Lei 13.146/2015 Flashcards
O que é uma pessoa com deficiência?
Uma pessoa tem deficiência quando tem um impedimento de LONGO PRAZO de natureza física, mental, intelectual, sensorial.
Art. 2o Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Uma pessoa para ser considerada com deficiência tem que passar por um perito que ateste o seu problema.
ERRADO.
§ 1o A avaliação da deficiência, quando necessária, será BIOPSICOSSOCIAL, realizada por EQUIPE MULTIFUNCIONAL e INTERDISCIPLINAR e considerará: (Vigência)
I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
III - a limitação no desempenho de atividades; e
IV - a restrição de participação.
Uma pessoa para ser considerada com deficiência tem que passar por uma avaliação orgânica, psicológica e social que atestem o seu problema.
CERTO.
Avaliação BIOPSICOSSOCIAL.
Bio- orgânica
Psico - psicológica
Social - âmbito social
Uma pessoa com deficiência é uma pessoa portadora de necessidades especiais.
ERRADO.
PcD - Uma pessoa tem deficiência quando tem um impedimento de LONGO PRAZO de natureza física, mental, intelectual, sensorial.
PNE - é um termo antigo utilizado para PcD, mas hoje é inadequado, não se usa mais.
O que são pessoas com mobilidade reduzida? É igual a uma pessoa com deficiência?
ERRADO.
Artigo 3°, IX - pessoa com mobilidade reduzida: aquela que tenha, por qualquer motivo, DIFICULDADE de MOVIMENTAÇÃO, PERMANENTE ou TEMPORÁRIA, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.
O que são barreiras? Quais são elas?
São limitações que impedem de exercer plenamente os direitos.
Art.3°, IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo; (LOCAL ABERTO)
b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados; (LOCAL FECHADO)
c) barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;
e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas; (ATITUDES DE OUTRAS PESSOAS)
f) barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias;
Acompanhante é a mesma coisa que atendente pessoal.
ERRADO.
XIV - acompanhante: aquele que acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal. (CONCEITO + AMPLO)
XII - atendente pessoal: pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas ATIVIDADES DIÁRIAS, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. (DENTRO DO CONCEITO DE ACOMPANHANTE).
Toda acompanhante é atendente pessoal, mas nem toda atendente pessoal é acompanhante.
ERRADO.
Toda atendente pessoal é acompanhante, mas nem toda acompanhante é atendente pessoal.
- atendente pessoal é um conjunto dentro de acompanhante.
Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Por isso, ela é está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
ERRADO.
§ 2o A pessoa com deficiência NÃO está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa. No entanto há exceções:
- Risco de vida;
- Curatela.
A pessoas com deficiência que são consideradas mais vulneráveis são:
Art. 5o A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.
Parágrafo único. Para os fins da proteção mencionada no caput deste artigo, são considerados especialmente vulneráveis a CRIANÇA, o ADOLESCENTE, a MULHER e o IDOSO, com deficiência.
A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
Art. 6o A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
I - casar-se e constituir união estável;
II - exercer direitos sexuais e reprodutivos;
III - exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar;
IV - conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória;
V - exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária; e
VI - exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
A PcD que está sob curatela tem direito a adotar?
Não.
A PcD pode adotar ou ser adotado, é um direito dela. No entanto, se ela está sob curatela não pode adotar.
É dever somente da PcD comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.
ERRADO.
Art. 7o É dever de TODOS comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.
Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, a quem ele deve comunicar?
Parágrafo único. Se, no exercício de suas funções, os juízes e os tribunais tiverem conhecimento de fatos que caracterizem as violações previstas nesta Lei, devem remeter peças ao MINISTÉRIO PÚBLICO para as providências cabíveis.
É dever apenas do Estado assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
ERRADO
Art. 8o É dever do ESTADO, da SOCIEDADE e da FAMÍLIA assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.
A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário. O que isso significa?
Atendimento prioritário é o “depois”
A PcD chega e será atendido quando terminar de fazer o que estava fazendo.
O que é o atendimento imediato?
Imediato = prioritário + diferenciado (assentos em transportes coletivos, mobiliário adequado, etc).
Todos os direitos da PcD são extensíveis ao acompanhante ou atendente pessoal.
ERRADO.
VI - recebimento de restituição de imposto de renda;
VII - tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências.
§ 1o Os direitos previstos neste artigo são extensivos ao acompanhante da pessoa com deficiência ou ao seu atendente pessoal, exceto quanto ao disposto nos incisos VI e VII deste artigo.
A PcD tem prioridade na isenção do imposto de renda.
ERRADO.
A PcD não é isento do pagamento do imposto de renda, ele tem a prioridade na RESTITUIÇÃO.
Quais são os direitos fundamentais da PcD?
- Vida;
- Habilitação e Reabilitação;
- Saúde;
- Educação;
- Moradia;
- Trabalho;
- Assistência Social;
- Previdência Social;
- Cultura, Esporte, Turismo e Lazer;
- Transporte e Mobilidade.
Quem cria instrumentos para avaliação da deficiência?
§ 2o O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.
Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada. Portanto, em situação de curatela o consentimento da PcD deve sempre ser considerado.
ERRADO.
Art. 11. A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou a institucionalização forçada.
Parágrafo único. O consentimento da pessoa com deficiência em situação de curatela poderá ser suprido, na forma da lei.
Art. 12. O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência é indispensável para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica.
§ 1o Em caso de pessoa com deficiência em situação de curatela, deve ser assegurada sua participação, no maior grau possível, para a obtenção de consentimento.
§ 2o A pesquisa científica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, em caráter excepcional, apenas quando houver indícios de benefício direto para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência e desde que não haja outra opção de pesquisa de eficácia comparável com participantes não tutelados ou curatelados.
Art. 13. A pessoa com deficiência somente será atendida sem seu consentimento prévio, livre e esclarecido em casos de risco de morte e de emergência em saúde, resguardado seu superior interesse e adotadas as salvaguardas legais cabíveis.
A PcD tem direito a prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, com exceção daqueles que moram na zona rural, respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
ERRADO.
V - prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, INCLUSIVE na zona rural, respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
É assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário.
CERTO.
As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação.
CERTO.
Quando não for feito em caso, as PcD tem direito de prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, INCLUSIVE na zona rural, respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar atendimento psicológico, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais.
CERTO.
As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar o direito à fertilização assistida.
CERTO.
As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar oferta de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, medicamentos, insumos e fórmulas nutricionais, conforme as normas vigentes do Ministério da Saúde.
CERTO.