Jean Piaget - vida e obra Flashcards
Como era vista a diferença cognitiva entre crianças e adultos até o século XX?
A crença da maior parte das sociedades era a de que qualquer diferença entre os processos cognitivos entre crianças e adultos era sobretudo de grau: os adultos eram superiores mentalmente, do mesmo modo que eram fisicamente maiores, mas os processos cognitivos básicos eram os mesmos ao longo da vida.
Quais são os pressupostos básicos da teoria?
- Interacionismo.
- Construtivismo sequencial.
- Fatores que interferem no desenvolvimento.
O que significa dizer que é uma teoria de etapas?
Que é uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.
Como a criança é concebida?
A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas.
Por meio de quais processos acontece a interação organismo-meio?
Através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio.
No que resulta a interação com o ambiente?
Essa interação com o ambiente faz com que construa estrutura mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar.
O que é adaptação? Por meio de quais processos ela ocorre?
A adaptação é definida como sendo o próprio desenvolvimento da inteligência. Ocorre através da assimilação e acomodação.
Os esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os @.
estágios de desenvolvimento
Quais fatores influenciam o processo de desenvolvimento?
1) Maturação.
2) Exercitação.
3) Aprendizagem social.
4) Equilibração.
Como deve funcionar a escola?
A escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas.
Como a aquisição do conhecimento é concebida?
O conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente pela criança, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos, mas como resultado de uma interação, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo.
O que é o sujeito ativo?
O sujeito ativo procura ativamente compreender o mundo que o cerca, e que busca resolver as interrogações que esse mundo provoca.
É aquele que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo.
Quais são os principais objetivos da educação?
A formação de homens criativos, inventivos e descobridores, de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.
P. propõe um método de ensino?
P. não propõe um método de ensino. Ele elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos. Desse modo, suas pesquisas recebem diversas interpretações que se concretizam em propostas didáticas também diversas.
Quais as implicações quanto aos objetivos pedagógicos?
Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados no aluno, partir das atividades do aluno.
Quais as implicações quanto ao conteúdo da aprendizagem?
Os conteúdos não são concebidos como fins em si mesmos, mas como instrumentos que servem ao desenvolvimento evolutivo natural.
Quais as implicações quanto ao método de aprendizagem?
Primazia de um método que leve ao descobrimento por parte do aluno ao invés de receber passivamente através do professor.
Como é vista a aprendizagem?
A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva, construído internamente, e que depende do nível de desenvolvimento do sujeito. A interação social favorece a aprendizagem. As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a colaboração.
O que é maturação?
Crescimento biológico dos órgãos.
O que é exercitação?
Funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos.
O que é aprendizagem social?
Aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais.
O que é equilibração?
Processo de auto-regulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido.
O que é autonomia?
A capacidade de coordenação de diferentes perspectivas sociais com o pressuposto do respeito recíproco. Em outras palavras, significa levar em consideração os fatores relevantes para decidir agir da melhor forma para todos.
Qual a relação entre autonomia e cooperação?
A autonomia não está relacionada com isolamento (aprender sozinho). Na verdade, o florescer do pensamento autônomo e lógico operatório é paralelo ao surgimento da capacidade de estabelecer relações cooperativas. Ser autônomo significa estar apto a cooperativamente construir o sistema de regras morais e operatórias necessárias à manutenção de relações permeadas pelo respeito mútuo.
Qual a relação entre autonomia e liberdade?
Autonomia não é a mesma coisa que liberdade completa. Não pode haver moralidade quando alguém considera somente o seu ponto de vista. Se também consideramos o ponto de vista das outras pessoas, veremos que não somos livres para mentir, quebrar promessas ou agir irrefletidamente.
Qual a diferença entre Piaget e Vygotsky no tocante ao desenvolvimento?
A teoria piagetiana considera-o em sua forma retrospectiva, isto é, o nível mental atingido determina o que o sujeito pode fazer. A teoria vygostkyana considera-o na dimensão prospectiva, ou seja, enfatiza que o processo em formação pode ser concluído através da ajuda oferecida ao sujeito na realização de uma tarefa.
De que forma as concepções diferentes de desenvolvimento propostas por Piaget e Vygotsky vão refletir na atitude do professor?
Em Piaget, deve-se levar em conta o desenvolvimento como um limite para adequar o tipo de conteúdo de ensino a um nível evolutivo do aluno. Em Vygotsky, a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, de modo que se deve levar em conta as potencialidades do aluno, sem esperar a maduração “mecânica”.