Leg3 Flashcards
As Entidades de Praticagem poderão utilizar Lanchas de Apoio à Praticagem que possibilitem efetuar o transporte de Prático para navios atracados, fundeados ou amarrados à boia em águas abrigadas.
Verdadeiro
A qualquer momento, uma Agência da Capitania dos Portos poderá decidir sobre a perda da homologação de uma Atalaia ao constatar o descumprimento de algum item previsto na norma em referência.
Verdadeiro.
O Efetivo de Práticos de uma ZP não deve ser inferior a quatro, tendo em vista que a ERU deverá considerar um número mínimo de Práticos, os quais poderão estar em período de serviço, sobreaviso, repouso ou indisponibilidade.
Falso, são 03
Lotação é o número de Práticos com menos de 70 anos em exercício na ZP.
Certo.
A Lancha de Prático deverá dotar de um número de Colete Salva-Vidas total equivalente ao do CTS da lancha mais 15%.
Falso: 20%.
De acordo com Shiphandling for the Mariner, o Comandante tem o dever de ACONSELHAR OU DISPENSAR o prática quando as ações do prático estiverem equivocadas, devido à falta de apercebimento de certas circunstâncias.
Certo: como as limitações do navio
Compete à Diretoria de Portos e Costas, como Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, regulamentar o Serviço de Praticagem.
Falso: RAM para a Segurança do Tráfego Aquaviário
Os serviços de praticagem serão organizados por estados com exceção da ZP-01 que cobre o trecho de Fazendinha (AP) a Tabatinga (AM).
Falso: Fazendinha até Itacoatiara (AM), Bacia Amazônica Oriental
Navegar no interior de uma ZP e atracar e desatracar, quando executadas com a assessoria de Prático, são atividades consideradas NAVEGAÇÃO DE PRATICAGEM.
Errado: Atracar e Desatracar é MANOBRA DE PRATICAGEM
Quem elabora o Programa de Manutenção da Habilitação de Prático é o DPC.
ERRADO: é o CAPITÃO DOS PORTOS
O prático deve portar o colete salva-vidas durante toda a execução de uma faina de praticagem.
Errado: somente na FAINA DE TRANSBORDO lancha-embarcação-lancha
É dever do Prático assessorar a CP DL AG nas fainas de assistência e salvamento marítimo, quando por esta solicitado.
CERTO
Período de Repouso é o período de tempo ininterrupto, que antecede ou sucede a um Período de Serviço, durante o qual o Prático não está disponível para ser requisitado a
realizar faina de praticagem, a não ser em caso de emergência ou na situação em que há risco para a vida humana.
Errado: Período de ESCALA.
Período de Serviço é aquele DENTRO do PERÍODO DE ESCALA, durante o qual o prático está efetivamente em faina de praticagem.
A faina de praticagem passa a ser contada, em termos de tempo, a partir do deslocamento da lancha de prático em direção ao navio a ser atendido.
Errado: início do deslocamento da EMBARCAÇÃO com o PRÁTICO A BORDO.
Ao final do Período de Escala, o Prático deverá permanecer, pelo menos, um dia em Período de Repouso para quatro dias que tenha figurado em Período de Escala
CERTO