Idade Moderna II (INTEGRAL) Flashcards
Desde a Idade Média, a Igreja Católica detinha a hegemonia religiosa na Europa ocidental. Entretanto, com as influências do Renascimento Cultural e das transformações da idade moderna, o clero passou a ( 1 ).
1- Ser questionados quanto às suas atitudes.
Com o passar dos séculos, diversos clérigos, e até o próprio Papa, cometiam atos mundanos, apegados a valores terrenos e que iam contrários às pregações. Nesse contexto, surgiu a ( 1 ), que foi a revolução no pensamento ( 2 ).
1- Reforma protestante.
2- Religioso, do século XVI, na transição da idade média para a idade moderna.
( 1 ), professor de teologia e membro da congregação dos agostinianos, revoltou-se com a cobrança de indulgências feitas pela Igreja. Sua revolta gerou as ( 2 ), em que ele questionava as ações católicas e seus
membros.
1- Martin Lutero.
2- 95 Teses.
Após publicar as 95 Teses que questionavam a autoridade da igreja católica, Martin Lutero foi obrigado ( 1 ) pela Igreja. Além disso, Lutero acabou sendo, ( 2 ) pelo Papa Leão X.
1- A se retratar.
2- Perseguido e excomungado pelo Papa Leão X.
Recebendo apoio do príncipe da Saxônia, Lutero ( 1 ) e acabou fundando ( 2 ).
1- Traduziu a bíblia para o Alemão.
2-A Igreja Luterana (1530).
No século XVI, o território que hoje é conhecido como Alemanha era formado por diversos principados. Essa fragmentação territorial foi fundamental para que Lutero ( 1 ).
1- Pudesse se esconder e traduzir a bíblia para a língua que foi a base ´para o atual alemão.
No ano de 1555 na cidade de Augsburgo, ocorreu a ( 1 ) que definia que os principados alemães ( 2 ).
1- Paz de Augsburgo.
2- Tinham liberdade religiosa para seguir a religião do príncipe que governava aquela região seguia.
Martin Lutero defendia a doutrinação ( 1 ), onde bastava ( 2 ) para alcançar a salvação, sem o intermédio da Igreja.
1- Pela fé.
2- Crer em Deus.
Em 1536, influenciado pelas reformas de Lutero, o francês ( 1 ), publicou a obra “Instituição da Religião Cristã”, onde passaria a ter grande aceitação popular, com o ramo da reforma conhecido como ( 2 ).
1- João Calvino.
2- Calvinismo.
Apoiado pela ( 1 ), Calvino lançou ao mundo moderno a segunda dissidência da igreja romana, criando o Calvinismo.
1- Burguesia.
Além de acreditar na salvação pela fé (influência da cultura luterana), a Igreja Calvinista estabelecia ainda a ideia de ( 1 ), onde os escolhidos por Deus ao paraíso receberiam o sinal através do ( 2 ), o que ganhou apoio da burguesia, uma vez que validava os valores burgueses de busca por lucro.
1- Predestinação.
2- Sucesso nos lucros.
Na Inglaterra, sabendo dos rumos que tomava a religiosidade europeia, o rei ( 1 ) aproveitou o momento para dar um golpe político e fundou o
( 2 ).
1- Henrique VIII.
2- Anglicanismo.
Dizendo-se infeliz no casamento, Henrique VIII pediu o divórcio ao papa, que ( 1 ). Sabendo obviamente da decisão papal, Henrique VIII
( 2 ) e passou a se intitular ( 3 ).
1- Não lhe concedeu.
2- Cortou relações com a Igreja e confiscou os bens da mesma em território inglês.
3- O próprio chefe da nova Igreja que fundara.
Sofrendo com a perda de fiéis e tendo que reconhecer certos excessos dos clérigos católicos, a ( 1 ) não tardou em tomar providências para combater o protestantismo (do século XVI) e recuperar o rebanho perdido, surgindo assim, a ( 2 ).
1- Igreja Católica.
2- Contrarreforma.
A Contrarreforma contou com a ajuda da ( 1 ). Os membros dessa organização, ( 2 ), compunham o “exército” para a recuperação do rebanho perdido e para a conversão de novas “cabeças”.
1- Companhia de jesus.
2- Os jesuítas.
Além da Cia de jesus, a Contrarreforma contou com a ( 1 ), perseguindo protestantes e queimando livros e materiais contrários à causa católica.
1- Inquisição.
Ainda na reforma da igreja católica, o Concilio de Trento foi um conjunto de reuniões que buscou ( 1 ).
1- Reafirmar o poder do Papa e criou centenas de seminários pelo mundo.
A revolução intelectual que se efetivou na Europa, especialmente na França, no século XVIII e que arquitetou as ideias para derrubar o Antigo Regime, ficou conhecida como ( 1 ).
1- Iluminismo.
O ( 1 ) representou o auge das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista.
1- Iluminismo.
O antropocentrismo (teoria que considera o Homem o centro do Universo) e o individualismo renascentista, ao incentivarem a investigação científica; levaram à gradativa separação entre o campo ( 1 ) e o ( 2 ), determinando profundas transformações no modo de pensar, sentir e agir do homem.
1- Da fé (religião).
2- Da razão (ciência).
1- O antropocentrismo é a teoria ( 1 ).
1- Que considera o Homem o centro do Universo.
São características do pensamento iluminista:
Predomínio da ( 1 ) sobre o pensamento religioso. O ( 2 ) que teve início no renascimento e se intensificou durante o iluminismo. Além disso, ocorreu o surgimento do ( 3 ), importante vertente de pensamento que buscava uma sociedade mais livre das relações estabelecidas pelos antigos regimes.
1- Razão e ciência.
2- Antropocentrismo.
3- Liberalismo: Político, religioso e econômico.
O liberalismo foi ( 1 ).
1- Uma vertente do pensamento iluminista que buscava liberdade política, religiosa e econômica.
Liberalismo político é uma doutrina que visa a garantia de direitos considerados fundamentais como: ( 1 ), ( 2 ) e ( 3 ).
1- Direito à liberdade.
2- Direito à propriedade. (No governo dos Reis absolutos a propriedade estava vinculada, em grande parte, ao domínio dos reis).
3- À igualdade perante às leis. (Na política dos estados absolutistas o rei definia as leis e o nascimento garantia privilégios).