Informática Industrial Flashcards
Porque é a automação é relevante?
Tecnologia digital, automação e inovação estão a impactar todos os setores melhorando a produtividade e a experiencia de consumo.
Adicionalmente, à luz da tendencia demográfica, o aumento de produtividade é imperativo para que Portugal sustente o atual crescimento do PIB.
A automação poderá acelerar o crescimento de produtividade, bem como ajudar a sustentar as taxas históricas de crescimento dos últimos 20 anos.
Apenas a automação pode proporcionar a Portugal a injeção necessária de produtividade para o crescimento da mesma.
No que consiste transformação digital?
A experiência dos consumidores e dos empregados e os processos
empresariais migram para canais digitais.
O que entende por automação tecnológica?
Processos robóticos; Fluxos de trabalho; inteligentes; Machine learning; Processamento de linguagem natural; Agentes cognitivos;
O que traz/ quais os benefícios da transformação digitas e da automação tecnológica?
Custos baixos (+30%); processos mais rápidos (de dias para minutos); maior flexibilidade (operatividade 24/7); melhor qualidade 100% QC; Experiencia do cliente (+30%); conhecimento mais profundo (milhares de fatores analisados).
Qual é o impacto da automação no mercado laboral em Portugal?
01- 50% do tempo despendido em tarefas laborais atuais é suscetível de ser automatizado recorrendo à tecnologia atual, podendo aumentar para 67% em 2030.
02- 26% da automação potencial poderá ser adotada até 2030 (cenário de meio-termo de automação expectável), deslocando 1.1M de trabalhadores).
03- 0.6-1.1M novos empregos poderão também ser criados na sequencia da combinação entre automação e crescimento econômico.
04- aprox. 0.7M trabalhadores (15% do total da força de trabalho) terão de alterar as suas ocupações laborais atuais e adquirir novas capacidades até 2030. 87% dos executivos seniores, nível global, referem que as usas empresas não se encontram adequadamente preparadas para suprir as lacunas de capacidades atuais.
Como podemos requalificar a força de trabalho?
Assentar vários objetivos: fortalecer a procura (desbloquear investimento, fomentar empreendedorismo e crescimento econômico); investir no capital humano (educação, formação e aprendizagem ao longo da vida); revitalizar o dinamismo do mercado de trabalho (e possibilitar formas de trabalho mais diversificadas); repensar a transição de apoio (para todos os trabalhadores).
Como se encontra Portugal em relação à competitividade?
Portugal tem investido significativamente no desenvolvimento de talentos nacionais nos últimos anos. Como resultado do investimento na educação primária e secundária, o país atualmente ocupa o 22.º lugar na subcategoria de disponibilidade de habilidade e competência na pool de talentos. Contudo, Portugal ainda se encontra mal classificado no desenvolvimento de talentos após entrada no mercado de trabalho. Portugal também está mal classificado no que
respeita a atração de talento.
Indique os três principais agentes de mudança e as respostas necessárias.
Governo- consciencializar, informar e mobilizar; financiar e investir na aprendizagem alo longo da vida; gerir o ecossistema da aprendizagem e emprego.
Empregadores- planear estrategicamente a força de trabalho; conduzir análises para identificar lacunas de competências (capacidades atuais vs requisitos futuros); executar iniciativas de requalificação da força de trabalho.
Educadores- informar sobre oportunidades e aumentar o acesso à educação/formação; integrar aprendizagem/ experiencia indústria e atualizar currículos; adotar novas estruturas de cursos e aumentar o foco em treino baseado em competências.
O que entende por PP&C?
Production Planning and Control, abrange um conjunto de atividades tais como o planeamento dos recursos a utilizar durante a produção, a definição das ordens de fabrico e o seu escalonamento temporal, bem como a supervisão e controlo das operações na instalação fabril.
O que entende por PP&C?
Production Planning and Control, abrange um conjunto de atividades tais como o planeamento dos recursos a utilizar durante a produção, a definição das ordens de fabrico e o seu escalonamento temporal, bem como a supervisão e controlo das operações na instalação fabril.
O que entende por CAP?
Computer Aided Planning, agrupa as atividades de planeamento dos processos, incluindo a definição do Plano de Produção, e o planeamento dos materiais necessários à produção. O Plano de Produção descreve a sequencia dos processos tecnológicos de fabrico e montagem que irão decorrer na instalação fabril para produzir um lote de peças. O CAP inclui também o desenvolvimento de programas para os comandos numéricos das máquinas ferramenta, robôs e outros recursos programáveis da instalação fabril.
O que entende por CAQ?
Computer Aided Quality, agrupa as atividades de: definição dos procedimentos para a avaliação e garantia da qualidade, criação de relatórios de qualidade, definição dos parâmetros de qualidade do sistema de fabrico, incluindo por exemplo os sistemas de inspeção, medida e testes.
O que entende por CAQ?
Computer Aided Quality, agrupa as atividades de: definição dos procedimentos para a avaliação e garantia da qualidade, criação de relatórios de qualidade, definição dos parâmetros de qualidade do sistema de fabrico, incluindo por exemplo os sistemas de inspeção, medida e testes.
O que entende por CAM?
Computer Aided Manufactoring. Pode-se referir simplesmente ao controlo computorizado de linhas de transferência, armazéns, e outros recursos produtivos; outras vezes é bastante abrangente incluindo as atividades de planeamento e controlo por computador das atividades que decorrem na instalação fabril, incluindo o controlo direto dos recursos de produção e a gestão de materiais, ferramentas de corte e atividades de manutenção. Também por ser compreender o controlo por computador das atividades que decorrem na instalação fabril, incluindo o controlo direto dos recursos de produção e a gestão de materiais, ferramentas de corte, e atividades de manutenção. Esta última definição inclui as atividades de controlo e supervisão da instalação fabril com recurso aos computadores, nomeadamente o controlo e supervisão em “tempo real” dos recursos de produção: máquinas ferramenta
com comando numérico, robôs, linhas de transferência, etc., sincronizando e coordenando as suas operações.
Por vezes, são também consideradas como atividades de CAM o desenvolvimentos de programas para os comandos numéricos e outros recursos da instalação fabril (centros de maquinagem, robôs, …).
O que entende por CAD?
O CAD (Computer Aided Design) consiste no projecto dos produtos a fabricar com
recurso a aplicações informáticas. As empresas de fabrico com projecto próprio
desenvolvem o desenho das peças a fabricar utilizando aplicações como o ProEngineer (módulo de CAD), o Solidworks, ou o AutoCAD, para a criação de ficheiros com o desenho técnico das peças a maquinar. Outra das atividades suportadas pelos sistemas informáticos de CAD consiste na definição da lista de materiais necessários à produção da peça. o CAD, além de incluir o desenvolvimento dos programas peça,
inclui ainda o desenvolvimento de programas para controlar robôs ou outros
automatismos programáveis. Outros autores consideram o desenvolvimento destes
programas atividades de planeamento da produção (CAP), e há ainda quem considere como ferramentas de CAM as aplicações informáticas que convertem os ficheiros de CAD em programas peça.
O que entende por PID?
Sistemas de controlo PID (proporcional, integral e derivativo).
O que entende por PLC?
Programmable Logic Controllers ou autómatos programáveis. Um computador robusto usado para automação industrial. Esses controladores podem automatizar um processo específico, uma função de um equipamento ou até mesmo uma linha de produção inteira. Dependendo das entradas e saídas, um PLC pode monitorar e registrar dados em tempo de execução, como produtividade da máquina ou temperatura de operação, iniciar e parar processos automaticamente, gerar alarmes se houver mau funcionamento de uma máquina e muito mais. Os Controladores Lógicos Programáveis são uma solução de controle flexível e robusta, adaptável a praticamente qualquer aplicação.
O que entende por APT?
Automatic Programmable Tools. Ferramentas programáveis controladas por dispositivos programáveis, permitindo melhorar a qualidade e flexibilidade da produção das empresas.