Idade Moderna Flashcards
a idade moderna foi oq?
Houve grandes mudanças que na idade média não tinha. período q surgiu as bases econômicas
O mercantilismo..
Foi um sistema comercial. ( balança do comércio favorável) > exportar mais que importar.
>as práticas econômicas mercantilistas representam uma concentração de capitais, principalmente por meio de exploração colonial.
CARACTERÍSTICAS:
- balança comercial favorável, acúmulo de metais, intervenção do estado na economia
A POLÍTICA ABSOLUTISTA, oq foi o absolutismo?
as grandes navegações…
Forma de governo em que as palavras do rei valem enquanto lei. A sociedade moderna, teve avanços tecnológicos, como AS GRNDES NAVEGAÇÕES > muitas mudanças, como o avanço dos barcos, máquina a vapor e um intenso acúmulo de capital
O ILUMINISMO..
foi o famoso” século da luz “ criticava impõe-se absoluto. Para eles, o conhecimento deveria chegar pra todos. acreditavam também que os seres só seriam melhores e felizes se seguissem a RAZÃO
Renascimento
termo Renascimento foi criado no século XVI para descrever o movimento artístico que surgiu um século antes. Posteriormente acabou designando as mudanças econômicas e políticas.
> O conceito “Renascimento” carrega a ideia de que esse período trouxe profundas e drásticas mudanças para o contexto europeu.
Humanismo
O movimento humanista surge como mote para a valorização do ser humano e da natureza humana.
> o homem é o centro do mundo.
O humanismo foi uma corrente intelectual que se destacou na filosofia e nas artes e que desenvolveu o espírito crítico do ser humano.
Vi
Nicolau Maquiavel ( renascimento)
Defensor dos ideais republicanos, sua teoria estava pautada nos princípios morais e éticos para a Política. Foi o primeiro a separar a Política da Ética com o intuito de estudar a cultura política como ela é realmente e não como ela deveria ser.
Ademais seus estudos estão baseados nos conceitos: união da teoria e da prática; empirismo e método indutivo; Estados imaginários Perfeitos e imutabilidade da natureza humana.
Revolução industrial
sociedade industrial, o trabalho era desenfreado com jornadas diárias excessivas, salários baixos, exploração de menores e mulheres, ausência de proteção aos acidentes do trabalho, época denominada “questão social”, em virtude das péssimas condições de trabalho e ausência de normas regulamentando as relações laborais. Nessa época, observou-se que se o trabalhador fosse individualmente reivindicar algum direito perante o seu patrão, poderia sofrer retaliações, surgindo o reconhecimento de algumas associações e sindicatos. A Revolução Francesa (1789-1799), marco da luta por igualdade, liberdade e fraternidade, contribuiu para o trabalho livre e a não intervenção estatal,