INSUFICIÊNCIA CARDÍACA Flashcards
A tríade clássica da estenose valvar aórtica é:
Síncope, angina e insuficiência cardíaca.
Defina Insuficiência Cardíaca:
Insuficiência cardíaca (IC) é a condição na qual o débito cardíaco (DC) é inadequado para as necessidades metabólicas do organismo; resulta de uma incapacidade do coração em dispor de um retorno venoso adequado e/ou de proporcionar um DC e uma perfusão sistêmica capazes de manter a demanda metabólica.
A insuficiência cardíaca é uma síndrome de disfunção ventricular. Em relação a essa síndrome, quais são os possíveis achados?
Na insuficiência de ventrículo esquerdo grave ou crônica, desenvolvem-se de maneira característica derrames pleurais, agravando ainda mais a dispneia. A ventilação por minuto aumenta e, assim, a Paco2 diminui e o pH sanguíneo aumenta (alcalose respiratória).
A anemia piora a sintomatologia em portadores de ICFEP?
A anemia é frequentemente observada em portadores de ICFEP e se associa à piora da sintomatologia e da sobrevida deles.
Sobre o manejo de insuficiência cardíaca, assinale a medicação que tem efeito em termos de redução de sintomas em paciente com insuficiência cardíaca sistólica, sem melhora de sobrevida.
Furosemida.
Homem de 36 anos, residente em zona rural, procura atendimento médico em razão de dispneia e bradicardia. Após realizar a anamnese, exame físico e eletrocardiograma, o médico suspeita tratar-se de cardiopatia chagásica crônica porque o paciente apresenta as seguintes características clínicas próprias dessa enfermidade:
insuficiência cardíaca e distúrbio de condução;
A principal causa de mortalidade em crianças e adolescentes com diabetes mellitus do tipo 1 com cetoacidose diabética é
edema cerebral
No exame físico do paciente com insuficiência cardíaca não é esperado o seguinte sintoma:
A: Bradicardia. (Correta!)
B: Perfusão inadequada.
C: Hipotensão.
D: Congestão persistente.
Paciente do sexo Masculino, 80 anos, procura PS de sua cidade queixando-se de dispneia e dor torácica aos médios esforços. Associado a esses sintomas, relata síncope esporádica. O cardiologista de plantão fez a ausculta cardíaca e observou um sopro sistólico mais intenso no 2º espaço intercostal à direita. PA: 110X 70 mmHg e a frequência cardíaca é de 86 bpm. Diante desse quadro, qual deve ser o diagnóstico mais provável?
Estenose aórtica
As principais causas de edema generalizado são
insuficiência cardíaca, cirrose hepática e desnutrição proteica.
Paciente com quadro de insuficiência cardíaca está em uso de metoprolol 50 mg ao dia, warfarina 5 mg ao dia – com INR se mantendo entre 2 e 3 – bem compensado, normotenso, eupneico, com frequência cardíaca de 102 bpm e arrítmico. Qual conduta você, como generalista, tomaria?
Não mudaria o tratamento atual.
Em relação aos medicamentos anti-hipertensivos utilizados no Brasil, assinale a alternativa correta.
Bloqueadores dos canais de cálcio devem ser evitados em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida.