IMPORT Flashcards
Quais ligações existem entre depressão e outras doenças e transtornos não transmissíveis?
A depressão aumenta o risco de transtornos de uso de substâncias e de doenças como diabetes e cardíacas.O oposto também é verdadeiro, o que significa que as pessoas com essas outras condições têm um maior risco de depressão.
O que Maria Rita Kehl diz sobre depressão e contemporaneidade?
Há uma relação entre aceleração temporal e perda do valor da experiência e, em consequência disso, um estado depressivo—não como quadro clínico.
Qual a relação entre tempo e depressão?
Atualmente, não sabemos mais qual tempo é nosso, e não sabemos como diferenciar entre tempo de lazer e tempo de trabalho. Além disso, a velocidade das transformações faz com que cada experiência ou vivência é rapidamente sucedida por outra. Esses fatores, assim como o excesso de estímulos e possibilidades, afetam a relação tempo-consciência-memória, levando a uma sensação de vazio que não permite nos projetar no futuro e colocar sentido em nossas vidas.
O que significa o termo “violência neuronal”?
É superprodução, superdesempenho, supercomunicação, que levam ao esgotamento, exaustão e sufocamento.
De acordo com Kehl, a depressão tem caráter de sintoma social em que medida?
Na medida que o sujeito “sente-se culpado por não ter sido capaz de corresponder aos ideais contemporâneos”. O indivíduo culpa-se por se entristecer, entristece-se por se culpar. É nesse sentido que a depressão se intensifica enquanto pathos evidenciando um sintoma social.
Quais as características principais das síndromes depressivas?
Humor triste e desânimo.
Quais tipos de sintomas podem ser apresentados?
1) Afetivos2) Instintivos e neurovegetativos3) Ideativo4) Cognitivos5) Relativos à autovaloração6) Relativos à volição e à psicomotricidade*Em formas graves, podem estar presentes sintomas psicóticos.
Cite os sintomas psicóticos associados à depressão.
1) Ideias delirantes de conteúdo negativo2) Alucinações, geralmente auditivas, com conteúdos depressivos3) Ideação paranoide e outros sintomas psicóticos humor-incongruentes
Quais são os critérios diagnósticos da depressão?
O critério básico é a presença de, no mínimo, 2 dos sintomas chaves durante a maior parte do tempo por 2 semanas.
Quais são os sintomas chaves da depressão para a CID-10?
1) Persistente tristeza ou rebaixamento do humor2) Perda do interesse ou prazer3) Fadiga ou redução da energia/atividade
Como se caracteriza a severidade da depressão?
Leve => 2 sintomas chaves, 4 sintomas totalModerada => 2 sintomas chaves, 5-6 sintomas totalGrave => 3 sintomas chaves, 7-10 sintomas total
O que deve ser observado ou considerado no diagnóstico?
Deve-se considerar outros fatores além dos critérios, como a história familiar, a história prévia de depressão e o grau de incapacidade associado ao quadro clínico.Deve ser feita uma avaliação qualitativa dos sintomas e o contexto em que se configuram.Deve-se observar também: a existência concomitante de uma doença física incapacitante, a idade, a rede de suporte familiar e social, a presença de ideação, plano e tentativo suicida anterior, uso de AD, entre outros.
Cite os subtipos de síndromes depressivos.
1) Episódio depressivo2) Transtorno depressivo recorrente3) Distimia4) Depressão psicótica5) Estupor depressivo6) Depressão agitada ou ansiosa
Caracteriza um episódio depressivo.
Os sintomas estão presentes por pelo menos 2 semanas ininterruptas. O humor rebaixado varia pouco de dia para dia.
Caracteriza o transtorno depressivo recorrente.
Presença de mais de um episódio depressivo ao longo da vida, intercalados por episódios maníacos ou hipomaníacos.
Caracteriza a distimia.
É uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura, que começa no início da vida adulta e persiste por vários anos. Os sintomas devem estar presentes de forma ininterrupta por, pelo menos, 2 anos.
Caracteriza a depressão psicótica.
É uma depressão grave, na qual ocorrem um ou mais sintomas psicóticos associados aos sintomas depressivos.
Caracteriza o estupor depressivo.
É um estado depressivo grave no qual o paciente permanece dias na cama ou sentado, em estado de catalepsia, com negativismo que se exprime pela ausência de respostas aos estímulos ambientais.
Caracteriza a ansiedade agitada ou ansiosa.
É uma depressão com forte componente de ansiedade e inquietação psicomotora. Nos casos graves, há sério risco de suicídio.
Como se define comportamento suicida?
É todo ato pelo qual um indivíduo causa lesão a si mesmo, independente do grão de lesão letal e do verdadeiro motivo desse ato.
O que significa dizer que o comportamento suicida pode ser compreendido num continuum?
Significa que pode ser compreendido a partir de pensamentos de autodestruição, por meio de ameaças, gestos, tentativos de suicídio e, por fim, suicídio.
O que é ideação suicida?
Ideação suicida envolve desde pensamentos passageiros de que a vida não vale à pena ser vivida até preocupações intensas sobre vida e morte. Ideias suicidas podem ainda, ser consequência de estado delirante.
Como se caracteriza o suicídio?
Suicídio é um problema complexo—resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. A maioria das pessoas que cometeu suicídio tem um transtorno mental diagnosticável. Algumas condições crônicas também se relacionam com risco aumentado de suicídio.
O que é “psychache” ou dor psíquica?
É um termo cunhado por Shneidman que refere-se ao estado psíquico de alguém prestes a se matar, marcado por dor intolerável, vivenciada como uma turbulência emocional interminável, uma sensação angustiante de estar preso em si mesmo, sem encontrar a saída.