Ideia Flashcards
“Uma ideia forte não se sustenta sozinha. Precisa ser acompanhada por sinais fortes.” O que isso quer dizer?
Basta observar um líder por 5 segundos em ação para avaliar seu carisma.
Um único sinal é capaz de indicar com 93% de precisão que um casal vai se separar, às vezes com anos de antecedência.
Eleitores percebem qual é o candidato mais dominante em apenas um minuto de debate e que isso permite prever seu voto.
Sinais não verbais correspondem a cerca de 65% a 90% de toda nossa comunicação.
Em um estudo inovador da Universidade Princeton, verificou-se que as pessoas muito carismáticas, sedutoras e cativantes exibem uma combinação especial de duas características: amabilidade e competência.
Em um estudo inovador da Universidade Princeton, verificou-se que as pessoas muito carismáticas, sedutoras e cativantes exibem uma combinação especial de duas características: amabilidade e competência.
Sinais de amabilidade e competência constituem 82% das impressões que formamos dos outros.
Amabilidade: posso confiar em você?
Competência: posso contar com você?
Pessoas muito carismáticas exibem a combinação perfeita de amabilidade e competência, transmitindo segurança e credibilidade, sendo vistas como amistosas, inteligentes, marcantes e prestativas.
Adoramos car perto de pessoas que nos fazem sentir que estamos em mãos seguras e capazes. Gostamos que nossos líderes sejam extremamente competentes e muito acessíveis. Procuramos parceiros a quem possamos contar nossos segredos mais profundos e recorrer em emergências. Queremos trabalhar com pessoas que sejam gentis e produtivas.
Pesquisadores constataram que pessoas fracas tanto em amabilidade quanto em competência têm probabilidade maior de serem ignoradas, desprezadas, desvalorizadas e vítimas de pena.
Oprah Winfrey e Margaret atcher. Duas mulheres são consideradas bem-sucedidas, respeitáveis e carismáticas, mas são tipos de carisma completamente distintos um do outro. Como isso é possível?
Winfrey tende a ser amável e calorosa, mas embasa isso em sinais de competência para ser levada a sério. Isso fica claro em todos os seus programas. Ela chora com as pessoas, toca o braço delas, mas também escuta atentamente e faz perguntas desa adoras. Ri abertamente e alterna histórias tocantes com opiniões contundentes.
Thatcher se aproxima mais da competência, mas mostra sinais suficientes de amabilidade para ser considerada confiável. Em seus discursos, ela falava com clareza e precisão e raramente usava linguagem floreada, mas imbuía suas palavras de paixão. Seu gestual era mais contido, mas às vezes ela erguia a cabeça, demonstrando calor humano e otimismo. Surpreende que a “Dama de Ferro” mostrasse sinais de amabilidade? É possível se mostrar amável e ainda ser levado a sério. Na verdade, os dois elementos são necessários para se comunicar bem.
As pessoas mais carismáticas transitam com exibilidade pela Zona do Carisma. Precisa de um pouco mais de amabilidade numa situação? Use mais sinais desse tipo. Precisa injetar competência numa interação? Acrescente sinais de competência. Podemos usar a Escala do Carisma como um dial
Quando precisar transmitir mais credibilidade ou ser levado a sério – em negociações, vendas e entrevistas importantes –, sintonize mais competência. Faça o mesmo quando estiver com alguém que aprecia pessoas extremamente inteligentes, capazes e e cientes.
Já se quiser promover mais colaboração e projetar um ar con ável, sintonize mais a amabilidade. Se estiver com alguém que valoriza conexão, a nidade e empatia, gere sinais de amabilidade.
Pessoas mais amáveis valorizam a afinidade, tentam criar laços. Ao apresentar uma ideia, valorizam grandes histórias, exemplos e estudos de caso. Quando tomam decisões, costumam seguir o instinto. Confiam em indicações e recomendações.
Sabe que precisa de mais confiança, colaboração e abertura com alguém? Aumente seus sinais de amabilidade. Sabe que vai interagir com alguém mais forte em competência? Aumente seus sinais de competência, em sinal de respeito.