Idade Contemporânea/ 1° Guerra Mundial Flashcards
Como a primeira guerra mundial era conhecida na época?
Grande Guerra.
O que foi a Belle Époque?
A Bella Époque (Bela Época), foi um período na História principalmente na Europa, mas que
também atingiu outros continentes, como a América, que durou de 1871, pós-guerra francoprussiano, até 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial.
Quais as características da Belle Époque?
Estabilidade política e econômica das principais potências mundiais, dando espaço para inovações tecnológicas no âmbito da segunda revolução industrial, e no desenvolvimento artístico. Economicamente, devido a segunda revolução industrial, países como a Bélgica, França, EUA e Japão passam a ter grande desenvolvimento, em contraste com a primeira revolução, ao qual se restringia Inglaterra. Porém, é preciso salientar que muito desse desenvolvimento se dava a partir da busca de mão de obra barata e novos mercados consumidores conquistados através do neocolonialismo, principalmente na África e na Ásia. Nas artes e no cotidiano da classe média, era período dos grandes cafés e dos cabarés, da
eclosão do cinema e da popularização da fotografia, do romantismo na literatura, da
arquitetura monumental, neoclassicista, com referências aos ornamentos greco-romanos, e
a Art Nouveau (nova arte), que buscava se referenciar no excesso de curvas, no glamour e no luxo, nas cores vibrantes e no perfume e cores das flores.
A reposta realmente é Grande, mais em geral é só pensar que todo mundo tava numa boa e se desenvolvendo.
Como se deu o fim da Belle Époque?
Com o início da primeira guerra, onde a praticidade era mais valorizada do que a beleza. Muitas obras e contruções da época foram destruídas no conflito.
Porque a região dos Balcãs era tão importante?
A Península Balcânica (Balcãs) se localiza no sudeste da Europa, hoje compreendendo países como a Sérvia, Romênia, Montenegro, Bulgária, Turquia e Grécia, e por se tratar de uma região estratégica, que liga o continente europeu ao continente asiático, foi palco de constantes disputas ao longo da História, desde tempos antigos, até os que antecederam a Primeira Guerra Mundial em 1914.
Porque começaram a haver conflitos nos Balcãs?
Devido a primavera dos povos e sentimnos nacionalistas, começaram a ocorrer guerras de independência na região.
obs: vale a pena ver um mapa.
Quem dominava a região dos Balcãs no começo?
Império Otomano.
O que foi a Liga Balcãnicânica?
Em 1912 foi criada a Liga Balcânica, representada por Bulgária, Grécia, Montenegro e Reino da Sérvia, com o objetivo de conquistar territórios que ainda estavam sob o domínio do Império Otomano, e torná-los independentes.
O que foi a Primeira Guerra dos Balcãs?
A Guerra dos Bálcãs foi um conflito entre os anos de 1912 e 1913, que ocorreu na região da península balcânica. De fato, foi a disputa entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano. Esse conflito foi vencido pela Liga Balcânica, se aproveitando do desgaste das forças turcas que já estavam em guerra contra a Itália, na Guerra Ítalo-Turca (1911-1912), pelo controle da Líbia, no norte da África.
O que foi o Tratado de Bucareste?
Após a guerra, território otomano se reduziu a proximidade do que se encontra a Turquia hoje,
e seus domínios foram anexados pelos países vitoriosos, que também entraram em conflito
entre si até a assinatura do Tratado de Bucareste, em 1913que foi um tratado que redefiniu os limites territoriais, além da criação de um novo Estado Independente, a Albânia.
Como o império Austro-Hungaro e Russo entraram no conflito pelos Balcãs?
A Áustria-Hungria, que controlava a Bósnia e Herzegovina, e buscava dominar a região balcânica, como posição imperialista estratégica. Porém, seus planos batiam de frente com o Império da Rússia, que apoiava a independência dos países eslavos, mas com seus interesses próprios na região.
Como o Império Alemão entrano conflito?
A Áustria-Hungria se alinhava ao Império Alemão na construção e manutenção da Ferrovia Berlim-Bagdá, que passava por toda a extensão da
Península Balcânica, ligando a Europa Central ao Oriente Médio, o que a definia como rival do
Império Russo, que buscava se consolidar como força dominante das rotas da região.
O que foi o Pan-Eslavismo?
união dos países eslavos da Península Balcânica em prol de interesses expansionistas e de defesa contra forças externas.
Qual foi o estopim para a Primeira Guerra?
No dia 28 de junho de 1914, o Arque-duque do Império Áustro-Húngaro Francisco Ferdinando
e sua esposa Sofia, Duquesa de Hohenberg, foram assassinados em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina. A autoria do assassinato foi de Gavrilo Princip, um estudante de 19 anos, ligado ao grupo nacionalista sérvio Mão Negra.
Porque o assassinao de Ferdinando foi o estopim da guerra?
Em 23 de Julho de 1914, após a morte de Francisco Ferdinando, o Império Áustro-Húngaro
entregou um ultimato ao governo do Reino da Sérvia, exigindo explicações sobre o atentado
ocorrido em Sarajevo, além de forçar o Estado sérvio a suprimir qualquer tipo de propaganda
nacionalista e incluir as instituições Austro-Húngaras nas investigações do assassinato.
Porém a pauta da inclusão das instituições Austro-Húngaras nas investigações do assassinato, foram consideradas ofensivas pela Sérvia, que violavam a soberania do Estado, e assim, foi recusada. Então em 28 de Julho de 1914, o Império Austro-Húngaro declarou guerra a Sérvia, iniciando a Primeira Guerra Mundial.
O que foi o Pangermanismo?
Tensões em relação ao Império Alemão, recém-criado, que se aliava ao Império Austro-Húngaro e estava em crescimento econômico. Para isso, a necessidade de disputas territoriais.
Porque esse conflito tomou tamanha proporção?
O Imperialismo pois antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial haviam tensões em focos de disputa nos continentes africano e asiático, além de fronteiras na Europa.