livro questões Flashcards
O Ministério Público Eleitoral é parte integrante do Ministério Público da União, tem estrutura própria e é composto por procuradores investidos no serviço público mediante aprovação em concurso próprio para a respectiva carreira.
errado, O Ministério Público Eleitoral integra o Ministério Público Federal. Da leitura do Art.128 da CF, conclui-se que os ramos do MPU são: MPF, MPT, MPDFT e MPM.
Cabe à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial não apenas do
Poder Executivo, mas também dos Poderes Legislativo e Judiciário.
certo, A AGU representa judicial e extrajudicialmente a União. E, como são Poderes da União o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, realmente, a AGU vai representá- los tanto judicial, quanto extrajudicialmente.
O Conselho Nacional do Ministério Público tem competência para apreciar e desconstituir, inclusive de ofício, atos administrativos praticados pelos membros do Parquet.
CERTO. O CNMP, assim como o CNJ, tem a competência de desconstituir atos administrativos.
Os conselhos não têm atribuições jurisdicionais. A competência do CNMP está no Art.130-A da CF.
MP estadual pode diretamente propor reclamação perante o STF
certo
De acordo com o STF, reveste-se de constitucionalidade lei estadual que equipara o defensor público-geral estadual a secretário de estado-membro.
ERRADO. Não é possível equiparar estes dois agentes. O Defensor Público é membro de carreira. Ademais, este não pode ser equiparado a um Secretário de Estado. Assim entendeu o STF
A promoção de ação de inconstitucionalidade e a representação ao STF para fins de intervenção
da União em um estado da Federação constituem funções institucionais do Ministério Público
certo, 129, IV
Compete à Advocacia-Geral da União a representação judicial e extrajudicial da União, bem como a realização de atividades de consultoria e assessoramento jurídico dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
ERRADO. O erro do item concentra-se na inversão da ordem das funções: a Advocacia-Geral da União faz a consultoria e o assessoramento do Poder Executivo e representa judicial e extrajudicialmente a União (Art.131, caput)
O Ministério Público abrange o Ministério Público da União, que compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público Militar,
~0’ o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, mas não abrange o Ministério Público junto ao TCU nem o Ministério Público do Trabalho.
errado, MPT faz parte MPU
De acordo com a jurisprudência do STF, o princípio da isonomia não justifica o aumento de vencimento de servidor público por decisão judicial.
CERTO. Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos
de servidores públicos sob o fundamento de isonomia. Tal argumento está apresentado na Súmula Vinculante 37
É lícito o desconto dos dias não trabalhados pelo servidor público que se ausenta do serviço
para participar de movimento grevista de sua categoria.
CERTO. A Jurisprudência do STF admite o desconto dos dias parados em razão de Greve. RE 399338 AgR, Relator{a): Min. CÁRMEN LÚCIA
Considere que um servidor da SUFRAMA tenha sido eleito deputado federal pelo estado do Acre. Nessa hipótese, enquanto estiver no exercício do mandato eletivo, o servidor deverá ficar afastado de seu cargo, sendo-lhe facultado optar pela remuneração deste
último.
errado, O servidor que for eleito ficará afastado da função como menciona o item. Contudo, não poderá optar pela remuneração do cargo que ocupava. Só é possível esta opção se for eleito Prefeito ou, eventualmente, Vereador. Como no caso em tela o servidor foi eleito Deputado, não lhe é dado esta opção.
É vedada a realização de”transferência voluntária de recursos da União para o DF, com o objetivo de efetuar o pagamento de despesas com pessoal ativo.
certo, art 167, X
Ninguém será privado de direitos por motivo de convicção política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei. Essa norma constitucional, que trata da escusa de consciência, tem eficácia contida, podendo o legislador ordinário restringir tal garantia.
CERTO.
É preciso observar a norma de eficácia contida. Ela gera efeitos, mas uma norma infraconstitucional pode restringir (conter) a eficácia do dispositivo. Verifica-se
que a norma apresentada no item realmente pode ter estas condições.
Diferentemente das constituições sintéticas, as quais se limitam às regras básicas constitucionais, as constituições semânticas extrapolam o essencial para constitucionalizar variadas matérias adicionais e estabelecer, de forma dirigente, objetivos a serem atingidos pelo legislador ordinário.
ERRADO. Uma constituição do tipo sintética não tem espaço para muitos assuntos, uma vez que trata somente dos assuntos essenciais, organização do Estado, direitos e garantias essenciais. Já as semânticas tentam manter o governante de plantão. Elas são
utilizadas para legitimar o mandatário, justificar a dominação.
Considere que lei editada sob a égide de determinada Constituição apresentasse inconstitucionalidade
formal, apesar de nunca de ter sido declarada inconstitucional. Nessa situação,
com o advento de nova ordem constitucional, a referida lei não poderá ser recepcionada
pela nova constituição, ainda que lhe seja rrjaterialmente compatível, dado o vício insanável
de inconstitucionalidade
certo, uma norma inconstitucional não pode gerar efeitos.
De acordo com a corrente doutrinária majoritária, o município é titular, nos limites estabelecidos
pela CF, do poder constituinte derivado decorrente.
ERRADO.
O Poder Constituinte Derivado Decorrente é o poder que tem o Estado-Membro
de organizar a própria Constituição
VERIFICAR NO TEC VERIFICAR NO TEC A prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva pode ser considerada exemplo de norma constitucional de eficácia limitada.
CERTO.
Ao verificar o disposto no Art. 5°, VII da CF, observa-se que a prestação apresentada no item será assegurada nos termos da lei. Desta forma, a lei é que apresentará
o campo de atuação do dispositivo constitucional, configurando, desta forma, uma norma de eficácia limitada.
No que se refere ao objeto, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 é social.
errado,.O objeto de uma constituição, segundo o professor Dirley Cunha, é a organização
fundamental do Estado.
O direito à educação, constitucionalmente previsto, possui caráter programático e classifica-se como norma de eficácia contida, pois possui aplicabilidade direta e imediata, mas não integral, devendo o Estado integralizá-la por meio de normas infraconstitucionais.
ERRADO. Convém não esquecer que uma norma programática é considerada uma norma de eficácia limitada; não é contida
Segundo a Constituição Federal de 1988, é assegurada
a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. Entretanto, tal norma é de eficácia limitada, pois depende de complementação de lei
ordinária ou complementar para ser aplicada.
ERRADO
Ao determinar que os cargos, os empregos e as
‘’ funções públicas sejam acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelcidos em lei, a CF estabelece norma de eficácia limitada.
errado, contida
Para a moderna doutrina do Direito Processual Penal, é possível ocorrer a aplicação da Lei Processual Penal fora do nosso território. ·
ERRADO. O Art. 1 •, CPP dispõe que a Lei Processual Penal brasileira aplica-se aos casos que devam ser julgados no território brasileiro, ainda que o crime tenha sido cometido no estrangeiro
Em caso de Leis Processuais Penais híbridas, o juiz
deve cindir o conteúdo das regras, aplicando, imediatamente, o conteúdo processual penal e fazendo retroagir c conteúdo de direito material, desde que mais benéfico ao acusado.
ERRADO.
O que deve prevalecer é o conteúdo material, portanto, se o conteúdo penal for benéfico ao acusado, esta parte da lei retroage e as regras processuais são aplicadas desde logo. Se, porém, o conteúdo penal for prejudicial ao acusado, não poderá ser aplicada a lei, mesmo no seu aspecto processual. O juiz não deve cindir o conteúdo das regras. CINDIR É SEPARAR
Em um dos processos no q·.1al é réu pela prática de crime de extorsão mediante sequestro, Júlio, cumprindo pena Privativa de liberdade em regime disciplinar diferenciado, foi interrogado por meio de sistema de videoconferência antes da edição da Lei n. 0 11 .900/
2009, que prevê a possibilidade de realização de interrogatório por videoconferência. Nessa situação hipotética, considerando-se o entendimento do STF, o interrogatório de Júlio será válido, uma vez que a nova lei, por ter caráter processual, retroage para atingir os atos praticados anteriormente à sua edição.
errado, . Não se trata de retroação, mas aplicação
imediata da lei processual a um processo ainda em andamento