Lista Flashcards
Quais são duas funções essenciais da camada de rede.
- Duas funções essenciais da camada de rede são o roteamento e a entrega de pacotes. A camada de rede é responsável por selecionar o melhor caminho para um pacote através da rede e garantir que o pacote seja entregue corretamente ao seu destino final. O roteamento envolve a escolha do caminho mais eficiente e confiável para o pacote, enquanto a entrega envolve a transmissão do pacote pela rede até o seu destino final.
Explique qual é o tipo de endereçamento do protocolo IP.
- O protocolo de internet IPv4 utiliza endereços de 32 bits, divididos em quatro octetos, que representam números decimais de 0 a 255. Já o protocolo IPv6 utiliza endereços de 128 bits, permitindo um espaço de endereçamento muito maior. Ambos os protocolos são usados para identificar e localizar dispositivos conectados à internet por meio de um endereço IP único.
Explique o que é e como funciona os roteamentos Inter-AS e Intra-AS. Dê 2 exemplos de protocolos utilizados em cada um deles (4 exemplos – 1 inter e 2 intra) e explique um deles (1 dos 4 exemplos).
- Intra-AS consiste no roteamento dos sistemas autônomos dentro do sistema autônomo, que é onde eu posso definir como será criado o roteamento. Sendo assim um protocolo de roteamento intra-AS também denominados como protocolos de roteadores internos IGP é usado para determinar como é realizado o encaminhamento de pacotes dentro de um sistema autônomo (AS). Como exemplos desse tipo de protocolos temos o RIP (Routing Information Protocol) e o OSPF (Open Shortest Path First)..
- Inter-AS que consiste no conjunto de protocolos que são utilizados para a comunicação inter, ou seja, usados para a comunicação entre roteadores que se encontram em diferentes sistemas autônomos. São usados para que todos os sistemas autônomos pela Internet possam manter um padrão na forma de se comunicar, esse padrão já é previamente estabelecido e diferente do protocolos intra onde tem maior liberdade, aqui deve-se fazer os roteadores de borda reconhecer esse padrão, caso isso não seja feito não funciona. O principal exemplo deste grupo seria o BGP (Border Gateway Protocol), que é o padrão utilizado de fato para a internet.
Explique com funciona circuitos virtuais e quais redes a utilizam.
- O Circuito Virtual (CV) é orientado ao desempenho, onde a camada de rede
controla a conexão entre a origem e destino. Para isto, é estabelecida, a conexão
determinando a rota que todos os pacotes irão fazer desde a origem até o destino,
esta conexão é liberada após o término da transferência de dados. Cada um destes
pacotes transporta um identificador do CV do qual ele faz parte e não o endereço
completo do seu destino, desta forma, basta saber a qual CV o pacote pertence para
mandá-lo para o próximo nó. Os roteadores na rota do CV mantém informação de
estado para a conexão que passa por ele, sendo assim a conexão da camada de
transporte envolve apenas os sistemas finais. A banda passante e os recursos do
roteador podem ser alocados por CV, tendo assim um controle da qualidade de
serviço do CV. Existem mensagens de sinalização utilizadas para estabelecer,
manter (atualizar tabelas nos roteadores) e encerrar CVs. Protocolos de sinalização
são utilizados para trocar tais mensagens. Os CVs são utilizados em redes ATM,
Frame-Relay e X-25.
Quais são as principais diferenças entre algoritmos de roteamento global e algoritmos de roteamento descentralizado;
- Roteamento global: calcula o caminho de menor custo entre uma fonte e um destino usando conhecimento completo e global sobre a rede (conectividade e custos). Todos os roteadores tem informações completas da topologia e do custos dos enlaces, utiliza algoritmos Link State, como o de Dijkstra.
- Roteamento descentralizado: o calculo de menor custo é interativo e distribuído, roteadores só conhecem informações sobre seus vizinhos e os enlaces para eles. Processo de computação interativo, troca de informações com os vizinhos
utiliza algoritmos Distance Vector, como o de Bellman-Ford.
Explique a troca de mensagens realizada entre host A e B durante uma
sessão TCP.
- Primeiro o Host A envia uma mensagem para abrir a conexão, recebendo uma mensagem de B com a confirmação. Tendo a conexão aberta, A envia para B
todos os pacotes do dado, e B devolve para A uma mensagem para confirmar o
recebimento de todos sem erros, caso A não receba uma mensagem de
confirmação, ele sabe que um dos pacotes não foi recebido e efetua o reenvio.
Já que o roteamento usou endereços físicos, porque não manter tabelas destes endereços, como próximos passos da rota? Porque fazer a vinculação e conversão em cada datagrama?
- Pois os endereços físicos, embora sejam únicos no mundo, não possuem
hierarquia, ou seja, não são distribuídos por padrão entre os locais, tornando o
roteamento inviável por não poder determinar para onde seguir a partir desses
endereços.
O UDP e o TCP realizam as tarefas de multiplexação e demultiplexação incluindo dois campos especiais no cabeçalho do segmento. Quais são esses campos?
O campo de fragFlag, indicando se o pacote é ou não o último pedaço e o offset,indicando a partir de qual byte deve ser inserido os dados.
O que significa CIDR e qual é o seu papel?
CIDR significa Classless InterDomain Routing, ele tem o papel de tornar eficiente o uso de espaço de endereçamento, o que não é feito nas Classes Cheias, como por exemplo a classe B que tem 65k hosts alocados na rede, mesmo que
existam apenas 2k hosts na mesma. Isso só é possível porque na CIDR a porção
de endereço de rede tem tamanho arbitrário. O seu formato de endereçamento é
A.B.C.D/x, onde x é o número de bits na parte de rede do endereço.
Descreva sucintamente os protocolos de roteamento localizados na camada de rede.
O protocolo RIP envia anúncios para seus vizinhos (de até 15 nós), que por sua vez, difundem pra seus vizinhos; para mantê-los atualizados sobre seu estado via UDP (protocolo não orientado à conexão). Enquanto o protocolo OSPF envia em um anúncio o seu estado para cada roteador vizinho, até que esta informação chegue a todos, possibilitando que o Link State seja executado via protocolo TCP (orientado à conexão). Por operar em TCP o OSPF garante que este anúncio sempre chegue até o destino. Enquanto o RIP opera por tentativa (e falha e nova tentativa). Além disto o protocolo OSPF autentifica seus anúncios, impossibilitando que hots que venham a interceptar esse anúncio descubra a informação contida nele. Porém, o RIP não possibilita esta autenticação, logo, seus dados estão expostos aos hosts que venham a recolher este anúncio ao longo do percurso da rede.
Defina e aponte as diferenças entre os seguintes termos: sub-rede, prefixo e rota BGP.
- Sub-rede consiste no método usado para gerir endereços IP, onde uma determinada rede pode ser subdividida em outras sub-redes. Esse método permite dividir classes inteiras de endereços de rede em pedaços menores, impedindo o
esgotamento dos endereços IP. É muito importante a um administrador de sistemas entender como dividir e identificar as redes. Nem sempre é necessário dividir uma rede, as divisões geralmente ocorrem em redes grandes ou extremamente grandes, a fim de facilitar a gerência da mesma. - O prefixo ou comprimento de prefixo é utilizado como uma alternativa as máscaras de rede para identificar qual parte do endereço IP identifica a rede e qual parte identifica o host. Este prefixo é escrito em notação barra e o valor seguinte representa qual a sequência de 1’s, ou seja, quantos bits possuem o valor 1 na máscara de sub-redes.
- E por fim, rota BGP trata-se do caminho completo percorrido entre os AS (Sistemas Autônomos) para chegar até um determinado destino na rede, partindo de um host/nó (roteador) inicial.
Por que uma pesquisa ARP é enviada dentro de um quando broadcast? Por que uma resposta ARP é enviada dentro de um quadro com um endereço de LAN de destino?
- Uma pesquisa ARP é enviada dentro de um quadro de broadcast porque não possui o endereço MAC do IP, então é enviado o broadcast para solicitá-lo. A resposta é enviada dentro de um quadro com endereço LAN de destino porque o remetente sabe o endereço que deve ser enviado, então não é necessário enviar um pacote que seria processador por todos os nós da rede.