Mecanismos de ação Flashcards
Qual é o mecanismo de ação das biguanidas?
Sua ação ocorre através de três mecanismos básicos: (1) inibição da gliconeogênese hepática, principal responsável pela hiperglicemia de jejum, o que contribui para 75% de sua ação hipoglicemiante; (2) melhora da sensibilidade dos tecidos periféricos à insulina (contribuindo para queda da insulinemia); e (3) redução do turnover de glicose no leito esplâncnico. Em nível celular, a metformina aumenta a atividade da tirosino-quinase do receptor da insulina, estimulando a translocação do GLUT-4 e a atividade da glicogênio sintetase.
Qual é o mecanismo de ação das sulfonilureias?
Estes compostos estimulam diretamente a secreção basal de insulina pelas células beta pancreáticas, pelo bloqueio de canais de K+ dependentes de ATP (“canais KATP”), o que promove despolarização da célula beta e influxo de Ca2+, estímulo para a degranulação. Necessitam de células beta funcionantes para sua ação, uma vez que estimulam apenas a liberação da insulina formada, mas não sua síntese
Qual é o mecanismo de ação das glitazonas?
O mecanismo de ação é o aumento da expressão dos receptores periféricos de insulina, secundário ao estímulo de um fator de transcrição presente no núcleo da célula (o PPAR-gama)
Qual é o mecanismo de ação dos inibidores de alfa-glicosidase?
Tais drogas inibem a ação das enzimas digestivas do tipo alfa-glicosidades presentes na borda em escova dos enterócitos, que clivam polissacarídeos complexos (como o amido) em monossacarídeos (como a glicose). Acarbose e voglibose também inibem a alfa-amilase pancreática, responsável pela hidrólise de amidos complexos no lúmen intestinal. Com isso, lentificam a absorção intestinal de glicose, fazendo reduzir a glicemia pós-prandial nos diabéticos tipo 2.
Qual é o mecanismo das glinidas?
Agem através de mecanismo semelhante ao das sulfonilureias, porém, em receptores de membrana diferentes. Assim, aumentam a secreção de insulina pancreática.
Qual é o mecanismo de ação dos inibidores de DPP-4?
Estas medicações agem através da inibição seletiva da DPP-4, uma enzima que inativa o GLP-1 (Glucagon-Like Peptide 1) e o GIP (Glucose- -Dependent Insulinotropic Polypeptide). Isso aumenta a insulina dependente de glicose. O GLP-1 também reduz a secreção do glucagon
Qual é o mecanismo de ação dos análogos de GLP-1?
O GLP-1 é um hormônio liberado pelas células enteroendócrinas localizadas no íleo e no cólon, que estimula a secreção de insulina de maneira glicose-dependente, inibe a secreção de glucagon e o débito hepático de glicose, retarda o esvaziamento gástrico, induz sacie- dade, reduz o apetite e propicia perda ponde- ral;
Qual é o mecanismo das inibidores de SGLT-2?
Drogas como a dapagliflozina, canagliflozina e empagliflozina bloqueiam este canal, aumentando a perda urinária de glicose.