Homossexualidade Masculina E Transexualidade Flashcards
Entre os mecanismos envolvidos na homossexualidade masculina, temos o papel da di-hidrotestosterona na diferenciação sexual do indivíduo. Em que tipo de evidência (anatômica, hormonal, familiar ou genética) podemos encaixar a atuação da di-hidrotestosterona?
Evidência hormonal
Entre os mecanismos envolvidos na homossexualidade masculina, temos a identificação do papel da região cromossômica Xq28. Em que tipo de evidência (anatômica, hormonal, familiar ou genética) podemos encaixar a região Xq28?
Evidência genética
O “efeito do irmão mais velho” é bem-estabelecido na sua associação com homossexualidade masculina. Em que tipo de evidência (anatômica, hormonal, familiar ou genética) podemos encaixar este efeito?
Evidência familiar
O pesquisador Simon LeVay identificou diferenças de tamanho do terceiro núcleo intersticial do hipotálamo anterior, INAH3, entre homens hetero e homossexuais. Em que tipo de evidência (anatômica, hormonal, familiar ou genética) podemos encaixar este achado?
Evidência anatômica
A transexualidade está associada a alterações na codificação do receptor para a testosterona ou na codificação de uma proteína envolvida no metabolismo de progesterona. Em que TIPOS de evidência, (anatômica, hormonal, familiar ou genética), podemos encaixar este achado?
Hormonal e genética
Homossexuais masculinos e transexuais, homem -> mulher, têm alterações na atividade do receptor para hormônios masculinos antes. Com relação à quantidade do receptor e/ou à sensibilidade do receptor, que característica está presente nestes tipos de homossexuais e transexuais?
Homossexual: menor quantidade de receptor; transexual: receptor menos sensível