Ingestão e Metabolismo de Carboidratos Flashcards
Explicar a digestão de glicídios
Os carboidratos (assim como outros alimentos) sofrem, inicialmente, o processo de trituração do alimento, para, entre outros fins, aumentar a superfície de contato enzimática. Porém, os carboidratos já entram em contato com a ptialina na boca (apesar de nn ter tempo de reação para ocorrer quebra de muitas ligações glicosídicas). Depois, o alimento vai para o estômago e, posteriormente, para o intestino, onde os carboidratos sofrerão ataque enzimático de enzimas pancreáticas, como a amilase pancreática e a oligo 1,6 glicosidase, e por enzimas produzidas pelos enterócitos, como a lactase, sacarase e maltase. Após serem reduzidos aos seus monômeros, os polissacarídeos irão ser absorvidos pelos enterócitos (o receptor GLUT5 transporta a frutose e o SGLT transporta a glicose e a lactose). Após entrarem nos enterócitos, os glicídios serão liberados na corrente sanguínea pelo receptor GLUT.
Cite e explique os 5 principais receptores associados ao transporte de glicídios
GLUT1, GLUT2, GLUT3, GLUT4 e GLUT5.
GLUT1: Está presente na barreira hematoencefálica, barreira placentária , células retinais e células eritrocitárias. Aumentam de concentração na m.p em caso de jejum e diminuem sua concentração e atividade quando o meio intracelular tem muito ATP.
GLUT2: Presentes em células do fígado, dos rins e do intestino. Liberam glicose na corrente sanguínea quando necessário, mas não são agentes reguladores
GLUT3: Presentes em células do cérebro e nas linhas celulares neurais. Atuam na captação de glicose, porém não são insulinodependentes.
GLUT4: Presentes em células musculares e adiposas, atuam pela sinalização da insulina
GLUT5: Presentes nas células em escova do intestino e no epitélio renal. Fazem absorção de frutose e não são insulinodependentes
O que é a glicólise
É o conjunto de reações que acontecem no citoplasma celular, onde a molécula de glicose é transformada em moléculas de piruvato
Qual o rendimento energético da glicólise
A glicólise produz 4 moléculas de ATP, porém, como ocorre gasto de duas moléculas de ATP nesse processo, o saldo final é de 2 ATP’s
Esquematize as reações que ocorrem na glicólise
Glicose virá glicose 6 fosfato. Glicose 6 fosfato virá frutose 6 fosfato. Frutose 6 fosfato virá 1,6 bifosfofrutose. 1,6 bifosfofrutose virá gliceraldeido 3 fosfato e dihidroxiacetona fosfato. Dihidroxiacetona fosfato virá gliceraldeido 3 fosfato. As duas moléculas de gliceraldeido 3 fosfato sofrem oxidação junto com fosforilação e vira 1,3 bifosfoglicerato. O 1,3 bifosfoglicerato vira 3 fosfoglicerato. O 3 fosfoglicerato vira 2 fosfoglicerato. O 2 fosfoglicerato vira fosfoenolpiruvato. O fosfoenolpiruvato vira piruvato.
Quais são os pontos de controle da glicólise
Os 3 pontos de controle da glicólise é a reação que forma a glicose 6 fosfato, a reação da formação da 1,6 bifosfofrutose e a reação da formação do piruvato
Explique a relação de ocorrência de câimbra e a reação de glicólise
Em exercício físico intenso, ocorre produção excessiva de NADH. Essa produção excessiva de NADH supera a capacidade da cadeia respiratória. Isso faz com que o NADH em excesso passe a reduzir a molécula de piruvato, por meio da piruvato desidrogenase, formando o lactato. A presença do lactato diminuem o pH e ocasiona as câimbras.
Qual o objetivo geral do ciclo de Krebs
Promover, por meio da oxidação dos átomos de carbono presentes na estrutura dos carboidratos, a formação dos intermediários de elétrons e íons H+. Esses intermediários serão utilizados na cadeia respiratória para formar moléculas de ATP
Esquematize o ciclo de krebs
Acetil-Coa reage com o oxaloacetato e forma o citrato. O citrato é transformado em isocitrato. O isocitrato é transformado em alfa cetoglutarato. O alfa cetoglutarato vira o succinil-Coa. O succinil-Coa vira o succinato. O succinato vira fumarato. O fumarato vira malato. O malato forma, novamente, o oxaloacetato.
Quais a reações do ciclo de Krebs são de oxidação e, portanto, formam NADH ou FADH2
Terceira, quarta, sexta e oitava reação
Qual a energética final do ciclo do ácido cítrico
São produzidos, por molécula de piruvato que entra no ciclo, 3 moléculas de NADH (não esquecer de uma molécula de NADH formada na glicólise) e uma molécula de FADH2 e um GTP. Quando se tem em mente que são duas moléculas de piruvato produzidas por molécula de glicose, é necessário dobrar esses valores.
O que é o processo de cadeia respiratória
O processo de cadeia respiratória é onde ocorre a formação das moléculas de ATP a partir dos intermediários de elétrons e íons H+. Ocorre no espaço intermembrana nas mitocôndrias.
Verdadeiro ou falso: todos os componentes da cadeia respiratória apresentam natureza proteica
Falso. A coenzima Q, presente nos complexos que constituem a cadeia respiratória, não proteínas, mas sim isoprenóides
Esquematize os principais acontecimentos da cadeia respiratória
As moléculas de NADH e FADH2 entregam os íons H+ e os elétrons nas estruturas que compõem a cadeia respiratória. Ao ser feita a redução das estruturas dos complexos pela entrega de elétrons, ocorre entrega dos íons H+. Após a estrutura que foi reduzida ser reoxidada, as proteínas dos complexos irão bombear os íons H+ para o espaço intermembrana, de modo a criar um gradiente de pH e, consequentemente, uma ddp entre a membrana interna e o espaço intermembrana. Essa é a base do acoplamento quimiosmótico. Após isso, esses íons H+ retornarão para a matriz mitocondrial através da ATP-sintase. De acordo com que os íons H+ atravessam essa proteína, ocorre a fosforilação oxidativa dos ADP’s, na parte F1. Com isso, os íons H+ e os elétrons serão captados pelo oxigênio, de modo a formar H2O.
A cadeia respiratória se baseia em dois processos principais. Qual o nome deles
Transporte de elétrons e fosforilação oxidativa