Líquor (LCR) Flashcards
Líquor - aspecto
- Fluido corporal estéril;
- Aparência clara quase transparente, que ocupa o espaço subaracnóideo
- É uma solução muito pura;
- Pobre em proteínas (para não ter subsídio para a proliferação de microrganismos);
- Poucas células;
- Tem ação de amortecimento para o córtex cerebral e a medula espinhal, absorvendo o impacto;
- É constantemente secretado e retirado.
Volume secretado
secretado aproximadamente de 430 a 450 ml por dia para mantenha as propriedades de baixa proteína e auxilia em casos de proliferação de algum invasor.
Todo o líquido é renovado em aproximadamente 7 horas, desempenha um papel mecânico de sustentação e atua em certos processos bioquímicos do tecido nervoso levando glicose.
Volume de líquor baixo:
Se existe uma pequena quantidade de líquor, a pressão vai estar baixa, e o médico mede essa pressão na hora da coleta, porque se estiver baixa ele não pode colher.
Maior significado clínico
É um líquido nobre, que envolve as meninges, logo, qualquer problema detectado nele pode ser indicativo de: Meningite (virais, bacterianas e fungos).
Coleta - Procedimento
Introduz agulha entre a 3 ou 4 vertera pois é uma região com menos possibilidade de lesão. Faz a medida da pressão, se estiver adequada ele realiza a coleta. Se não tiver vol suficiente, a retirada de liquor faz com que o encéfalo encoste na caixa craniana, causando um desconforto e dor de cabeça ao paciente
Coleta - Tubos
Se for colhido apenas 1 tubo, primeiro ele vai para a microbiologia fazer cultura, depois para a citopatologia, pois algumas neoplasias podem apresentar células alteradas nesse material.
Tubo 1 – bioquímica
Tubo 2 - microbiologia
Tubo 3 - citologia
Tubo 4 – análise microbiológica (sorologia) opcional
Tempo para análise
Tempo para analise do liquor → As células degeneram muito rápido.
Análise física - cor normal
Cor: A aparência deve ser límpida e incolor. Compara-se o líquor a um tubo idêntico contendo água destilada contra um fundo branco contrastante.
Análise física - aparência anormal
Aparências anormais são descritas como:
- Turvo;
- Leitoso;
- Xantocrômico (amarelado);
- Coloração: rosada, laranja ou amarela, sanguinolento, pode indicar um processo hemorrágico
Significado da xantocromia
A xantocromia causada pela presença de produtos de degradação dos eritrócitos. Presença de bilirrubina, caroteno, proteínas em grande quantidade, pigmento de melanoma.
Retículo de Mya
Na meningite tuberculosa, pode formar-se no líquor deixado em repouso uma fina película semelhante a uma teia (retículo de Mya), sendo isso um sugestivo de tuberculose
Onde fazer a contagem das células na citologia?
Contam-se as células presentes por milímetro cúbico com uso da câmara de Fuchs-Rosenthal, um quadrado único dividido em 16 quadrados, subdivididos em mais 16 quadrados, da qual deve-se ser lida por inteira.
Na sua ausência pode ser usada a câmara de Neubauer.
Diluição da amostra
A diluição não é necessária, a menos que seja observada celularidade muito elevada.
Contagem em lamina fixada e corada - objetivo:
Uma porção do líquor deve ser reservada para análise em uma lâmina fixada e corada, obtida através de uma citocentrífuga ou câmara de Suta, para fazer a contagem diferencial das células, para saber ver se tem predomínio de linfócitos ou predomínio de neutrófilo que pode sugerir um processo bacteriano (neutrófilos) ou um processo viral (linfócitos).
Tipos de infecções
Bacteriano → tratamento imediato (iniciar terapia com ATB o mais rápido possível).
Viral → tratamento sintomático (porque é menos agressiva e autolimitada).
Fungica