medcards Flashcards
Epidemiologia básica AR: […]
Predomina entre 25-55 anos.Mais comum no sexo feminino 3:1.Tabagismo e história familiar são fatores de risco.
Lesão histológica básica da AR que inicia todos os eventos articulares: […]
Sinovite.Epítopo compartilhado: peptídeos artritogênicos com ativação sistema imune com CD4+ autorreativos.
Membrana Sinovial é […]
Membrana da porção interna da capsula de articulações diartroidais.São articulações de grande mobilidade.
Tecido inflamatório articular na AR é chamado de […]
Pannus.Vai crescendo e lesando estruturas contíguas devido liberação de enzimas proteolíticas.
Principal citocina relacionada à perpetuação do processo inflamatório na AR: […]
TNF-alfa.
Fator Reumatoide.O que é e interpretação: […]
Fator Reumatoide.O que é e interpretação: […]Trata-se de um autoanticorpo normalmente do tipo IgM que reconhece a porção Fc de anticorpos do tipo IgG.Formando complexos imunes com estes.Sua negatividade não descarta a doença e diversas doenças podem dar falso positivo.Exemplos: pessoas saudáveis, LES, endocardite, Sjögren, mononucleose, TB, lues, sarcoidose, hepatite, calazar e esquistossomose.
Análise do líquido sinovial de pacientes com AR.É esperado achado de níveis de complemento e neutrófilos, respectivamente […]
Análise do líquido sinovial de pacientes com AR.É esperado achado de níveis de complemento e neutrófilos, respectivamente […]Diminuído e aumentado.
Artrite insidiosa simétrica de pequenas articulações das mãos e punhos.Acometimento sistêmico com fadiga, mal-estar, anorexia, mialgia, derrame pleural, nódulos subcutâneos e vasculite necrosante.Diagnóstico: […]
Artrite insidiosa simétrica de pequenas articulações das mãos e punhos.Acometimento sistêmico com fadiga, mal-estar, anorexia, mialgia, derrame pleural, nódulos subcutâneos e vasculite necrosante.Diagnóstico: […]AR.Costuma poupar IFD.
Artrite Reumatoide costuma poupar as articulações […]
IFDs.
[…] é a principal causa de morte em portadores de Artrite Reumatoide.
Doenças cardiovasculares.O estado inflamatório crônico aumenta muito o risco cardiovascular.Há aumento do estresse oxidativo e quantidade de lipídeos oxidados circulantes que se depositam nas paredes arteriais e aceleram o desenvolvimento de placas de ateroma.
Artrite Reumatoide aumenta o risco de principalmente três doenças: […]
Artrite Reumatoide aumenta o risco de principalmente três doenças: […]Cardiovasculares.Osteoporose.Linfoma difuso de grandes células B.
Articulações mais envolvidas pela artrite reumatoide em ordem decrescente: […]
Pequenas articulações das mãos: metacarpofalangeanas e IFP.Pequenas articulações dos pés.Punhos.Cotovelos.Coxofemoral.Ombros.Coluna cervical.ATM.Cricoaritenoides.IFD sempre poupadas na AR.
Artrite reumatoide pode acometer coluna […]
Cervical superior, apenas.
A artralgia na artrite reumatoide é caracterizada por […]
Rigidez matinal com >1h duração. Pode haver calor local, eritema é incomum e ligado normalmente à infecção secundária.
Manifestações nos MMSS clássicas da AR: […]
Desvio ulnar dos dedos.Dedo em pescoço de cisne.Dedo em Boutonniere.Punhos em dorso de camelo.Síndrome do túnel do carpo.
Sinais semiológicos clássicos para Síndrome do Túnel do Carpo: […]
Tinel e Phalen.
Paciente portador de AR que apresenta edema e dor intensa em um membro inferior.Dois diferenciais: […]
Paciente portador de AR que apresenta edema e dor intensa em um membro inferior.Dois diferenciais: […]TVP.Cisto de Backer Roto.É mais frequente na AR.Membrana sinovial poplítea desenvolve bolsão que pode invadir os planos musculares e dissecar suas fáscias e romper.Fazer Doppler para diferenciar.
Paciente com AR apresentando tetraparesia e paralisia diafragmática.Devo pensar em: […]
Paciente com AR apresentando tetraparesia e paralisia diafragmática.Devo pensar em: […]Compressão medular por subluxação atlantoaxial.C1 sobre C2.
Paciente com AR com vertigens e síncope de início súbito. Devo pensar em: […]
Paciente com AR com vertigens e síncope de início súbito. Devo pensar em: […]Síndrome vertebrobasilar.Devido subluxação atlantoaxial com compressão das Aa. Vertebrais.
Paciente com anti-CCP positivo.VHS e PCR altos.Rouquidão, disfagia e dor na região anterior do pescoço.Diagnóstico: […]
Paciente com anti-CCP positivo.VHS e PCR altos.Rouquidão, disfagia e dor na região anterior do pescoço.Diagnóstico: […]AR com acometimento das Cricoaritenoides.
Homem com AR e na radiografia apresentou sacroileíte. Diagnóstico: […]
Homem com AR e na radiografia apresentou sacroileíte. Diagnóstico: […]Provavelmente coexistência de AR com Espondilite anquilosanete.
[…] no soro são fatores preditores de manifestações extra-articulares na AR.
Altos títulos de FR e anti-CCP.
Manifestações cutâneas da AR: […]
Nódulos subcutâneos.Eritema palmar.Infartos acastanhados distais.Vasculite necrotizante.
Homem portador de AR apresenta-se com:Altos títulos de FR e anti-CCP.Ulceração cutânea.Gangrena digital.Infarto visceral.Mononeurite múltipla.Diagnóstico e qual marcador laboratorial estará diminuído: […]
Homem portador de AR apresenta-se com:Altos títulos de FR e anti-CCP.Ulceração cutânea.Gangrena digital.Infarto visceral.Mononeurite múltipla.Diagnóstico e qual marcador laboratorial estará diminuído: […]Vasculite necrotizante sistêmica da AR.Complemento estará diminuído por consumo.
Três principais manifestações oftalmológicas da AR: […]
Sjögren.Episclerite.Escleromalácea perfurante.
Episclerite é: […]
Inflamação na episclera, camada entre a conjuntiva e a esclera.
Escleromalácea perfurante é: […]
Esclerite que pode resultar em BAV.A condição evolui com adelgaçamento do tecido da esclera, permitindo a visualização de cor azul da coroide o que é chamado de escleromalácea perfurante.É uma complicação possível de AR.
Complicação sistêmica mais clássica da AR: […]
Acometimento pleural com pleurite e derrame.
Acometimentos pulmonares possíveis na AR: […]
Derrame pleural.Nódulos reumatoides.Cavitação.Pneumotórax.Fibrose intersticial difusa com pneumonite.Bronquite constritiva.BOOP Bronquiolite obliterante com organização pneumônica.Síndrome de Caplan: nódulos com pneumoconiose.
Características do Derrame Pleural na AR: […]
Exsudativo com aumento de DHL e proteínas.Complemento baixo, embora normal no soro.Leucócitos <5.000.FR presente.Glicose muito reduzida.Ragócitos.Ragócitos ou Reumatoid Arthritis Cells são neutrófilos com pequenas inclusões citoplasmáticas esféricas.
Acometimentos cardíacos da AR: […]
Pericardite.IAM por vasculite coronarianas.Nódulos miocárdicos.Distúrbios de condução.
Acometimentos neurológicos da AR: […]
Nódulos reumatoides nas meninges.Síndrome do túnel do carpo.Neuropatia cervical por subluxação AA.Vasculite de vasa nervorum com mononeurite múltipla.Vasculite cerebral.
Acometimentos renais da AR: […]
Nefropatia membranosa.Associada a medicamentos utilizados.Iatrogênica.Glomerulonefrite.Principalmente mesangial.Amiloidose.
Lógica do diagnóstico de AR: […]
Achado dos seguintes:Sinovite clinicamente evidente em 3 ou mais articulações periféricas típicas.Positividade FR e/ou ACPA como anti-CCP e outros.Aumento VHS e PCR.Excluir outros diagnósticos.
Os critérios diagnósticos de AR foram modificados visando a […]
Aumentar a sensibilidade.Assim poderemos detectar precocemente e tratar com drogas modificadoras do curso da doença.Foi evidenciado que mais de 80% dos danos articulares ocorrem nos primeiros dois anos da doença.
Vantagem do anti-CCP em relação ao FR: […]
Mesma sensibilidade mas tem elevada especificidade.E= 95%.
Marcadores de fase aguda da AR: […]
VHS.PCR.Anemia de doença crônica.Trombocitose.Leucocitose.
Neutropenia associada a esplenomegalia em paciente com AR de longa data.Diagnóstico e conduta: […]
Neutropenia associada a esplenomegalia em paciente com AR de longa data.Diagnóstico e conduta: […]Síndrome de Felty. MTX, sais de ouro e esplenectomia se refratário com infecções recorrentes.
Características do líquido sinovial de paciente com AR: […]
Aspecto turvo.Viscosidade reduzida.Aumento proteínas.Baixa glicose.Leucometria 5-50.000/mm³ com PMN.FR positivo.anti-CCP positivo.Complemento baixo.
Achados na radiografia articular na AR: […]
Aumento das partes moles e derrame articular.Osteopenia justarticular.Destruição da cartilagem.Diminuição do espaço articular.Cistos subcondrais.Erosões ósseas marginais.Anquiloses.Subluxações.
Tratamento de Artrite Reumatoide: […]
DARMDs.Metotrexate primeira escolha, Leflunomida, Cloroquina, Sulfassalazina e biológicos.AINE.Alívio da dor.Glicocorticoide.Em dose baixa ou média 7.5-30mg/dia como ponte até DARMD fazer efeito.Sempre associar bifosfonado, cálcio e vitamina D se uso prolongado de corticoides.Medidas gerais com acompanhamento multidisciplinar e repouso articular.
Mecanismo de ação do Metotrexate MTX: […]
Mecanismo de ação do Metotrexate MTX: […]Inibição da enzima diidrofolato redutase.Interfere no metabolismo de purinas e pirimidias das células do sistêmia imune. Suplementar sempre com ácido folínico ou fólico.
Metotrexate.Principais efeitos adversos, precauções antes de inicar e lógica do manejo das doses: […]
Metotrexate.Principais efeitos adversos, precauções antes de inicar e lógica do manejo das doses: […]Mucosite, intolerância TGI, pneumonite por hipersensibilidade e hepatotoxicidade.Pedir antes sorologia HBV e HCV, hemograma, creatinina e ureia, hepatograma.Repetir hemograma e hepatograma 2-3meses.Dose inicial 7,5mg/semana incrementando 2,5mg por semana até um máximo de 25mg/semana.
Mecanismo de ação Leflunomida: […]
Inibe síntese de pirimidinas.É uma DMARD da AR.
Mecanismo de ação da Cloroquina e Hidroxicloroquina: […]
Antimaláricos utilizados no tratamento de AR por imunomodulação.Principal efeito adverso é toxicidade retiniana.
DMARDs biológicas na Artrite Reumatoide, seus usos e mecanismos e ação são: […]
Podem ser utilizados isoladamente se intolerância a outras classes de DMARDs ou em associação.anti-TNF-alfa.Infliximab e Adalimumab.anti-IL1.anti IL-6.análogos do CTLA-4.Neutralizadores do CD20.Rituximab.
Principal efeito colateral dos Anti-TNF-alfa: […]
Surgimento de infecções oportunistas.Fúngicas invasivas e reativação TB latente.Sempre pedir PPD antes de iniciar.Raramente pode ocorrer também indução de anticorpos anti-DNA e LES.
[…] é um grupo de doenças cuja característica principal é artrite crônica >6 semanas antes dos 16 anos de idade.Suas principais formas e alterações laboratoriais esperadas: […]
[…] é um grupo de doenças cuja característica principal é artrite crônica >6 semanas antes dos 16 anos de idade.Suas principais formas e alterações laboratoriais esperadas: […]AIJ Artrite Idiopática Juvenil.Formas:Artrite sistêmica.Oligoartrite.Poliartrite com FR.Poliartrite sem FR.Artrite relacionada à entesite.Artrite psoriática.Alterações esperadas:Anemia, leucocitose e trombocitose ou pancitopenia.Aumente de VHS, PCR e ferritina.Alargamento de TAP e TTP.ANA, FAN, FR.HLA-B27 na forma relacionada à entesite.
Paciente de 5 anos com artrite de uma ou mais grande articulação.Há grande aumento e rigidez matinal.Febre diária por pelo menos duas semanas >39º C.Além de um dos seguintes: exantema maculopapular que piora com sol, calor e estresse, linfadenomegalia generalizada, esplenomegalia discreta, hepatomegalia e serosite.Diagnóstico: […]
Paciente de 5 anos com artrite de uma ou mais grande articulação.Há grande aumento e rigidez matinal.Febre diária por pelo menos duas semanas >39º C.Além de um dos seguintes: exantema maculopapular que piora com sol, calor e estresse, linfadenomegalia generalizada, esplenomegalia discreta, hepatomegalia e serosite.Diagnóstico: […]AIJ forma Artrite Sistêmica.Doença de Still.
Menina de 1-3 anos com artrite >6 semanas.Acometimento de 4 ou menos articulações grandes ou pequenas.Uveíte bilateral assintomática.Diagnóstico: […]
Menina de 1-3 anos com artrite >6 semanas.Acometimento de 4 ou menos articulações grandes ou pequenas.Uveíte bilateral assintomática.Diagnóstico: […]AIJ forma Oligoartrite.
Artrite que acomete meninas <6 anos, sem manifestações sistêmicas. Poliartrite de cinco ou mais articulações nos seis primeiros meses de doença.Artrite progressiva, simétrica e de grandes e pequenas articulações.Diagnóstico: […]
Artrite que acomete meninas <6 anos, sem manifestações sistêmicas. Poliartrite de cinco ou mais articulações nos seis primeiros meses de doença.Artrite progressiva, simétrica e de grandes e pequenas articulações.Diagnóstico: […]AIJ forma Poliartrite com FR negativo.
Poliartrite afetando cinco ou mais articulações nos seis primeiros meses de doença.Acomete meninas 12-16 anos.Doença agressiva com alterações erosivas e manifestações sistêmicas.Diagnóstico: […]
Poliartrite afetando cinco ou mais articulações nos seis primeiros meses de doença.Acomete meninas 12-16 anos.Doença agressiva com alterações erosivas e manifestações sistêmicas.Diagnóstico: […]AIJ forma Poliartrite com FR positivo.
Paciente masculino <6 anos com artrite.HLA-B27 positivo.Apresenta uveíte anterior assintomática.Há história de espondilite anquilosante.Ao exame físico tem dor à digitopressão das articulações sacroilíacas e dor na coluna.Diagnóstico: […]
Paciente masculino <6 anos com artrite.HLA-B27 positivo.Apresenta uveíte anterior assintomática.Há história de espondilite anquilosante.Ao exame físico tem dor à digitopressão das articulações sacroilíacas e dor na coluna.Diagnóstico: […]AIJ forma relacionada a entesite.
Artrite associada à dactilite, pequenas depressões unguais em criança <16 anos. Diagnóstico: […]
Artrite associada à dactilite, pequenas depressões unguais em criança <16 anos. Diagnóstico: […]AIJ forma Artrite Pscoriásica.Achado de dactilite = pensar em artrite psoriásica, inclusive no adulto.
Drogas usadas para manejar AIJ: […]Drogas modificadoras da AIJ: […]
Drogas usadas para manejar AIJ: […]Drogas modificadoras da AIJ: […]AINEs, corticoides, biológicos.Metotrexate e Sulfassalazina.
Doença de Still: […]
É o nome dado para AIJ de início sistêmico.Trata-se de uma doença auto-inflamatória com ativação células inatas com secreção citocinas, como a proteína S-100.Há grande resposta ao Anakira, um monoclonal anti-IL-1.
Menina com AIJ oligoarticular de início antes do 6 meses e longa duração.FAN positivo.Esta paciente tem alto risco de desenvolver: […]
Menina com AIJ oligoarticular de início antes do 6 meses e longa duração.FAN positivo.Esta paciente tem alto risco de desenvolver: […]Uveíte anterior.Exame com lâmpada de fenda trimestral.
Paciente com AIJ sistêmica com leucocitose, VHS alto, trombocitose evoluí com pancitopenia, ferritina extremamente alta e VHS baixo. Diagnóstico, método padrão ouro e conduta: […]
Paciente com AIJ sistêmica com leucocitose, VHS alto, trombocitose evoluí com pancitopenia, ferritina extremamente alta e VHS baixo. Diagnóstico, método padrão ouro e conduta: […]SAM Síndrome da Ativação Macrofágica.Aspirado de MO.Imunossupressão agressiva com pulso terapia corticoides, Ciclosporina e inibidores IL-1.Macrophage activation syndrome is characterized by pancytopenia, liver insufficiency, coagulopathy, and neurologic symptoms and is thought to be caused by the activation and uncontrolled proliferation of T lymphocytes and well-differentiated macrophages, leading to widespread hemophagocytosis and cytokine overproduction.
Principais Espondiloartropatias: […]
Espondilite anquilosante.Artrite reativa, incluindo Reiter.Artrite psoriática.Espondiloartrite de início na juventude.Espondiloartrite indiferenciada.
Fatores comuns a todas Espondiloartropatias: […]
Acometimento do esqueleto axial.Lesão nas enteses, que são inserções musculares no osso.Associado a lesões sistêmicas.Superposição entre suas formas clínicas.Tendência à hereditariedade.Ausência de Fator Reumatóide.Associação com o HLA-B27.
Espondilite Anquilosante.Apresentação clínica e epidemiologia: […]
Espondilite Anquilosante.Apresentação clínica e epidemiologia: […]Artrite do esqueleto axial com fusão das vértebras em estágios avançados.Sacroileíte é marco fundamental.Acomete esqueleto axial de forma ascendente, com formação de sindesmófitos e esporões calcâneos.Rigidez matinal, dor lombar, redução amplitude de movimento da coluna lombar, hipersensibilidade óssea, pode haver outras articulações acometidas e sintomas constitucionais.Em fases terminais tem coluna em bambu e redução expansibilidade torácica.3H:1M, idade média de 23 anos, sendo raro após 40 anos.90% tem HLA-B27.
Articulação que fundamentalmente está acometida na Espondilite Anquilosante: […]
Sacro-ilíaca.Sacroileíte é marco fundamental da doença.
Teste de Schöber.Como é feito e significado: […]
Teste de Schöber.Como é feito e significado: […]Marca-se apófise de L5 e traça-se outra reta 10cm acima dela, em condições normais ao flexionar a coluna devem ficar 15cm ou mais distantes.É indicador de diminuição da mobilidade, estará alterado na espondilite anquilosante.
Complicação mais temida da Espondilite Anquilosante: […]
Fraturas vertebrais.Osteoporose e osteopenia estão frequentemente associados ao quadro.
Manifestação extra articular mais frequente da espondilite anquilosante: […]
Uveíte anterior aguda. 30-40% dos doentes, principalmente nos que tem HLA-B27.
Manifestação pulmonar mais comum da Espondilite Anquilosante: […]
Manifestação pulmonar mais comum da Espondilite Anquilosante: […]Fibrose bolhosa dos lobos superiores.Cistos que rompem levando à hemoptise.
Espondilite Anquilosante.Manifestações cardíacas mais comuns: […]2
Espondilite Anquilosante.Manifestações cardíacas mais comuns: […]2Insuficiência aórtica.BAVT.
Manifestações renais mais comuns da Espondilite Anquilosante: […]
Amiloidose e Nefropatia por IgA.
Manifestações neurológicas mais comuns da espondilite anquilosante: […]
Deslocamento.Fraturas coluna cervical.Cauda equina.Anestesia em cela, perda do controle esfincteriano e fraqueza MMII.
Manifestação intestinal mais comum da Espondilite Anquilosante: […]
Doença Inflamatória Intestinal.Ocorre em 60% dos pacientes, geralmente assintomáticos.Em 10% abre quadros floridos.
Diagnósticos diferenciais de Espondilite Anquilosante: […]
Outras espondiloartropatias, hiperostose difusa idiopática, intoxicação por vitamina A e fluorose.
Diferenciação radiológica entre Espondilite Anquilosante e Reiter ou Artrite Psoriática: […]
Ambas podem cursar com sindesmófitos, contudo na EA são simétricos e ascendentes e nas outras condições aleatórios.A progressão da espondilite anquilosante é evidenciada pela ossificação das fibras anteriores do ânulo fibroso.
Achados radiográficos da Espondilite Anquilosante: […]
Borramento imagem sacroilíacas.Classicamente bilateral mas pode ser unilateral.Sempre realizar incidência de Fergunson.Esporões de calcâneo.Sindesmófitos simétricos e ascendentes.Coluna em bambu.
Tratamento de Espondilite Anquilosante: […]
Postural, exercícios físicos de baixo impacto e fisioterapia. AINEs são primeira escolha para pacientes sintomáticos, em geral Indometacina 75-150mg/dia.Não usar corticoides sistêmicos.anti-TNF-alfa para refratários geralmente com ótima resposta.
Diferença entre Artrites Reativas e Síndrome de Reiter: […]
Artrites reativas são processos inflamatórios articulares reativos à processos infecciosos à distância, geralmente acometendo TGI ou uretra.Podem cursar de diversas maneiras.Caso não encontre indícios de infecção chamar de Espondiloartrite Indiferenciada.Uma delas é a Síndrome de Reiter.Artrite + Conjuntivite + Uretrite.
Artrite Reativa.Agentes etiológicos mais associados: […]4
Artrite Reativa.Agentes etiológicos mais associados: […]4Salmonella.Campylobacter.Clamídia.Shiguella.
[…] é a articulação classicamente acometida na Artrite Reativa.
Joelho.
Além da tríade clássica da Síndrome de Reiter […] são achados clínicos peculiares da Artrite Reativa.Tríade clássica:Artrite.Uretrite.Conjuntivite
Além da tríade clássica da Síndrome de Reiter […] são achados clínicos peculiares da Artrite Reativa.Tríade clássica:Artrite.Uretrite.ConjuntiviteBalanite circinada.Úlceras orais.Ceratoderma blenorrágico.Na presença de HIV temos formas mais agressivas.
Artrite Reativa.Tratamento e prognóstico: […]
Artrite Reativa.Tratamento e prognóstico: […]AINEs.Antibioticoterapia.Corticoides são raramente utilizado.Sulfassalazina em casos refratários.anti-TNF-alfa em casos refratários.Prognóstico geralmente é imprevisível, podendo cronificar.Raramente é disfuncional.
Conduta para paciente com artrite reativa agressiva ou artrite psoriática refratária a tratamento: […]
Sorologia para HIV, geralmente associada.
Principais apresentações da Artrite Psoriática: […]5
Principais apresentações da Artrite Psoriática: […]5Oligoartrite Periférica Assimétrica.Lembra Síndrome de Reiter.É sempre assimétrica e pega joelho, dactilite pode estar presente.Sempre procurar sinais de psoríase na pele.Poliartrite Periférica Simétrica.Lembra AR.Pega pequenas articulações, é difícil de diferenciar.Envolvimento do esqueleto axial.Lembra espondilite anquilosante.Porém o envolvimento é aleatório.Cursa com alterações ungueais, o que as diferencia.Típico.Envolvimento das IFDs, acomete unha, entesite, uveíte e conjuntivite.Multilante.Forma mais rara e grave.Cursa com dissolução óssea e dedos em telescópio.
Locais preferenciais de lesões cutâneas psoriásicas: […]
Couro cabeludo.Palma da mão.Unhas.Região periumbilical.Região lombar.Joelhos e região tibial.Plantas dos pés.
Artrite Psoriática.Achados laboratoriais e radiográficos: […]
Artrite Psoriática.Achados laboratoriais e radiográficos: […]VHS e PCR na fase aguda.Pode haver pequenos títulos de FR e FAN além de hiperuricemia.Psoríase é alto turnover células com síntese e degradação de ácidos nucleicos aumentados.Sempre repor ácido fólico.À radiografia vejo acometimento IFD, deformidade lápis no copo, erosão com proliferação óssea adjacente.
Lógica do tratamento de Artrite Psoriática: […]
AINES são a primeira escolha.MTX se refratários.Associar DMARD como Sulfassalazina ou Leflunomida.anti TNF-alfa em casos refratários após 6 meses.Não utilizar corticoides sistêmicos devido alto risco de psoríase pustulosa.
Definição de Artropatia Enteropática: […]
Artrite enteropática é uma artrite cuja causa está ligada a uma doença intestinal.Exemplos: Crohn, RCUI, Enterite Infecciosa e Doença Celíaca.
Quadro clínico de Artrite na Doença de Crohn ou RCUI: […]
Artrite aguda migratória.Não erosiva.Responde ao controle da doença de base.Aparece em semanas sem deixar sequelas.Não há patogenia conhecida.
Artrite, serosite, diarreia, perda ponderal, hiperpigmentação cutânea e linfadenopatia: […]
Doença de Whipple.Lipodistrofia intestinal.Rara doença infecciosa e sistêmica causada pela bactéria Tropheryma whipplei. Descrita pela primeira vez por George Hoyt Whipple em 1907, a doença causa principalmente má-absorção intestinal, mas pode afetar qualquer parte do corpo inclusive articulações, o coração, pulmões, cérebro e olhos. Perda de peso, diarreia, dores articulares e artrites são sintomas comuns, mas a apresentação pode ser altamente variável sendo que aproximadamente 15% dos pacientes não têm estes sinais clássicos e sintomas.A doença pode ser normalmente curada com terapia antibiótica a longo prazo, que pode levar anos. A doença não-tratada costuma ser fatal.
Relação entre Espondiloartropatia e Doença Inflamatória Intestinal: […]
20% dos pacientes com doença intestinal inflamatória desenvolvem sacroileíte e ocasionalmente espondilite grave.Há ligação com HLA-B27.A evolução não depende do curso da doença de base.Tratamento igual ao da espondilite anquilosante.
Mecanismo de ação dos AINEs: […]
Inibição da enzima COX com diminuição da síntese de PG tendo efeito anti-inflamatório, antipirético e analgésico.
Funções da COX-1, COX-2 e COX-3: […]
COX-1.Manter homeostase e síntese de muco gástrico.Expressa em plaquetas e mucosa gastroduodenal.COX-2.Ligada ao processo inflamatório, é induzida por injúria tecidual ou LPS bacteriano.Também é expressa no cérebro, rins e no endotélio, ligado à homeostase do endotélio. COX-3.Expressa no cérebro, pouco compreendida ainda.
[…] são uma classe de AINEs mais seletivo para COX2.Tem menos efeitos colaterais TGI, mas apresentou aumento importante do risco cardiovascular.Alguns foram retirados do mercado.
[…] são uma classe de AINEs mais seletivo para COX2.Tem menos efeitos colaterais TGI, mas apresentou aumento importante do risco cardiovascular.Alguns foram retirados do mercado.Coxib.
AINEs […] o risco cardiovascular.
Aumentam.Exceto AAS em baixas doses.
Tempo necessário para efeito do AAS passar […]
7-10 dias.Trata-se de um inibidor irreversível da COX. Preciso esperar o turnover plaquetário.
Mecanismo de ação da Colchicina: […]
Inibe síntese de microtúbulos intracelulares ao se ligar à Tubulina.Assim, inibe a motilidade de neutrófilos e dificulta sua chegada na inflamação.Usado para tratar Gota e Febre Familiar do Mediterrâneo.Tem também ação antimitótica.Utilizado para análise de cariótipos pois para a célula em metáfase, momento em que a cromatina está mais densa permite melhor visualização.
Efeito colateral mais comum dos AINEs: […]
Dispepsia.Em usuários crônicos pode ocorrer Doença Ulcerosa Péptica.
Mecanismos de lesão renal pelos AINEs: […]
Hipofluxo renal.Exacerbam situações com ICC, cirrose e hipovolemia.Inibem reabsorção de Na aumentando a natriurese.Diminuí a excreção de água livre e leva a edema.Estimula síntese de renina.Diminuí a função de alguns anti-hipertensivos.Pode ocorrer isquemia medular, necrose de papila por vasoconstrição intra-renal e nefrite intersticial aguda.
Paciente com necessidade de terapia prolongada com AINEs e risco para lesões.Medidas úteis para reduzir risco de injúria do TGI: […]
Paciente com necessidade de terapia prolongada com AINEs e risco para lesões.Medidas úteis para reduzir risco de injúria do TGI: […]Pesquisar H. pylori e erradicar se positivo.Usar IBP durante o tratamento.Não utilizar Antagonistas H2 como a Ranitidina.Estudos mostram que não ajuda.Considerar Análogo PGE2 Misoprostol.Pacientes de alto risco.
Hepatopata crônico precisa receber Prednisona.Conduta: […]
Hepatopata crônico precisa receber Prednisona.Conduta: […]Administrar Prednisolona.A Prednisona é um pró-hormônio que precisa sofrer metabolização hepática para ficar ativo.
Conversão da dose de Prednisona VO para Metilprednisolona EV: […]
5mg de Prednisona equivale a 4mg de Metilprednisolona.
Condições que aumentam o efeito de Corticoides: […]
Cetoconazol e Eritromicina.Inibem P450.Idade avançada.Devido menor clearence.Hepatopatias.Devido menor metabolização.Hipoalbuminemia.Devido aumento da fração livre.
Condições que reduzem o efeito de Corticoides: […]
Drogas que induzem P450.Exemplo: Rifampicina, Barbitúricos e Fenitoína.
Uso de corticoides na gravidez e lactação: […]
São seguros em doses baixas-médias pois a placenta metaboliza a droga e quase nada chega ao feto.Exceto a dexametasona que não é metabolizada pela placenta.
Efeito celular dos Glicocorticoides: […]
Efeitos genômicos e não-genômicosAlteram membrana celular, induzem e inibem genes.Ação nuclear.Estimulam síntese de NFkb que inibe transcrição de citocinas pró-inflamatórias.Indução da lipocortina um bloqueador da Fosfolipase A2.
Glicocorticoides e amamentação: […]
Recomendar amentar após 4h do corticoide VO.Não pode com Dexametasdona.
Efeitos dos Glicocorticoides no Sistema Imune: […]
Aumento de Neutrófilos: eles se soltam das paredes vasculares e ocorre diminuição da taxia.Diminuição de macrófagos e monócitos.Redução da síntese de citocinas e prostaglandinas.Apoptose de eosinófilos e basófilos.
Uso de corticoides faz cair a contagem de todas as células brancas do sangue, exceto […]
Neutrófilos.
Quantidade de uso de corticoide associada com o manejo do risco de Insuficiência Adrenal Aguda: […]
> 7.5mg de Prednisona por >3 semanas.Fazer desmame gradual.
Duas condições que indicam suspensão imediata de Corticoides sem desmame: […]
Úlcera de córnea por HHV.Psicose induzida por glicocorticoides.
Baixa dose de corticoide significa: […]
<7,5mg prednisona/dia.
Dose intermediária de Corticoide significa: […]
7.5-30mg Prednisona/dia.
Alta dose de corticoide significa: […]
30-100mg prednisona/dia.
Dose muito alta de corticoide significa >[…] de Prednisona por dia.
Dose muito alta de corticoide significa >[…] de Prednisona por dia.100mg.
Dose pulsoterapia de corticoide significa: […]
> 250mg prednisona/dia.
De maneira geral […] é o melhor horário para tomar Corticoides.
De manhã.
Lógica para terapia com corticoides em dias alternados: […]
Diferença da meia vida plasmática com a meia vida biológica.O corticoide continua ativo dentro das células mesmo após sua redução no plasma, assim poderia reduzir alguns efeitos colaterais.
Definição e utilidade de pulsoterapia: […]
250mg – 2g de Metilprednisolona para induzir remissão rápida de doenças autoimunes ameaçadoras à vida.
Paciente vem do interior com histórico e acompanhamento prévio precário.Pordador de LES, apresenta doença em atividade com pancitopenia e psicose lúpica.R1 da clínica imediatamente prescreve pulsoterapia com Metilprednisolona 2g/dia por 5 dias.No terceiro dia do tratamento o paciente apresentou choque séptico com febre, anorexia, náuseas, vômitos, diarreia, dispneia e hemoptise.Diagnóstico e tratamento: […]
Paciente vem do interior com histórico e acompanhamento prévio precário.Pordador de LES, apresenta doença em atividade com pancitopenia e psicose lúpica.R1 da clínica imediatamente prescreve pulsoterapia com Metilprednisolona 2g/dia por 5 dias.No terceiro dia do tratamento o paciente apresentou choque séptico com febre, anorexia, náuseas, vômitos, diarreia, dispneia e hemoptise.Diagnóstico e tratamento: […]Estrongiloidose disseminada.Strongyloides stercorallis.Encontro parasita em secreção brônquica.Tratar com Ivermectina, Cambendazol ou Tiabendazol.Sempre usar Ivermectina empírica dose única e repetir 2 semanas depois profilático e avaliar paciente antes de pulsoterapia.
Conduta para pacientes que utilizam baixas doses de corticoides e irão se submeter a cirurgias: […]
Aumentar a dose ou adicionar outros corticoides dependendo da gravidade do estresse.Esta medida reduz a chance de infecção.
Osteoporose.Osteonecrose.Miopatia.Úlcera péptica.Pancreatite.Candidíase.Infecções.Distúrbios hidroeletrolíticos.Aterosclerose acelerada.DM e hiperglicemia.Dislipidemia.Inibição do eixo HHA.Cataraca.Glaucoma.Psicose.Distúrbios de humor.As condições acima estão associadas com […]
Osteoporose.Osteonecrose.Miopatia.Úlcera péptica.Pancreatite.Candidíase.Infecções.Distúrbios hidroeletrolíticos.Aterosclerose acelerada.DM e hiperglicemia.Dislipidemia.Inibição do eixo HHA.Cataraca.Glaucoma.Psicose.Distúrbios de humor.As condições acima estão associadas com […]Uso de glicocorticoides.
Principais efeitos colaterais ósseos dos Glicocorticoides: […]
Osteoporose.Osteonecrose por necrose asséptica.Se usuário crônico suplementar:Cálcio 1.2g/dia.400-800 UI Vitamina D/dia.Se alto risco adicionar Bifosfonados.
Principais efeitos TGI dos glicocorticoides: […]
Úlcera péptica.Pancreatite.Candidíase.Mascaramento de peritonite.
Principais distúrbios hidroeletrolíticos relacionados ao uso de glicocorticoides: […]
Retenção de sódio, caliurese com arritmias e calciúria com nefrolitíase e tetania.Ocorre devido mineralocorticoide.
Principais efeitos endócrinos do uso de glicocorticoides: […]
DM.Intolerância à glicose.Acúmulo gorduras.Dislipidemia.Inibição HHA.
Principais efeitos adversos oculares do uso de glicocorticoides: […]
Catarata e Glaucoma.
Menina 5 anos com artrite persistente em joelho D e tornozelo E há 4 meses.Refere vermelhidão no olho E há 2 meses sem secreção sem melhora ou piora.Diagnóstico: […]
Menina 5 anos com artrite persistente em joelho D e tornozelo E há 4 meses.Refere vermelhidão no olho E há 2 meses sem secreção sem melhora ou piora.Diagnóstico: […]Uveíte Anterior Crônica.Associada à AIJ.
[…] é um marcador laboratorial para detecção precoce de AR.
anti-CCP.
Manifestação ocular mais frequente na espondilite anquilosante: […]
Uveíte anterior.Iridociclite.
Paciente com Espondilite Anquilosante pode ter sua mobilidade cervical medida no exame físico pela: […]
Paciente com Espondilite Anquilosante pode ter sua mobilidade cervical medida no exame físico pela: […]Prova da Flecha de Forestier.
[…] é a doença autoimune associada a Insuficiência Aórtica.
Espondilite anquilosante.
Corticoide de escolha para emergências como crise asmática: […]
Hidrocortisona.
Classe de corticoides mais indicada para acelerar maturação pulmonar fetal: […]
Corticoides fluorados.
Equivalência de 5mg de Prednisolona: […]
Equivalência de 5mg de Prednisolona: […]4mg de Prednisona.25mg de Cortisona.20mg de Cortisol.4mg de Metilprednisona.0.75mg de Dexametasona.0.5mg de Betametasona.
Epidemiologia básica LES: […]
Mulheres jovens no menacme, 9M:1H, idade 15-45 anos, 3-4x mais comum em negras.
Fisiopatologia básica LES: […]
Doença autoimune multissistêmica com focos inflamatórios devido a múltiplos autoanticorpos e deposição de imunocomplexos e ativação do complemento.
Fatores ambientais ligados à patologia do LES: […]
Luz ultravioleta.Estrogênios.Medicamentos.Tabagismo.Exposição à sílica.Agentes microbiológicos como EBV.
O LES é, no geral, uma doença de evolução: […]
Crônica com períodos de exacerbação.
Principais manifestações de pele e mucosas do LES: […]
Fotossensibilidade.Rash malar.Alopecia não-discoide.Úlceras mucosas.Erupção discoide.Lúpus cutâneo subagudo.Lesão bolhosa.Paniculite.
Principais manifestações vasculares na pele e mucosas do LES: […]
Raynaud, vasculite purpúrica, urticária, alopecia, livedo, teleangectasias, úlceas cutâneas, infartos digitais e nódulos subcutâneos.
[…] é a lesão cutânea aguda mais característica do LES.
Rash malar.
Autoanticorpo associado ao lúpus subagudo cutâneo e à fotossensibilidade: […]
Anti-RO.
Principais manifestações sistêmicas do LES: […]3
Principais manifestações sistêmicas do LES: […]3Fadiga, febre e emagrecimento.
Fenômeno de Raynauld.Definição e a que está associado: […]
Fenômeno de Raynauld.Definição e a que está associado: […]Vasoespasmo episódico de pequenas artérias digitais cursando com palidez-cianose-rubor. Ocorre em 30% dos pacientes com LES e é achado típico da esclerose sistêmica.Lembrar que a principal causa é a própria Doença de Raynauld.
Principais manifestações articulares e musculares do LES: […]
Artralgia e mialgia.Artrite não-erosiva.Atropatia de Jaccoud.Osteonecrose.Miosite.
Características da artrite no LES: […]
Simétrica, distal e migratória.Sintomas geralmente durando 1-3 dias por articulação.No geral não erosiva.
Artropatia de Jaccoud: […]
Deformidade articular presente no LES.Também pode aparecer no Sjögren e FR.Lembra o desvio ulnar da AR mas é redutível.
Principais manifestações Renais do LES: […]6
Principais manifestações Renais do LES: […]6Proteinúria.Cilindros celulares.Síndrome nefrítica.Síndrome nefrótica.Nefrite intersticial.Insuficiência renal.
Base fisiopatológica da Nefrite Lúpica: […]
Deposição de imunocomplexos DNA-anti-DNA nos glomérulos com ativação de complemento.
Classificação histopatológica da glomerulopatia lúpica: […]
I- Mesangial mínima.II- Mesangial proliferativa.III- Focal.IV- Difusa.V- Membranosa.VI- Esclerosante avançada.
Principais manifestações pulmonares do LES: […]
Pleurite.Derrame pleural.Pneumonite.Fibrose intersticial.Hipertensão arterial pulmonar.Síndrome do pulmão contraído.TEP.Hemorragia.
Causa mais comum de infiltrado pulmonar em paciente com LES: […]
Infecção. Não sair dando corticoide sem descartar pneumonia antes.
Principais manifestações cardíacas do LES: […]
Pericardite.Miocardite.Edocardite de Libman-Sacks.Coronariopatia.Libman-Sacks é uma endocardite não bacteriana com alterações valvares principalmente no coração E.
Existe grande correlação entre endocardite de Libman-Sacks e achado sérico de […] no LES.
Anticorpos antifosfolípide.
Conduta medicamentosa de controle lipídico para paciente com LDL>100mg/dL e Nefrite Lúpica IR: […]
Conduta medicamentosa de controle lipídico para paciente com LDL>100mg/dL e Nefrite Lúpica IR: […]Atorvastatina ou Fluvastatina.Estas estatinas não são excretadas pelo rim.Sempre importante manter LDL idealmente <70mg/dL.
Principais comprometimentos psiquiátricos do LES: […]
Disfunção cognitiva leve.Alterações personalidade.Depressão.Demência.Psicose lúpica.
Anticorpo relacionado a distúrbio psiquiátrico lúpico: […]
anti-P.
Principais manifestações neurológicas possíveis no LES: […]7
Principais manifestações neurológicas possíveis no LES: […]7Cefaleia.Convulsões.AVEi.AVEh.Neuropatia periférica.Mielite transversa.Meningite asséptica.
Principais manifestações hematológicas do LES: […]
Anemia.Leucopenia.Linfopenia.Trombocitopenia.Esplenomegalia.Linfadenopatia.Anemia hemolítica.Coagulopatia.
Síndrome de Evans: […]
Anemia imuno-hemolítica associada a trombocitopenia autoimune.LES é causa mais comum.
LES.Principais manifestações no TGI: […]
LES.Principais manifestações no TGI: […]Elevação enzimas hepáticas.Anorexia.Náuseas e vômitos.Hepatomegalia.Pancreatite.Vasculite mesentérica.Peritonite e ascite.Hepatite autoimune.
Paciente com LES apresenta-se ao PS com DB e dor abdominal.Além dos diferenciais comuns, devo considerar neste paciente: […]
Paciente com LES apresenta-se ao PS com DB e dor abdominal.Além dos diferenciais comuns, devo considerar neste paciente: […]Peritonite, vasculite mesentérica e pancreatite.
Manifestações oculares características do LES: […]
Ceratoconjuntivite seca por Sjögren.Conjuntivite e espisclerite.Vasculite retiniana.
Sinais laboratoriais inespecíficos de atividade de LES: […]
Anemia crônica, VHS e PCR altos e hipocomplementemia.
Diagnóstico de LES: […]
Critérios clínicos.Lúpus cutâneo agudo com rash malar ou bolhoso.Lúpus cutâneo crônico discoide, profundo, mucoso.Alopecia não fibrótica.Úlceras orais ou nasais.Doença articular com sinovite em 2 ou mais articulações ou artralgia em 2 ou mais com rigidez matinal >30min.Serosite.Nefrite.Neurológicas.Hemólise, leucopenia ou linfopenia, plaquetopenia. Critérios imunológicos.FAN.anti-DNAds.Anticorpos antifosfolípides.Hipocomplementenemia.Coombs direto positivo.Ter ≥4 dos 17 critérios, sendo pelo menos um imunológico.Além disso, fecho diagnóstico também com biópsia renal com padrão de nefrite lúpica com FAN ou anti-DNAds.Mnemônico Antigo: SOAP BRAIN MD: Serosite, Oral Ulcers, Artrites, Photosensitivity, Blood, Renal, ANA (FAN), Imune (anti-DNA, anti-Sm, baixo C3/CH50), Neurológico, Malar rash, Discoide.
Critérios imunológicos diagnósticos de LES:[…]5
Critérios imunológicos diagnósticos de LES:[…]5FAN.anti-DNAds.Anticorpos antifosfolípides.Hipocomplementenemia.Coombs direto positivo.
Critérios clínicos para diagnóstico de LES: […]
Lúpus cutâneo agudo: rash malar ou bolhoso.Lúpus cutâneo crônico: discoide, profundo, mucoso.Alopecia não fibrótica.Úlceras orais e nasais.Doença articular: sinovite em 2 ou mais articulações ou artralgia em 2 ou mais com rigidez matinal >30min.Serosite.Nefrite.Neurológicas.Hemólise, leucopenia ou linfopenia, plaquetopenia.
Utilidade do FAN: […]
Sensibilidade de 98% para LES.Sonsidero significativo >1:80.Baixa especificidade.
FAN padrão pontilhado.Autoanticorpo e associação clínica: […]
FAN padrão pontilhado.Autoanticorpo e associação clínica: […]anti-ENAs.Ro, La, SM, RNP.LES, Sjogren, DRMC, esclerodemia.
Autoanticorpo e associação clínica com padrão FAN nucleolar: […]
Autoanticorpo e associação clínica com padrão FAN nucleolar: […]Enzimas nucleolares: anti-Scl70 e antitopoisomerase.Esclerose Sistêmica Disseminada.
Autoanticorpos e associações clínicas com padrão FAN nuclear homogêneo: […]
anti-histonas e anti-DNA nativo.LES com nefrite, LE por drogas e hepatite autoimune.
Autoanticorpo mais específico para LES: […]
anti-Sm.E=99%, porém S=30%.Decorar anti-Sm Specificity.
Anticorpo com forte associação à nefrite lúpica: […]
anti-DNA.
Anticorpo característico de LES induzido por drogas: […]
anti-histonas.
Anticorpo relacionado ao lúpus neonatal: […]
anti-RO.
Anticorpo relacionado ao BAV congênito: […]
anti-RO.
Anticorpo relacionado ao RASH e fotossensibilidade: […]
anti-RO.
Lúpus Cutâneo Subagudo.Anticorpo relacionado: […]
Lúpus Cutâneo Subagudo.Anticorpo relacionado: […]anti-RO.
Anticorpo ligado a LES com FAN negativo: […]
anti-RO.
Altos níveis de anti-RNP está ligado a […]
Doença Mista do Tecido Conjuntivo.Esclerodermia com polimiosite.Presente também em 40% dos casos de LES.
Três principais drogas associadas ao Lúpus Medicamentoso: […]
Penincilamina.Hidralazina.Procainamida.Outros menos comuns:Quinidina.Clorpomazina.anti-TNF-alfa.Interferons alfa.Isoniazida.Metildopa.
Linhas gerais no tratamento de LES: […]
Repouso relativo e dormir bem.Protetor solar.Monitorização clínica rigorosa.PA, glicemia, lipidograma e largar tabagismo.Evitar comer alfafa, figo, aipo e salsa.Comer óleo de peixe.Antimaláricos.Cloroquina.Hidroxicloroquina para lesões dermatológicas.Acompanhamento oftalmológico por toxicidade retininana.AINEs.Manejo das dores e serosites.Cuidado com risco cardiovascular e nefrite.Utilizar pelo menor tempo possível.Corticoides.Pedra angular no tratamento.Cuidado com osteoporose.Cuidado com Estrongiloidose Disseminada no pulso, sempre usar Tiabendazol profilático.Citotóxicos.Ciclofosfamida ou Azatioprina em manifestações graves como glomerulonefrites proliferativas.Belimumab.Benlysta.Inibe fator estimulador de linfócitos B.
Primeira escolha de droga sistêmica para LES cutâneo refratário a corticoides tópicos: […]
Hidroxicloroquina.
Tratamento da Nefrite Lúpica: […]
Sempre utilizar corticoide.Induzir remissão com Ciclofosfamida ou Micofenolato.Manutenção com Micofenolato ou Azatioprina por 18-24 meses.Controlar HAS e proteinúria.Utilizando IECA ou BRA.
Indicações de biópsia renal no LES: […] Sempre que não consigo diferenciar a classe pela apresentação clínica.
Indicações de biópsia renal no LES: […] Sempre que não consigo diferenciar a classe pela apresentação clínica.Anormalidades leves no exame de urina refratárias a baixas doses de prednisona.Diferenciar II de III de IV oligossintomática.Proteinúria nefrótica com ureia e creatinina normais.Diferenciar IV de V. Aumento lentamente progressivo de ureia e creatinina.Diferenciar IV de V.
Contracepção preferencial em paciente lúpica: […]
Progestágenos trimestral ou minipílula.DIU não pois alto risco sangramento e infecção.Estrógenos não pois aumentam chance de exacerbar LES e risco de TEP se SAAF ou nefrite lúpica.
Conduta para paciente com LES Medicamentoso: […]
Retirar medicamento.AINE.Antimalárico.Baixa dose corticoide.
Características do LES induzido por drogas: […]
Doença branda sem predileção por sexo ou idade. Não acomete rins e SNC no geral. Não consome complemento. Não são encontrados anti-DNA nativo dupla hélice.anti-Histona é característico.
SAF.Anticorpos presentes e fisiopatologia: […]
SAF.Anticorpos presentes e fisiopatologia: […]Anticardiolipina, anticoagulante lúpico e anti-beta2-glicoproteína-1.Algum destes Anticorpos reage com o fosfolípide.No geral o fosfolípide fica intracelular, mas quando ocorre apoptose de plaquetas ou células endoteliais elas expressam a glicoproteína.Ocorre então fixação de complemento e estado pró trombótico. A placenta expressa isso de maneira constituinte.
Tipos de SAF: […]
Primária.Igual incidência no homem e na mulher.Secundária.Associada a LES ou outras doenças reumatológicas.
Manifestação mais comum da SAAF: […]
TVP.
Manifestações clínicas SAF: […]
TVP, AVEi, endocardite de Libman-Sacks, abortamento espontâneo recorrente, trombocitopenia, livedo reticular e Síndrome de Sneddon.Endocardite de Libman-Sacks é uma forma não bacteriana que é vista nos pacientes com LES ou SAF. Caracteriza-se pela formação de pequenas lesões vegetantes, histologicamente caracterizadas por microtrombos de fibrina-plaqueta cercados por fibroblastos e macrofagos. É a manifestação cardíaca mais característica do lúpus, porém não é a mais comum. A anormalidade cardíaca mais comum no lúpus é a pericardite.Sneddon’s Syndrome can be characterized by: transient amnesia, transient aphasia, palsy, headaches, hypertension, transient ischemic attacks, stroke, coronary disease and dementia. The skin manifestations may precede the neurologic symptoms by years.
Síndrome de Sneddon: […]
AVEi.Livedo reticular.Anticorpos antifosfolípides.Ocorre geralmente em jovens fora da faixa etária para AVE.
Critérios diagnósticos de SAF: […]
1 Critério Clínico + 1 Critério Laboratorial.Clínicos: trombose vascular confirmada por Doppler.Excluído vasculite.Laboratoriais: anticoagulante lúpico, anticorpo anticardiolipina IgG ou IgM, anticorpo antibeta2-glicoproteína.
Tratamento de SAF: […]
Sempre:Interromper tabagismo.Não utilizar ACO.Controlar outros fatores de risco cardiovascular. Eventos agudos:Heparinização plena associada a Warfarim até RNI=2, suspendendo heparina após.Manter anticoagulação por tempo indeterminado.Gestação com aborto prévio:AAS baixas doses e Heparina dose profilática.História de trombose prévia:AAS altas doses e Heparina dose terapêutica.
Paciente assintomático com SAF e LES se beneficia do uso de: […]
AAS baixas doses e Hidroxicloroquina.
Tratamento de paciente com SAF catastrófica: […]
Tratar evento deflagrador.Anticoagulação plena.Pulso de corticoide.Plasmaférese.IG humana IV.
Esclerodermia.Epidemiologia e fisiopatologia: […]
Esclerodermia.Epidemiologia e fisiopatologia: […]Doença rara.4M:1H.30-50anos.Mais grave em negros.Ocorre dinsfunção vascular de pequenas artérias e fibrose nos tecidos afetados.
Esclerodermia.Início e evolução da doença: […]
Esclerodermia.Início e evolução da doença: […]Apresenta uma única onda de lesão tecidual.Ao contrário das outras doenças reumatológicas.Inicia com Raynaud em 90-99% dos casos.
Principal causa do Fenômeno de Raynaud: […]
É a própria Doença de Raynaud.Fenômeno idiopático em mulheres jovens sem gangrena digital e sem autoanticorpos com VHS e capiloroscopia normais.
Manifestações cutâneas da Esclerodermia: […]
Esclerodactilia.Fácies em esclerodermia.Lesão em Sal e Pimenta.Necrose de Polpas digitais.Telangectasias.Calcinose.
Esclerodermia.Manifestações sistêmicas: […]
Esclerodermia.Manifestações sistêmicas: […]Fadiga.Perda de peso.Poliartralgia.Mialgias.Túnel do carpo.DRGE.Barret.Dismotilidade esôfago distal.Alveolite com fibrose parenquima pulmonar.Hipertensão pulmonar.Miocardiopatia fibrotica difusa.BAV.Pericardite.Arritmias.Crise renal da esclerose sistêmica.Sjögren.Fibrose da tireoide.Impotência sexual.