doloridas na face interior das bochechas, que sangram facilmente por tocar ou comer, com sialorreia e muita sede. A criança grita muito e está nervosa, sobressalta-se com grande facilidade e tem terror ao movimento descendente. Além disso apresenta diarreia com cólicas. O medicamento mais indicado para o caso é:
Borax veneta
O medicamento cujo sintoma marcante é a dor constante sob o ângulo inferior e interno da escápula direita. É um proeminente medicamento hepático, cobrindo muitos dos sintomas reflexos diretos das condições doentias deste órgão. A pele amarela ictérica, olhos com cor amarelo sujo nas escleróticas, icterícia por obstrução hepática e na vesícula biliar, cólica hepática, cálculo biliar,podendo apresentar digestão alterada fundamentalmente por uma insuficiência hepática. Cefaleias sobre o olho direito, gosto amargo, mau hálito e anorexia é:
Chellidonium majus
O medicamento com as características de que se comporta como uma criança, tem aversão à companhia, disposição para ficar em silêncio, prefere a solidão, é afetado por histórias tristes ou horríveis, além disso, apresentam convulsões excessivamente violentas. O paciente é lançado em todo o tipo de formas estranhas e contorções violentas, mas um das mais invariáveis formas é que permanece com a cabeça, pescoço e espinha inclinados para trás, em opistótono é:
Cicuta virosa
O característico sintoma: Debilidade por secreções e descargas exaustivas, por perda de fluídos vitais, junto com eretismo nervoso e a periodicidade acentuada indicam este medicamento:
China officinalis
Constante vontade de urinar, expelindo apenas algumas gotas de cada vez, misturadas com sangue, urgência intolerável antes, durante e depois da micção, dores violentas na bexiga, tenesmo e estranguria, desejo sexual aumentado em ambos os sexos, priapismo. Também é um bom medicamento para queimadura solar, e boa indicação para erisipela vesiculosa, o medicamento com essas características é:
Cantharis vesicatoris
Paciente F, 42 anos, chega ao seu consultório com queixas de Tics (faz caretas) e ansiedade. Refere que a ansiedade é quando tem algum compromisso. Vive antecipando os acontecimentos. Além disso, é muito perfeccionista, exigente, meticulosa, detalhista. Relata ser muito sensível a música que a faz chorar, compassiva. No histórico familiar tem casos de câncer na família. O medicamento homeopático mais indicado para paciente seria:
Carcinosinum
Seu colega médico intensivista te liga para pedir uma ajuda, ele quer saber se na homeopatia tem alguma medicação para o paciente que esta sob seus cuidados na UTI: M, 67 anos, diagnóstico de DPOC, apresentando cianose e corpo gelado. Paciente se apresenta extremamente debilitado, desde a internação com muita fraqueza, como se a força vital não tivesse mais energia suficiente para permitir que o organismo continue vivendo. Hálito frio, emagrecimento rápido da face, olhos afundados nas órbitas, apresentando eventualmente hemorragia passiva e estagnação de sangue nos capilares. Seu colega refere que durante a internação o paciente teve o desejo de ser abanado. Após ouvir esse relato, você já sabe que o melhor medicamento homeopático a ser indicado é:
Carbo vegetabilis
Paciente F, 32 anos, gestante, procura seu consultório pois deseja ter parto normal. Ela refere que esta é a segunda gestação, e que na anterior, apresentou falta de tonicidade uterina, contrações insuficientes, ausência de dilatação do colo uterino, e sem progressão no parto, por isso precisou recorrer a cesárea. Porém, desta vez ela deseja uma homeopatia para estimular o parto normal, você então prescreve para ela:
Caulophyllum
A mãe de seu paciente Leonardo, 7 meses, te liga as 21h com as seguintes queixas: Leonardo está irritável, que só acalma quando carregado no colo, e esta apresentando erupção dentária. Além disso, chamou a atenção da mãe que ele esta com uma face fria e pálida e a outra vermelha e quente, e que esse transtorno de dentição fez ele apresentar diarreia com fezes esverdeadas. O medicamento mais indicado para este caso é:
Chamomilla
Paciente 62 anos, M, procura seus cuidados com queixa de mágoa de longa duração. Apresenta-se triste, melancólico, a mínima coisa o faz chorar. Tem sentido medos, inclusive medo de morrer. Refere dificuldade para se concentrar. Um sintoma peculiar que você observa é que ele apresenta melhora dos sintomas em clima úmido e chuvoso. Ao exame clinico você observa uma ptose da pálpebra e paralisia da face a direita, ao questionar o paciente sobre esse achado, ele refere que começou após uma exposição ao ar frio. O medicamento mais indicado é:
Causticum
Maneira peculiar, particular, de suscetibilizar-se, de adoecer e de sofrer” e ”tendência individual a sofrer influências dinâmicas e desenvolver sintomas ou enfermidades. Pode ser natural ou artificial (induzida por medicamentos). “ correspondem aos conceitos respectivamente a:
Idiossincrasia e Suscetibilidade
Paciente 56 anos, masculino, chega ao consultório apresentando insônia com as seguintes características: Sensibilidade geral. Sensibilidade da visão, da audição, do olfato, do toque; sensibilidade à dor. As dores são aumentadas pelo ruído. A sensibilidade da audição é tão grande que os sons são dolorosos. Queixa de rapidez para agir e pensar. Tão cheio de ideias que ela fica acordada noites fazendo planos, pensando em mil coisas. Mas diz que sua principal queixa é a insônia com fluxo incessante de pensamentos. O medicamento mais indicado para o caso é:
Coffea cruda
Paciente 5 anos, masculino, é trazido à consulta pela mãe, que relata as seguintes situações sobre o filho: o filho a todo momento quer algo, mas não sabe o que. A criança piora seus sintomas ao ser tocada ou simplesmente se olham pra ela. Apresenta grande irritabilidade, gritos, intolerância às carícias; chora ao ser carregado no colo; coça o nariz continuamente ou esfrega no travesseiro ou no ombro de quem o carrega, e apresenta muito prurido no bumbum, e a mãe desconfia que seja verme. E por último, a mãe está tendo dificuldade pois seu filho possui um caráter muito difícil, é caprichoso, irritável, teimoso, grita, atira coisas, golpeia. O medicamento mais indicado para o caso é:
Cina maritma
Paciente 46 anos, feminina, vem ao consultório com queixa de cólica grave. Descreve o sintoma como se os intestinos estivessem entre pedras, a dor aliviada dobrando-se e através de pressão forte. Seu marido que a acompanha na consulta relata que a paciente faz tudo o que pode para suportar aquelas dores horríveis. Elas frequentemente resultam de raiva com indignação. O medicamento que melhor cobre esses sintomas é:
Colocynthis
Você esta atendendo um professor de 36 anos, com características marcantes de cefaleia, náusea, vertigem. O paciente não suporta o movimento. Relata piora por falar, por movimento, pelo movimento dos olhos, por montar. Precisa de muito tempo para virar a cabeça com cautela para ver as coisas. Necessita muito tempo para se mover, pensar, fazer tudo. Toda a economia está desacelerada, inativa. Geralmente as tonturas aparecem por causa de vigílias prolongadas e repetidas, ou viajando em um veiculo (barco, trem, avião, carro, etc.) ou às vezes só por olhar uma embarcação em movimento, com intensas náuseas por pensar, cheirar ou olhar a comida; em estafa intelectual ou física. O medicamento a ser prescrito é:
Cocculus
Paciente de 52 anos, Feminina, apresentando paralisia ascendente há 2 meses, em investigação pelo neurologista e suspeita de Guillain Barré. Além disso, apresenta fraqueza de memória, esquecimento, incapacidade de sustentar esforços mentais. Seu marido relata que ela é avessa à sociedade, mas teme estar só, apresenta embotamento, indiferença e sensação de que a mente se esvai, incapacidade para sustentar qualquer esforço mental. Ao exame locomotor apresenta um estado de grande debilidade, tremores, repuxões e contrações, além da fraqueza paralisante ascendente de MMII. O medicamento homeopático mais indicado pra esta paciente seria:
Conium maculatum
Paciente 34 anos, Feminina, vem a consulta apresentando hematêmese. Relata que a suspeita da hematêmese é que seja causada por úlcera e o sangue não coagula. Apresenta vômitos pretos ou semelhantes a borra de café; vômitos pretos aquosos. Não tolera roupa apertada no epigástrio. A hemorragia é de sangue preto, escura ou preta, que não coagula, e em geral aparece bruscamente. Além disso, paciente apresenta-se muito falante, loquaz, com gritos; marido refere que a paciente tem apresentado delírios à noite, além de tristeza e pensa continuamente na morte. Melancolia, Muito indiferente. Um sintoma muito peculiar são suas alucinações: imagina estar cercado por inimigos ou animais horríveis, acorda a noite brigando com inimigos imaginário. O medicamento homeopático mais indicado pra esta paciente seria:
Crotalus horridus
Paciente 53 anos, M, se queixando de “coração grande”, tontura, pulso lento, falta de ar e diminuição na pressão sanguínea. Irregularidade cardíaca, anemia, edema, calafrio cutâneo. Além destes sintomas, se apresenta irritado, rabugento e com fraqueza extrema. Ao exame físico apresenta anasarca generalizada. O medicamento homeopático que este paciente necessita é:
Crataegus oxyacantha
Paciente 63 anos, M, chega ao seu consultório com queixas de cãibras recorrentes. Relata também forte gosto metálico na boca. As cãibras são severas nos membros que o fazem chorar e gritar com os flexores muito contraídos. Também apresenta Cãibras nas mãos, panturrilhas e pés. Os músculos contraem-se formando nós. O medicamento que este paciente necessita é:
Cuprum metallicum
Paciente 45 anos, F, chega na consulta se queixando de soluço frequente, violento, que aparece enquanto e depois de comer, surgiu em sua na gravidez há 1 ano e ainda persiste. Além disso, apresenta tendência para encontrar defeitos nos outros; criticar, censurar, grande tristeza com tendência ao choro e vontade de ficar sozinho, sendo que a solidão e o choro a aliviam. A tristeza é silenciosa, com depressão, mau humor, teimosia e irritabilidade (piora ao acordar) com aversão ao trabalho porque, além disso, cansa-se facilmente. O melhor medicamento homeopático para ser prescrito a este paciente é:
Cyclamen europaeum
Paciente 23 anos, M, vem a consulta com diagnóstico de descolamento de retina. Relata perda visual súbita, flashes de luz, moscas volantes, a visão de chispas principalmente a noite ao dormir ou na escuridão, vê os objetos tremerem ou manchas, os objetos parecem distantes, visão turva ou imprecisa. Além disso, paciente apresenta medos e grande desejo de companhia. O melhor medicamento homeopático para este paciente é:
Phosphorus
Paciente 53 anos, feminina, se queixando de cefaleia provocada por esforço, sair para compras, etc. sua língua está recoberta de amarelo e gosto amargo na boca. Refere sonolência após as refeições. Fezes soltas. Dores compressivas nas têmporas de fora para dentro; pior do lado esquerdo. Saliva viscosa, inclinação constante para cuspir. Informa que as dores de cabeça devidas a cansaço nervoso provocadas por exaustão física ou mental, precedidas de fome. Piora trabalhando ao ar livre. Melhora dormindo . O medicamento homeopático que este paciente necessita é:
Epiphegus virginianus
Paciente 15 anos, masculino, é trazido à consulta pela mãe, que relata as seguintes situações sobre o filho: o filho tem apresentado ansiedade de antecipação e diarreia quando tem prova. Paciente queixa de dificuldade para prestar atenção nas aulas e nos estudos. A mãe relata que a ansiedade é tanta que o paciente apresenta tremores nos membros. Um sintoma peculiar que chamou a atenção do mádico homeopata é a ausência de sede do paciente. O medicamento mais indicado para o caso é:
Gelsemium
Paciente 34 anos, Feminina, internada no leito hospitalar, está no puerpério e apresentando febre. O médico obstetra do hospital diagnosticou septicemia, paciente esta em uso de antibiótico. Paciente apresenta calafrios que sobem pelas costas com náuseas; cefaleias com ondas periódicas de calor na cabeça e sensação de cérebro muito grande, prostração e palidez facial; anorexia e taquicardia. No aspecto mental, paciente apresenta sensação de confusão, sente-se deprimida e perturbada, deprimida no período da tarde. Queixa que está apresentando sensação de medo com dor no coração e pulso acelerado, e seus sentidos parecem adormecidos, apresentando sonolência com bocejos. Torna-se furiosa quando corrigida, não gosta de ser contradita. Depressão geral, com fraqueza. O medicamento homeopático mais indicado pra esta paciente seria:
Echinacea angustifolia
Paciente 45 anos, F, chega na consulta se queixando de tosse em períodos frequentes, tosse canina; que piora a noite, o paciente relata que fica de lado e segura o tórax, as vezes tosse até vomitar e também vomita se não consegue expectorar. Refere que todo esforço para expectorar um pouco de catarro termina em vômitos e que as vezes apresenta fezes ensanguentas. No aspecto mental, refere ser teimoso e apresenta um sintoma muito peculiar: Ele pensa que é perseguido, principalmente por inimigos imaginários. Refere ser muito suspeitoso e Paranoico. O melhor medicamento homeopático para ser prescrito a este paciente é:
Drosera rotundifolia
Paciente 49 anos, M, Hipertenso, vem a consulta referindo queixa de cefaleia. Seus o que chama atenção do medico homeopata são os sintomas psíquicos que incluem confusão como se estivesse intoxicado; à noite ao acordar. Falta de memória, não consegue lembrar de que lado da rua mora, não consegue encontrar sua casa; perde-se em ruas muito conhecidas, porque não as reconhece; está confuso, as ruas (e as coisas mais familiares), parecem incomuns, estranhas, e o caminho até a sua casa parece muito longo. Não sabe quem é, não reconhece ninguém, nem seus parentes mais próximos; repele sua esposa e seus filhos. Tem medo da morte, de ter sido envenenado, porque sente a garganta inchada e o tórax como se estivesse parafusado. Tem medo como se algo desagradável fosse acontecer. Não quer falar; só responde. Voltam à sua mente ofensas antigas, já esquecidas. Irritável pela menor oposição. As cefaleias são intensíssimas, violentas, pulsantes e sincrônicas com os batimentos cardíacos; sensação de estalo, como se a cabeça fosse arrebentar, sobem do pescoço ou tórax junto com as sensações de plenitude e calor; as dores aparecem ou pioram por qualquer fonte de calor radiante e pelo sol (a cefaleia aumenta e diminui todos os dias com o curso do sol). O melhor medicamento homeopático para este paciente é:
Glonoinum
Você foi convidado a fazer uma consulta hospitalar para um paciente internado, masculino, de 79 anos, com diagnóstico de osteomielite na tíbia, com inchaço e dores que melhoram pelo frio local, apresenta periostite e fistulização, intenso prurido no orifício, expulsão de sequestros e secreção de pus irritante, escoriante e fétido; dores noturnas e grande prostração com febre. Paciente relata história de muitas cáries dentárias. Se apresenta deprimido, indiferente aos seus entes queridos, não demonstra afeto por eles, além disso esta tendo comportamentos de desejo sexual intenso. Ao exame físico você observa veias varicosas. O medicamento a ser prescrito é:
Fluoric acidum
Paciente 46 anos, feminina, vem ao consultório com queixa de obesidade, fissura anal e prurido na pele que coça ate sangrar. Além da obesidade, a paciente refere apatia, constipação intestinal e muita sensibilidade ao frio demonstrando ser friorenta. Ao exame físico, chama atenção do médico homeopata que a pele da paciente apresenta erupção úmida, fissurada, secretando um líquido amarelo, viscoso, pegajoso, transparente e espesso como mel. Além dessas características, o paciente é indeciso, receoso, esquecido, apático e queixa que tem se sentido um miserável. Questionado sobre sua infância, relata que era uma crianças insolente, incômoda, que ria das reprimendas. O medicamento que melhor cobre esses sintomas é:
Graphites
Paciente 2 meses, M, tem apresentado cólicas abdominais, que o fazem se esticar pra trás. As dores abdominais são constantes, e agravadas em intervalos regulares por paroxismos intensos. As dores são muito agudas. O medicamento que este paciente necessita é:
Dioscorea vilosa
Paciente 23 anos, masculino, chega ao consultório relatando que fica resfriado por qualquer tempo frio e úmido, queixa de coriza seca com completa obstrução do nariz. Ao exame físico você percebe catarro no ouvido médio. Relata também que quando o se expõe a tempo frio e úmido apresenta tosse rouca, espasmódica com prurido na faringe. O medicamento mais indicado para o caso é:
Dulcamara
Paciente de 52 anos, Feminina, apresentando diagnóstico de dengue. Paciente refere queixas que começam como se as costas quebrassem, grandes tremores da cabeça aos pés se espalhando das costas, grande sensibilidade ao frio, dores de cabeça congestivas, rosto corado, pele amarela e olhos amarelos, dor no abdômen e na região do fígado, incapacidade de reter qualquer alimento pois apresenta vômito de bile. Paciente queixa que o mais a incomoda é que os ossos doem como se quebrassem. O medicamento homeopático mais indicado pra esta paciente seria:
Eupatorium perfoliatum
Paciente 27 anos, feminina, queixa de humor variável e crises de histeria. Relata uma dor na garganta que paradoxalmente melhora quando engole. Refere que não suporta cheiro de cigarro, e fica muito magoada facilmente e sofre em silêncio. Durante a consulta a paciente suspira e boceja por várias vezes. O medicamento mais indicado para o caso é:
Ignatia amara
Paciente 12 anos, masculino, é trazido à consulta pela mãe, que relata os seguintes sintomas: Secreção nasal, que é predominantemente retronasal, amarelo-esverdeada, espessa, filamentosa, aderente, com presença de tampões elásticos e pedaços esverdeados difíceis de eliminar. Além disso, refere hálito fétido, língua vermelha e seca com sede intensa. As eliminações catarrais alternam-se com artralgias. O medicamento mais indicado para o caso é:
Kali bichromicum
Paciente 10 anos, masculino, trazido na consulta pela mãe, relata que apesar de comer muito é magro, não consegue ganhar peso. Ao questionar sobre o psiquismo do paciente, a mãe relata que o filho apresenta apreensão e ansiedade constante se não estiver sempre ocupado. Parece sempre estar ocupado, mas sem ideias ordenadas, é uma verdadeira mosca de carro. Tem a sensação de que algo assustador vai acontecer. Muita irritabilidade, sujeito a violentos acessos de cólera impulsiva, que podem chegar a ter ideias de matar, e isso deixa a mãe muito preocupada. Tem grande desejo de ar livre que melhora seus sintomas. Ao exame físico você nota algumas glândulas hipertrofiadas. O medicamento que melhor cobre esses sintomas é:
Iodium purum
Paciente 78 anos, feminina, Queixa-se de varizes de MMII, relata que os fenômenos inflamatórios dolorosos nas veias e hemorragia de sangue negro, que persistente e sem esforços expulsivos. Paciente relata que sente frio com facilidade. Queixa também de hemorroidas com dores pelo menor contato; dores retais pulsáteis, com dor nas costas; enquanto evacua; com prurido anal; hemorragias seguidas de prostração desproporcional com a perda. Ao exame físico você observa que as hemorroidas são azuladas. O medicamento a ser prescrito é:
Hamamelis virginica
Paciente de 23 anos, Feminina, apresenta vômitos fáceis desde a infância, seu apelido na escola era “vomitona”, pois tudo nela provocada vomito e náuseas constantes. Queixa também de uma asma desde criança, com a característica de dispneia é progressiva e que cresce rapidamente, piora pelo movimento e ao ar livre, muitas vezes com palidez e cianose no rosto e extremidades (que esfriam); tosse violenta, espasmódica, sufocante, a cada inspiração acompanhada de náuseas constantes, persistentes, que não melhoram com os vômitos, e coincidem com uma língua limpa. Relata ainda que as vezes apresenta epistaxe durante o ataque, que dura 1 ou 2 horas e termina com uma expectoração escassa e mucosa. O medicamento homeopático mais indicado pra esta paciente seria:
Ipecacuanha
Paciente 14 anos, masculino, mãe relata que o filho apresenta um furúnculo em nádegas com a seguinte característica: extremamente doloroso e sensível, que melhora pelo calor. Tem drenado um pouco de pus misturado com sangue e tem odor de queijo rançoso. As dores são semelhantes às causadas por espinhos ou lascas. Além disso, Apresenta suores abundantes e ácidos, que pioram à noite; o paciente está muito irritado, violento e hipersensível à dor, ao menor contato e ao frio. O medicamento homeopático mais indicado pra esta paciente seria:
Hepar sulphur
Paciente 53 anos, feminina, se queixando se sentir deprimida e esgotada. Sente necessidade de trabalhar, melhora estando ocupada. Queixa de perda de libido na menopausa. Apresenta leucorreia com grumos e fétida, prurido vulvar, seios inchados e dolorosos, utilizar sutiã piora seus sintomas. Tem um sintoma peculiar que é sensação de peso no útero e uma dor sacro lombar, uma dor região renal e escapa urina após micção. Necessidade de se mexer, de trabalhar, depois que para e repousa volta a ficar cansada. O medicamento homeopático que este paciente necessita é:
Helonias dioica
Paciente 58 anos, M, paciente oncológico em tratamento de câncer de mama. Tem apresentado sinusite aguda com secreção retronasal amarela, espessa, aderente, com filamentos de sangue; sensação de frio na mucosa nasal ao inspirar; língua amarelada e dentada, com sensação de vazio gástrico e desfalecimento. Queixa de dores do câncer com sensação cortante, semelhantes a facadas, especialmente na mama. O medicamento que este paciente necessita é:
Hydrastis canadensis
Paciente 45 anos, F, vem à consulta acompanhada do marido, que relata que a esposa tem sentido muita raiva com delírio raivoso, ciúmes intensos, grande agitação, quer fugir da cama, morder ou golpear, briga, fala muito e incoerentemente, rasga suas roupas, quer se despir e exibir seus genitais e grita; piora ao ver objetos brilhantes ou ao escutar a água correr (tem medo e aversão à água). O marido relata que esta atitude de tirar a roupa e exibir a genitália tem feito ele passar situações constrangedoras em público. O melhor medicamento homeopático para ser prescrito a este paciente é:
Hyoscyamus niger
Doença da verruga do figo (verruca acuminata) nos genitais, geralmente acompanhada, mas nem sempre, de uma espécie de gonorreia na uretra vários dias ou semanas após o coito. Algumas vezes, as verrugas podem ser secas, mas geralmente são macias, esponjosas, com um fluido fétido, sangrando facilmente e com forma de crista de galo ou couve-flor. Nos homens, geralmente, acometem a glande e o prepúcio; nas mulheres, a região pudenda. Quando existe a gonorreia, o corpo do pênis está inchado e mais ou menos duro, e a descarga é como pus.” Esta descrição se refere ao miasma:
Sicótico
Paciente 27 anos, feminina, queixa principal: “asma”. Paciente é irritada, com medos do futuro, medos do que vai acontecer. Relata que qualquer fator emocional reflete em dor no estomago. Queixa também de sensação de espinha de peixe ou pontada na garganta sempre que está resfriado. Tem um sintoma peculiar que é transpiração em partes doloridas. Paciente apresenta crise de asma que agrava as 3h da manhã, não pode se deitar, deve se sentar, e nas crises apresenta tosse seca, asfixiante, sufocante. Apresenta cólica abdominal com dor em pontada, recorrente, que melhora ao se dobrar sobre o abdômen. Ao exame físico tem um inchaço como uma bolsa entre a pálpebra superior e a sobrancelha. O medicamento mais indicado para o caso é:
Kali carbonicum
Paciente 34 anos, feminina, QP: “insônia e dor ciática”. Paciente relata que sente uma necessidade de ser uma boa mãe, é exigente e necessita criar regras para manter tudo sob controle. A dor ciática é a esquerda e agrava com corrente de ar frio, a insônia desperta sempre as 3h da manhã. Relata também que quando criança apresentava condição catarral crônica na trompa de eustaquio que causava perda da capacidade auditiva. O medicamento mais indicado para o caso é:
Kali muriaticum
Paciente 43 anos, masculino, queixa principal: “aumento do tamanho da tireoide”. Trabalha como executivo de uma grande empresa. Paciente apresenta grande senso de dever, responsabilidade e moralismo, muito dedicado ao trabalho, na rotina da empresa trabalha varias horas sem pausa, e tem um perfil mais introspectivo. Paciente apresenta um sintoma peculiar se uma sensação como se fosse vítima de uma ira ou vingança divina e se sente muito culpado quando por algum motivo esta impedido de exercer seus deveres, além disso se sente culpado em situações achando que não cumpriu com sua obrigação. Durante a consulta você observa que o paciente esfrega e retorce constantemente as mãos. O medicamento que melhor cobre esses sintomas é:
Kali bromatum
Paciente 57 anos, masculino, QP: “estresse e fraqueza de memória”. Paciente relata que é gerente de uma empresa no ramo de transmissão de energia, tem tido muito demanda no trabalho que não resta tempo para amigos e relações sociais, isso desperta nele uma nostalgia do tempo em que tinha mais contato e relacionamentos familiares e sociais. Tem muito senso de dever e estudos, se dedica muito ao trabalho, o que tem lhe causado uma estafa mental, apresentando sintomas de burnout. Não tem se lembrado de palavras e nomes, tem sentido falhas na memória. Tem ficado irritável facilmente, choroso e deprimido. O medicamento a ser prescrito é:
Kali phosphoricum
Paciente 17 anos, feminina, queixa principal “dor de garganta”: Paciente refere que a garganta esta sensível ao toque externo, sensação de garganta fechando, precisa ficar com a boca aberta para não sufocar. Está difícil para engolir, as dores da garganta irradiam para os ouvidos. Sensação de garganta áspera, seca, como queimada. Mas a sensação que é mais marcante na paciente, é que as dores se deslocam de um lado para o outro (da direita pra esquerda e da esquerda para a direita). Além disso, a paciente relata que ao escrever usa palavras erradas, omite letras e esta sem concentração na leitura e estudo, e que seu apetite esta aumentado, esta faminto mesmo após o termino das refeições. O medicamento mais indicado para o caso é:
Lac caninum
Paciente 52 anos, feminina, QP: “sintomas de menopausa”. Paciente relata que esta sem menstruar há 2 anos, sentindo afluxo de calor pra região superior do corpo, não suporta roupa com gola alta, tem necessidade de afrouxar a roupa, tudo ao redor da garganta é incomodo, sente piora dos sintomas quando está calor. Tem um sintoma peculiar que são os sintomas de dor de garganta eventuais começando do lado esquerdo e vão para o lado direito. Paciente é egocêntrica, invejosa, loquaz (fala sem parar indo de um assunto ao outro durante toda consulta), o marido diz que ela é muito ciumenta. A religião é um tema muito importante para ela, refere que tem medo de ir para o inferno. O medicamento mais indicado para o caso é:
Lachesis
O medicamento mais indicado para lesões por perfurações, picadas, mordidas de animais raivosos, pirou em prego enferrujado, ferimentos sensíveis ao toque, com abcessos e estados sépticos muito sensíveis, aliviados pelo frio (apesar de ser friorento), dor, rigidez e condições gotosas das articulares que estão frias ao toque e melhoram pelo frio, as dores começam nos MMII e se deslocam pra cima, é:
Ledum palustre
Paciente 27 anos, Feminina, QP: “corrimento vaginal”. Paciente relata que há duas semanas vem apresentando sintomas de leucorreia com muito prurido vulvar. A leucorreia é muito irritante, corrosiva e ardente, eventualmente tem mau odor, de cor amarelada que chega a manchar a roupa, prurido localizado principalmente entre os lábios vulvares. Em alguns momentos chega a apresentar inchaço da genitália externa. Ao urinar sente dor na vagina, como se fosse uma ferida. Além disso, paciente tem história de tendência ao emagrecimento. História patológica pregressa relata muitas cáries dentárias na infância e costumava apresentar mau odor na boca, e manchas escuras nos dentes. O medicamento a ser prescrito é:
Kreosotum