Introdução à Biologia Flashcards
O que é biologia?
Biologia é a área das ciências da natureza que estuda os seres vivos e os processos biológicos que ocorrem neles, desde o nível microscópico (como a divisão celular) até a interação entre os seres vivos em escala global.
O que são seres vivos?
São entidades que apresentam capacidade de reprodução, variação e hereditariedade.
Cite as características compartilhadas entre praticamente todos os seres vivos?
Composição química
Metabolismo
Homeostase
Nutrição
Hereditariedade
Irritabilidade
Reprodução
Evolução
Qual é a composição química compartilhada pelos seres vivos?
Nos seres vivos, os elementos químicos mais abundantes são: hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).
Esses elementos químicos, juntos, formam a sigla CHONPS.
O que é metabolismo? Mencione os dois tipos de metabolismo
O metabolismo (do grego metabole, transformar) é o conjunto de reações químicas que ocorrem constantemente nos seres vivos.
Há o catabolismo e o anabolismo.
Explique o catabolismo e o anabolismo
O catabolismo engloba as reações químicas responsáveis pela quebra de moléculas complexas em moléculas simples, também é conhecido como metabolismo de degradação, ele ocorre na digestão dos alimentos.
-
O anabolismo reune as reações químicas responsáveis pela síntese de moléculas complexas a partir de moléculas simples, como ocorre na fotossíntese, com a produção de glicose. Esse tipo de reação também é denominado metabolismo de construção.
O que é homeostase? Exemplifique.
Homeostase é a condição de relativa estabilidade interna mantida pelos seres vivos por meio de mecanismo de regulação.
Um exemplo disso é o equilíbrio hidríco que ocorre no corpo humano. O excesso de água no corpo resulta na maior produção de urina, por outro lado, a carência de água estimula o organismo a trabalhar para diminuir a perda de água.
Dessa forma, nosso corpo aumenta a absorção de água pelos rins, diminuindo o volume de água eliminada na urina, ou mesmo promove a sensação de sede, para incentivar o organismo a se hidratar.
Os tipos de nutrição existentes criaram dois grupos de organismos. Diferencie-os
Os organismos autótrofos são capazes de produzir o seu próprio alimento a partir de moléculas inorgânicas e energia presentes do ambiente.
Os organismos heterótrofos não conseguem produzir o seu próprio alimento, portanto, necessitam de ingerir matéria orgânica de outros seres vivos para utilizá-la em seu próprio metabolismo.
Qual o principal papel da nutrição?
A nutrição é fundamental para os seres vivos, pois fornece a energia e matéria necessárias para sustentar a atividade metabólica destes.
Quais são os dois processos bioquímicos que permitem a produção de matéria orgânica dos seres autótrofos?
Ambos os processos utilizam moléculas inôrganicas na reação, contudo, diferem-se nas fontes de energia.
Quimiossintése: A energia utilizada é proveniente de reações químicas exergônicas (que liberam energia). Processo realizado apenas por bactérias e arqueas.
Fotossíntese: A energia é proveniente da luz solar. Processo realizado por plantas, algas e algumas bactérias.
O que é hereditariedade?
A hereditariedade é a capacidade dos seres vivos de transmitir as características entre gerações.
As informações hereditárias de um organismo estão presentes em seu genoma, isto é, no conjunto total das moléculas de DNA de cada célula.
Moléculas de DNA são transmitidas para os descendentes, contendo todas as informações para produzir e desenvolver características típicas da espécie.
2
O que é a “irritabilidade” em seres vivos?
Na biologia, o termo irritabilidade refere-se a característica comum entre seres vivos, de reação aos estímulos externos.
Explique a reprodução e defina os dois tipos de reprodução existentes.
A reprodução consiste na capacidade que o seres vivos possuem de gerar descendentes e perpetuar a espécie.
Os organismos podem realizar dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada.
Reprodução assexuada (ou agâmica) é um processo em que não ocorre encontro de gametas (fecundação), sendo os descendentes formados por uma ou várias células de um único organismo parental.
Reprodução sexuada (ou gâmica) é um processo no qual ocorre encontro de células reprodutivas especializadas denominadas gametas. Os gametas se encontram e se unem, processo conhecido como fecundação, e formam o zigoto, que representa a primeira célula do descendente.
Diferencie a variabilidade genética entre os tipos de reprodução: sexuada e assexuada.
A reprodução assexuada restringe a variabilidade genética da espécie, já que os descendentes são, em geral, geneticamente iguais ao organismo parental (são clones)
Enquanto isso, a reprodução sexuada garante uma maior variabilidade genética pois envolve a união de células (gametas), que contém o material genético de dois organismos parentais diferentes. Assim, cada organismo parental contribui com metade do prório DNA para a formação da carga genética completa e única, presente nos descendentes. Essa variabilidade genética é bastante vantajosa para o processo evolutivo das espécies.
Cite alguns tipos de reprodução assexuada.
São exemplos de reprodução assexuada a bipartição (ou cissiparidade), realizada por bactérias e protozoários, o brotamento, realizado por poríferos e cnidários, e a esporulação, realizada por fungos e algas.