Lucro e Geração de Caixa Flashcards
Receita líquida
A receita líquida é o último número em uma demonstração de resultados. Receita líquida pode ser chamada de rendimento, resultado ou lucro líquido. É igual a RECEITA - GASTOS DAS RECEITAS.
Resultado Bruto
Lucro bruto é a diferença entre o faturado e o custo de fazer, promover o produto ou serviço. Antes de deduzir folha de pagamentos, impostos e pagamentos de juros.
Margem Bruta
A margem bruta mede a rentabilidade das vendas, logo após as deduções de vendas (impostos sobre vendas, devoluções, abatimentos e descontos incondicionais) e do custo dos produtos vendidos. Este indicador fornece assim a indicação mais direta de quanto a empresa está a ganhar como resultado imediato da sua atividade. Para calcularmos a margem bruta usamos a seguinte formula:
MB = (lucro bruto/receita operacional liquida) x 100
Ebit ou earnings before interest and taxes
“Lucro Antes de Juros e Impostos”, é uma medida do lucro da organização. São os lucros antes dos juros e imposto de renda.
A partir dos valores do EBIT é possível saber qual o verdadeiro lucro da empresa em seus resultados operacionais, incluindo as depreciações e amortizações.
D&A - Depreciação e Amortização
Amortização - A amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.
Depreciação - A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.
EBITDA
Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
O Ebitda representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos.
Portanto, o Ebitda é um número muito interessante para analisar a competitividade e a eficiência da empresa, especialmente em comparação ano a ano e com os concorrentes.
Margem Ebitda
A margem EBITDA é uma métrica de rentabilidade operacional que as empresas apresentam como uma porcentagem da receita líquida de suas vendas. Ela é calculada através da divisão do lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) pela receita líquida de uma companhia.
Resultado Financeiro
O Resultado Financeiro está ligado ao Regime de Caixa. Nesse caso, o financeiro registra as entradas e saídas de caixa quando elas realmente aconteceram (contabilizando as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos dentro do mês onde foram pagos ou recebidos).
Como o nome sugere, o fluxo de caixa apresenta o dinheiro que a empresa realmente possui em caixa. Essa informação é de extrema importância especialmente para gerenciar a liquidez do negócio (a capacidade que a organização tem de honrar com seus compromissos).
Lucro líquido
O lucro líquido se trata do rendimento que permanece após a subtração de todos os custos da empresa.
Margem líquida
Corresponde ao que sobra para os acionistas em relação as receitas com vendas e prestação de serviços da empresa. Mostra qual o lucro líquido para cada unidade de venda realizada na empresa.
Fórmula – Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100
ROE - Return on equity (retorno sobre patrimônio)
ROE é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.
ROE = (lucro líquido/vendas) x (vendas/total de ativos) x (total de ativos/patrimônio líquido) = lucro líquido/patrimônio líquido)
ROIC - Retorno sobre capital investido
ROIC é o retorno sobre o capital total investido, isto é, o capital próprio somado ao capital de terceiros. É um método muito utilizado para determinar o desempenho financeiro de uma empresa.
Então, se formos resumir tudo isso, podemos dizer que o ROIC apresenta, em termos percentuais, quanto dinheiro a organização tem capacidade de gerar com o capital investido.
ROA - Retorno sobre ativo
Representa a capacidade de uma empresa em gerar lucro com os ativos que possui.
Conhecido por ser um indicador que apresenta como a empresa é rentável em relação ao seu total de ativos, o ROA fornece uma visão de quão eficiente é a gestão da empresa na utilização de seus ativos para gerar ganhos.