Literatura Brasileira 1 Flashcards
A história do herói preguiçoso e sem nenhum caráter, que nasceu preto na selva, ficou branco e viveu aventuras na cidade chama-se…
Macunaíma.
Macunaíma
LIVRO escrito por…
Mário de Andrade
V ou F?
Macunaíma é uma obra naturalista escrita por Mário de Andrade.
Falso.
Macunaíma é uma obra Modernista escrita em 1928 pelo escritor brasileiro Mário de Andrade.
Primo Basílio é um romance do escritor ————– (brasileiro/português) Eça de Queirós.
Português.
Situada na Lisboa do século XIX, a trama se desenvolve em torno do adultério da jovem Luísa com o personagem principal, enquanto seu marido, o engenheiro Jorge, está viajando a trabalho. A criada Juliana descobre o caso e passa a chantagear a patroa.
Qual o nome do livro e do autor do mesmo?
Primo Basílio, escrito pelo português Eça de Queirós.
Primo Basílio
Em que ano foi publicado e qual o principal mote do livro?
- Análise da família burguesa urbana do século XIX.
V ou F?
O Primo Basílio é um exemplo clássico de obra da escola literária Realismo.
Verdadeiro.
O bom vivant carioca do século XIX Brás Cubas faz uma retrospectiva dos acontecimentos da sua vida, contando sua infância, os amores da juventude e seu caso com Virgínia. Poderia ser uma história comum, mas um elemento torna essa história incrível e inovadora. Qual é esse elemento?
A história ser narrada por um defunto, personagem principal, após a sua morte.
O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, foi o marco inicial de qual escola literária ?
Realismo Brasileiro.
V ou F?
Memórias Póstumas de Brás Cubas foi escrito por Aluísio Azevedo.
Falso. Memórias Póstumas de Brás Cubas foi escrito por Machado de Assis.
O Auto da Compadecida.
Quais são os dois personagens principais e qual o autor?
A peça teatral é de autoria de Ariano Suassuna e os personagens principais são João Grilo e Chicó.
V ou F?
O Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955.
Verdadeiro .
A obra O Auto da Compadecida retoma elementos do teatro ————– (de arena/popular) contidos nos autos medievais, e da literatura de cordel para exaltar os humildes e satirizar os poderosos e os religiosos que se preocupam apenas com questões materiais.
Popular .
A Hora da Estrela.
De quem é a autoria e a que escola literária pertence ?
A Hora da Estrela foi escrito por Clarice Lispector e pertence à Terceira Fase Modernista .
A Hora da Estrela.
Qual é o personagem principal e qual o foco narrativo ?
No seu último romance, Clarice Lispector criou um narrador fictício, Rodrigo SM. Ele é ao mesmo tempo narrador, personagem e criador da narrativa. O foco narrativo é em 3ª pessoa nos momentos em que ele apenas conta a vida de Macabéa , migrante nordestina semianalfabeta , ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos e os conflitos internos da jovem. Mas há também narração em 1ª pessoa, nas passagens em que Rodrigo participa da trama que ele conduz.
A Hora da Estrela.
Na obra ficam visíveis algumas das principais características dos autores da Terceira Fase do Modernismo no Brasil. Quais são elas?
- Utilização de análise psicológica mais aprofundada dos personagens que revela, por meio da narrativa interior, o fluxo de consciência e o intimismo.
- No plano formal, preocupação com uma linguagem mais elaborada, com a presença das disgressões , o uso inusitado da pontuação, ou mesmo sua ausência, as metáforas e a metalinguagem.
Vidas Secas. Romance publicado em 1938 que retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. Quem é o autor desse livro e em que escola literária ele está inserido?
pertence à Segunda Fase Modernista, conhecida também como Regionalista, e foi escrito por Graciliano Ramos.
A Segunda Fase do Modernismo Brasileiro é também conhecida como…
Regionalista
Qual a principal característica da narrativa Vidas Secas, de Graciliano Ramos?
O estilo seco de Graciliano,que se expressa, principalmente, por meio do uso econômico dos adjetivos, parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que estão ali.
Vidas Secas - personagens do livro:
- Fabiano
- Baleia
- Sinhá Vitória
- Menino mais velho
- Menino mais novo
- Tomás da Bolandeira
- Patrão
- Soldado Amarelo
V ou F
O livro Vidas Secas tem 13 capítulos que, por não terem uma linearidade temporal, podem ser lidos em qualquer ordem. Exceto o 1º capítulo, “Mudança”, e o último, “Fuga”, que devem ser lidos nessa sequência, pois representam uma ligação que fecha um ciclo.
Verdadeiro.
O romance Triste Fim de Policarpo Quaresma é um dos principais representantes do Realismo Brasileiro. V ou F?
Falso.
Triste Fim de Policarpo Quaresma é considerado o principal representante do Pré-Modernismo.
Quem escreveu Triste Fim de Policarpo Quaresma?
Lima Barreto.
No livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, um dos personagens é muito discutido até hoje e há um dilema na cabeça de leitores de todos os tempos. Qual o nome do personagem e que dilema é esse?
Capitu é a personagem mais discutida e talvez a mais famosa de Machado de Assis. O escritor deixou no leitor uma eterna dúvida. Houve ou não adultério da esposa de Bentinho?
Como é construída a narrativa de Dom Casmurro?
O narrador é Bentinho. A narrativa é construída de forma ambígua, fazendo com que o leitor ora duvide, ora acredite na inocência de Capitu, acusada de adultério pelo marido, ex-seminarista e advogado. O veredito final fica por conta do leitor.
Dom Casmurro - o amor, o ciúme, o caráter e a traição são temas presentes nessa obra de machado de Assis. Além disso, que outras mensagens o autor pretende passar?
Machado de Assis faz uso de ironia como forma de criticar a sociedade brasileira da época. E aborda a questão das diferenças sociais, uma vez que a família de Bento era abastada e a de Capitu, pobre.
Qual é o foco narrativo no romance Dom Casmurro?
Foco narrativo em 1ª pessoa.
Dom Casmurro - por que se costuma dizer que o narrador, no livro, é um narrador problemático?
1 - Porque Bentinho, o narrador, é um homem emotivamente arrasado e instável. Como ele é ao mesmo tempo protagonista e narrador, não sabemos a que ponto a história foi manipulada aos olhos dele. A história relatada por ele é um verdadeiro adultério ou é um ciúme doentio por parte do Bento?
2 - Ele narra fatos que não conhece bem e, além disso, muitos anos depois.
O romance Dom Casmurro integra a escola literária ————— (Naturalismo-Realismo).
Realismo.
A que escola literária pertence o romance Dom Casmurro e quais as principais características dessa escola?
Faz parte do Realismo, escola literária da 2ª metade do século XIX, marcada por uma forte oposição às idealizações românticas.
Quando e onde se passa a história do livro Dom Casmurro?
A história se passa entre a metade e o final do século XIX, no Rio de Janeiro. O narrador, já velho, conta a sua vida e a história do seu amor com Capitu (Capitolina) em retrospectiva, desde os 1ºs anos da adolescência (novembro de 1857, quando tinha 14-15 anos).
V ou F - O tempo na narrativa de Dom Casmurro é psicológico, não cronológico. Justifique.
Verdadeiro. O tempo é psicológico porque o narrador se detém nas experiências que marcaram sua subjetividade. Os acontecimentos passam pelo filtro da subjetividade presente.
O tempo psicológico também pode ser chamado de …
Impressionismo.
O que significa Casmurro?
A partir de um determinado tempo até a velhice, Bento vive em estado de relativa reclusão, vem daí o apelido: instrospectivo. Mas a expressão também tem outro significado que não fica explícita no livro - teimoso.