Idade Média Flashcards
Pensadores de Idade Média
- Nicolau Maquiavel
“Os fins justificam os meios”*, ou seja, o governante deve fazer o governo funcionar, a qualquer custo.
Separação entre moral (do rei) e política, ou seja, o rei tem que fazer o que deve ser feito
O rei deveria possuir Virtu e Fortuna: Virtu seria o dom, a habilidade de tomar as decisões certas na hora certa pela prosperidade do seu reino, enquanto que a Fortuna seria ter a sorte e oportunidade de aplicar esse dom.
- Thomas Hobbes
“O Leviatã é o resultado de um contrato social”, ou seja, o Estado é o resultado de um comum acordo de todos para que a vida seja mais ‘segura’, mesmo que renunciando alguns direitos. O Leviatã cria leis, administra como um “poder soberano”
- Jea.N Bodi.N
A Teoria da Soberania do Poder Real. O rei estaria abaixo somente das Leis Divinas e Naturais. Cadelinha de imperador
- Jacques Bossuet
Teoria do Direito Divino do Rei. O Rei possuía raízes dívinas e por isso merecia governar. Ou seja, ele ainda deveria ser o chefe da Igreja francesa.
Martinho Lutero
x
João Calvino
x
Henrique VIII
-
MARTINHO LUTERO (germânico/alemão) criticou duramente a Igreja e publicou as “95 Teses” (contra a igreja) e planejava reformá-la.
→ Luteranismo: vertente protestante do Cristianismo que acreditava que a salvação das pessoas consiste em sua fé. - JOÃO CALVINO (francês) criticou e tomou atitude: criou a Igreja Calvinista/Reformada e acreditava na Predestinação. (Agradar a Deus pela salvação e testar os sinais)
- HENRIQUE VIII (Rei da Inglaterra) criou a Igreja Anglicana, uma média entre a Igreja Católica Tradicional e a Igreja Calvinista. *Ato de Supremacia:* o rei se torna dono da Igreja Inglesa no intuito de político de escapar do controle do papa e submeter a igreja ao estado e no intuito econômico de tomar posse dos bens da igreja.
[- OBS -]: Após o Ato de Supremacia, começa a perseguição aos Puritanos (ingleses calvinistas), o que os obriga a cruzarem o Atlântico e fundarem a Colônia de Plymouth, 2a colônia na América do Norte (a de Vírginia, comandada pela Coroa Inglesa já existia)
O que é o Poder Temporal da Igreja Católica (Idade Média)
Poder Político, graças ao acúmulo de terras na Sociedade Feudal