Matematica Uft Flashcards
Fórmula cálculo juros compostos:
M= C(1+i) elevado ao tempo
Lembre de usar log dos dois lados para “derrubar” o t pra frente do log.
Exemplo abaixo na imagem:
Fórmula cálculo juros simples:
J= C.i.t
e
M=C+juros
Quanto vale o seno de 30; e o cosseno de 30
Seno 30= 1/2
Cosseno de 30= raiz de 3/2
Como calcular a área de um triângulo?
A=B.h/2
A área do triângulo é igual à medida da sua superfície. Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.
As fórmulas para calcular a altura e a área de um triângulo equilátero são:
h=l raiz de 3/2
A= l ao quadrado . Raiz de 3/4
O que diz o princípio fundamental da contagem?
“Esse princípio afirma que, se eu preciso tomar mais de uma decisão e cada uma delas pode ser tomada de x, y, z maneiras, para sabermos a quantidade de formas que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente, basta calcular o produto dessas possibilidades.”
“1) (Enem) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada. O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:
a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
Resolução
Pelo princípio fundamental da contagem, o número de possíveis respostas será igual ao produto das quantidades de personagens, objetos e cômodos.
5 · 6 · 9 = 270.
Como o número de alunos é 280, então a diferença entre a quantidade de número de alunos e a quantidade de possibilidades é 10.
Resposta: alternativa A.”
Como é feita ou descrita a lei dos cossenos ?
O teorema dos cossenos estabelece que:
“Em qualquer triângulo, o quadrado de um dos lados corresponde à soma dos quadrados dos outros dois lados, menos o dobro do produto desses dois lados pelo cosseno do ângulo entre eles.”
Quanto vale seno cosseno e tangente dos ângulos de 30° 45° e 60°?
Como é feito cálculo da lei do senos?
A Lei dos Senos determina que num triângulo qualquer, a relação do seno de um ângulo é sempre proporcional à medida do lado oposto a esse ângulo.
Esse teorema demonstra que num mesmo triângulo a razão entre o valor de um lado e o seno de seu ângulo oposto será sempre constante.
Assim, para um triângulo ABC de lados a, b, c, a Lei dos Senos admite as seguintes relações:
Pi vale quantos graus?
180 graus = PI radianos, 360 graus = 2*PI radianos, 90 graus = PI/2 radianos, etc.
1° vale quantos minutos ?
1° vale 60 minutos
Como se calcula diagonal de Um quadrado ?
O quadrado possui duas diagonais, sendo que ambas têm a mesma medida de comprimento. Quando traçamos uma diagonal do quadrado, é possível perceber que ela o divide em dois triângulos retângulos:
Para calcular o comprimento da diagonal, podemos fazer a aplicação do teorema de Pitágoras no triângulo CDB, que tem como hipotenusa a diagonal do retângulo, logo, temos que:
d= l raiz de 2
Como se calcula uma progressão geométrica?
Progressão geométrica é uma sequência numérica que possui uma razão fixa q e, a partir do primeiro termo, os termos são cálculos pela razão q vezes o seu antecessor. Uma progressão geométrica pode ser crescente, quando sua razão for maior que um; decrescente, quando a razão for um número entre zero e um; constante, quando a razão for exatamente um; e oscilante, quando a razão for menor que zero.
Essa sequência pode ser finita, quando há limitação de termos na sequência, ou infinita, caso ocorra exatamente o contrário. A equação do termo geral de uma progressão geométrica e a soma de todos os seus termos são calculadas a partir de fórmulas específicas, que dependem do primeiro termo e da razão.
Exemplo:
- PG de razão 3 em que o primeiro termo é 2.
Os termos da sequência são representados por (a1, a2, a3, a4, a5 …).
a1 = 2
a2 = 2.3 = 6
a3 = 6.3 = 18
a4 = 18.3 = 54
a5 = 54.3 = 162.
Como se calcula uma progressão aritmética?

“Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica em que cada termo é a soma do anterior por uma constante, chamada de razão. Existem expressões matemáticas para determinar o termo de uma PA e para calcular a soma de seus n primeiros termos.,
“an = a1 + (n – 1)r”
A fórmula usada para calcular a soma dos termos de uma PA finita ou a soma dos n primeiros termos de uma PA é a seguinte:
Sn = n(a1 + an)/2
*n é o número de termos da PA; a1 é o primeiro termo, e an é o último.”
Veja mais sobre “Soma dos termos de uma Progressão Aritmética” em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/soma-dos-termos-uma-progressao-aritmetica.htm#
Como é feito cálculo de determinantes?regra de Sarrus
A primeira coisa antes de calcular o determinante de uma matriz é analisar a ordem dela. Isso significa que devemos ver se ela é do tipo 1×1, 2×2, 3×3 e assim por diante.
Quanto maior a sua ordem, mais trabalhoso é encontrar o determinante. Por isso existem métodos próprios e nós só aprendemos os das três primeiras ordens.
O determinante de uma matriz de ordem 2 é calculado fazendo a multiplicação da diagonal principal subtraída da multiplicação da diagonal secundária. Para a matriz de ordem 3 usamos a Regra de Sarrus.
Multiplicação das diagonais da esquerda para a direita:
1 . 5 . 8 = 40
2 . 6 . 2 = 24
3 . 2 . 5 = 30
Multiplicação das diagonais da direita para a esquerda:
2 . 2 . 8 = 32
1 . 6 . 5 = 30
3 . 5 . 2 = 30
Soma dos resultados das multiplicações das diagonais do mesmo sentido:
40 + 24 + 30 = 94
32 + 30 + 30 = 92
Subtração dos valores finais.
94 – 92 = 2
det = 2
Como podemos calcular a probabilidade?

A probabilidade de acontecer determinado evento A, representado por P(A), é a divisão entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Podemos representar, então, a chance de ocorrer o evento A por:
Exemplo
Vamos determinar a probabilidade de tirarmos uma bola branca em uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas.
Para isso, vamos inicialmente determinar o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis.
Casos favoráveis → 10 (bolas brancas)
Casos possíveis → 10 + 20 (bolas brancas + bolas vermelhas)
Veja que os casos favoráveis são os casos que nos interessam – nesse caso, a quantidade de bolas brancas – e casos possíveis representam o total de elementos do espaço amostral. Vamos chamar de A o evento em questão, assim:
P= casos favoráveis/ casos possíveis
A chance de tirar uma bola branca é, portanto, de 33,33%.
Como se calcula a área de um quadrado e de um triângulo?
Triângulo:
A= b.h/2
Quadrado:
A=b.h
Como se calcula área de um círculo ?
A= π. r ao quadrado
Onde,
π: constante Pi, aproximadamente (3,1415).
r: raio
Como se calcula a distância que o raio ocorreu baseado no raio visto em relação ao barulho do trovão?
A velocidade da luz é maior do que a velocidade do som por isso vimos primeiro o raio para só então depois ouvir um trovão.
O som viaja uma milha a cada cinco segundos e um quilômetro a cada três segundos.
Portanto, se você quer saber sua distância do raio, divida o número de segundos por 5 para ter a resposta em milhas e por 3 se quiser a resposta em quilômetros.
A diferença entre quando você vê o relâmpago e quando ouve o trovão ocorre porque o som viaja muito mais devagar que a luz.
Qual a velocidade do som?
A velocidade do som no ar, ao nível do mar, em condições normais de pressão e com temperatura de 20 ºC é de 343 m/s, que corresponde a 1234,8 Km/h.
Já a velocidade do som na água, a uma temperatura de 20 ºC, é de 1450 m/s, o que corresponde a cerca de quatro vezes mais que no ar.
O som é uma onda, ou seja, é uma perturbação que se propaga em um determinado meio e não transporta matéria, apenas energia.
As ondas sonoras são ondas mecânicas, assim necessitam de um meio material para transportar energia. Portanto, o som não se propaga no vácuo.
Ao contrário do som, a luz se propaga no vácuo porque não é uma onda mecânica, mas eletromagnética. O mesmo ocorre com as ondas de rádio.
Quanto a direção de propagação, o som é classificado como uma onda longitudinal, pois a vibração ocorre na mesma direção do movimento.
Volume do cilindro?
O volume de um cilindro é π r² h.
Como se calcula a área de um triângulo equilátero?
Para calcular a área do triângulo equilátero, multiplicamos o quadrado da medida do lado pela raiz de 3 dividido por 4
Resumo função quadrática, ou seja , de segundo grau: