INOVAÇÃO Flashcards
A inovação implica 2 elementos fundamentais: criatividade e ideias novas. Mas é mais que ter ideias: é necessário que a ideia seja __________ e tenha o seu impacto económico positivo.
Implementada
A diferença entre __________ e inovação está na questão da implementação e na propagação das ideias. O desafio está em fazer com que a inovação se transforme numa ideia que é implementada com sucesso.
Invenção
Sutton (2001) refere que a criatividade envolve o uso de antigos conhecimentos aplicados de uma nova forma e menciona __________ formas de o fazer.
Três
Dèjá vu, que aqui significa ver como se fazem coisas dentro e fora da empresa, mas aplica-las __________ de novas formas.
Internamente
Quebrar com o passado (Breaking from the past), o que implica novas formas de atuar e de __________ outros lugares ou pessoas.
Pensar
Inovação é __________- a inovação transforma-se num trabalho difícil, centralizado e intencional que faz grandes exigências de diligência, persistência e de empenho.
Trabalho
Os _________ têm que se basear nos seus pontos fortes- devido aos riscos da inovação e ao aumento do conhecimento e da capacidade de desempenho que daí resulta.
Inovadores
A inovação é um efeito da economia e da sociedade- uma mudança no comportamento dos clientes, das pessoas em geral, normalmente está associado a uma mudança no __________.
Processo
VERDADEIRO OU FALSO Para Cumming (1998), a ênfase da inovação está em ser original, uma vez que define inovação como: A última aplicação com sucesso de um produto ou processo.
FALSO.
VERDADEIRO OU FALSO Para Sarkar (2014), a inovação é a conjunção de vários elementos: é necessário ter uma ideia, perceber as oportunidades, escolher a melhor alternativa, aplicar a invenção e fazer com que tenha sucesso no mercado, evitando que se mantenha na condição de invenção.
FALSO.
VERDADEIRO OU FALSO
A inovação, referência sempre presente no empreendedorismo, muito desenvolvida por Schumpeter, consiste apenas em criar valor acrescentado.
FALSO.
VERDADEIRO OU FALSO
Drucker (2001) defende que existem pelo menos três condições que têm que ser cumpridas para que uma inovação tenha sucesso.
VERDADEIRO.
VERDADEIRO OU FALSO A OCDE (2002) distingue inovação de produto e de processo da seguinte forma: Inovação no produto- trata-se de um bem ou serviço que é novo ou significativamente melhorado.
VERDADEIRO.
VERDADEIRO OU FALSO
Esta inovação vai resultar da produção cujo recurso podemos dizer ser o capital intelectual do empreendedor e da sua equipa.
VERDADEIRO.
Variação do produto (__________), que consiste na aplicação de ideias antigas em determinados lugares, mas que se revelam novas/ inovadoras para a organização.
Variance.
VERDADEIRO OU FALSO
Os cinco tipos de inovação Schumpeteriana:
1- a introdução de um novo produto ( ou de uma melhoria na qualidade de um produto já existente);
2- a introdução de um novo método de produção (inovação no produto);
3- a abertura de um novo mercado (um novo mercado para a exportação);
4- uma nova fonte de fornecimento de matérias-primas ou de bens semi-manufaturados;
5- uma nova forma de organização industrial.
Falso.
Schumpeter distinguiu entre a triologia: invenção, inovação e difusão. Dos três conceitos apenas a __________ está completamente na mão dos consumidores.
Difusão.
O modelo de Rogers desenvolve-se em cinco etapas:
CONHECIMENTO- processo de aprendizagem em relação à inovação;
PERSUAÇÃO- a tomada de decisão no sentido de adotar a inovação;
__________- compromisso com a adoção da inovação;
IMPLEMENTAÇÃO- colocar a inovação em uso;
CONFIRMAÇÃO- aceitação ou rejeição da inovação.
DECISÃO.
Invenção será a primeira __________ de uma ideia para um novo produto ou processo, enquanto à inovação está necessariamente associado o aspeto prático da colocação da ideia em ação, ou seja, a inovação será a primeira aplicação prática (Fagerberg, 2005).
Utilização.
Esta divisão parece associar a invenção a um saber mais teórico e a inovação à aplicação desse saber, dirigindo-o para o mercado (_________), com o objetivo de obter não apenas resultados, mas, sobretudo, resultados duradouros (vantagens competitivas).
Comercialização.
VERDADEIRO OU FALSO Há quem caracterize inovação como algo que deve ser identificado pelo utilizador (Rogers, 1995). Deve respeitar cinco critérios: 1- Vantagem relativa 2- Comparabilidade 3- Complexidade 4- Possibilidade de ser experimentado 5- Visibilidade
FALSO.
Vivemos numa economia do _________. Este, bem como a capacidade para o criar, a sua acessibilidade e utilização eficaz, é um instrumento importante da inovação, concorrência e sucesso económico.
Conhecimento.
VERDADEIRO OU FALSO
O conhecimento é um dos motores fundamentais do desenvolvimento económico e social. As invenções alimentam esta economia do conhecimento.
FALSO.
VERDADEIRO OU FALSO
Uma economia mais inovadora faz um maior investimento em pessoas, assim como em capital, e tem uma maior capacidade para atrair e reter pessoas mediamente qualificadas.
FALSO.
VERDADEIRO OU FALSO
A liberalização das trocas, tanto ao nível das mercadorias como dos mercados globais, associada aos avanços das tecnologias de informação e comunicações, reduz as barreiras geográficas da mesma, deixando as empresas e os países mais vulneráveis à competição internacional.
FALSO.
VERDADEIRO OU FALSO
Um produto inovador passa por diversas fases de acordo com as características dos consumidores alvo. Rogers apresenta cinco categorias que dependem da: perceção, interesses, avaliações, julgamentos e adoção por parte dos consumidores.
VERDADEIRO.
VERDADEIRO OU FALSO
A classificação que uma pessoa faz da inovação está ligada à sua própria definição de inovação.
VERDADEIRO.
VERDADEIRO OU FALSO
É através da inovação que as empresas podem criar valor e diferenciar os seus produtos e serviços no mercado.
VERDADEIRO.
VERDADEIRO OU FALSO
Os países concorrem para atrair empresas inovadoras, para aumentarem o crescimento do emprego e melhorarem a produtividade..
VERDADEIRO.
VERDADEIRO OU FALSO
Na economia global, a vantagem competitiva é sobretudo alcançada pelo acesso aos melhores investigadores e líderes da criatividade.
VERDADEIRO.