Informativos Flashcards

1
Q

A delação premiada gera impedimento do juíz?

A

Sim, a atuação ativa do juíz na delação premiada gera impedimento na denúncia, por questão de parcialidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A quebra do Sigilo de dados exige prévia identificação das pessoas identificadas?

A

Não é necessária prévia identificao das pessoas que serão investigadas. O caso é da torre de Celular, até porque não é possível levantar previamente quem terá estado nas imediações da torre de sinal telefônico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

É constitucional o afastamento de servidor do cargo por simples indiciamento?

A

Não é constitucional tal previsão, porquanto viola os princípios da presunção de inocência, da proporcionalidade e da igualdade entre os acusados. Na fase de indiciamento não há sequer garantia de que ele será denunciado. Seria punição antecipada do servidor, portanto injusto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Mero reconhecimento fotográfico é bastante para firmar autoria criminal?

A

Não. O STJ afirma que não é possível. O art. 226 do cpp deve ser observado, descrição prévia, ambiente coletivo e auto descritivo firmado pela autoridade, testemunha/vítima e 2 testemunhas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O direito de prestar depoimento por escrito se aplica aos seus titulares quando réus/investigados?

A

Não se aplica!
Tal prerrogativa diz respeito tão somente na condição de testemunha ou vítima, aduz o STF nas palavras do Min Celso de Mello. Att 221 caput &1 do cpp. Trata-se de benefício especial aos chefes dos três poderes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A reeleição prorroga o foro especial de competência ou já cisão entre o primeiro e o segundo mantado?

A

Há a prorrogação da competência. Posição do STF. Não há falar em declínio de competência.
Ressalva-se que o foro especial atinge somente os atos relacionados ao exercício do mantado. As causas particulares em nada são afetadas.
A prorrogação de efetua mesmo no caso de mandato cruzado, quando o agente é reeleito para cargo diverso, mas ainda com foro especial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A reincidência especial retira da mãe/gestante o direito de prisão domiciliar como substituto do encarceramento preventivo?

A

STF aduz que não afasta automaticamente a prisão domiciliar. Art 318A do cpp. Desde que não seja crime com violência ou grave ameaça a pessoa ou a criança.
trata-se de proteção indireta a criança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Ex prefeito que condenado por crime contra a ADM perde, como efeito secundário da pena, o cargo anterior de professor?

A

Não!
Porque a atividade anterior nao guardava relação com os fatos investigados na ação penal.
Segundo o art 92, i, alínea b do CP. Por crimes com abuso de poder ou violação do dever na adm publica, bastam pena acima um ano. Nos demais casos a pena superior a 4 anos.
Posição do STJ DE 2020.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

HC é o meio processual adequado para pedir revisão da pena?

A

Não!
Esse remédio constitucional não é adequado para revisar pena já transitada em julgado, pois não e sucedâneo da revisão criminal. Art 621 a 631 do cpp.
Todavia existem casos raros em que o hc foi admitido. E exceção. Julgo ser em casos de teratologia jurídica.
Revisão criminal não tem prazo limite e pode ser transferida aos sucessores CADI.
Revisão da pena só cabe a defesa. O MP só pode se for para minorar a pena.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual o tipo legal e a quem pertence a competência para apurar a conduta de transportar folhas de coca (4kg) oriunda do exterior destinada a ao uso de terceiros (ritual indígena)?

A

STJ.
Folha de coca é planta proscrita que pode originar substâncias psicotrópicas. Portaria 344/88.
É JF a competência por configurar transporte de matéria-prima destinada a preparação de drogas, art 33, & 1ª, I da lei 11343/2006, quando oriunda do exterior.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Os agentes da guarda municipal podem realizar diligências voltadas à coleta de provas destinadas à persecução penal? Realizar prisões?

A

Não!
Por extrapolar os limites estabelecidos no art 144, & 8ª da CF. Proteção de bens, serviços e instalações municipais. Não pode a guarda municipal realizar diligências visando coleta de provas a persecução penal.
Mas como todo cidadão podem dar voz de prisão em situação de flagrância.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Incompetência de juíz impõe a anulabilidade das provas por ele produzidas?

A

Não!
Para o stj, vige a regra da Teoria do Juízo aparente, em que o reconhecimento da incompetência do juíz não nulifica as provas obtidas a partir de suas de decisões cpp 563. No entanto, elas serão nulas se evidente a incompetência, como no caso de repasse de verbas públicas federais para o combate da pandemia da COVID 19!
Sempre Ficar atento quanto a incompetência flagrante!
Teoria dos isolamentos dos atos processais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Provedor de internet pode ser multado por não fornecer dados que comprova não existirem? A simples defesa de que não possuiria acesso aos dados sustenta a manutenção da multa?

A

Para o STJ, o provedor provou que não tinha os dados. A multa tinha sido aplicada, mas foi comprovado que a provedora não detinha os dados. O Marco civil da internet assegura que o provedor deverá fornecer, quando requisitado judicialmente, contando que ainda estejam disponíveis.
Pode ocorrer que dados sejam pedidos, por própria política dessas empresas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Modo grave como o crime é cometido pode justificar a decretação de prisão preventiva? Ter bons antecedentes, por si só, impede a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva?

A

Para o STJ, o modo grave como o crime é cometido, revelando a gravidade concreta da conduta, constitui elemento capaz de demonstrar risco social e de justificar a preventiva, garantindo a ordem pública.
As condições favoráveis do acusado, por si sós, não impedem a manutenção da prisão cautelar quando devidamente fundamentada.
Art 312 do cpp, A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência).

§ 2º A decisão que decretar a prisão preventiva deve ser motivada e fundamentada em receio de perigo e existência concreta de fatos novos ou contemporâneos que justifiquem a aplicação da medida adotada. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A instauração de PAD e a aplicação de punição por falta grave no cumprimento da pena exige prévio trânsito em julgado da decisão judicial condenatória relativa ao posterior?

A

Para o STF, não!
Por óbvio, a falta grave consistente em crime doloso contra a vida no curso da e execução penal dispensa o trânsito, desde que a apuração administrativa se dê com observância do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, podendo a instrução em sede executiva ser suprida por sentença criminal com trânsito, que verde sobre autoria, materialidade, e as circunstâncias do crime correspondente à falta grave.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Prerrogativa de função não informada a autoridade policial gera a posterior nulidade do inquérito? O que constitui a nulidade de ALGIBEIRA?

A

Algibeira: pochete, na bolsa, na manga da camisa. Nulidade de algibeira consiste na ocultação de fato constitutivo de nulidade para um momento conveniente e oportuno do agente omisso.
Tal atitude fere a boa-fé objetiva.
Ninguém pode arguir nulidade para a qual contribuiu. Não se pode se beneficiar da própria torpeza. Assim, não se anula o inquérito quando o investigado mantém se silente quanto a sua prerrogativa de função.
Mesmo assim, só se anula os atos de decisórios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Dados de agenda telefônica de celular estão abarcados pela proteção constitucional de sigilo?

A

Não!
Para o STJ, o mero acesso a agenda telefônica não configura violação ao direito de sigilo. Porquanto apenas o acesso a dados de interceptação telefônica ou telemática, ainda que armazenado lá no aparelho, é que exige autorização judicial, art 5ª, XII DA CF/88.
A abordagem foi policial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Audiência por meio de videoconferência gera constrangimento ilegal e cerceia o direito de defesa na seara penal?

A

Não!
Para o STJ, as sessões de julgamento, em execução ou em processo penal, durante a pandemia, não configura cerceamento de defesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Crimes de criptomoedas são espécie de moeda ou valor mobiliário? Esse delito atinge o sistema financeiro nacional ou o mercado de capitais? De quem é a competência?

A

STJ:

Essas moedas digitais não são moeda para o BACEN, e não são valores mobiliários pela CVM. Assim, a competência é da justiça estadual. É crime contra e economia popular.

20
Q

Investigado tem direito a obter informações e acesso acerca de informações trocadas via acordos de cooperação internacional formados pelo Brasil?

A

STJ:

Na via administrativa, não há impedimento para que o DRCI, departamento de recuperação de ativos informe ao investigado a existência de pedidos de cooperação internacional formulados envolvendo o investigado, caso ele peça.
Claro que o interesse pode ainda buscar provimento judicial. Cabe lembrar que há a soberania do Estado em voga.

21
Q

A gravidade em abstrato do crime de tráfico é suficiente para fixar o regime inicial fechado, mesmo ficando a pena mínima?

A

A lei 13964/19 mudou a redação do art 112, &5ª da lep 7210/84, estabelecendo que o tráfico privilegiado não é hediondo ou equiparado. Assim, bons antecedentes, primariedade, baixa quantidade e não integra organização criminosa, reduzido em até 2/3, 1 ano e 8 meses, deve ser fixado no regime inicial aberto!

22
Q

A aplicação do princípio da soberania dos vereditos do júri é absoluta, mesmo quando contrariar a prova dos autos?

A

STF:

Não é possível ao MP recorrer de sentença de júri com base no quesito absolutório genérico, diante do império absoluto do princípio da soberania dos vereditos, art 5, xxxviii, alínea c da cf.

23
Q

Quem dolosamente provoca a morte de mulher grávida comete duplo crime (feminicídio e aborto) ou único crime (feminicídio majorado)?

A

Para o STJ, configura duplo crime, pois há a violação a dois bens jurídicos distintos, a vida do feto e a vida da gestante.

24
Q

Seria desproporcional a pena prevista no art 265 do cpp (multa de 10 a 100 salários mínimos) ao defensor que abandonar a causa sem observar os preceitos legais?

A

STF:

Não é desproporcional ou desarrazoada, pois tal comportamento prejudica a administração da justiça e ao direitos de defesa do réu.
Trata-se de medida contra o mal profissional

25
Q

Crime cometido por brasileiro no exterior e da competência estadual ou federal?

A

Stj:

É da competência da justiça federal, na esteira do art 109, Iv da cf/88.
Diante da impossibilidade de extradição e dos compromissos de cooperação internacional passiva assumidos pelo Brasil, compete à justiça federal julgar o brasileiro que comete crime no exterior e volta a ingressar em solo nacional.

26
Q

Qual é o fundamento da execução provisória da pena após condenação no júri

A

Soberania dos vereditos.
Contudo esse raciocínio é nefasto, porquanto o próprio CPP prevê a possibilidade da anulação do dito veredito, art 492, e, segundo, esse instituto da soberania dos vereditos do tribunal do júri é garantia fundamental do indivíduo insculpido no art 5ª da CF. Portanto, não poderia, de forma alguma, ser usado para prejudicar a pessoa! Trata-se de clara teratologia jurídica!

27
Q

É possível a execução provisória de pena restritiva de direito?

A

Não! Súmula 643 do STJ, a execução de pena restritiva de direito depende de trânsito em julgado.
Julgado antigo do STF.

28
Q

Pode-se fixar astreintes no processo penal?

A

Não há poder geral de cautela no processo penal, porquanto não há lide, não interesses opostos em jogo, não há direito disponível sendo discutido.
No entanto, o STJ entende que as medidas cautelares no processo penal não atinentes à restrição de liberdade prescindem previsão expressa na lei. Argui que a medida recai sobre terceiro, não diretamente sobre o réu. É medida indireta. Portanto, astreinte é uma possibilidade.
Caso emblemático foi o do app WhatsApp, o qual arguiu que não tinha acesso a conversas criptografaras de ponta a ponta. Assim, o stj julgou ilegal imposição de astreintes contra a empresa.

29
Q

O não cumprimento do procedimento do art 266 (reconhecimento de pessoas) do CPP gera nulidade?

A

Sim. Inclusive, a jurisprudência entende que se a pessoa que tiver de reconhecer tiver plena capacidade de reconhecimento, sem margem de dúvida, o procedimento do art 266 é dispensável.
E mais, o simples reconhecimento por fotografia não pode servir lastro em eventual condenação. Ele deve ser procedimento prévio ao art 266.

30
Q

Pode se levantar dados estáticos informático de determinada área geográfica?

A

Sim, e não representa devassa do direito à privacidade.
No entanto, o pedido de levantamento de dados muito além de simples dados estáticos, como Fotos upadas, acesso de mapas, documentos on-line etc, mostra-se desproporcional.

31
Q

Pode o relator desafetar recurso por ele mesmo afetado ao plenário do STF?

A

Sim. Precedente de HC do Ex presidente Lula, em que o relator afetou a decisão sobre o HC ao pleno, momento em que a defesa impetrou ED sobre a decisão de afetação, levanto o relator a rever sua decisão de afetação. Cabe ressaltar que não cabe recurso de despacho, art 1001 do CPC, tampouco HC sobre decisão monocrática ou de turma dos tribunais ao pleno.
Na espécie, todavia, o min entendeu que a defesa tinha razão, e desafetou o HC do pleno, por conta própria, o que, pela jurisprudência, é possível.

32
Q

A incompetência do juízo reputa a nulidade de suas decisões?

A

Sim, na esteira do 567 do CPP, podendo os atos instrutórios serem ratificados pelo juíz competente.

33
Q

Suspeição anula o processo?

A

Sim, inclusive, a suspeição reputa na anulabilidade de todos os atos processais, tanto dos decisórios, quanto dos instrutórios.

34
Q

Pode uma CPI do Senado convocar governadores de Estado?

A

Não! Sob pena de violação do princípio da separação dos poderes!
Aliás, as cpis não podem convocar chefes de poderes para depor.

35
Q

Pode CPI ESTADUAL requerer quebra de sigilo bancário?

A

Sim! Na esteira do art 58, parágrafo 3 da CF.

Por simetria, se aplica as cpis estaduais as regras de das cpis federais!

36
Q

E as cpis municipais, se aplica a elas a simetria?

A

Resposta jurisprudencial negativa!

Os poderes judiciais sao estaduais ou federais, e não há poder judicial municipal.

37
Q

Autoridade policial pode celebrar acordo de colaboração Premiada?

A

Sim, bastando a superveniente anuência e concordância do parquet. É condição de eficácia do negócio jurídico existente, válido e eficaz.

38
Q

É válida a utilização da técnica de fundamentação per relationem?

A

Sim! Desde que o órgão julgador tenha abordado a Matéria com a menção de argumentos próprios. Argumentação aliunde.
O magistrado não pode fazer menção genérica.
Ele usa de pareceres e de decisões anteriores para lastrear sua fundamentação. roms 65097

39
Q

Pode ser aplicado astreinte no processo penal?

A

Sim!
Desde que diga respeito a terceiro na relação processual, não diretamente ao réu. E tbm é numa se caso o terceiro não pode ou não tem acesso aos dados requeridos.
Foi o caso do WhatsApp que argumentou não ter acesso aos dados devido a criptografia de ponta a ponta.
O stj entendeu que os benefícios dessa tecnologia perpassam as desvantagens da devassa dos dados.

40
Q

Qual seria a competência para processar e julgar delitos no seio do sistema S?

A

É da justiça Estadual, pois eles não integram a Adm Pública, malgrado receberem recursos da União.

41
Q

É possível uma ampla realização de medidas de busca e apreensão após o recebimento da denúncia?

A

Não é possível!
Após o oferecimento da denúncia, toda a produção probatória deve ocorrer em juízo, com as garantias do contraditório e ampla defesa

42
Q

Prisão em flagrante convertida em preventiva antes do pacote anticrime era legítima?

A

Sim! Tempos regis actum!

43
Q

A autoridade policial que mantém-se silente sobre suspeição em sede de IP implica em nulidade?

A

Não automaticamente! Posto fazer-se necessário a demonstração do prejuízo suportado pelo réu!
Art 107 do CPp afirma que não há oposição de suspeição de delegado! Mas este pode aventala de ofício.

44
Q

É possível a juntada de prova nova no cpp, após o tempo dos articulados?

A

Sim, por analogia o art 435 dp cpc, os relativos a fatos supervenientes ou para contrapô-los aos que foram produzidos

45
Q

De quem é a competência para processamento e julgamento de crime relativo ao auxílio emergencial da covid 19?

A

Não compete a Justiça Federal processar e julgar desvio do auxílio se a fraude não foi direcionada ao sistema de segurança da caixa, mas, sim, de instituição privada. Na espécie, o sistema violado foi o do Mercado Pago.

46
Q

Como é a computação de penas dos apegados no Sistema penitenciário Plácido de Sá?

A

Cuida-se de aplicação do princípio de fraternidade (zafaroni praticipou da decisão), em que existe o poder punitivo lícito e ilícito, este é exercido à margem da lei, como é o caso da penitenciária retro, porquanto encontra-se em estado de coisas inconstitucional, em degradação física e mental dos presos, falta de cuidado médico mínimo, falta de segurança, tortura e violência policial dentro da unidade, risco de doenças, mortalidade enorme. Assim, a corte interamericana entedeu que esses apenados estão cumprindo pena por dois. Pena ilícita. Portanto, cada dia deve ser computado em dobro. Com efeito, Zafaroni defende que cada dia deve ser computado por dois, pois a pena aplicada é ilícita. Compensação de penas ilícitas.

47
Q

Quais são os requisitos para o IDC, incidente de assunção de competência?

A

Grave violação aos direitos humanos;
Potencialidade de responsabilização do Brasil no plano internacional;
Comprovada falta de capacidade dos órgãos locais de tratar apurar os fatos e de responsabilizar os culpados. Cuidam se de requisitos cumulativos.