Interpretação Enem Flashcards
Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.
As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque
A)
sintetizam os ensinamentos da catequese.
B)
enfatizam os esforços de colonização.
C)
tipificam os sítios arqueológicos.
D)
relativizam os registros oficiais.
E)
substituem as narrativas orais.
O enunciado busca a alternativa que melhor demonstra a relevância dessas fontes alternativas.
A) Esse ensinamentos são amplamente conhecidos dada a condição de letramento dos religiosos que a realizavam e, portanto, estão longe de ser fontes alternativas com novas informações ou enfoques.
B) Entram na categoria de fontes oficiais produzidas por funcionários coloniais e amplamente conhecidas.
C) Arqueologia não faz parte da abordagem de interpretação de crônicas descrita no texto.
D) A utilização de crônicas como fontes alternativas permite uma visão diferenciada dos registros oficiais amplamente visitados e conhecidos. Alternativa correta.
E) Somam-se às narrativas orais e não as substituem.
Lembro, a propósito, uma cerimônia religiosa a que assisti na noite de Santo Antônio de 1975 quando presente a uma festa em honra do padroeiro. Ia a coisa assim bonita e simples, até que, recitadas as cinco dezenas de ave-marias e os seus padre-nossos, chegou a hora do remate com o canto da salve-rainha. O capelão começou a entoar nesse instante hino à Virgem, em latim “Salve Regina, mater misericordiae”, e, o que eu estranhei, foi seguido de pronto sem qualquer hesitação pelos presentes. Depois veio o espantoso para mim: a reza, também entoada, de toda a extensa ladainha de Nossa Senhora igualmente em latim. Eu olhava e não acabava de crer: aqueles caboclos que eu via mourejando de serventes nas obras do bairro estavam agora ali acaipirando lindamente a poesia medieval do responso.
BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
O estranhamento do autor diante da cerimônia relaciona-se ao encontro de temporalidades que
A)
questionam ritos católicos.
B)
evidenciam práticas ecumênicas.
C)
elitizam manifestações populares.
D)
valorizam conhecimentos escolares.
E)
revelam permanências culturais.
Resposta: E
No final do texto vemos a citação da poesia caracterizada como medieval
Alternativa C está errada pois 1. O texto não fala de eleição porn mais que isso ocorresse a princípio 2. No texto o povo mesmo que simples, sabia