Indústria Cultural Flashcards
Diferença entre cultura de massas e arte popular
Cultura de massas: arte torna-se mercadoria que deve alcançar o maior público possível para assim gerar mais lucro.
Cultura popular: cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, da forma contemporânea da arte popular.
O que é a Indústria Cultural e como ela se origina nas sociedades?
É a transformação da cultura em uma grande indústria cujo objetivo é alcançar o grande público, tornando-se uma cultura de massas e, enfim, lucrar com ela.
Ela não se origina nas massas, mas sim nas classes dominantes para que elas atinjam as massas.
O que é a reificação/coisificação? E sua relação com a Indústria Cultural?
Tudo é julgado como coisa, portanto tudo se transforma em coisa.
Quase tudo é tratado como coisa, inclusive a cultura e a informação, visto que ela é produzida como mercadoria.
É a transformação do ser humano em coisa/mercadoria, consequentemente a humanização do objeto leva à desumanização.
Avaliação dos objetos, dos bens e dos produtos, quanto maior o poder de aquisição de bens de alguém, mais alta sua posição na sociedade, julga-se tudo por meio da coisificação. Arte, conhecimento, alimento e o ser humano se tornam coisas.
O que é o processo de alienação e como ele se relaciona com a Indústria Cultural?
Fetichismo da mercadoria: o capitalismo nunca nos vende o que realmente queremos, então os comerciais vendem uma ideia de vida perfeita, não o produto em si. Os comerciais mostram famílias unidas, casas bonitas, café da manhã feliz, mulheres bonitas, dando a ideia de que se você comprar aquele produto, sua vida se transformará.
Alienação: separação ou dissociação dos seres humanos de algum aspecto essencial se sua natureza ou da sociedade, o indivíduo é estranho para si mesmo, perdendo sua noção de identidade e valor como indivíduo.
Na indústria Cultural o homem coisificado e alienado é interessante para manter o sistema capitalista, uma vez que ele não tem senso crítico e se torna uma mercadoria que vende sua força de trabalho sem questionamentos. Cada vez mais o homem vai se alienar com a Indústria Cultural.
Qual é a função da Indústria Cultural?
Seus produtos são criados para tornar a vida mais suportável, apesar de venderem uma vida encantadora com seus produtos, não são capazes de tornar isso real. As pessoas tornam-se alienadas sobre tudo, até mesmo sobre as notícias, o que é bom para quem controla. Além de gerar a padronização de comportamentos. A indústria Cultural é o ópio do povo, uma vez que desgastadas pelo trabalho, as pessoas usam seu tempo livre para assistir futilidades tentando fugir de uma realidade miserável, sociedade se torna espectadora e não reflexiva, as pessoas descansam a cabeça e não pensam sobre a realidade, essa tranquilizando impede o desejo de mudança, desinformado as pessoas com uma cultura doente.
Características da Indústria Cultural
- Mercantilização da cultura: a arte é submetida aos interesses dos proprietários dos meios de comunicação privados ou estatais, apresentando ideologias dos setores sociais detentores do controle dos meios de comunicação;
- Padronização e reprodução ampliada: imitação, repetição e uniformização, acrescentando as “novidades”;
- Massificação do consumo e público: arte de conteúdo idêntico, mas aparentemente variado, atendendo os interesses do público ao mesmo tempo que os molda;
- Sistema Just in time: procura adequar a produção a demanda;
- Lazer viciado e esvaziamento do ócio: o tempo de lazer torna-se um intervalo das jornadas de trabalho e não um momento para incentivar o ócio criativo. População se acomoda com o conteúdo genérico de fácil acesso para esquecer do estresse cotidiano.
Quem correu para que a Indústria Cultural pudesse andar?
As invenções técnicas, como o cinematógrafo e o telégrafo sem fio.
Por que as invenções técnicas se desenvolveram?
Principalmente por causa do impulso capitalista que visa o lucro. Apesar de também ter ocorrido nos Estados soviéticos.
Indústria Cultural nos Estados Socialistas?
Estado atua como agente senhor, produtor e diretor das atividades culturais. Atuam como Estado-polícia.
Indústria Cultural nos Estados Capitalistas?
Geralmente são as empresas privadas que fazem mais, o Estado apenas autoriza e policia o que será produzido. Atuam como Estado-Soberano.
Estados totalitários
Podem ser Socialistas ou capitalistas. Se manifesta por meio da censura e do controle de atividades, manipulando/educando a maior massa possível, tratando de um interesse político-ideológico. Pode gerar a alta cultura, mas é austero e forçado.
Estados liberais
Domesticação e politização das atividades, o tempo livre torna-se um intervalo recreativo onde as pessoas consomem uma cultura montada especialmente para elas, uma cultura que tenta atingir as grandes massas para gerar mais lucro.
Explique o processo de desintegração do poder cultural
Conceito de Edgar Morin.
A ideia criadora é analisada e filtrada antes do produtor decidir sobre a rentabilidade do tema (privado) ou a oportunidade política (estatal), depois ela vai para o setor técnico ser manipulada, onde ocorrerá a despersonalização da criação e a predominância da organização racional (técnica, comercial, política) na invenção.
O que é o paradoxo burocracia-invenção e padrão-individualidade?
O mercado consumidor sempre quer uma inovação, portanto mesmo que o filme siga a mesma receita de bolo que os outros, ele precisa de uma decoração diferente, tendo personalidade e originalidade. É a vitalidade da cultura de massas.