Lei de Execução Penal Flashcards
Qual é o objetivo da execução penal?
A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.
Como os condenados devem ser classificados para a execução penal?
Os condenados serão classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualização da execução penal.
Quem é responsável pela classificação dos condenados e pela elaboração do programa individualizador da pena?
A classificação será feita por Comissão Técnica de Classificação que elaborará o programa individualizador da pena privativa de liberdade adequada ao condenado ou preso provisório.
Quais medidas a Comissão Técnica de Classificação pode adotar para obter dados sobre a personalidade do condenado?
A Comissão, no exame para a obtenção de dados reveladores da personalidade, poderá: I - entrevistar pessoas; II - requisitar, de repartições ou estabelecimentos privados, dados e informações a respeito do condenado; III - realizar outras diligências e exames necessários.
Em quais casos o condenado será submetido obrigatoriamente à identificação do perfil genético?
Quando é realizada essa identificação?
O condenado por crime doloso praticado com violência grave contra a pessoa, bem como por crime contra a vida, contra a liberdade sexual ou por crime sexual contra vulnerável, será submetido, obrigatoriamente, à identificação do perfil genético, mediante extração de DNA (ácido desoxirribonucleico), por técnica adequada e indolor, por ocasião do ingresso no estabelecimento prisional.
Quem pode requerer acesso ao banco de dados de identificação de perfil genético durante um inquérito?
A autoridade policial, federal ou estadual, poderá requerer ao juiz competente, no caso de inquérito instaurado, o acesso ao banco de dados de identificação de perfil genético.
Quais são as formas de assistência previstas na execução penal?
A assistência será: I - material; II - à saúde; III - jurídica; IV - educacional; V - social; VI - religiosa.
Que direitos são assegurados à mulher grávida e à puérpera no sistema prisional?
Será assegurado tratamento humanitário à mulher grávida durante os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto e durante o trabalho de parto, bem como à mulher no período de puerpério, cabendo ao poder público promover a assistência integral à sua saúde e à do recém-nascido.
Que direito é garantido ao titular de dados genéticos em relação ao banco de perfis genéticos?
§ 3º Deve ser viabilizado ao titular de dados genéticos o acesso aos seus dados constantes nos bancos de perfis genéticos, bem como a todos os documentos da cadeia de custódia que gerou esse dado, de maneira que possa ser contraditado pela defesa.
Quando o condenado deve ser submetido à identificação do perfil genético caso não tenha passado pelo procedimento ao ingressar no estabelecimento prisional?
§ 4º O condenado pelos crimes previstos no caput deste artigo que não tiver sido submetido à identificação do perfil genético por ocasião do ingresso no estabelecimento prisional deverá ser submetido ao procedimento durante o cumprimento da pena.
Para qual finalidade exclusiva a amostra biológica coletada pode ser utilizada?
§ 5º A amostra biológica coletada só poderá ser utilizada para o único e exclusivo fim de permitir a identificação pelo perfil genético, não estando autorizadas as práticas de fenotipagem genética ou de busca familiar.
O que deve ser feito com a amostra biológica após a identificação do perfil genético?
§ 6º Uma vez identificado o perfil genético, a amostra biológica recolhida nos termos do caput deste artigo deverá ser correta e imediatamente descartada, de maneira a impedir a sua utilização para qualquer outro fim.
Quem é responsável pela coleta da amostra biológica e pela elaboração do respectivo laudo?
§ 7º A coleta da amostra biológica e a elaboração do respectivo laudo serão realizadas por perito oficial.
Qual é a consequência da recusa do condenado em submeter-se à identificação do perfil genético?
§ 8º Constitui falta grave a recusa do condenado em submeter-se ao procedimento de identificação do perfil genético.
Em que consiste a assistência ao egresso?
A assistência ao egresso consiste: I - na orientação e apoio para reintegrá-lo à vida em liberdade; II - na concessão, se necessário, de alojamento e alimentação, em estabelecimento adequado, pelo prazo de 2 (dois) meses.
Em quais condições o prazo para concessão de alojamento e alimentação ao egresso pode ser prorrogado?
O prazo estabelecido no inciso II poderá ser prorrogado uma única vez, comprovado, por declaração do assistente social, o empenho na obtenção de emprego.
Quem é considerado egresso para os efeitos da execução penal?
Considera-se egresso para os efeitos desta Lei: I - o liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento; II - o liberado condicional, durante o período de prova.
Qual é a remuneração mínima do trabalho do preso?
O trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a 3/4 (três quartos) do salário mínimo.
Como deve ser utilizado o produto da remuneração pelo trabalho do preso?
O produto da remuneração pelo trabalho deverá atender: a) à indenização dos danos causados pelo crime, desde que determinados judicialmente e não reparados por outros meios; b) à assistência à família; c) a pequenas despesas pessoais; d) ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção a ser fixada e sem prejuízo da destinação prevista nas letras anteriores.
O que deve ser feito com a parte restante da remuneração do trabalho do preso?
Ressalvadas outras aplicações legais, será depositada a parte restante para constituição do pecúlio, em Caderneta de Poupança, que será entregue ao condenado quando posto em liberdade.
Em quais condições o trabalho externo é permitido para presos em regime fechado?
O trabalho externo será admissível para os presos em regime fechado somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina.
Qual é o limite máximo de presos que podem trabalhar em uma obra externa?
O limite máximo do número de presos será de 10% (dez por cento) do total de empregados na obra.
Quem é responsável pela remuneração do trabalho externo do preso?
Caberá ao órgão da administração, à entidade ou à empresa empreiteira a remuneração desse trabalho.
É necessário consentimento do preso para que ele trabalhe de forma externa?
A prestação de trabalho à entidade privada depende do consentimento expresso do preso.