Interpretação de texto Flashcards
METONÍMIA
.
consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido
METONÍMIA
CATACRESE: ausência de termos especifica, pé da mesa SINESTESIA: mistura de sentidos PROSOPOPEIA: personificação de coisas PARONOMÉSIA: trocadilho APÓSTROFE: vocativo SILEPSE: concordância com a ideia PERÍFRASE: caracterizar por fatos ANÁFORA: repetição ANACOLUTO: interrupção
METÁFORA
palavra ou expressão em um sentido que não é muito comum, revelando umarelação de semelhança entre dois termos. (Comparação implícita)
METÁFORA
SÍMILE: comparação explícita ANTÍTESE: oposição lógica PARADOXO: oposição não lógica HIPÉRBOLE: exagero EUFEMISMO: suavização ELIPSE: Omissão de um termo subentendido ZEUGMA: omissão de um termo já dito. POLISSÍNDETO: Vários conectivos ASSÍNDETO: Nenhum conectivo ALITERAÇÃO: Repetição de consoantes ASSONÂNCIA: Repetição de vogais PLEONASMO ENFÁTICO: reforçar a ideia IRONIA: sarcasmo GRADAÇÃO: ascensão ONOMATOPEIA: é uma figura de linguagem que significa o emprego de uma palavra ou conjunto de palavras que sugerem algum ruido: HIPÉRBATO: inversão, ordem indireta da frase
TEXTO FICCIONAL
O segundo é uma narrativa ficcional, em que um autor cria no mundo da imaginação, uma história narrada por um narrador e vivida por seus personagens.
TEXTO NÃO FICCIONAL
narrativa não ficcional, porque traz uma história vivida e relatada por uma pessoa
Exposição
Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)
TEXTO DESCRITIVO
tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
Enumeração, Comparação, Retrato Verbal…
TEXTO ARGUMENTATIVO
tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.
Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater…
TEXTO INJUNTIVO
está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação.EX:bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas…)
TEXTO NARRATIVO
tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos.
PENTE
Personagens, Enredo, Narração, Tempo e Espaço…
CONJUNÇÃO ADVERSATIVA
Porém, entretanto, todavia, mas,não obstante (também pode ter valor concessivo), contudo, etc.
CONOTATIVO
sentido figurado, sentidoCriativo.
Quando a linguagem está nosentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seusentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham umnovo significadoem situações e contextos particulares de uso.
DENOTATIVO
sentido real, sentido doDicionário
significa que ela está sendo utilizada em seusentido literal, ou seja, o sentido que carrega osignificado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua.
GÊNEROS TEXTUAIS
preocupam-se não em classificar um texto por regras, mas sim levando em consideração afinalidade do texto; o papel dos interlocutores; a situação de comunicação.
Piada, conto, romance, texto de opinião, carta do leitor, noticia, biografia, seminário, palestras, et
TIPOS TEXTUAIS
levam em consideraçãoestruturas específicasde cada tipo, ou seja, seguem regras gramaticais, algo mais formal.
Anarração, adescriçãoe adissertação. Hoje já se admite também aexposiçãoe ainjunção.
DIFERENÇAS
POEMA: texto em versos
PROSA: texto em paragráfos
Sobretudo,os textos em versos (poemas) geralmente são escritos com sentido literário, figurativo etc.
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
AFunçãoMetalinguísticaestá presente no discurso queutilizaocódigoparaexplicaroprópriocódigo
SIGNIFICADOS
IGNOTAS: ADJ. Diz-se de algo ou de alguém que é desconhecido, ignorado ou de que nada se sabe sobre.
LONGÍNQUAS: Que fica longe;remoto; distante
INTERTEXTUALIDADE
nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.