LEI DE DROGAS Flashcards
No caso do crime de tráfico de drogas, os §§ 1º e 2º do art. 50 da Lei 11.343/06 dispõem:
“§ 1º Para efeito da lavratura do auto de prisão em flagrante e estabelecimento da materialidade do delito, é suficiente o LAUDO DE CONSTATAÇÃO DA NATUREZA e quantidade da droga, firmado por_____________ ou na falta sete, por __________________.
- perito oficial
- pessoa idônea.
CUIDADO: Não confundir o Laudo de Constatação previsto na Lei de Drogas que será feito inicialmente por perito oficial ou, na falta deste, por uma pessoa idônea, com o
Exame de Corpo de Delito que será feito por perito oficial ou, na falta deste por Duas pessoas Idôneas - Art. 159 CPP
Quais são os objetivos do SISNAD (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas) ?
I - contribuir para a inclusão social do cidadão, visando a torná-lo menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas, seu tráfico ilícito e outros comportamentos correlacionados;
II - promover a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas no país;
III - promover a integração entre as políticas de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas e de repressão à sua produção não autorizada e ao tráfico ilícito e as políticas públicas setoriais dos órgãos do Poder Executivo da União, Distrito Federal, Estados e Municípios;
IV - assegurar as condições para a coordenação, a integração e a articulação das atividades de que trata o art. 3º desta Lei.
Lei de Drogas (Lei 11.343/06)
Art. 40. As penas previstas nos arts. 33 a 37 desta Lei são aumentadas de um sexto a dois terços, se:
I -a natureza, a procedência da substância ou do produto apreendido e as circunstâncias do fato evidenciarem a________________ do delito;
V - caracterizado o tráfico entre _________________________l;
- transnacionalidade do delito;
- Estados da Federação ou entre estes e o Distrito Federal;
OBS: Os crimes previstos no Art 40º da lei de drogas são:
º Inafiançáveis;
º Insuscetíveis de sursis, graça, indulto, anistia e
º Liberdade provisória.
º Além de vedada a conversão de suas penas em restritivas de direitos.
- Súmula nº 607, STJ: “A majorante do tráfico transnacional de drogas (art. 40, I, da Lei n. 11.343/2006) configura-se com a prova da destinação internacional das drogas, ainda que não consumada a __________________________.”
transposição de fronteiras.
Art. 40. As penas previstas nos arts. 33 a 37 desta Lei são AUMENTADAS de um sexto a dois terços, se:
I - a natureza, a procedência da substância ou do produto apreendido e as circunstâncias do fato evidenciarem a transnacionalidade do delito;
OrgAnizAçÃo criminosA= conta os “A” = ?
aSSociação para o trafico= conta os “S” = ?
aSSociação criminoSa= conta os “S” = ?
OrgAnizAçÃo criminosA= conta os “A” = 4 ou mais pessoas
aSSociação para o trafico= conta os “S” = 2 ou mais pessoas
aSSociação criminoSa= conta os “S” = 3 ou mais pessoas
A lei de drogas é uma norma penal em branco __________________, porquanto o complemento da definição criminosa advém de um ato normativo confeccionado pelo Poder Executivo Federal (Portaria de nº 344/98 da ANVISA).
*heterogêneas
Porte de droga art 28;
Quem ADQUIRIR, GUARDAR, TIVER EM DEPÓSITO, TRANSPORTAR ou TROUXER CONSIGO, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas;
I-________________________;
II-________________________;
III-_______________________:
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
OBS: Houve o fenômeno da despenalização (deixou de ter como sanção a pena privativa de liberdade), mas.. - não houve descriminalização.
IMPO: aplica-se a Lei nº 9.099/95 (competência do JECRIM).
Cultivo para consumo próprio: Quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.
Quais são as penas ?
As mesmas do Porte de Drogas;
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
Quais são os critérios legais para distinguir o usuário de drogas e o traficante ?
Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à
- natureza e à quantidade da substância apreendida,
- ao local e às condições em que se desenvolveu a ação,
- às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.
As penas de
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
Serão aplicadas pelo prazo de _____________.
- 5 meses
* Caso de REINCIDÊNCIA prazo sobe para 10 meses.
§ 6o Para garantia do cumprimento das medidas educativas a que se refere o caput, nos incisos
I - advertência sobre os efeitos das drogas;
II - prestação de serviços à comunidade;
III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
a que injustificadamente se recuse o agente, PODERÁ o juiz submetê-lo, SUCESSIVAMENTE a:
I-______________;
II-______________;
I - admoestação verbal;
II - multa.
OBS: § 7o O juiz determinará ao Poder Público que coloque à disposição do infrator, gratuitamente, estabelecimento de saúde, PREFERENCIALMENTE ambulatorial, para tratamento especializado.
A condenação pelo art. 28 da Lei 11.343/2006 (porte de droga para uso próprio) configura reincidência ?
NÃO.
Art. 32. As plantações ilícitas serão imediatamente _____________ pelo ________________ na forma do art. 50-A, que recolherá quantidade suficiente para exame pericial, de tudo lavrando auto de levantamento das condições encontradas, com a delimitação do local, asseguradas as medidas necessárias para a preservação da prova.
destruídas pelo DELEGADO DE POLÍCIA
OBS: § 3o Em caso de ser utilizada a queimada para destruir a plantação, observar-se-á, além das cautelas necessárias à proteção ao meio ambiente, o disposto no Decreto no 2.661, de 8 de julho de 1998, no que couber, dispensada a autorização prévia do órgão próprio do Sistema Nacional do Meio Ambiente Sisnama.
PRAZO PARA QUE O DELEGADO DE POLÍCIA FAÇA A DESTRUIÇÃO DA DROGA
Plantações ilícitas (art. 32)
Com ou Sem prisão em flagrante ?
Imediatamente
PRAZO PARA QUE O DELEGADO DE POLÍCIA FAÇA A DESTRUIÇÃO DA DROGA
Drogas apreendidas (art. 50, § 4º)
Com prisão em flagrante ?
15 dias
PRAZO PARA QUE O DELEGADO DE POLÍCIA FAÇA A DESTRUIÇÃO DA DROGA
Drogas apreendidas (art. 50-a)
Sem prisão em flagrante ?
30 dias
§ 4o As glebas cultivadas com plantações ilícitas serão ____________, conforme o disposto no art. 243 da Constituição Federal, de acordo com a legislação em vigor.
expropriadas
Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
Esse é o delito de __________?
Tráfico de Drogas.
Presença de canabinoides na substância é suficiente para ser classificada como maconha, ainda que não haja THC ?
SIM.
A conduta consistente em negociar por telefone a aquisição de droga e também disponibilizar o veículo que seria utilizado para o transporte do entorpecente configura o crime de tráfico de drogas em sua forma consumada ?
SIM, (e não tentada), ainda que a polícia, com base em indícios obtidos por interceptações telefônicas, tenha efetivado a apreensão do material entorpecente antes que o investigado efetivamente o recebesse.
Para que configure a conduta de “adquirir”, prevista no art. 33 da Lei nº 11.343/2006, não é necessária a tradição do entorpecente e o pagamento do preço, bastando que tenha havido o ajuste. Assim, não é indispensável que a droga tenha sido entregue ao comprador e o dinheiro pago ao vendedor, bastando que tenha havido a combinação da venda.
É Tráfico de ____________, insumos ou produtos químicos destinados à preparação de drogas
importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, fornece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que ______________, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas. Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
- Tráfico de matéria-prima, insumos ou produtos químicos destinados à preparação de drogas
- gratuitamente
É delito de cultivo para o tráfico de drogas quem _____________________________ ?
Semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas. Pena reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
Utilização de local para fins de tráfico: Utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que _________________, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, para o tráfico ilícito de drogas. Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
*gratuitamente
Venda ou entrega de droga ou material destinado à produção de drogas: vende ou entrega drogas ou matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal ou regulamentar, a_________________, quando presentes elementos probatórios razoáveis de conduta criminal preexistente
agente policial disfarçado
Induzimento, instigação ou auxílio ao uso de droga: _______, _________ ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga. Pena – detenção, de 1 a 3 anos, e multa de 100 a 300 dias-multa.
- Induzir
* instigar
Cessão gratuita e eventual de drogas para consumo compartilhado: Oferecer droga, eventualmente e sem ______________, a pessoa de _______________, para juntos a _____________. Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuízo das penas previstas no art. 28.
- Sem objetivo de lucro
- a pessoa de seu relacionamento
- para juntas a consumirem
CUIDADO:
Cabe suspensão condicional do processo; -
Para que o agente incorra nas sanções do § 3º é necessário o preenchimento de quatro requisitos, cumulativos:
a) Oferta eventual de droga;
b) Oferta gratuita;
c) O destinatário da droga deve ser pessoa do relacionamento de quem oferece a droga;
d) A droga deve ser destinada ao consumo conjunto (tanto de quem oferece quanto de quem recebe).
Quais os requisitos para o agente fazer jus a redução de pena do TRÁFICO PRIVILEGIADO ? Qual a redução ?
a) primário;
b) bons antecedentes;
c) não se dedicar à atividade criminosa;
d) não integrar organização criminosa.
CUIDADO: Requisitos (são CUMULATIVOS)
Redução de : 1/6 a 2/3
O crime de tráfico privilegiado de drogas tem natureza hedionda ?
NÃO.
Inquéritos policiais e/ou ações penais em cursos podem ser utilizados no processo penal?
Para afastar a causa de diminuição de pena do art. 33, § 4º (tráfico privilegiado), da Lei de Drogas ?
SIM
EREsp 1.431.091
Inquéritos policiais e/ou ações penais em cursos podem ser utilizados no processo penal?
Para decretação da prisão preventiva como garantia da ordem pública ?
SIM
RHC 70.698, STJ
Inquéritos policiais e/ou ações penais em cursos podem ser utilizados no processo penal?
Para agravar a pena-base (1ª fase da dosimetria) ?
NÃO ( SÚMULA n 444,STJ).
Art. 34. Fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar a qualquer título, possuir, guardar ou fornecer, ________________, MAQUINÁRIO, APARELHO, INSTRUMENTO ou QUALQUER OBJETO destinado à fabricação, preparação, produção ou transformação de drogas, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de 1.200 (mil e duzentos) a 2.000 (dois mil) dias-multa.
ainda que gratuitamente