Intestinos Flashcards
Quais as diferenças entre o grosso e o delgado?
Delgado - menor calibre, 6m, liso, possui arcada mesentérica.
Grosso - maior calibre, 1,5m, possui tênias, retrações e apêndices gordurosos. Possui fixações.
Ordem dos intestinos (12):
(piloro) > duodeno > jejuno > íleo > ceco > (válvula íleo-cecal) > colo ascendente > colo transverso > colo descendente> sigmóide > reto
Qual o mecanismo da doença diverticular dos cólons?
Acredita-se que ocorra ou por fragilidade da musculatura que a pressão do bolo fecal empurra fazendo com que a mucosa saia através da serosa; ou sem a fraqueza, apenas o aumenta da pressão por fezes mais sólidas, mais duras, empurrem a mucosa, fazendo com que surja o divertículo.
O que é divertículo de Meckel?
Divertículo próprio, trata-se de um erro na embriogênese do intestino, normalmente aparece no terço distal e são assintomáticos, mas podem ter como complicação dor, perfuração e enterorragia.
Qual a diferença entre divertículo hipertônico e hipotônico?
Hiper - a luz do divertículo tem tônus muscular intenso, fazendo com que o buraco de entrada fique pequeno e fezes possam ficar aprisionadas.
Hipo - base e bolsa mais larga, com menos tônus, podem sofrer ulceração, sangramento profuso > enterorragia.
Qual o mecanismo do megacólon chagásico?
A destruição do plexo mioentérico, causa ganglionite, que leva a destruição dos neurônios e a uma diminuição do peristaltismo, lentificando o transito intestinal nessa região. Quando ocorre lesão a região deixa de ter peristaltismos, fazendo com que as fezes fiquem paradas até que o bolo alimentar seguinte a empurre para região de movimento.
Isto vai dificultando o transito intestinal até que uma maior estase de fezes, leve a dilatação do intestino em largura e extensão
O que é fecaloma?
“Tumor de fezes”, bolo de fezes dentro do megacolon levando a uma consistência maior e mais dura, pode ser palpado. O paciente pode evacuar apenas pequenos fragmentos desse fecaloma que se desprendem e parecem fezes de cabrito, chamadas de fezes em síbilos.
Sinais patognomônicos de fecaloma (2).
> Sinal de Krebs: massa moldável, ela pode ser deprimida pela sua consistência
Sinal de Jersuny: sinal do esparadrapo, a parede do intestino é elástica e se desprende das fezes após o sinal de Krebs, gera um ruído semelhante quando se tira um esparadrapo.
O que pode levar a um infarto intestinal?
Obstrução de uma das grandes artérias que irriga o intestino, artérias mesentéricas superior e inferiror ou trombose da veia mesentérica.
Qual o tratamento do infarto intestinal e suas consequencias?
O tratamento é cirúrgico, remover tudo que foi necrosado, o que diminui a absorção (diarreia crônica, evacua praticamente tudo que come), podendo levar a quadros de desnutrição.
Gastroenterocolite?
Inflamação de todo trato gastrointestinal, geralmente relacionadas a infecção alimentar, que podem ser produzidas por ingestão da bactéria, toxinas ou vírus presente nos alimentos, levando a uma grande inflamação da parede do intestino.
Depois de uma refeição que pode estar contaminada o paciente apresenta acometimento de todo trato digestivo, estômago e intestinos, levando a quadro clínico de náusea, vômitos e diarreia, aumento do número de evacuações com fezes liquidas.
Tuberculose intestinal?
Ulceração da mucosa em formato transversal no intestino. BK é auto-ácida-resistente, portanto, se ingerida pode parar no intestino delgado e invadir as placas de Bayer, por isso fica em posição transversal. Mais associado a ingestão de leite contaminado pela TB bovina. Dor abdominal contínua, sem etiologia> cultura.
Doença de Crohn?
Autoimune, mais frequente em mulheres, trata-se de um quadro de enterite granulomatosa, sem necrose caseosa, que acomete geralmente as 3 paredes e leva ao endurecimento > também pode acometer a gordura (gordura trepadeira), texturizar e perfurar. Descontínua, doença em pulos, em episódios de estresse apresenta quado clínico de dor abdominal, diarreia, hemorragia, febre.