INTERNET E INTRANET Flashcards

1
Q

§1º − O funcionário do expediente (FE) pretende conversar, por meio da internet, com o funcionário do departamento de cópias reprográficas (FC), no modo de diálogo instantâneo.
§2º − Na conversa mencionada no §1º , FE solicita a FC que lhe encaminhe dados de seu interesse, transferindo-lhe um arquivo pela internet, com acesso dirigido e autorizado e também porque, devido à grande quantidade de informações que possui, esse arquivo não pode ser encaminhado como anexo de correio eletrônico.
§3º − O encarregado do departamento em que trabalha FE recomenda-lhe que, logo após receber o arquivo referido no §2º , faça um backup usando uma ferramenta que produza um arquivo com extensão zip.
A tecnologia mais adequada para atender à necessidade especificada no §2º é a que usa XLS OU FTP.

A

FALSA
Apenas FTP, XLS, refere-se a uma extensão de arquivo do Microsoft Excel, que não é um protocolo de transferência de arquivos.
O File Transfer Protocol (FTP) é um protocolo de rede utilizado para a transferência de arquivos entre sistemas conectados a uma rede TCP/IP. O FTP é a tecnologia ideal para o cenário descrito no enunciado, pois permite o envio de arquivos, especialmente de grandes dimensões, de maneira eficaz e segura entre o funcionário do expediente (FE) e o funcionário do departamento de cópias reprográficas (FC).
BIZU: FTP = Fi, Transfere o Pacote.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Microsoft Office 365 SharePoint ou Scenario Site oferece diversos blocos de construção que podem ser usados para se criar uma intranet, como:
Sharepoint stream, usado para criar testes personalizados, pesquisas, questionários, registros etc. Sua nova versão ajuda os usuários a descobrirem as principais postagens em comunidades e tópicos que as pessoas seguem.

A

FALSO
O Sharepoint stream é um serviço de streaming de VÍDEO e não é usado para criar testes personalizados, pesquisas, questionários, registros etc. Essa descrição se aplica ao Microsoft Forms, que é um aplicativo para criar formulários online e coletar respostas.
Forms - formulários

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O Microsoft Office 365 SharePoint ou Scenario Site oferece diversos blocos de construção que podem ser usados para se criar uma intranet, como:
Hub site, que corresponde ao site de comunicação definido como a landing page da intranet da organização.

A

FALSO
Hub site: também conhecido como hub de conteúdo, o Content Hub refere-se, de forma literal, a um cubo de conteúdo, ou seja, um ambiente específico em que é possível encontrar blog posts, conteúdos visuais, conteúdos interativos, páginas de produtos e de serviços, entre outras peças institucionais. É usado para organizar a intranet em famílias lógicas de sites.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O Microsoft Office 365 SharePoint ou Scenario Site oferece diversos blocos de construção que podem ser usados para se criar uma intranet, como:
Yammer, usado para conectar pessoas da organização. Sua nova versão foi criada em Fluent, a linguagem de design da Microsoft, aumentando a coerência entre este e outros aplicativos do Microsoft 365.

A

VERDADEIRO
O Yammer é uma rede social corporativa que permite aos usuários se comunicar e colaborar em diferentes grupos e comunidades dentro da organização. É usado para conectar pessoas da organização e integrar-se com outros aplicativos do Microsoft 365.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Utilizando o texto e conhecimentos sobre Intranet, é correto afirmar que o protocolo HTTPS pode ser utilizado para se ter acesso às páginas dos cursos virtuais.

A

VERDADEIRO
o protocolo HTTPS pode ser utilizado para se ter acesso às páginas dos cursos virtuais. O protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é amplamente utilizado na internet para prover uma camada de segurança adicional durante a transferência de dados entre o navegador do usuário e o servidor da web. Este protocolo utiliza criptografia por meio de SSL/TLS para proteger os dados contra interceptações e ataques maliciosos.
HTTPS= HTTP + CONTROLE DE SEGURANÇA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Um fornecedor de suprimentos de informática trabalha com um sistema de informações através da internet, a fim de permitir a encomenda automática de materiais para reposição em seus clientes. A rede que sustenta essa aplicação é uma Extranet.

A

VERDADEIRO
Extranet: Rede privada que usa o conjunto de protocolos TCP/IP, permitindo acesso autorizado de usuários exernos a essa rede
A diferença da extranet para internet é que: alguns recursos podem ser acessador por grupos de usuários específicos fora da organização sob controle do administrador de redes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Para que funcionários tenham acesso à intranet de uma empresa, seus computadores precisam estar conectados …… I …. da organização. Eles também precisarão dispor de browsers para permitir o acesso à web. O software e hardware …… II…. atuam como mecanismos de proteção, interpondo-se entre a internet e a intranet da empresa, monitorando todos os dados que chegam e saem em busca de solicitações suspeitas ou não autorizadas. Para criar, publicar e administrar o conteúdo de uma intranet, a maioria das empresas utiliza um …… III…., aplicativo disponível via web, que facilita a criação de informações padronizadas para a web, sem que o usuário precise conhecer as linguagens de marcação e de programação.

As lacunas são, correta e respectivamente, preenchidas por:
à rede de local (LAN) - de firewall - sistema de gestão de conteúdo (CMS)

A

VERDADEIRO
- Lacuna I: à rede local (LAN) - A intranet é uma rede interna de uma empresa, acessível apenas por seus funcionários, e para se conectar a ela, os computadores precisam estar ligados à rede local da empresa (não precisa necessariamente de internet), conhecida como LAN (Local Area Network). Isso permite o acesso seguro e restrito às informações corporativas.
- Lacuna II: de firewall - O firewall é um dispositivo de segurança responsável por filtrar o tráfego de dados entre redes distintas, neste caso, entre a internet e a intranet da empresa. Ele evita que ataques ou acessos não autorizados atinjam a rede interna, funcionando como uma barreira que monitora e controla as conexões.
- Lacuna III: sistema de gestão de conteúdo (CMS) - CMS é a sigla para Content Management System, ou sistema de gestão de conteúdo. Esse tipo de sistema é utilizado para facilitar a criação, gerenciamento e publicação de conteúdo em páginas de intranet (ou internet), sem que o usuário precise ter conhecimento técnico em linguagens de programação ou marcação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Estimular o trabalho colaborativo, tanto na Internet quanto na Intranet, por meio de instrumentos do tipo diário profissional (ou corporativo) eletrônico, onde conteúdos mais recentes aparecem no topo da página e mais antigos no final. O enunciado descreve o conceito de Blog.

A

VERDADEIRO
O enunciado descreve uma ferramenta colaborativa onde os conteúdos são dispostos de maneira que as publicações mais recentes aparecem no topo da página, enquanto as mais antigas vão para o final. Esta é uma característica típica de um blog, um tipo de site que permite a atualização rápida a partir de acréscimos de conteúdos (posts ou artigos), sendo comum em contextos corporativos para compartilhamento de informações, conhecimentos e gestão do conhecimento dentro de uma organização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

São, respectivamente, uma ferramenta de colaboração de comunicação assíncrona entre usuários de uma intranet e uma topologia de rede local: e-mail e anel.

A

VERDADEIRO
O e-mail é de fato uma ferramenta de comunicação assíncrona que pode ser utilizada dentro de uma intranet (uma rede corporativa interna) para troca de mensagens entre os usuários.
A topologia de anel, também conhecida como ring, é um dos tipos de topologia de rede em que cada computador é conectado ao próximo formando um círculo fechado de conexões. Essa arquitetura permite que cada estação receba e encaminhe dados, o que pode aumentar a confiabilidade da rede, mas pode também trazer desvantagens se um dos nós falhar, afetando todo o sistema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O protocolo padrão da Internet é o TCP/IP.

A

VERDADEIRO
O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é o conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Ele é essencialmente a base da transferência de dados na internet e define como os dados são enviados e recebidos através de redes. (OBS: A intranet também o utiliza)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Na composição da rede, considerando isoladamente uma Intranet, será imprescindível um Servidor Web.

A

VERDADEIRO
Em suma, algo imprescindível para a concretização de uma Intranet é a existência de um servidor de páginas (servidor Web), porque já é tida como uma Intranet uma estrutura que fornece apenas um site interno aos funcionários.
A Intranet utiliza os mesmos protocolos, serviços, portas e aplicativos servidores e clientes que a Internet utiliza. A principal diferença entre as duas é que a Intranet é restrita e, para se ter acesso a ela, é necessária uma autenticação do usuário (login e senha, provando que o usuário é funcionário da empresa).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O HTML (HyperText Markup Language) é o protocolo que estabelece a ligação (link) entre as páginas dos sites.

A

FALSO
o HTML é uma LINGUAGEM de programação para produzir sites.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A URL (Universal Resource Locator) designa a localização de um objeto na Internet, enquanto a LRL (Local Resource Locator) localiza um objeto na Intranet.

A

FALSO
URL é um caminho único até um recurso, é o ENDEREÇO, tanto para internet como para intranet.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) especifica como o navegador e o servidor enviam informação um ao outro.

A

VERDADEIRO
TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES DAS PÁGINAS DA WEB. Mas se a opção usasse os termos CLIENTE e SERVIDOR, seria o TCP/IP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A Internet faz uso do protocolo de comunicação HTTP, enquanto a Intranet utiliza o protocolo HTTPS.

A

FALSO
Tanto a internet como a Intranet fazem uso de ambos os protocolos. Ou seja, não existe essa exclusividade de uso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Um Técnico em Informática executou um procedimento que fez a conexão a um servidor na porta TCP 443. Esta é a porta padrão do protocolo: HTTPS.

A

VERDADEIRO

O HTTPS é usado para realizar acesso às páginas com transferência criptografada
de dados, através do algoritmo SSL. Não é 100% seguro! Usa a porta 443, enquanto que o HTTP utiliza a porta 80.

17
Q

Preocupada com o controle sobre os dados e o escalonamento dos recursos, a área de TI de um Tribunal Regional do Trabalho (TRT) discute a implantação de uma arquitetura em nuvem que permita a migração da carga de trabalho entre o ambiente em nuvem do próprio data center do TRT e do Google Cloud, sendo adequada para esse cenário o tipo de nuvem: privada.

A

FALSO

Hibrida.

A nuvem híbrida combina a nuvem privada (gerida internamente, como o data center do TRT) e a nuvem pública (como o Google Cloud). Isso permite que as organizações movam dados e aplicações entre ambientes privados e públicos, oferecendo flexibilidade e otimização de recursos.

18
Q

Um Técnico pretende implantar software como serviço (SaaS) em um tribunal. Entre as principais características de SaaS estão:
I. O acesso aos dados via web ou aplicativos móveis. II. O gerenciamento descentralizado. III. Aplicações seguindo um modelo “um para um”. IV. Possibilidade de realizar integrações e personalização das ferramentas por meio de Application Programming Interfaces (APIs).
Estão corretas as características constantes APENAS em: I e IV.

A

VERDADEIRO

SaaS (Software as a Service) é um modelo em que o provedor de serviços oferece aplicativos de software aos usuários pela internet. Os usuários acessam os aplicativos através de seus navegadores da web, sem a necessidade de instalar o software em seus computadores. O provedor de serviços gerencia toda a infraestrutura de hardware e software subjacente, incluindo servidores, armazenamento, rede e middleware. Exemplos de SaaS incluem Google Apps, One Drive, Salesforce, Dropbox e Microsoft Office 365.
II - O gerenciamento descentralizado não é uma característica exclusiva do modelo SaaS. Na verdade, muitas vezes o gerenciamento é centralizado no provedor do serviço, o que é uma das vantagens desse modelo.
III - Aplicações seguindo um modelo “um para um” não é uma característica comum do modelo SaaS. Na verdade, muitas vezes as aplicações SaaS são projetadas para serem compartilhadas por vários usuários, o que aumenta a eficiência e reduz o custo de cada usuário individual.

19
Q

o protocolo XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol) é utilizado por programas de comunicação instantânea mais populares (como o Whatsapp).

A

VERDADEIRO

O XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol) é uma tecnologia XML aberta para comunicação em tempo real, que alimenta uma ampla gama de aplicações, incluindo mensagens instantâneas, presença e colaboração. Os programas de comunicação instantânea mais populares, como WhatsApp e Telegram.
Bizu: xmPP - WhatsaPP

20
Q

Na adoção dos recursos de computação na nuvem o Analista de Sistemas selecionou o modelo IaaS que disponibiliza, dentre outros recursos, o serviço de: armazenamento de Backup.

A

VERDADEIRO

SaaS - SOFTWARES, ACESSO À APP ((ex.: Google Docs, Microsoft sharepoint online). (2X)
PaaS - PLATAFORMA, GERENCIAMENTO, DESENVOLVIMENTO, TESTE.
IaaS - INFRAESTRUTURA, HARDWARE, ARMAZENAMENTO, PROCESSAMENTO.

21
Q

A computação na nuvem apresenta a grande vantagem de acessar os recursos computacionais (processamento, banco de dados, etc) a partir da internet sem a necessidade de instalar programas e aplicações nos computadores e dispositivos. Dentre os diferentes tipos de serviços da computação na nuvem, quando recursos de hardware são acessados na nuvem, está se utilizando o tipo de serviço: IaaS.

A

VERDADEIRO

IaaS : Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: Utiliza recursos de um servidor, geralmente com configuração que se adeque a sua necessidade.

22
Q

Um Analista utiliza um conjunto de aplicativos de escritório (Google Docs) que não estão instalados em seu computador, mas em servidores espalhados em pontos diversos da internet. Além de acessar os aplicativos, guarda também os documentos produzidos por meio deles nesses servidores, de forma a poder acessá-los a partir de qualquer computador com acesso à internet. O Analista utiliza um tipo de computação em nuvem conhecido como: Software as a Service.

A

VERDADEIRO

SaaS: Software as a Service ou Software como Serviço: compartilha um software (ex.: Google Docs, Microsoft sharepoint online)

23
Q

No campo de busca do site da Google, na internet, um Técnico de Informática digitou a frase financiar as atividades produtivas do Estado do Amapá e realizou a pesquisa. Percebeu que muitos sites traziam apenas parte da frase que digitou. Para obter os sites que possuem a referência exata à frase digitada, colocou a frase entre: asteriscos.

A

FALSO (2X)

Aspas.

> SITIOS DE BUSCA
1° Pesquisar em redes sociais: Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais.
Exemplo: @twitter.

2° Pesquisar um preço: Coloque $ antes de um número.
Exemplo: câmera $400.

3° Pesquisar hashtags: Coloque # antes de uma palavra.
Exemplo: #desafiodogelo

4° Excluir palavras da pesquisa: Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora.
Exemplo: velocidade do jaguar –carro.

5° Pesquisar uma correspondência exata: Coloque uma palavra ou frase entre aspas.
Exemplo: “prédio mais alto do mundo”.

6° Pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas: Coloque um * na palavra ou frase onde você deseja deixar um marcador.
Exemplo: “maior * do mundo”.

7° Pesquisar dentro de um intervalo de números: Coloque .. entre dois números.
Exemplo: câmera $50..$100.

8° Combinar pesquisas: Coloque “OR” (OU em português) entre cada consulta de pesquisa.
Exemplo: maratona OR corrida.

9° Pesquisar um site específico: Coloque “site:” antes de um site ou domínio.
Exemplo: site:youtube.com ou site:.gov.

10° Pesquisar sites relacionados: Coloque “related:” antes de um endereço da Web que você já conhece.
Exemplo: related:time.com.

11° Ver detalhes sobre um site: Coloque “info:” antes do endereço do site.

2° Ver a versão em cache do Google de um site: Coloque “cache:” antes do endereço do site.

24
Q

Um dos sites de pesquisa na web mais utilizados hoje é o https://www.google.com.br. Para pesquisar corretamente a frase exata “Sabesp planta” somente no site www.sabesp.com.br, utiliza-se no campo de pesquisa do Google: site:www.sabesp.com.br “Sabesp planta”.

A

VERDADEIRO (3X)

Para pesquisa exata devemos colocar as palavras desejadas entre aspas. No caso ‘‘Sabesp Planta’’, pesquisará exatamente nessa ordem.
Queremos que, além da pesquisa ser exata, que as palavras ‘‘Sabesp Planta’’ sejam pesquisadas apenas no site www.sabesp.com.br. Portanto devemos digitar: site:www.sabesp.com.br “Sabesp planta”

25
Q

Considere hipoteticamente que um Técnico acessou em seu navegador o site de busca Google (www.google.com.br). Na página que se abriu, digitou na linha de pesquisa related:http://www.trtsp.jus.br intext:pje. O objetivo do Técnico era: restringir os resultados de busca no Google às páginas ligadas ao site http://www.trtsp.jus.br que necessariamente contenham a palavra pje.

A

FALSO

encontrar todos os sites relacionados ao site http://www.trtsp.jus.br. Caso contenham a palavra pje, esta será destacada.
related:http://www.trtsp.jus.br intext:pje.
O comando “related:” mostra sites relacionados àquele que você digita na busca.
já o comando o“intext:” é utilzado para fazer buscas por uma palavra ou por múltiplas palavras, respectivamente, no corpo do texto.

26
Q

Considere hipoteticamente que um Analista acessou em seu navegador o site de busca Google (www.google.com.br). Na página que se abriu, digitou na linha de pesquisa site:http://www.trtsp.jus.br inurl:pje. O objetivo do Analista era: restringir os resultados da busca às páginas do site http://www.trtsp.jus.br que contenham a palavra pje.

A

VERDADEIRO

Em algumas questões de informática, para encontrar a resposta, basta traduzir o comanda para o português. No caso do INURL, o IN, em inglês, significa dentro. URL é o endereço da página. Logo, fazendo uma breve “interpretação”, o comanda busca dentro (IN) do endereço (URL) o termo PJE.
Exemplo: inurl:futebol procurará por páginas que contenham a palavra “futebol”na URL.

27
Q

Um usuário da internet está realizando uma busca sobre terremotos que aconteceram entre os anos de 1970 e 1980 utilizando o site de busca Google. Para restringir e otimizar a busca para apresentar apenas os resultados que atendem ao desejado, ele deve inserir o seguinte texto de busca: Terremoto 1970..1980.

A

VERDADEIRO (2X)

( “ “) pesquisa inteligente no tema que está entre aspas, apresentando um resultado preciso.
( - ) Exclui determinado conteúdo. Ex : América do Sul - Brasil
( ~ ) Inclusão de palavras similares ( sinônimos )
( * ) Substituirá por qualquer palavra que exista entre eles ( Coringa ). Ex: mais vale um * na mão do que dois *
( .. ) intervalos numéricos . Ex : 1900..2000 ou 1900:2000.

28
Q

Um Estagiário está habituado a realizar compras em sites de comércio eletrônico e realizar transações bancárias no site de seu banco. Sempre que acessa esses sites, como sabe que terá que informar senhas, números de cartão de crédito e dados bancários, observa na linha de endereço do navegador se o site usa um protocolo que aplica certificados digitais para garantir segurança. Esse protocolo é o: HTTPS.

A

VERDADEIRO (2X)

Hyper Text Transfer Protocol Secure,“Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro” O HTTPS é a combinação dos protocolos HTTP e SSL (Secure Sockets Layers, em inglês) para transferencia de dados de forma segura.

29
Q

É possível ativar o HTTPS através de extensões em navegadores. Ao ser ativado de forma adequada, o aplicativo coloca em ação, automaticamente, a conexão criptografada nos sites em que isso é possível. Nesse caso, o usuário evita ficar procurando e ativando a opção segura em todas as páginas que visitar. No Google Chrome pode-se utilizar a extensão: HTTPS Everywhere.

A

VERDADEIRO

HTTPS Everywhere é uma extensão para os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera. Ativa automaticamente o protocolo HTTPS em sites na internet, deixando sua navegação mais segura.

30
Q

A leitura da estrutura de pastas e do conteúdo contido nelas é feita em tempo real, ou seja, há a sincronização entre o programa usado e a conta de e-mail. Toda ação usando esse protocolo afeta diretamente o conteúdo no servidor de e-mail. Assim, a criação ou a remoção de pastas, as alterações nos seus conteúdos, modificam a estrutura e o conteúdo da conta de e-mail no servidor.
Estas características correspondem ao protocolo: POP.

A

FALSO (2X)

IMAP.

POP (Post Office Protocol): Baixa e armazena mensagens de e-mail localmente no dispositivo do usuário, removendo-as do servidor.
X
IMAP (Internet Message Access Protocol): Sincroniza pastas e conteúdo em tempo real entre o cliente de e-mail e o servidor.
BIZU: Sincronização entre programa e email - IMAP (soa parecido).

31
Q

Determina de forma dinâmica e automática a atribuição de um endereço IP para seu dispositivo. Assim, a cada conexão feita, o dispositivo recebe um IP que pode ser diferente da conexão anterior, de acordo com a disponibilidade de endereços IPs livres.
Estas características correspondem ao protocolo: SNMP.

A

FALSO

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): Atribui DINAMICAMENTE endereços IP para dispositivos em uma rede.
X
SNMP (Simple Network Management Protocol): Gerencia dispositivos de rede, permitindo coleta de informações e gerenciamento remoto.

32
Q

Permite a conexão criptografada entre um dispositivo remoto e um servidor e a execução de comandos nesse servidor, tal como se o usuário estivesse presencialmente manipulando a máquina. Mas por basear-se no modelo cliente/servidor e ser também um serviço, se um dispositivo qualquer na rede rodar esse serviço, mesmo não sendo um servidor típico, ele pode ser acessado por outro dispositivo da rede e, por meio de linhas de comando, ser utilizado remotamente.
Estas características correspondem ao protocolo: SSH.

A

VERDADEIRO

O protocolo SSH é utilizado para estabelecer uma conexão entre cliente e servidor de forma segura e criptografada.
BIZU: ssH - manipulando Humanamente a distância.

33
Q

No âmbito dos protocolos e padrões SOA para serviços web, que fazem o intermédio da comunicação entre as aplicações, considere:
I. Utiliza o XML para o envio de mensagens e faz o uso do protocolo HTTP para realizar a transferência das informações. No documento WSDL, que está relacionado ao protocolo, estão descritas as operações e a localização do Web Service.
II. Utiliza o protocolo HTTP como base e pode utilizar muitas formas para representar as informações (ex. JSON, RSS). Dessa forma, ele não restringe os formatos de representação de dados, sendo, portanto, flexível.
Os itens I e II descrevem, correta e respectivamente: SOAP e REST.

A

VERDADEIRO

A principal diferença é que SOAP é um protocolo e REST, não.

REST - Quando uma solicitação de dados é enviada a uma API REST, ela normalmente é feita por meio do protocolo HTTP). Depois que a solicitação é recebida, as APIs projetadas para REST retornam mensagens em diversos formatos: HTML, XML, texto simples e JSON. JSON0. Ele é leve e pode ser lido por qualquer pessoa, máquina e linguagem de programação. Por isso, são mais FLEXÍVEIS e mais fáceis de configurar.

SOAP é um protocolo padrão projetado originalmente para possibilitar a comunicação entre aplicações desenvolvidas em diferentes linguagens e plataformas. Como se trata de um protocolo, ele impõe regras integradas que aumentam sua complexidade e sobrecarga, desacelerando o tempo de carregamento das páginas. É um protocolo com requisitos específicos, como a mensageria XML (uma linguagem de marcação que pode ser lida por máquinas e pessoas). Devido à sua complexidade, é geralmente utilizado em ambientes onde a segurança e a interoperabilidade com sistemas legados são prioritárias. É comumente utilizado por sua simplicidade e facilidade de implementação.

34
Q

RSS é um: formato de conteúdo disponibilizado por alguns sites da internet. É descrito utilizando a linguagem XML e geralmente é utilizado para exibir notícias.

A

VERDADEIRO

RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.

35
Q

O recurso que permite que as pesquisas na internet efetuadas no site de pesquisa do Google iniba resultados com conteúdos adultos é chamado de: SafeSearch.

A

VERDADEIRO

O SafeSearch é um recurso do Chrome que filtra conteúdo sexualmente explícito nos resultados de pesquisa.