Introdução, citologia e coloração de Gram Flashcards
Onde se encontra o cromossoma de uma bactéria?
No nucleoide.
Onde ocorre a cadeia de transporte de elétrons em uma bactéria?
Na membrana plasmática.
Qual a principal função do flagelo?
Conferir motilidade à célula.
Qual a função das fímbrias?
Aderir a superfícies, especialmente às células epiteliais dos hospedeiros.
Quais as principais funções da cápsula?
Impedir que a bactéria sofra a ação de bacteriófagos, ajudar na adesão a células hospedeiras, evitar a fagocitose.
Diga as principais diferenças estruturais entre a parede celular das Gram positivas e a das Gram negativas.
As Gram positivas possuem uma camada espessa de peptideoglicano, que contém ácido teicoico e ácido lipoteicoico. As Gram negativas possuem uma camada delgada de peptideoglicano, além de uma membrana externa em que se encontram os lipopolissacarídeos (LPS).
Qual a composição da peptideoglicana?
A peptideoglicana consiste em camadas contendo N-acetilglicosamina e ácido N-acetilmurâmico em alternância. As camadas são interligadas por polipeptídeos.
Qual característica de importância clínica os LPS e os ácidos teicoicos, juntamente com as proteínas de superfície, têm em comum?
Ambos têm função antigênica. O ácido teicoico facilita a identificação de bactérias Gram positivas e o LPS possui o antígeno O, que facilita a identificação de bactérias Gram negativas.
Diga as principais funções do biofilme.
Aderir a superfícies bióticas e abióticas; dificultar a penetração de antimicrobianos, impedindo a absorção pelas bactérias que são normalmente sensíveis a eles.
Para que serve a pilus sexual?
Para fazer transferência de DNA de uma célula para outra por conjugação.
Na coloração de Gram, as bactérias Gram positivas se apresentam na cor roxa e as Gram negativas na cor rosa. Explique, abordando a técnica de forma objetiva, o princípio dessa coloração diferencial.
A coloração diferencial se dá devido à diferença na composição da parede celular das Gram positivas e das Gram negativas. Na coloração de Gram, após a aplicação do cristal violeta (roxo) e do lugol, o tratamento com álcool desidrata a parede celular das Gram positivas (rica em peptideoglicano), diminuindo sua permeabilidade e retendo o complexo cristal violeta-iodo. Nas Gram negativas, o álcool atua extraindo os lipídios da membrana externa e aumentando a permeabilidade da parede celular, fazendo com que o complexo CV-I seja retirado, o que causa descoloração; depois, elas são coradas pela fucsina (rosa).
Para quais bactérias o método de Gram não se aplica?
Micoplasmas, micobactérias e espiroquetas.
Dê exemplos de formas e arranjos de procariotos.
Estafilococos (morfologia arredondada e arranjo em cachos); estreptobacilos (morfologia cilíndrica e arranjo em cadeia); espiroquetas; espirilos etc.
Dê um exemplo de como a peptideoglicana pode contribuir na patogênese.
Na patogênese da coqueluche, a peptideoglicana se fragmenta e entra em contato com as células epiteliais da traqueia, impedindo a ação dos cílios, levando ao acúmulo de muco, e destruindo as células, causando tosse intermitente.
Quais são as determinantes de patogenicidade?
- Sobrevivência aos mecanismos de defesa do hospedeiro
- Adesão
- Colonização
- Multiplicação
- Destruição tecidual