Immanuel Kant Flashcards
O que é o Esclarecimento segundo Kant?
O Esclarecimento é a “saída do homem de sua menoridade”, ou seja, a capacidade de pensar de forma autônoma e independente, sem ser tutelado por outros. O lema do Esclarecimento é “Sapere Aude!” - “Tenha coragem de usar o seu próprio entendimento”.
Qual o objetivo da Crítica da Razão Pura?
O objetivo é estabelecer os limites da razão teórica, determinando o que podemos ou não conhecer legitimamente. Kant critica o dogmatismo e busca determinar os critérios do conhecimento legítimo.
Qual a diferença entre juízos analíticos e juízos sintéticos?
• Juízos analíticos: O predicado está contido no sujeito, não ampliam o conhecimento (ex: “Todo triângulo tem três ângulos”).
• Juízos sintéticos: Ampliam o conhecimento, pois o predicado não está contido no sujeito (ex: “A capa do livro é verde”).
O que são os juízos sintéticos a priori?
São juízos que são universais e necessários, mas também ampliam o conhecimento. Eles resultam da cooperação entre a experiência e a razão. Exemplo: “Os corpos caem devido à gravidade”.
O que é a Revolução Copernicana na Filosofia de Kant?
Kant inverteu a relação tradicional entre sujeito e objeto, afirmando que o objeto se adapta ao sujeito, e não o contrário. Conhecemos os fenômenos conforme os percebemos (o “ser para nós”), mas não a coisa-em-si.
O que é o sujeito transcendental em Kant?
O sujeito transcendental é aquele que conhece o mundo por meio de suas faculdades a priori, como o tempo e o espaço (formas da sensibilidade) e as categorias do entendimento, como causa e substância.
O que é o Imperativo Categórico na filosofia moral de Kant?
O Imperativo Categórico é uma determinação que deve ser seguida em todas as situações, independentemente das circunstâncias. Exemplo: “Age apenas segundo uma máxima tal que possas querer que ela se torne uma lei universal”.
O que diz a Fórmula da Humanidade?
“Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre e simultaneamente, como fim e nunca apenas como meio”.
O que é a Deontologia na moral de Kant?
A Deontologia é a moral do dever. Para Kant, a moralidade de uma ação depende de ser realizada por dever e não por inclinações ou conveniências.
Por que Kant afirma que a metafísica não pode ser uma ciência?
Para Kant, a metafísica tradicional não pode ser científica porque trata de questões que não podem ser verificadas pela experiência, como a existência de Deus ou a imortalidade da alma.