jejuno-ileo e cólon Flashcards
Relações posteriores do jejuno-íleo
aorta, veia cava inferior, raiz do mesentério e todas as estruturas que esta cobre: vasos mesentéricos superiores, D3, rins, uretéres, vasos gonadais.
Meios de fixação do jejuno-íleo
continua-se com o duodeno e com o cego
mesentério
Diga-me o que sabe sobre o mesentério
É uma prega peritoneal que fixa o jejuno-íleo à parede abdominal posterior e o vasculariza, pois contém vasos na sua espessura. É uma dupla membrana pregueada em forma de leque, e a sua raiz é uma linha obliqua para baixo e para a direita que vai do ângulo duodeno-jejunal e termina no cego. No seu trajeto desce e cruza a D3, VCI, aorta, psoas direito.
Diferenças entre o íleo e o jejuno.
jejuno- maior calibre, menos comprido, poucos nódulos linfáticos, mucosa mt mais pregueada, mesentério mais fino (menos gordura).
íleo- menor calibre, mais comprido, muitos nódulos linfáticos (placas de Peyer), mucosa mais lisa, mesentério mais grosso (mais gordura).
Existe mesentério em todo o intestino delgado?
Não, nos pontos de reflexão de mesentério para a parede abdominal posterior o intestino delgado não é revestido por esta prega peritoneal.
Fale-me da artéria mesentérica superior.
Tem origem na aorta, abaixo do tronco celíaco e dirige-se para baixo e para a direita, terminando ao nível do ângulo íleo-secal, onde origina um ramo terminal. A. ÍLEO-CECO-APENDICULAR. Relaciona-se anterioremente com a cabeça do pâncreas (na sua origem) e com a raiz do mesocólon transverso, posteriormente relaciona-se com a aorta e com D3. Emite ramos colaterais: A. CÓLICA MEDIA (2/3 drts do cólon transverso) , A. CÓLICA DIREITA E ÍLEO-CÓLICA que formam arcadas marginais de onde saem artérias retas que vascularizam o cólon ascendente, A PD INF ant e post (vascularizam o pancreas e o duodeno) e as ARTERIAS INTESTINAIS que formam arcadas de onde saem arterias retas e vascularizam o jejuno-íleo.
Drenagem linfática do jejuno-íleo
gg. mesentéricos superiores-cisterna quílifera- canal torácico (periféricos, intermédios, centrais)
Meios de fixação do cego
pregas peritoneais: parieto-cecais e mesentérico-cecais
Limites do cólon ascendente
válvula íleo-cecal até ao ângulo hepático
Relações posteriores cólon ascendente
m. transverso abdominal, m. quadrado lombar, vasos subcostais, n. íleo-hipogástrico, n. íleo-inguinal, n. cutâneo-femural-lateral, rim drt, m. ilíaco, diafragma
Relações internas do cólon ascendente
uretér drt, vasos testiculares/ováricos drts, ansas intestinais, m. psoas major drt, n.genito-femural
Diferenças entre o ângulo hepático e o ângulo esplénico
O ângulo hepático é mais baixo, mais anterior e menos agudo que o esplénico.
Meios de fixação do ângulo hepático
Lig. freno-cólico drt, lig. hepato-cólico e cisto-cólico e reno-cólico, lig. gastro-cólico (pina)
Meios de fixação do ângulo esplénico
Lig. freno-cólico esquerdo , lig. espleno-cólico, Lig. espleno-renal
Relações posteriores do cólon transverso
mesocólon transverso, vasos mesentéricos superiores. D4, vasos subcostais, n. ílio-hipogástrico, n.ílio-inguinal e n. cutâneo femural lateral