Matéria para a frequência Flashcards
Apresente 3 diferenças principais entre uma estratégia de desenvolvimento de um novo produto e uma estratégia de desenvolvimento de um novo serviço.
Enquanto uma estratégia para o desenvolvimento do produto se foca mais nos ps do marketing mix como product (nível de qualidade, características, acessórios, garantias, etc.), price (lista de preços, como atribuir o preço, descontos, como pagar) , promotion (publicidade, comunicação, media) e place (distribuição, canais de distribuição, disponibilidade, locais) a estratégia para o desenvolvimento de um novo serviço deve passar pelos seguintes ps do marketing mix: people (é necessário treinar os empregados de forma a estes corresponderem a um certo nível de expectativas dos clientes para atingir o seu nível de satisfação), physical evidence (visto que os serviços são intangíveis ao contrário dos produtos que são tangíveis, é necessário irmos buscar elementos que nos ajudem a provar que o serviço é de qualidade) e process ( formas de como o serviço pode ser servido).
Mencione 6 fatores para identificar as características da competição e tipificar as suas atividades.
- Qualidade do produto;
- Preço;
- Quota de mercado;
- Publicidade;
- Lealdade do consumidor;
- Capital da marca;
- Posição financeira;
- Presença global;
- Serviço ao cliente;
- Rede de distribuição;
- Responsabilidade social;
- Margens de Lucro.
(escolher 6)
Explique 7-9 passos principais para fazer um plano de marketing integrado.
1- Definir os objetivos da empresa
2- Vantagens de se escolher um ou outro produto ou serviço - apresentar as diferenças entre cada um dos produtos/serviços e quais são as vantagens dos mesmos, ou seja, quais as vantagens de escolher um produto/serviço relativamente a outro.
3- Missão, Visão e valores- é nesse passo que a empresa irá fornecer aos seus clientes, a informação acerca da razão da empresa existir, o que quer obter no futuro e também relativamente os seus valores
4- Analise Swot- Indica as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças da empresa
5- Matriz de Competitividade- fatores de sucesso da empresa e comparar com a concorrência, ou seja, analisar e informar aos seus clientes o que eles têm de melhor do que as outras empresas para que os mesmos lhes escolham a eles do que aos outros
6- Posicionamento- vão identificar primeiramente o mercado/consumidor alvo, identificar os principais concorrentes e analisar as semelhanças e diferenças que eles têm com os mesmos, de modo a saberem como se poderão diferenciar mais, e basicamente é neste passo que a empresa irá decidir como atrair mais clientes.
7- Segmentação- Neste passo a empresa fará uma subdivisão dos diferentes produtos/serviços, pois nem todos os produtos/serviços têm o mesmo preço, isto é, existirão seguros mais apropriados para as classes mais altas, médias, e baixa, sendo as classes baixas, os produtos/serviços mais baratos
8- Comunicação/Distribuição- Identificar quais os canais de comunicação e distribuição que irão utilizar tanto online e offline (site, redes sociais) (cartazes, jornais) para publicitarem o seu produto e para entrarem em contacto com os consumidores
9- Merchandising- É nesta etapa/processo que vão decidir e implementar quaisquer técnicas ou ações promocionais do seu serviço e que tipo de publicidade irá fazer a empresa para que a mesma se torna mais atrativo perante a dos concorrentes, ou seja, fidelizar os clientes já existentes e também atrair novos.
Detalhe 2 diferenças entre a segmentação e o posicionamento.
A segmentação foca-se essencialmente em oferecer o melhor e da melhor forma ao seu cliente enquanto o posicionamento se encarrega de perceber a visão desses mesmos clientes e de certa forma posicionar-se do mercado através da diferenciação e assim ganhar distancia para a concorrência.
O posicionamento incide sobre o público-alvo e os concorrentes, ou seja, se esta é semelhante ou diferente das empresas concorrentes, enquanto a segmentação incide sobre os produtos, bens e atividades que a empresa oferece por classes: baixa, média e alta, pois nem todo o público tem acesso a tudo, pois alguns não são alcançáveis devido ao seu preço elevado.
Refere 5 vantagens de fazer uma análise SWOT.
- É uma fonte de informação para o planeamento estratégico;
- Constrói os pontos fortes da organização;
- Reverte os seus pontos fracos;
- Maximiza a sua resposta às oportunidades;
- Supera as ameaças da organização;
- Ajuda a identificar as competências nucleares da empresa;
- Ajuda na definição de objetivos para o planeamento estratégico;
- Ajuda no conhecimento do passado, presente e futuro, para que, utilizando dados passados e atuais, os planos futuros possam ser atirados para o exterior.
(escolher 5)
Indique 4 estratégias de programa para aumentar a lealdade dos clientes.
- Dar prioridade ao serviço ao cliente;
- Recompensar a ação do cliente;
- Recolha de feedback e dados de clientes;
- Mostrar Prova Social (ratings, reviews, etc.).
De acordo com o conceito “omnichannel”, mostrar 3 exemplos para beneficiar qualquer empresa para esta estratégia.
Vender os seus produtos tanto numa app, como no website como numa loja física;
Associar as redes sociais ao site : por exemplo caso um cliente tivesse alguma dúvida no website clicava no botão de tirar uma duvida e seria dirigido para o o facebook messenger onde falaria pessoalmente com alguém responsável para área de atendimento ao cliente;
Associar o cartão de credito do cliente a app da empresa e quando se compra um produto numa loja da empresa com aquele cartão o cliente ganha pontos na app. Isto conduz a customer loyalty.
Quais as vantagens de um omnichannel?
Maior alcance.
Com uma estratégia de retalho, marketing, ou serviço omni-canal em vigor, estará a chegar aos seus clientes onde eles se encontram. Eles já não têm de procurar e procurar para o encontrar. Não importa onde eles estejam, a sua equipa ou os seus produtos estão apenas a um clique, um e-mail, uma mensagem direta, ou um telefonema.
Aumento dos lucros.
Se e quando os seus potenciais clientes estiverem prontos para comprar, encontrarão muito mais facilmente uma compra se conseguirem encontrar o seu produto em múltiplas plataformas e canais. Oferecer uma experiência de retalho multi-canal também assegura que é mais fácil para eles comprar-lhe novamente ou renovar as suas subscrições, assegurando receitas recorrentes.
Aumenta a satisfação do cliente.
Os seus clientes serão mais felizes a longo prazo se sentirem que têm vários métodos para chegar às suas equipas de atendimento ao cliente e de vendas. Ou se puderem adquirir facilmente o seu produto, independentemente do seu dispositivo ou plataforma preferida. A satisfação do cliente é a chave para reduzir a rotatividade dos clientes e mantê-los a voltar para si para as suas necessidades.
Qual a diferença entre um omnichannel e um multichannel?
Num ambiente multi-canal, o utilizador tem acesso a uma variedade de opções de comunicação que não estão necessariamente sincronizadas ou ligadas. Contudo, durante uma experiência omni-canal, não existem apenas múltiplos canais, mas os canais estão ligados para que se possa mover entre eles sem problemas.
Descreva 4 maneiras de ter mais vantagens implementando uma estratégia de merchandising numa loja de moda de rua.
- Escolha de cores;
- Influência da música;
- Cheiro;
- Iluminação ambiental;
- Layout da loja;
- Preços e etiquetas de produtos;
- Apresentação do produto.
(escolher 4)
Apresente 3-4 passos para passar de uma empresa em linha para uma empresa física.
I. Escolher o espaço certo - uma das maiores decisões a tomar é escolher o espaço onde montar o negócio. Será necessário pesquisar onde o mercado-alvo frequenta, o tipo de concorrência na área, e tentar encontrar um bom negócio de arrendamento ou compra de edifício.
II. Investir num bom sistema de ponto de venda (POS) - O seu sistema de POS será um fator importante para o seu sucesso. A sua intuitividade ou dificuldade determinará a eficiência com que os seus empregados podem lidar com as suas responsabilidades (e quão satisfeitos estão com o seu trabalho), e a sua robustez determinará a sua experiência média de cliente.
III. Promoção cruzada - uma vez entrado nos dois mundos, deve-se manter a atenção tanto no canal online como no canal físico. Desta forma deve-se promover o negócio físico nos canais online, e promover o negócio online nos canais físicos. O objetivo é gerar o máximo de negócios possível, por isso temos que nos certificar de que todos os clientes sabem que ambas as vias de compra existem.
IV. Recolher dados e ajustar - mais importante ainda, é manter medidas ativas de como o negócio funciona em ambos os canais. Recolher o máximo de dados possível sobre a forma como os clientes reagem, tanto numa escala objetiva (por exemplo, quanto compram) como numa escala subjetiva (por exemplo, como respondem a inquéritos sobre a sua marca), e ajustar a sua abordagem em conformidade.
Se o seu negócio é vender mobiliário, explique 4 passos para abrir também um m-commerce online
I. Crie um fluxo de vendas simples:
Do ponto de vista do cliente, comprar por meio de seu smartphone significa mobilidade. Ele pode comprar um produto a caminho do seu trabalho, na fila de espera do consultório, na sala de embarque do aeroporto e em tantas outras ocasiões.
Por isso, para que essa experiência seja funcional, criar um fluxo de vendas simples e rápido com mensagens curtas, objetivas, botões de comando grandes e linguagem simples permite que ele consiga fechar a compra sem dificuldades.
II. Personalize o conteúdo do mobile commerce:
Use todas as informações possíveis sobre o cliente. Seu histórico de pesquisa e compra no e-commerce ou loja física da empresa, nome, foto… tudo vale para personalizar a experiência!
Cruze esses dados com informações de outros clientes do mesmo perfil e envie ofertas que realmente serão interessantes para essa fatia do seu público.
III. Alinhe estratégias do m-commerce com outros canais:
O mobile commerce não substitui nenhum canal, seja de vendas ou relacionamento com o cliente. Ele deve ser usado para complementar a experiência em outros canais e atender um público que utiliza mais a internet e as redes sociais.
Por isso, as estratégias do m-commerce devem estar conectadas com os demais canais de interação.
IV. Considere as limitações dos dispositivos móveis:
As telas dos dispositivos móveis costumam ser mais reduzidas e os aparelhos nem sempre contam com um acesso ilimitado à internet. Ainda é preciso considerar que cada cliente utiliza um tipo de aparelho e com sistemas operacionais diferentes — por isso, criar plataformas responsivas é indispensável.
Diante dessa realidade, é indicado evitar arquivos em flash, vídeos grandes e outros envios pesados. Isso pode até ser uma estratégia conservadora, mas é eficiente quando a prioridade é se comunicar com o cliente.
Quais são as diferenças entre os fatores-chave de sucesso e as vantagens competitivas.
A vantagem competitiva refere-se a fatores que permitem a uma empresa produzir bens ou serviços melhor ou mais baratos do que os seus rivais.
Os fatores-chave de sucesso indicam os elementos importantes necessários para uma empresa competir nos seus mercados alvo. Com efeito, articula o que a empresa deve fazer, e fazer bem, para alcançar os objetivos delineados no seu plano estratégico
Explicar o fluxo para a decisão de compra do cliente.
I. Sensibilização para as Necessidades/Reconhecimento do problema – neste caso o consumidor tanto pode ser influenciado a querer comprar algo, seja por pessoas ou pelo ambiente em que está inserido ou o cliente reconhece um problema que pode ser resolvido por um produto ou serviço;
II. Pesquisa de informação - Depende da experiência do consumidor:
• Interno: a memória dos consumidores
• Externo: específico, contínuo ou acidental: fontes de grupo: amigos, família, colegas; fontes de marketing: embalagem, vendedor, publicidade; fontes públicas: independente do profissional de marketing e outros consumidores; fontes de teste: opinião dos últimos consumidores;
III. Avaliação de alternativas - depois de fazerem a sua investigação, os consumidores fazem normalmente uma lista restrita de marcas ou produtos para as suas necessidades. Nesta fase, os consumidores procuram soluções específicas para os seus problemas.
IV. Decisão de compra – fatores a ter em conta:
• Nível de Envolvimento do Consumidor: tempo para decidir; custo do bem ou serviço
• Número de Alternativas: nível de informação
• Intenção de compra
• “Impulso de compras”
• Influências situacionais
V. Pós-compra • Satisfação: Expectativas, desempenho • Insatisfação: Queixas Estratégias para estimular a satisfação: • Expectativas verdadeiras; • Garantia; • Respostas rápidas.
5 vantagens de uma marca forte.
- Melhoria das perceções do desempenho do produto
- Maior lealdade
- Menos vulnerabilidade a crises de marketing
- Maiores margens
- Mais resposta inelástica do consumidor aos aumentos de preços
- Maior cooperação e apoio comercial
- Aumento da eficácia da comunicação de marketing
- Possíveis oportunidades de licenciamento
- Oportunidades adicionais de extensão da marca
(escolher 5)
4 maneiras para aumentar o valor da marca.
- Compreenda os seus clientes alvo
- Investir em Vídeo Marketing
- Desenho de um logótipo inteligente
- Obter um grande Website
- Anuncie a sua marca de forma extensiva
- Manter a Qualidade
- Usar o poder das redes sociais
- Manter os preços razoáveis
- Ouça os seus clientes
- Foco nos Pontos de Venda Únicos
(escolher 4)
Explique 3 fatores para calcular o preço de um novo serviço que vai introduzir.
• Fatores internos:
o Objetivos de marketing:
Sobrevivência (preços reduzidos para cobrir os custos)
Maximização dos lucros (resultados imediatos com preços elevados)
Liderança na quota de mercado (lucros a longo prazo com preços mais baixos)
Liderança em qualidade (preços elevados)
o Estratégia de marketing: decisões sobre outros elementos do marketing mix que afetam o preço
o Custos: preço que cobre todos os custos (fixos e variáveis)
• Fatores externos:
o Mercado e procura: os custos estabelecem o limite inferior, o mercado e a procura estabelecem o limite superior do preço
o Provedores: preço das matérias-primas
o Competição: padrão de preços no mercado
o Fatores ambientais: influência no mercado (por exemplo, sustentabilidade, emissões de carbono)
o Economia e governo: leis, impostos e regulamentos
(escolher 3)
Refere 5 vantagens de uma empresa ter uma filosofia de marketing em todos os departamentos.
- Coesão e coerência;
- Melhores resultados;
- Melhor imagem de marca e confiança;
- Acessibilidade a audiências maiores;
- Melhor custo benefício.
Quais os passos para montar um cluster?
1) Juntar empresas do mesmo setor;
2) Criar uma associação;
3) Criar um centro de formação (exemplo: universidade);
4) Criar um centro de inovação.
Quais os objetivos de um cluster?
- Promover produtos;
- Aumentar as vendas;
- Partilhar ideias;
- Potencializar as ideias de todo o setor.
Qual o propósito de uma análise PEST?
É uma ferramenta de análise utilizada para averiguar mudanças políticas, económicas, socioculturais e tecnológicas no contexto empresarial, possibilitando visualizar o impacto que o ambiente externo pode ter empresa, nos seus produtos ou serviços.
Qual o propósito das 5 forças de porter?
As 5 Forças de Porter são um framework de análise das forças competitivas que dinamizam um setor de negócios. São elas:
Rivalidade entre concorrentes; Poder de negociação dos fornecedores; Poder de negociação dos clientes; Ameaça de novos concorrentes; Ameaça de produtos ou serviços substitutos.
As 5 Forças de Porter mostram que existem muitas outras forças além da rivalidade entre os concorrentes. Por isso, é importante adotar esse modelo para mapear todos os fatores setoriais que impactam na empresa.
Ao identificar essas forças na indústria, a empresa pode se preparar para se defender ou influenciá-las a seu favor. A intenção é encontrar uma posição estratégica na indústria que fortaleça o negócio no cenário de competitividade.
Pergunta da heineken
Bom uso das redes sociais com video marketing;
Uso da marca em todo o lado - estádio, cervejas, cachecol;
Segmentação
O hospital da vossa cidade não está orientado segundo as regras de marketing para os pacientes. Exponha 3 exemplos práticos que os médicos e enfermeiros e pessoal auxiliar devem implementar para tornar os pacientes fiéis ao hospital.
Um dos possíveis 3 exemplos passaria por adequar a imagem de marca desse hospital. Ex: se se tratasse de um hospital para o tratamento do cancro de mama teríamos que ter obrigatoriamente uma marca impactante com tons de rosa e um laço que são o símbolo do cancro da mama.
Outro exemplo seria, o tipo de serviço oferecido. Ex: seria necessário ter os últimos e melhores equipamentos do mercado, bem como inovar no tipo de tratamento e um exemplo disso podia ser a existência de um psicólogo ou alguém que já tenha passado pelo mesmo de forma a amenizar a situação transmitindo assim uma certa força e criando uma afetividade que de certo modo irá manter fiel o paciente ao hospital.
Outro exemplo poderia ser a comunicação. Ex: estar detalhado pelo hospital todos os serviços e subsequente salas de espera e as urgências.
Apresente 3 estratégias de marketing que foram utilizadas nesta ação promocional. (Casa do Sozinho em Casa)
Prestígio da marca - Uma vez que se trata de um filme mundialmente icónico, a ideia de airbnb nesta casa tão conhecida atrairá inúmeras pessoas devido à estratégia da “marca”,
Comunicação – Uma vez que o airbnb está acessível a toda a gente através do canal online é fácil prever uma forte procura
Preço – Como maior parte das pessoas assíduas no website e aplicação do airbnb sabe os preços são relativamente baixos quando comparados com hotéis, então juntamente com a marca, o preço de 20€ por noite é uma ótima estratégia pois é acessível a quase toda a população.
Empresa âmbar adega mayor - liste 4 fases para o desenvolvimento do portefólio de produtos do âmbar. Para além do creme e sabonete para o corpo.
Preço, Comunicação, Distribuição, Merchandising
• Avaliação do mercado, ou seja, definir o mercado/consumidores-alvo
• Avaliação dos custos da empresa, definindo assim um orçamento
• Definição de preço
• Cronograma
A biblioteca local não está focada para os leitores, vai dar formação de marketing aos trabalhadores da biblioteca durante 1 dia, selecione 5 temas para as focar nas necessidades dos leitores.
Como ter uma comunicação correta com os clientes;
Como fazer com que os nossos clientes adquirem certos produtos.
Serem pessoas interessadas, focadas e terem conhecimento no próprio trabalho, de modo a conseguir responder a todas as dúvidas e necessidades dos clientes
Manter o estabelecimento/ o espaço confortável, ou seja, um espaço de conforto, em que os leitores tenham total confiança, segurança dentro do mesmo.
Spedd up your life - take the slide Volkswagen
Apresente 3 ferramentas de marketing que estão aqui envolvidas.
Uma ideia inovadora que traz atratividade e visibilidade à marca;
Diferenciação da marca perante as outras, o que leva os consumidores a pensarem que os seus produtos são diferentes e melhores que os seus concorrentes diretos;
A marca está a tentar chegar a um mercado-alvo diferente, usando assim um social media diferentes dos habituais.
Justifique duas diferenças entre e-comerce e m-comerce se for o novo gestor de marketing de uma cadeia de loja de frutas.
Enquanto o E-Commerce consiste em compras online (comércio eletrónico), bem como transações efetuadas pela Internet chegando assim a todos os consumidores de todo o mundo, tanto podendo ser pelo site deles ou de outro modo.
O M-Commerce representa o comércio feito por dispositivos móveis, pelo telemóvel dos consumidores, podendo ser feito pela aplicação das lojas.
Que técnicas de marketing é que estão envolvidas, loja de Ikea faz a decoração do metro e podemos usar os produtos.
Adicione duas ações de marketing para tornar esta iniciativa do Ikea mais eficaz/mais forte.
Eles usaram a Persuasão e a Marca do IKEA nas pessoas, isto porquê? Ficavam confortáveis à espera que o metro chegasse sentadas no sofá por exemplo, isso faria com que as pessoas quisessem adquirir esses produtos, de modo a levar também esse conforto para a sua própria casa
Em relação ao Merchandising e ao tipo de canais de distribuição que usaram, foi uma técnica de publicidade muito atrativa, completamente diferente da habitual, pois usaram canais de distribuição que são diferentes dos frequentes e também são canais que todos os consumidores têm acesso, logo diferenciaram-se pela positiva, dando assim uma grande visibilidade tanto à marca como aos seus produtos.
Posicionamento, é definir quem realmente é o seu público-alvo, neste caso todas as pessoas que usam o Metro e os seus concorrentes, neste caso tem vantagem visto que mais ninguém teve esta ideia de usar o mobiliário do IKEA para decorar as estações de metro.