HND Flashcards
Conceito de epidemiologia
Ciencia que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes do risco de doenças, agravos e eventos associados a asaude, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e de proteção, promoção ou recuperação da saúde individual e coletiva. A epidemiologia está relacionada a produção de informação e conhecimento para apoiar a tomada de decisões no ambito da saúde
História natural da doença
Conjunto de processos interativos que compreendem as interrelações do agente, do suscetível e do meio ambiente, que agetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, até as alterações orgânicas no indivíduo que podem levara um defeito, invalidez, cura, ou morte.
Período pré-patogênese
Representa a interação existente entre o suscetível, o agente, o ambiente e o indivíduo, envolvendo condicionantes sociais e ambientais até que chegue em uma configuração favorável a instalação da doença.
Período de patogênese e divisões
Primeiras ações que os agentes patogênicos exercem sobre o ser afetado. Seguem-se as perturbações bioquímicas em nível celular, continuam com as perturbações na forma e na função e evoluem para defeitos permanentes, cronicidade, morte ou cura.
Níveis:
Interação estímulo-suscetível, alterações bioquímicas, histológicas e fisiológicas, sinais e sintomas e cronicidade.
Interação estímulo-suscetível no período patogênico
A doença ainda não se desenvolveu mas estão presentes todos os fatores necessários para a sua ocorrência.
Exemplo: má nutrição e predisposição a tuberculose, fumo e câncer de pulmão etc
Alterações bioquímicas, histológicas e fisiológicas no período patogênico
Doença já está implantada no organismo afetado, pode ser percebida por meio de exames clínicos ou laboratoriais, mas as alterações não são manifestadas em forma de sinais ou sintomas.
Horizonte clínico é a linha imaginária que separa esse estágio do seguinte (de sinais e sintomas). Há o processamento de todas as alterações orgânicas que precedem as manifestações clínicas. É o período de incubação. Algumas doenças regridem a partir desse estágio, pela defesa imune do indivíduo.
Sinais e sintomas no período patogênico
Acima do horizonte clínico, as manifestações clínicas da doença se traduzem em sinais e sintomas. A evolução da doença caminha para um desenlace:
pode passar ao período de cura, evoluir para cronicidade ou progredir para a invalidez ou para a morte.
Prevenção primária: promoção da saúde
Moradia adequada, escolas, áreas de lazer, alimentação adequda, educação, educação em saúde, atividade física regular, saneamento básico
Prevenção primária: proteção específica
Imunização, saúde do trabalhador, higiene pessoal e do lar, proteção contra acidentes, aconselhamento genético, controle dos vetores e reservatórios, uso de preservativos e seringas descartáveis
Prevenção secundária: diagnóstico precoce e tratamento imediato
Inquérito para descoberta de casos na comunidade, exames periódicos, individuais, para detecção precoce de casos, isolamento para evitar a propagação da doença, tratamento para evitar a progressão da doença.
Prevenção secundária: limitação da incapacidade
Evitar futuras complicações
Evitar sequelas
Reduzir risco de transmissão da doença
Prevenção terciária: reabilitação
Reabilitação
Fisioterapia
T.O.
Emprego para reabilitado
Redução da dependência familiar e social
Melhoria da qualidade de vida da pessoa com sequela