livro questões Flashcards
O Ministério Público Eleitoral é parte integrante do Ministério Público da União, tem estrutura própria e é composto por procuradores investidos no serviço público mediante aprovação em concurso próprio para a respectiva carreira.
errado, O Ministério Público Eleitoral integra o Ministério Público Federal. Da leitura do Art.128 da CF, conclui-se que os ramos do MPU são: MPF, MPT, MPDFT e MPM.
Cabe à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial não apenas do
Poder Executivo, mas também dos Poderes Legislativo e Judiciário.
certo, A AGU representa judicial e extrajudicialmente a União. E, como são Poderes da União o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, realmente, a AGU vai representá- los tanto judicial, quanto extrajudicialmente.
O Conselho Nacional do Ministério Público tem competência para apreciar e desconstituir, inclusive de ofício, atos administrativos praticados pelos membros do Parquet.
CERTO. O CNMP, assim como o CNJ, tem a competência de desconstituir atos administrativos.
Os conselhos não têm atribuições jurisdicionais. A competência do CNMP está no Art.130-A da CF.
MP estadual pode diretamente propor reclamação perante o STF
certo
De acordo com o STF, reveste-se de constitucionalidade lei estadual que equipara o defensor público-geral estadual a secretário de estado-membro.
ERRADO. Não é possível equiparar estes dois agentes. O Defensor Público é membro de carreira. Ademais, este não pode ser equiparado a um Secretário de Estado. Assim entendeu o STF
A promoção de ação de inconstitucionalidade e a representação ao STF para fins de intervenção
da União em um estado da Federação constituem funções institucionais do Ministério Público
certo, 129, IV
Compete à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial da União, bem como a realização de atividades de consultoria e assessoramento jurídico dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
ERRADO. O erro do item concentra-se na inversão da ordem das funções: a Advocacia-Geral da União faz a consultoria e o assessoramento do Poder Executivo e representa judicial e extrajudicialmente a União (Art.131, caput)
O Ministério Público abrange o Ministério Público da União, que compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público Militar,
~0’ o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, mas não abrange o Ministério Público junto ao TCU nem o Ministério Público do Trabalho.
errado, MPT faz parte MPU
De acordo com a jurisprudência do STF, o princípio da isonomia não justifica o aumento de vencimento de servidor público por decisão judicial.
CERTO. Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos
de servidores públicos sob o fundamento de isonomia. Tal argumento está apresentado na Súmula Vinculante 37
É lícito o desconto dos dias não trabalhados pelo servidor público que se ausenta do serviço
para participar de movimento grevista de sua categoria.
CERTO. A Jurisprudência do STF admite o desconto dos dias parados em razão de Greve. RE 399338 AgR, Relator{a): Min. CÁRMEN LÚCIA
Considere que um servidor da SUFRAMA tenha sido eleito deputado federal pelo estado do Acre. Nessa hipótese, enquanto estiver no exercício do mandato eletivo, o servidor deverá ficar afastado de seu cargo, sendo-lhe facultado optar pela remuneração deste
último.
errado, O servidor que for eleito ficará afastado da função como menciona o item. Contudo, não poderá optar pela remuneração do cargo que ocupava. Só é possível esta opção se for eleito Prefeito ou, eventualmente, Vereador. Como no caso em tela o servidor foi eleito Deputado, não lhe é dado esta opção.
É vedada a realização de”transferência voluntária de recursos da União para o DF, com o objetivo de efetuar o pagamento de despesas com pessoal ativo.
certo, art 167, X
Ninguém será privado de direitos por motivo de convicção política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. Essa norma constitucional, que trata da escusa de consciência, tem eficácia contida, podendo o legislador ordinário restringir tal garantia.
CERTO.
É preciso observar a norma de eficácia contida. Ela gera efeitos, mas uma norma infraconstitucional pode restringir (conter) a eficácia do dispositivo. Verifica-se
que a norma apresentada no item realmente pode ter estas condições.
Diferentemente das constituições sintéticas, as quais se limitam às regras básicas constitucionais, as constituições semânticas extrapolam o essencial para constitucionalizar variadas matérias adicionais e estabelecer, de forma dirigente, objetivos a serem atingidos pelo legislador ordinário.
ERRADO. Uma constituição do tipo sintética não tem espaço para muitos assuntos, uma vez que trata somente dos assuntos essenciais, organização do Estado, direitos e garantias essenciais. Já as semânticas tentam manter o governante de plantão. Elas são
utilizadas para legitimar o mandatário, justificar a dominação.
Considere que lei editada sob a égide de determinada Constituição apresentasse inconstitucionalidade
formal, apesar de nunca de ter sido declarada inconstitucional. Nessa situação,
com o advento de nova ordem constitucional, a referida lei não poderá ser recepcionada
pela nova constituição, ainda que lhe seja rrjaterialmente compatível, dado o vício insanável
de inconstitucionalidade
certo, uma norma inconstitucional não pode gerar efeitos.
De acordo com a corrente doutrinária majoritária, o município é titular, nos limites estabelecidos
pela CF, do poder constituinte derivado decorrente.
ERRADO.
O Poder Constituinte Derivado Decorrente é o poder que tem o Estado-Membro
de organizar a própria Constituição
VERIFICAR NO TEC VERIFICAR NO TEC A prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva pode ser considerada exemplo de norma constitucional de eficácia limitada.
CERTO.
Ao verificar o disposto no Art. 5°, VII da CF, observa-se que a prestação apresentada no item será assegurada nos termos da lei. Desta forma, a lei é que apresentará
o campo de atuação do dispositivo constitucional, configurando, desta forma, uma norma de eficácia limitada.
No que se refere ao objeto, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 é social.
errado,.O objeto de uma constituição, segundo o professor Dirley Cunha, é a organização
fundamental do Estado.
O direito à educação, constitucionalmente previsto, possui caráter programático e classifica-se como norma de eficácia contida, pois possui aplicabilidade direta e imediata, mas não integral, devendo o Estado integralizá-la por meio de normas infraconstitucionais.
ERRADO. Convém não esquecer que uma norma programática é considerada uma norma de eficácia limitada; não é contida
Segundo a Constituição Federal de 1988, é assegurada
a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. Entretanto, tal norma é de eficácia limitada, pois depende de complementação de lei
ordinária ou complementar para ser aplicada.
ERRADO
Ao determinar que os cargos, os empregos e as
‘’ funções públicas sejam acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelcidos em lei, a CF estabelece norma de eficácia limitada.
errado, contida
Para a moderna doutrina do Direito Processual Penal, é possível ocorrer a aplicação da Lei Processual Penal fora do nosso território. ·
ERRADO. O Art. 1 •, CPP dispõe que a Lei Processual Penal brasileira aplica-se aos casos que devam ser julgados no território brasileiro, ainda que o crime tenha sido cometido no estrangeiro
Em caso de Leis Processuais Penais híbridas, o juiz
deve cindir o conteúdo das regras, aplicando, imediatamente, o conteúdo processual penal e fazendo retroagir c conteúdo de direito material, desde que mais benéfico ao acusado.
ERRADO.
O que deve prevalecer é o conteúdo material, portanto, se o conteúdo penal for benéfico ao acusado, esta parte da lei retroage e as regras processuais são aplicadas desde logo. Se, porém, o conteúdo penal for prejudicial ao acusado, não poderá ser aplicada a lei, mesmo no seu aspecto processual. O juiz não deve cindir o conteúdo das regras. CINDIR É SEPARAR
Em um dos processos no q·.1al é réu pela prática de crime de extorsão mediante sequestro, Júlio, cumprindo pena Privativa de liberdade em regime disciplinar diferenciado, foi interrogado por meio de sistema de videoconferência antes da edição da Lei n. 0 11 .900/
2009, que prevê a possibilidade de realização de interrogatório por videoconferência. Nessa situação hipotética, considerando-se o entendimento do STF, o interrogatório de Júlio será válido, uma vez que a nova lei, por ter caráter processual, retroage para atingir os atos praticados anteriormente à sua edição.
errado, . Não se trata de retroação, mas aplicação
imediata da lei processual a um processo ainda em andamento
de acordo com o que dispõe o CPP, a Lei Processual Penal admite,em observância ao princípio da legalidade, interpretação restritiva e aplicação analógica.
ERRADO.
O Art. 3• do CPP, a Lei Processual Penal admite interpretação extensiva e aplicação
analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.
Os membros do pessoal administrativo e técnico de uma missão diplomática,assim co mo os membros de suas famílias que com eles vivam, desde que não sejam nacionais do Estado acreditado nem nele tenham residência permanente,gozarão das mesmas imunidades processuais penais que os diplomatas.
: CERTO.
A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, ratificada pelo Decreto 56.435/ 1965, estabelece que os agentes diplomáticos e os membros da família que
com ele vivam gozarão dos privilégios e imunidade previstos no texto da própria Convenção, desde que não sejam nacionais do Estado acreditado.
O delegado que preside o inquérito de número xxxx, que tem como investigado Fernando, possui com este uma relação de amizade íntima. Os interessados
poderão, no curso do inquérito policial, opor exceção de suspeição da autoridade policial, nas mesmas situações previstas no Código de Processo Penal em relação ao Juiz. ·
GABARITO: ERRADO. Dispõe o Art. 107 do CPP, que não é permitido opor exceção de suspeição contra a
autoridade policial, sendo dever do delegado de polícia declarar-se suspeito ou impedido, conforme previsão analógica do Art. 252 e 254 do CPP, nos casos previstos em lei. Os interessados poderão provocar o chefe de polícia no âmbito administrativo.
A autoridade policial, não se declarando suspeita, nos termos do Art. 107 CPP, poderá caracterizar prevaricação.
Havendo notícia de crime praticado por policial civil no exercício de suas funções, correspondente à violação a direitos humanas que a República Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrência de tratados internacionais de que seja parte, e permanecendo inerte o Ministério Público Estadual na persecução, poderá ser acionada a Polícia Federal para a investigação, que atuará como polícia judiciária junto à justiça estadual.
GABARITO: CERTO.
Caso o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil fiquem inertes, pode a Polícia Federal ser acionada para investigar o caso, mas sem que isso implique deslocamento de competência para a justiça federal, o que somente ocorrerá se houver expressa autorização do STJ, nos termos do § s· do Art. 109 da CF.Convém lembra que o Art. 109 da CF, no§ s·, prevê que, nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade
de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o STJ, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência
para a justiça federal.
Sobre o as questões e o processo incidentes, podemos afirmar que o incidente de insanidade mental poderá ser instaurado ainda na fase do inquérito policial. ma vez determinada a realização do exame, deverá o Juiz nomear curador ao acusado e suspender o processo, se já iniciada a ação penal, podendo ainda determinar a realização de diligências que possam ser prejudicadas pelo adiamento.
: CERTO.
O incidente de insanidade mental realmente pode ser instaurado já na fase de inquérito, conforme a inteligência do Art. 149, § 1”, CPP. O§ 2° do mesmo artigo estabelece que o Juiz nomeará curador ao acusado quando determinar o exame, ficando suspenso o processo se já iniciada a ação penal, salvo quanto às diligências que possam ser prejudicadas pelo adiamento.
O requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo conterá, obrigatoriamente, a narração do fato, com todas as circunstâncias; a individualização do indiciado ou seus sinais característicos e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer; a nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão
e residência.
GABARITO: ERRADO. Os requisitos não são obrigatórios. O § 1 o do Art. 5o do CPP dispõe que, sempre que possível, o requerimento do ofendido para instauração do inquérito policial conterá a narração do fato, com todas as circunstâncias, a individualização do indiciado ou seus sinais característicos e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer e a nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão e residência.
Após a realização de inquérito policial iniciado mediante requerimento da vítima, Marcos foi indiciado pela autoridade policial pela prática do crime de furto qualificado por arrombamento. Nessa situação hipotética, de acordo com o disposto no Código de Processo Penal e na atual jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça acerca de inquérito policial, o Ministério Público pode requerer ao Juiz a devolução do inquérito à autoridade policial, se necessária a realização de nova diligência imprescindível ao oferecimento da denúncia, como, por exemplo, de laudo pericial do local arrombado.
certo 16 e 171 cpp
O arquivamento do inquérito policial embasado no princípio da insignificância faz coisa julgada material, o que impede seu desarquivamento diante do surgimento de novas provas.
GABARITO: CERTO.
O princípio da insignificância exclui a tipicidade, sendo assim, uma vez arquivado o inquérito policial com base em tal princípio, o surgimento de novas
provas não possibilita o desarquivamento, posto que a decisão faz COISA JULGADA MATERIAL.
A norma constitucional que estabelece a inviolabilidade do sigilo das comunicações telefônicas, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, é exemplo de norma de eficácia limitada.
ERRADO. O dispositivo citado no item é uma norma de eficácia contida
A liberdade de reunião é uma norma de eficácia plena e não pode sofrer restrições ou suspensões
em seu cumprimento.
errado, para cespe liberdade de reunião é eficácia contida
Uma norma constitucional que ainda necessita de edição de lei para estabelecer a forma na
qual deve ser cumprida é denominada norma constitucional de eficácia limitada.
: CERTO.
Uma norma de eficácia limitada necessita de um ato normativo para gerar os efeitos
essenciais.
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
CERTO.
É imprescindível lembrar que o Brasil tem como forma de Estado a Federação; como forma de Governo a República; e como regime de Governo a Democracia.
Isto posto, temos que lembrar que a nossa democracia é a semidireta, com representantes eleitos diretamente, através dos elementos apresentados no item e reproduzidos no Art.14 da CF
A dignidade da pessoa humana, princípio fundamental da República Federativa do Brasil, promove o direito à vida digna em sociedade, em prol do bem comum, fazendo prevalecer o interesse coletivo em detrimento do direito individual.
errado, dignidade pessoa humana é fundamento
É compatível com a CF a criação, por estado-membro, de órgão de controle administrativo do Poder Judiciário, com a participação de representantes de todos os três poderes.
errado, É inconstitucional a criaçiio, por Constituição estadual, de órgão de controle administrativo
do Poder Judiciário do qual participem representantes de outros Poderes ou entidades.
{Súmula 649 do STF)
Suponha que uma constituição estadual tenha previsto como cláusula tipificadora de ilícito político-administrativo o não comparecimento de prefeito municipal perante a câmara de vereadores, em caso de ter sido ele convocado. Nesse caso, a cláusula é constitucional, dado o princípio da simetria.
ERRADO.
Não é possível um Poder submeter outro Poder aos seus comandos, ferindo a separação de Poderes. Ademais, o Estado-Membro não dispõe de competência para instituir, mesmo na própria Constituição. STF - ADI: 687 PA
A democracia brasileira é indireta, ou representativa, haja vista que o poder popular se expressa por meio de representantes eleitos; que recebem mandato para a elaboração das leis e a fiscalização dos atos estatais.
ERRADO. No Brasil, a democracia é semidireta. O Art. 1°, parágrafo único da CF relata que o poder político é exercido de forma direta e indireta.
Não poderá ser objeto de deliberação a proposta de emenda constitucional tendente a abolir a forma federativa de governo, por se tratar de cláusula pétrea
errado, forma federativa de Estado
A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende os entes da Federação, que possuem a tríplice capacidade da autonomia: auto-organização, autogoverno e autoadministração
certo, Uma das características da Federação é a autonomia de que gozam os EstadosMembros.
Essa autonomia permite que os Estados possam escolher seus governantes. O governante eleito tem a direito de direcionar o seu governo. Este Estado
tem a própria Constituição.
O Poder Executivo federal é exercido pelo Presidente da República e tem como um de seus
fundamentos a soberania.
errado, quem tem soberania é a República Federativa do Brasil.
A CF propugna, de forma específica, a integração econômica, política, social e cultural do
Brasil com os povos da América Latina
certo
De acordo com a CF, as atribuições dos entes federativos são separadas, de tal modo que
caracterizam um federalismo dual, ou seja, cada ente da Federação brasileira tem competências
distintas, não se podendo falar em cooperação entre eles.
ERRADO.
Para a doutrina, o federalismo dual está ligado à ideia de cooperação entre os entes:
a União e os Estados-Membros. Estes entes estão em um mesmo plano. Não pode
ser imaginada uma hierarquia entre a União e os Estados-Membros.
A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, municípios e Distrito Federal (DF), adota a federação como forma de Estado.
GABARITO: CERTO.
O item está em consonância com o Art. 1° da CF.
O estabelecimento pela CF de que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de
representantes eleitos ou diretamente, nos seus termos, evidencia a adoção da democracia
semidireta ou participativa.
certo, Art. to, parágrafo
único da CF informa que todo poder emana do povo e será exercido direta e
indiretamente. Esta é a chamada democracia semidireta. Isso significa que o poder
não será somente exercido pelos nossos representantes, ou ainda, somente pela população.
Por isso, essa forma de organização é chamada de participativa.
Embora os valores da livre iniciativa não estejam incluídos entre os princípios fundamentais
da República Federativa do Brasil, a CF reserva à livre concorrência a qualidade de regra programática sobre a qual se assentam as ordens econômica e social.
GABARITO: ERRADO.
A livre iniciativa é um dos fundamentos da RFB (Art. 1°, IV da CF).
Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa constituem fundamentos da República
Federativa do Brasil.
certo
O princípio democrático é pertinente aos regimes políticos, evidenciado pela titularidade
do poder estatal pelos cidadãos e exercido por meio da representação· política, com o fim de
atender interesses populares
GABARITO: CERTO.
O Brasil adota como regime de governo a democracia. Tal regime desponta a
vontade do povo, representado pelos cidadãos que são os titulares dos direitos
políticos.
Entre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil inclui-se o princípio
democrático, que se refere ao exercício direto e indireto do poder pelo povo.
GABARITO: CERTO.
O Brasil adota como regime de governo a democracia (Art. 1°, caput da CF). Isto
faz com que seja permitida a participação popular, tanto de forma direta, como
indireta.
Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil incluem a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.
errado, é direito social
A dignidade da pessoa humana, a construção de
uma sociedade livre, justa e solidária e a prevalência dos direitos humanos são princípios fundamentais da República Federativa do Brasil.
GABARITO: CERTO.
Os assuntos apresentados no item, realmente, são considerados princípios fundamentais
da RFB, na ordem, fundamento, objetivo e princípio de relação internacional
(Arts. 1 o, 3° e 4° da CF).
Q],ialquer associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano
é parte legítima para propor ação popular que vise à anulação de ato lesivo ao patrimônio
público ou ao meio ambiente.
GABARITO: ERRADO.
Qyem pode propor uma ação popular é o cidadão, conforme determina o Art. 5°,
LXXIII, da CF
A jurisprudência do STF acerca do mandado de injunção evoluiu para admitir que, além de
declarar omi~so o Poder Legislativo, o próprio tribunal edite a norma geral de que depende
o exercício do direito invocado pelo impetrante.
certo, A partir do MI 708 DF, de25.10.07, o STFpassou a adotar a chamada teoriaconcretista.
Além de declarar a omissão, o Poder Judiciário edita o ato faltante, enquanto não vier a norma correspondente.
O agente poderá acessar o conteúdo de correspondências encontradas no escritório profissional do investigado, uma vez que está prevista na CF, de forma expressa, a possibilidade de violação do sigilo das correspondências quando houver ordem judicial em processo penal.
GABARITO: ERRADO.
No Art. 5°, XI da CF, está expressa a violação do sigilo telefônico. Como o item afirma que a violação de sigilo da correspondência é que está expressa, o item não
se sustenta.
Um agente da Polícia Federal foi escalado
para atuar em operação para cumprimento de mandado judicial de prisão e de busca e apreensão, durante o dia, de documentos no escritório profissional do investigado. A respeito da atuação do agente na situação descrita acima, julgue o item a seguir:
Mesmo sem o consentimento do proprietário, é permitido ao agente entrar no escritório profissional onde se encontrem os objetos de busca e apreensão.
GABARITO: CERTO.
Para entrar em escritório de investigado durante o dia, mesmo sem o consentimento do proprietário; é necessária ordem judicial. Como no texto está presente tal ordem, é constitucional o ato realizado.
Em respeito ao princípio da dignidade humana, previsto na CF, caso o Brasil seja signatário de determinado tratado sobre direitos humanos, o referido tratado será recepcionado automaticamente como emenda constitucional.
GABARITO: ERRADO.
A reforma do Poder Judiciário (EC 45) acrescentou o § 3° em seu Art. 5°. Tal dispositivo determina que, para um tratado internacional ser equivalente a uma
emenda constitucional, devem estar presentes três requisitos: 1. Ser sobre direitos humanos. 2. Ser aprovado por 3/5. 3. Dois Turnos.
No julgamento de crimes dolosos contra a vida, a competência do Tribunal do Júri deve
prevalecer à de eventual foro por prerrogativa de função, fixado por constituição estadual.
CERTO.
O texto estava de acordo com a Súmula 721 do STF. Mas o importante é que, em
abril de 2015, o STF converteu esta súmula em súmula vinculante. Agora, é a Súmula
Vinculante 45
O mandado de injunção é impróprio para pleitear em juízo direito individual líquido e certo decorrente de norma constitucional autoaplicável.
GABARITO: CERTO.
É preciso considerar que o mandado de injunção destina-se a casos de falta de norma
regulamentadora que torne inviável o direito constitucional ou relativo à nacionalidade,
à cidadania, à soberania. Portanto, o remédio para direito líquido e certo
seria um mandado de segurança. Ademais, não cabe mandado de injunção se a norma
é autoaplicável, se há mandado de injunção, se há norma de eficácia limitada.
Conforme entendimento do STF, não é possível o exercício do direito de resposta com o
intuito de retificar matéria publicada em jornal impresso, por ser tal direito destituído de
eficácia plena, dada a não recepção da Lei de Imprensa pela CF.
Errado
O STF entendeu que o Art. 5°, V da CF tem eficácia plena, não necessitando de lei
para gerar seus efeitos principais.
A legitimidade ativa do habeas data, destinado a assegurar o conhecimento de informações relativas
ao impetrante constantes de registros ou banco de dados, está adstrita às pessoas físicas.
: ERRADO.
As pessoas jurídicas também podem propor um Habeas Data
Caso determinada autoridade aja no exercício de competência delegada, eventual mandado
de segurança que questione o ato praticado deve ser impetrado contra essa autoridade, e
não contra a que tenha delegado a prática do ato.
GABARITO: CERTO.
Para responder o item proposta, você deve conhecer o teor da Súmula 510 do STF, vejamos: Praticado o ato por autoridade, no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.
Suponha que um partido político representado na Câmara dos Deputados por apenas um
deputado federal pretenda impetrar mandado de segurança coletivo para a defesa dos interesses
de seus integrantes. Nessa situação, o partido político, ainda que não tenha representante
no Senado Federal, terá legitimidade ativa para o ajuizamento da ação.
certo Para ter legitimidade a fim de entrar com Mandado de Segurança Coletivo, um
partido político deve ter representante no Congresso Nacional. Esse assunto é frequente
em provas. As Bancas dizem ser necessário um representante em cada Casa
(um na Câmara e outro no Senado).
Segundo a jurisprudência do STF, é necessária autorização judicial prévia para o repasse
de informações sobre movimentações bancárias de um cidadão à administração tributária.
GABARITO: CERTO.
O STF tem o posicionamento segundo o qual se necessita de cláusula de reserva de jurisdição para determinar a quebra do sigilo bancário.
Caso, em audiência de instrução e julgamento de processo criminal, o magistrado determine,
de forma fundamentada e para garantir a segurança das pessoas presentes ao ato, que o
réu utilize algemas, este poderá se valer de reclamação constitucional para o STF, com a finalidade
de demonstrar que a situação fática apontada pelo juiz para justificar a necessidade
do uso de algemas é inverídica.
ERRADO.
O exercício do uso de algemas foi apresentada pelo colendo STF na Súmula Vinculante
11. As pessoas podem ser algemadas, mas, será necessário justificar porescrito
a necessidade das algemas, sob pena de nulidade da prisão e responsabilidade
de quem praticou o ato.
A CF determina que os crimes de racismo, a prática da tortura e o terrorismo são imprescritíveis,
inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia. l
errado, só racismo é imprescritível
João, brasileiro nato, durante viagem a determinado país estrangeiro, cometeu um crime e,
depois disso, regressou ao Brasil. Em seguida, o referido país requereu a extradição de João.
Nessa situação hipotética, independentemente das circunstâncias e da natureza do delito,
João não poderá ser extraditado pelo Brasil.
CERTO.
O brasileiro nato não pode ser extraditado do Brasil. O Art. 5°, LI da CF, informa
que o brasileiro não será extraditado, salvo o naturalizado. E, ainda assim, o
naturalizado só pode ser extraditado em duas situações (Crime comum antes da
naturalização e Tráfico ilícito de entorpecentes (Art. 5, LI da CF)).
Para que uma entidade de classe ajuíze mandado de segurança coletivo em favor de seus
assoCiados, além do prazo mínimo de um ano de regular existência dessa entidade, é necessário
que ela conte com autorização da respectiva assembleia.
: ERRADO.
O Texto Maior determina que, para propor mandado de segurança coletivo, a associação
deve ter um ano, pelo menos, de funcionamento. Contudo, não exige a
referida autorização. Lembremos que quando a associação impetra um mandado
de segurança coletivo, ela age como um substituto processual.
Se o poder público tiver a intenção de condicionar o exercício de determinada profissão a
certas exigências, e se tais exigências forem estabelecidas mediante lei formal, elas serão
constitucionais, pois o Estado tem discricionariedade para eleger as restrições que entenda
cabíveis para todos os ofícios ou profissões, desde que o faça por lei federal.
errado, Convém compreender que nem todas as profissões devem ser condicionadas pelo
Estado. Em regra, trata-se da liberdade para o exercício do trabalho, ofício ou profissão (Art. 5°, XIII, CF). Verifica-se uma incursão do Estado, somente naquelas atividades que possam causar risco à sociedade.
As associações legalmente constituídas e em funcionamento há pelo menos um ano
poderão impetrar, em nome próprio, mandado de segurança coletivo em favor de seus associados,
independentemente da autorização expressa destes.
GABARITO: CERTO.
Qyando as associações impetram um Mandado de Segurança Coletivo, elas o propõe
como substituto processual e, não, como representante processual. Desta forma,
não necessitam da autorização expressa dos associados.
Em decorrência da regra constitucional que prevê o tratamento isonômico e segundo a qual
todos são iguais perante a lei, a administração pública deve atuar sem favoritismo ou perseguição
e tratar todos de modo igual, sem fazer qualquer tipo de discriminação.
ERRADO.
Há dois tipos de isonomia. A isonomia formal temos o caput do Art. 5 (todos
são iguais perante a lei…),já a isonomia material, todos não devem ser tratados de
forma igual. Na verdade, o igual deve ser tratado de forma igual, e o desigual deve
ser tratado de forma desigual, na medida da sua desigualdade.