Lesões Ordem Mecânica Flashcards
Instrumento perfurante: Lei de Filhos e Langer.
a) primeira lei: instrumento de dois gumes tem aspecto em casa de botão.
b) segunda lei: na mesma região do corpo as feridas tem o maior eixo na mesma direção.
c) lei de Langer: na confluência de linhas de força diferentes as feridas tem aspecto de ponta de seta, triangular ou quadrilátero.
“Feridas em Acordeão”
Ferida perfurante onde os tecidos são compressíveis, depressíveis. Portanto a profundidade de penetração é maior que o próprio instrumento (perfurações)
Qual a diferença da ferida cirúrgica para ferimento cortante?
A incisão cirúrgica começa e termina com a mesma profundidade, com bordas regulares. As feridas cortantes tem bordas mais superficiais que a parte mediana, com bordas nem sempre regulares. Podem conter “cauda de escoriação”.
Quais as principais características das lesões cortantes?
Forma linear, bordas regulares, fundo da ferida regular, não há vestígios de outras lesões traumáticas, hemorragia vultuosa, comprimento predomina sobre a profundidade, retração dos tecidos com afastamento das bordas.
Defina esgorjamento.
Longa ferida transversal no pescoço, profunda, que lesa plano cutâneo, vasculonervoso, muscular e órgãos mais internos (esôfago, laringe, traquéia).
Defina o Sinal de Chavigny
Quando duas lesões cortantes se cruzam, onde o segundo ferimento, por ser produzido sobre um defeito com as bordas já afastadas, não segue um trajeto em linha reta.
Diferencie esgorjamento suicida de homicida.
Suicida: da esquerda para direita, mais anterolateral esquerdo e termina voltado para baixo. Associado a outros ferimentos de tentativas frustas.
Homicida: da esquerda para direita, mais horizontal, voltado para cima, mais profundo, podendo atingir até a coluna vertebral.
O que é uma lesão típica de escoriação?
É aquela em que apenas a epiderme sofre a violência. A regeneração da área lesada é por reepitelização.
Qual a relevância pericial da escoriação?
A forma da lesão pode indicar o instrumento (salto, fivela de cinto). Rastros escoriativos ungueais são sugestivos de lesão de defesa.
Diferencie as apresentações da equimose.
Sugilação: em grãos
Petéquias: pontilhado hemorrágico
Víbice: em forma de estrias
O que são as estrias pneumáticas de Simonin?
Marcas equimóticas de pneus de automóveis.
Defina o espectro equimótico de Legrand du Saulle.
Vermelha no 1º dia
Violácea no 2º e 3º
Azul do 4º ao 6º
Esverdeada 7º ao 10º
Amarelada por volta do 12º
Desaparece em torno de 15 a 20 dias
Qual a particularidade da equimose de conjuntiva?
Não sofre a sucessão de tonalidades como uma equimose comum. Por ser muito oxigenada, não há decomposição da oxi-hemoglobina. Se mantém vermelha até total reabsorção.
Defina Sinal de Kunckel
Os pigmentos fagocitados na equimose podem ser encontrados na rede ganglionar da região atingida algum tempo mais tarde, mesmo após desaparecimento da equimose.
O que é o Sinal de Tardieu?
Equimoses sbpleurais e subepicárdicas em asfixias mecânicas.
Caracterize a ferida contusa.
Forma sinuosa ou estrelada, bordas escoriadas e equimosadas, fundo irregular, pontes de tecido íntegro, menos sangrante, bordas retraídas.