Lei 8112/90 Flashcards
A Lei n. 8.112/1990 atente quais pessoas e quais não
Os servidores públicos civis da União, das autarquias federais (inclusive as em regime especial) e das fundações públicas federais.
Não atende os empregados públicos federais, regidos pela CLT, além do servidores dos entes federativos, tal como os Estados e os Municípios e aos militares
Qual é a linha te tempo do serviço público
CPPEEEV
a) concurso,
b) provimento,
c) posse,
d) exercício,
e) estágio probatório,
f) estabilidade
g) vacância.
O que é concurso público
É a forma objetiva de selecionar servidores, primando pelo princípio da impessoalidade e assegurando igualdade de condições
Como devem ser os concursos pub e qual sua validade
- provas ou de provas e títulos, mas nunca exclusivamente de títulos.
- validade de ATÉ dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, pelo mesmo prazo
E que é e como se dá o Provimento de Cargos Públicos
É o chamamento dos aprovados e far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder
Qual o limite de vagas oferecidas nos concursos para portadoras de deficiência.
Atualmente é de até 20%
Extrangeiros podem prestar exercer cargo pub federal
Não. Mas, excepcionalmente, podem ocupar os cargos de professor, de técnico ou de cientista em universidades e instituições de pesquisa federais
Quais são as diversas formas de provimento de cargo público
No Apro Pro - Blade Runner
Nomeação, Promoção, Readaptação, Reversão, Aproveitamento, a Reintegração e a Recondução.
Como é classificada a NOMEAÇÃO ? E as demais
Forma originária de provimento
As demais são classificadas como forma de provimento derivadas.
Os provimentos derivados podem ser classificadas como: vertical, horizontal ou por reingresso. Quais são elas
Vertical - promoção
Horizontal - readaptação
Reingresso - as demais
O que é nomeação
É o modo clássico de prover o servidor no cargo público.
Pode ser tanto para os cargos efetivos quanto para os cargos em comissão.
Cargos efetivos (ou cargo isolado de provimento efetivo ou cargo de carreira), precisa de aprovação em concurso público e seu nome deve estar no Diário Oficial (ou equivalente)
Para os cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, destinados às funções de direção, chefia e assessoramento, podem ser livremente escolhidos pela autoridade nomeante. Podem ser servidores de carreira ou alguém de fora do serviço público.
O que é promoção
Ocorre quando o servidor é elevado para outra classe no âmbito da mesma carreira, ocorrendo a vacância no cargo de classe mais baixa e o provimento no cargo de classe mais alta.
Também é forma de VACÂNCIA
O que é readaptação
Ocorre quando o servidor sofre uma LIMITAÇÃO em sua capacidade física ou mental, mas ainda pode trabalhar, não sendo o caso de aposentadoria. Características a serem observadas
- Será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos.
- Na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como EXCEDENTE, até a ocorrência de vaga.
- Considerado incapaz de se readatar, ocorrerá a aposentadoria.
Também é forma de VACÂNCIA
O que é Reversão
Retorno à atividade do servidor, abaixo dos 70 anos, anteriormente APOSENTADO.
Pode ocorrer de duas formas:
1) Por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.
2) No interesse da administração
Quais regras o servidor deve obdecer para ocorrer a Reversão por interesse da administração
a) o servidor tenha solicitado a reversão;
b) a aposentadoria voluntária;
c) estável quando na atividade;
d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;
e) haja cargo vago, ou similar resultante de uma possível transformação.
O que acontece como servidor que teve sua aposentadoria Revertida
Ele volta a receber a remuneração que anteriormente recebia, com todas as vantagens de caráter pessoal eventualmente existentes.
No caso de reversão por invalidez, deverá retornar ainda que não haja cargo vago. Neste caso, ele será considerado excedente.
O que é aproveitamento
É o chamado, feito pela administração pública, para que o servidor público em disponibilidade volte a exercer suas atividades, com cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
Se passar o prazo legal, a disponibilidade será cassada e o respectivo aproveitamento será tornado sem efeito.
O que é servidor colocado como ‘excedente’ e ‘em disponibilidade’
Excedente: continua a trabalhar mas nao tem cargo
Disponibilidade: não trabalha e nao tem cargo. Quando volta é APROVEITADO
O que é recondução
É o RETORNO do servidor ESTAVÉL ao cargo anteriormente ocupado.
Ocorre quando:
- não passa em estágio probatório relativo a outro cargo;
- reintegração do anterior ocupante.
Se não houver vaga:
ESTÁVEL - disponibilidade
NÃO ESTÁVEL - excedente (mas não exonerado)
O que é reintegração
Retorno do servidor anteriormente DEMITIDO ao cargo anteriormente ocupado, com ressarcimento de todas as vantagens.
Essa demissão deverá ter sido invalidada por decisão administrativa ou judicial.
Após nomeado, o servidor tem quanto tempo para tomar POSSE
prazo de 30 dias. Passado prazo, nomeação considerada sem efeito.
O que é Posse
É momento em que os candidatos aprovados e anteriormente nomeados têm o primeiro contato com a administração pública.
Passam serem servidores públicos e estando legalmente investidos em cargo público
Só acontece nos casos de provimento de cargo por NOMEAÇÃO
O que é servidor público e cargo público
Servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público
Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades. Também serve para cargos em comissão.
O que são provimentos em comissão
É a investidura de um servidor de carreia (que mantém seus direitos), ou não, em funções de direção, chefia e assessoramento.
É de livre nomeação ou exoneração. Não é preciso passar em concurso.
Quando se dá a posse
Assim que há a assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
OBS: A posse poderá dar-se mediante procuração específica.
Quais requisitos devem ser comprovados no momento da posse
I – nacionalidade brasileira;
II – gozo dos direitos políticos;
III – quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV – nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V – idade mínima de dezoito anos;
VI – aptidão física e mental.
Essa lista não é exaustiva. Dependendo do cargo, outros itens podem ser exigidos.
Qual o prazo para p servidor entrar em exercício
Faculta o prazo de 15 dias, contados da posse.
Se isso não ocorrer, servidor EXONERADO
O que é o exercício
Efetivo desempenho do cargo público ou da função de confiança.
O que é Estágio Probatório
É o período de avaliação onde diversos fatores como
a) assiduidade;
b) disciplina;
c) capacidade de iniciativa;
d) produtividade;
e) responsabilidade.
são levados em conta para a verificação da aptidão e da capacidade do agente público.
Qual o prazo para que o estágio acabe e o servidor adquira a estabilidade
03 anos. O estagiário tem sua avaliação final feita 4 meses antes do fim desse prazo.
No estágio o servidor tem vários direitos, inclusive o de se afastar do cargo, exceto em quais casos
MA TRA CA
1) Exercer MAndato classista (sindicado)
2) TRAtar de assuntos pessoais
3) CApacitação
O que acontece se o estagio nao for aprovado
Já estável, recondução cargo anterior.
Não estável, exoneração do cargo públo
O que é e qual o objetivo da Estabilidade
É uma das principais garantias dos servidores públicos estatutários.
A estabilidade é do servidor e não do cargo.
Objetiva-se proporcionar que o servidor desempenhe suas atribuições sem a coação das autoridades superiores
Em quais hipóteses poderá o servidor estável perder o cargo:
1) sentença judicial transitada em julgado
2) processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
3) procedimento de avaliação periódica
4) redução de despesas quando os entes federativos não observarem o limite máximo de gastos com pessoal.
O que é vacância de quais os tipos
São situações em que o servidor público deixa o cargo público anteriormente ocupado.
São elas: Exoneração, Demissão, Aposentadoria, Falecimento, Posse em cargo inacumulável, Promoção e Readaptação
Minha EX. DEMI Lovato, em um VELORIO (Falecimento) de um APOSENTADO estava de POSSE de uma PROMOÇÃO de uma tomada READAPTADA
O que é exoneração
É o rompimento do vínculo mantido entre o servidor e a administração pública federal (não é punição).
Poder ser
voluntária: a pedido do servidor
involuntária ou de ofício: nao passou no estágio ou não entrou em exercício nos 15 dias após tomar posse
Cargo em comissão: transitoriedade. Pode ocorrer, à qualquer tempo, à pedido do servidor ou de ofício
O que é demissão
É a saída punitiva do servidor.
Hipóteses são previstas em lei. Servidor cometeu alguma infração disciplinar ou não observou determinadas normas previstas no estatuto funcional.
Acarretará na impossibilidade de o servidor retornar ao serviço público dentro do prazo de 5 anos ou até mesmo indefinidamente.
O que é aposentadoria
É a vacância natural. Após atender as condições previstas, o servidor rompe o seu vínculo com o Poder Público, passando a receber proventos decorrentes da inatividade.
O que é falecimento
É quando o servidor morre. Somente após a publicação no diário oficial, novo servidor poderá preencher o cargo.
O que é posse em cargo inacumulável
O servidor público deixa de ocupar um cargo público pra ingressar, sem quebra de vínculo com o Poder Público, em outro órgão ou entidade do MESMO ENTE.
É uma forma do servidor, após assumir outro cargo, tem de não perder seus dias trabalhados na contagem de férias e demais verbas acessórias.
O que é Remoção
Deslocamento do SERVIDOR, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Não é forma de provimento.
RE-EMOÇAO (só servidor tem)
Qual a diferença entre remoção de ‘ofício’ ou ‘a pedido’
Remoção de ofício: interesse da administração, sem margem de opção para a análise da vontade do servidor.
Remoção a pedido: é a vontade do servidor. Trata-se de um ato, via de regra, discricionário do Poder Público. A administração vai levar em conta a conveniência e a oportunidade para deferir ou não o pedido.
Em quais casos a administração DEVE aceita a remoção feita a pedido do servidor
1) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da administração. Basta um deles ser regido pela lei 8112/90
2) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;
3) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.
OBS: cônjuges ou companheiros aprovado em concurso público para outro órgão ou entidade não configura remoção para acompanhar cônjuge. O mesmo vale para casal que não mora junto.
O que é redistribuição
É o deslocamento de CARGO de provimento efetivo, esteja ou não ele ocupado, e desde que tal deslocamento ocorra para outro órgão ou entidade, mas sempre no âmbito do mesmo Poder.
Pode ocorrer para ajuste de lotação ou nos casos de reorganização e extinção do órgão ou entidade.
Re DISTRIBUIR - CARGA (no caminhão)
Quais o requisitos necessário para que a redistribuição seja feita
- Interesse da administração;
- Equivalência de vencimentos;
- Manutenção da essência das atribuições do cargo;
- Vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades;
- Mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;
- Compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade;
O que acontece quando um órgão ou entidade é extinto e os servidores não são redistribuídos
Eles deverão ser mantidos em disponibilidade. Caso não sejam colocados
em disponibilidade, deverão ser mantidos sob responsabilidade do SIPEC - SIstema de PEssoal Civil da administração pública