Licitações Flashcards
Qual é a abrangência da lei de licitações (a quem se aplica?)
Adm. pública direta (todos os entes); autarquias e fundações (de direito público e de direito privado); Legislativo e Judiciário (função administrativa); fundos especiais; entidades controladas dir. ou indi. pela AP.
Quais as regras adotadas para contratação de repartições públicas sediadas no exterior?
Obedecerão as peculiaridades locais; princípios básicos da lei de licitações; regulamentação específica a ser editada por ministro de Estado.
Nas licitações e contratações que envolvam recursos provenientes de empréstimo ou doação oriundos de a) agência oficial de cooperação estrangeira ou b) organismo financeiro de que o Brasil seja parte, obedecerão as seguintes regras:
1) Condições decorrentes de acordo internacionais aprovados pelo CN e ratificados pelo Presidente da República; 2) condições peculiares normas e proc. das agências ou organismos, desde que: 2.1) sejam exigidas para a obtenção do empréstimo ou doação; 2.2) não conflitem com princ. constitucionais; 2.3) sejam indicadas no contrato de empréstimo ou doação + parecer favorável órgão jurídico do CONTRATANTE do financiamento, previamente à celebração do contrato.
Como serão as contratações relativas à gestão, direta e indireta, das RESERVAS INTERNACIONAIS DO PAÍS, inclusive as de serviços conexos ou acessórios a essa atividade?
Serão disciplinadas em ato normativo próprio do BANCO CENTRAL do Brasil, assegurada a observância dos princípios estabelecidos no caput do art. 37 da Constituição Federal.
Quais são os casos de aplicação SUBSIDIÁRIA da lei de licitações?
a) Concessão ou permissão de SERVIÇOS PÚBLICOS; b) Parcerias público Privadas (PPP); c) Serviços de publicidade - agência de propaganda; d) Convênios, acordos e ajustes (regulamento do poder executivo - art. 184); contrato rel. a imóvel do patrimônio da União ou aut. ou fund. (art. 192).
Certo ou Errado: aplica-se a lei de licitações para a concessão e permissão de USO DE BENS públicos.
Certo
NÃO SE APLICA a lei de licitações (art. 3º):
a) Operações de crédito (int. ou ext.); b) Gestão de dívida pública (incluídas contrat. agentes financeiros e concessão de garantia rel. a estes contratos; c) quando há legislação própria.
Para a lei de licitações o que é ÓRGÃO?
Unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Pública, SEM PERSONALIDADE JURÍDICA
Para a lei de licitações o que é ENTIDADE?
Unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
Certo ou errado? Compra imediata é aquela com prazo de entrega de até 30 (trinta) dias da ordem de fornecimento.
Certo.
Para a lei de licitações o que é SERVIÇO?
Atividade ou conjunto de atividades destinadas a obter determinada UTILIDADE, intelectual ou material, de interesse da Administração
As microempresas e empresas de pequeno porte têm prioridades previstas na LC 123, exceto:
I - no caso de licitação para aquisição de BENS ou contratação de SERVIÇOS em geral, ao ITEM cujo valor estimado for superior à receita bruta máxima admitida para fins de enquadramento como empresa de pequeno porte;
II - no caso de contratação de obras e serviços de engenharia, às LICITAÇÕES cujo valor estimado for superior à receita bruta máxima admitida para fins de enquadramento como empresa de pequeno porte.
A obtenção de benefícios aplicáveis à microempresa e empresa de pequeno porte fica limitada às que no ano-calendário de realização da licitação, ainda não tenham celebrado contratos com a Administração Pública cujos valores somados extrapolem a receita bruta máxima admitida para fins de enquadramento como empresa de pequeno porte, devendo o órgão ou entidade exigir do licitante declaração de observância desse limite na licitação. Se o contrato for com prazo de vigência superior a um ano, será considerado o valor anual do contrato. Certo ou errado?
Certo.
Os agentes públicos (em geral) responsáveis pela licitação e contrato precisam ter quais requisitos: (art. 7º)
I- sejam, PREFERENCIALMENTE, servidor efetivo ou empregado público dos quadros permanentes da Administração Pública;
II - tenham ATRIBUIÇÕES RELACIONADAS a licitações e contratos ou possuam FORMAÇÃO COMPATÍVEL ou QUALIFICAÇÃO ATESTADA por certificação profissional emitida por escola de governo CRIADA E MANTIDA PELO PODER PÚBLICO; e
III - não sejam cônjuge ou companheiro de licitantes ou contratados HABITUAIS da Administração nem tenham com eles vínculo de parentesco, colateral ou por afinidade, até o TERCEIRO grau, ou de natureza técnica, comercial, econômica, financeira, trabalhista e civil.
O AGENTE DE CONTRATAÇÃO deve ser servidor efetivo ou empregado do quadro permanente. Certo ou errado?
Certo.
O AGENTE DE CONTRATAÇÃO responderá individualmente pelos atos que praticar?
Sim, salvo se induzido a erro pela equipe de apoio.
O agente de contratação PODE ser substituído por uma comissão de contratação? Em que hipótese?
No caso de licitação que envolva bem ou serviços especiais.
Os membros da comissão de contratação (3) precisam ser preferencialmente servidor efetivo. Certo ou errado?
Certo.
Na comissão de contratação, como é a responsabilidade dos seus membros? Tem exceção?
São responsáveis solidários, exceto o membro que expressar posição individual divergente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunião em que houver sido tomada a decisão.
No diálogo competitivo a comissão de contratação precisa ser formada obrigatoriamente por servidores efetivos ou empregados de carreira. Certo ou errado?
Certo.
Em licitação que envolva bens ou serviços especiais cujo objeto não seja rotineiramente contratado pela Administração, poderá ser contratado, por prazo determinado …
serviço de empresa ou de profissional especializado para ASSESSORAR os agentes públicos responsáveis pela condução da licitação.
No caso de obras e serviços de engenharia, quais são consideradas INEXEQUÍVEIS?
As propostas cujos valores forem inferiores a 75% (setenta e cinco por cento) do valor orçado pela Administração.
Nas contratações de obras e serviços de engenharia, quando será exigida garantia adicional do licitante vencedor?
Proposta for inferior a 85% (oitenta e cinco por cento) do valor orçado pela Administração, equivalente à diferença entre este último e o valor da proposta, sem prejuízo das demais garantias exigíveis de acordo com esta Lei.
O processo de licitação observará as seguintes fases (rito comum - concorrência e pregão), em sequência:
I - preparatória;
II - de divulgação do edital de licitação;
III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso;
IV - de julgamento;
V - de habilitação;
VI - recursal;
VII - de homologação.