Leg3 Flashcards
As Entidades de Praticagem poderão utilizar Lanchas de Apoio à Praticagem que possibilitem efetuar o transporte de Prático para navios atracados, fundeados ou amarrados à boia em águas abrigadas.
Verdadeiro
A qualquer momento, uma Agência da Capitania dos Portos poderá decidir sobre a perda da homologação de uma Atalaia ao constatar o descumprimento de algum item previsto na norma em referência.
Verdadeiro.
O Efetivo de Práticos de uma ZP não deve ser inferior a quatro, tendo em vista que a ERU deverá considerar um número mínimo de Práticos, os quais poderão estar em período de serviço, sobreaviso, repouso ou indisponibilidade.
Falso, são 03
Lotação é o número de Práticos com menos de 70 anos em exercício na ZP.
Certo.
A Lancha de Prático deverá dotar de um número de Colete Salva-Vidas total equivalente ao do CTS da lancha mais 15%.
Falso: 20%.
De acordo com Shiphandling for the Mariner, o Comandante tem o dever de ACONSELHAR OU DISPENSAR o prática quando as ações do prático estiverem equivocadas, devido à falta de apercebimento de certas circunstâncias.
Certo: como as limitações do navio
Compete à Diretoria de Portos e Costas, como Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, regulamentar o Serviço de Praticagem.
Falso: RAM para a Segurança do Tráfego Aquaviário
Os serviços de praticagem serão organizados por estados com exceção da ZP-01 que cobre o trecho de Fazendinha (AP) a Tabatinga (AM).
Falso: Fazendinha até Itacoatiara (AM), Bacia Amazônica Oriental
Navegar no interior de uma ZP e atracar e desatracar, quando executadas com a assessoria de Prático, são atividades consideradas NAVEGAÇÃO DE PRATICAGEM.
Errado: Atracar e Desatracar é MANOBRA DE PRATICAGEM
Quem elabora o Programa de Manutenção da Habilitação de Prático é o DPC.
ERRADO: é o CAPITÃO DOS PORTOS
O prático deve portar o colete salva-vidas durante toda a execução de uma faina de praticagem.
Errado: somente na FAINA DE TRANSBORDO lancha-embarcação-lancha
É dever do Prático assessorar a CP DL AG nas fainas de assistência e salvamento marítimo, quando por esta solicitado.
CERTO
Período de Repouso é o período de tempo ininterrupto, que antecede ou sucede a um Período de Serviço, durante o qual o Prático não está disponível para ser requisitado a
realizar faina de praticagem, a não ser em caso de emergência ou na situação em que há risco para a vida humana.
Errado: Período de ESCALA.
Período de Serviço é aquele DENTRO do PERÍODO DE ESCALA, durante o qual o prático está efetivamente em faina de praticagem.
A faina de praticagem passa a ser contada, em termos de tempo, a partir do deslocamento da lancha de prático em direção ao navio a ser atendido.
Errado: início do deslocamento da EMBARCAÇÃO com o PRÁTICO A BORDO.
Ao final do Período de Escala, o Prático deverá permanecer, pelo menos, um dia em Período de Repouso para quatro dias que tenha figurado em Período de Escala
CERTO
Nas ZP com navegação de praticagem igual ou superior a trinta milhas, o Prático poderá permanecer em Período de Escala por, no máximo, 21 dias.
certo
O Período de Serviço não pode exceder o limite de 120 horas a cada quatorze dias, ou 180 horas a cada 21 dias
CERTO
Nas ZP com navegação de praticagem inferior a trinta milhas, o Prático poderá permanecer em Período de Serviço por, no máximo, quatorze dias
ERRADO: Período de ESCALA
Recuperação da Habilitação: participar como Prático Assistente de 50% do número de fainas da ZP para 1 quadrimestre; 75% para 2 a 5 quadrimestres.
Após a Recuperação, o Prático deverá executar o número mínimo de fainas do respectivo quadrimestre na Escala, diminuído do número de manobras que executou como Assistente.
Uma Agência da Capitania dos Portos poderá decidir, a qualquer momento, pela perda da Homologação da Atalaia caso haja constatação do descumprimento de algum item previsto na norma em referência.
CERTO
O CONAPRA realizará as inspeções necessárias e homologará a Atalaia por meio do Certificado de Homologação da Atalaia, por delegação de competência da CP.
ERRADO: delegação da DPC
Entidades de Praticagem estão autorizadas a utilizar Lanchas de Apoio à Praticagem para efetuar o transporte do Prático para navios amarrados à boia em águas abrigadas.
CERTO
O efetivo de práticos de uma ZP deve ser maior ou igual a 4.
CERTO
Lotação é o número de práticos com menos de 70 anos em exercício na ZP.
ERRADO: esse é o EFETIVO.
Efetivo é o número de práticos considerado ideal pela Autoridade Marítima para uma ZP, de modo que garanta um Serviço de Praticagem ininterrupto, previna a fadiga dos práticos e os mantenha qualificados.
FALSO: essa é a def. de LOTAÇÃO.
A Lancha de Prático deverá ter número de coletes salva-vidas igual ao CTS da Lancha.
ERRADO: total = a LOTAÇÃO DA LANCHA
o CONAPRA homologa a TRIPULAÇÃO da lancha de praticagem por meio de Certificado com validade de 4 anos, mas a homologação da Lancha de Prático cabe ao CP.
CERTO.
As embarcações com AB maior que 500, com praticagem facultativa, devem, obrigatoriamente, comunicar suas movimentações dentro da ZP à Estação de Praticagem
certo
Embarcações classificadas como Petroleiro, com AB até 3000, podem ser isentas da utilização de Serviço de Praticagem
CERTO: br ou coração br + equipamento auxiliar de manobra (thruster ou prop. azimutal) + DGPS + AIS ativo
Petroleiro General Patê, de bandeira Br e AB=2000, tem praticagem facultativa, desde que apresente AIS ativo.
Falso: não precisa de AIS ativo.