HIV Flashcards
O que significa HIV?
HIV significa “vírus da imunodeficiência humana” e está relacionado à aids ou sida (síndrome da imunodeficiência adquirida).
Apresente a estrutura do vírus que permite a infecção da célula hospedeira.
O HIV é um vírus envelopado de RNA. Seu envoltório lipídico tem glicoproteínas na superfície, o que permite a ligação com receptores da membrana da célula parasitada. No interior do envelope viral há o capsídeo proteico, que envolve duas moléculas de RNA, junto ao qual se encontram enzimas transcriptase reversa e integrase, importantes na replicação do vírus.
Quais são as formas de transmissão?
A transmissão do HIV pode ocorrer por relações sexuais, transfusão com sangue contaminado, por compartilhamento de seringas e equipamentos sem a esterilização adequada, de mãe para filho durante a gravidez (via placenta), no parto e depois do nascimento (pelo leite).
Quais são as células paracitadas pelo vírus?
células do sistema imunitário, como os linfócitos T4 ou CD4; essas células constituem um tipo de glóbulo branco ou leucócito.
Qual a função das células é parasitadas?
Os linfócitos T4 estimulam os linfócitos B do organismo, que se multiplicam e se diferenciam em células conhecidas como plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos (proteínas de defesa).
Por que pessoas com HIV possuem um estado de imunodeficiência?
Uma pessoa que contrai o HIV poderá ter redução do número de linfócitos T4, o que compromete suas defesas imunitárias, levando-a a um estado de imunodeficiência, isto é, há uma redução acentuada de sua capacidade de defesa contra qualquer microrganismo ou vírus.
Qual é o tipo de vírus do HIV?
O HIV é um retrovírus: possui RNA e, a partir dele, sintetiza DNA, em um processo de transcrição ao contrário, mediada pela enzima transcriptase reversa.
Como ocorre na contaminação do DNA humano?
O DNA viral une-se ao DNA humano no interior do núcleo, com o auxílio da proteína integrase, e o vírus fica em sua forma mais simplificada, conhecida como provírus.
Como uma célula humana produz vírus para contaminar outras?
No núcleo, o DNA viral realiza transcrição, produzindo RNA mensageiro viral, que orienta os ribossomos dos linfócitos T4 na síntese de proteínas virais. As proteínas são quebradas pela atividade das enzimas proteases, e gera proteínas menores, o RNA viral é gerado por transcrição no núcleo do linfócito, e é gerado um novo vírion, que contamina outras células.
As proteínas produzidas nos ribossomos do linfócito são quebradas pela atividade das enzimas proteases, o que gera proteínas menores, quais as funções delas?
Podem formar enzimas (transcriptase reversa, protease, integrase), componentes do envoltório lipídico e do capsídeo.
Como se forma um vírion?
RNA e proteínas virais agrupam-se em uma evaginação de parte da membrana plasmática do linfócito, gerando o envelope lipídico; os demais componentes são posicionados adequadamente, e é gerado um novo vírion
Como o vírion sai da célula?
Ele se desprende do linfócito de maneira similar a um processo de brotamento.
Quais são os medicamentos anti-HIV e como atuam no ciclo do vírus?
O “coquetel” antiaids é uma associação de drogas antivirais. Cada medicamento age em um ponto diferente do metabolismo viral, por exemplo, impedindo a atuação da transcriptase reversa ou a ação das proteases
O que são pacientes soropositivos?
Inúmeros pacientes portadores de HIV que foram medicados corretamente tiveram o bloqueio da multiplicação do vírus e recuperaram as boas condições de saúde. Contudo, a medicação não elimina os vírus, que se mantêm no portador, geralmente na forma de provírus, em células do organismo. E esses são os pacientes soropositivos, que possuem o vírus “inativo”.